O cotidiano escolar e as pesquisas em Educação

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Duran, Marília Claret Geraes
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Eletrônica Pesquiseduca
Texto Completo: https://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/42
Resumo: Este artigo foi construído na perspectiva das contribuições de pesquisas do/no cotidiano escolar para a Educação. Na verdade, o estudo das realidades que formam o cotidiano vem ocorrendo por óticas diferentes, o que mostra a importância de se analisarem algumas versões de como considerar o cotidiano. Nessa direção, retomo alguns dos modos de pensar o cotidiano e as práticas cotidianas, na pesquisa em Educação, as referências que foram sendo construídas, a partir das perspectivas de Agnes Heller (1975) e de Henri Lefebvre (1968, 1983), com os trabalhos de Maria Helena Souza Patto (1993) e Sonia Penin (1989). Introduzo as importantes contribuições de Michel de Certeau (1994, 1995), autor cuja originalidade se evidencia na forma como ele inverteu os modos de interpretar as práticas culturais contemporâneas, recuperando as astúcias anônimas das artes de fazer – a arte de viver a sociedade de consumo. Nesse contexto, o artigo traz uma discussão das contribuições das pesquisas do/no cotidiano escolar para pensar a Educação, para pensar a escola, para pensar a escola pública. 
id EDUL-1_7c02bd7c47ab5d3be10902d3b87b89ab
oai_identifier_str oai:ojs.periodicos.unisantos.br:article/42
network_acronym_str EDUL-1
network_name_str Revista Eletrônica Pesquiseduca
repository_id_str
spelling O cotidiano escolar e as pesquisas em EducaçãoEste artigo foi construído na perspectiva das contribuições de pesquisas do/no cotidiano escolar para a Educação. Na verdade, o estudo das realidades que formam o cotidiano vem ocorrendo por óticas diferentes, o que mostra a importância de se analisarem algumas versões de como considerar o cotidiano. Nessa direção, retomo alguns dos modos de pensar o cotidiano e as práticas cotidianas, na pesquisa em Educação, as referências que foram sendo construídas, a partir das perspectivas de Agnes Heller (1975) e de Henri Lefebvre (1968, 1983), com os trabalhos de Maria Helena Souza Patto (1993) e Sonia Penin (1989). Introduzo as importantes contribuições de Michel de Certeau (1994, 1995), autor cuja originalidade se evidencia na forma como ele inverteu os modos de interpretar as práticas culturais contemporâneas, recuperando as astúcias anônimas das artes de fazer – a arte de viver a sociedade de consumo. Nesse contexto, o artigo traz uma discussão das contribuições das pesquisas do/no cotidiano escolar para pensar a Educação, para pensar a escola, para pensar a escola pública. EDITORA UNIVERSITÁRIA LEOPOLDIANUM - Universidade Católica de Santos2011-09-15info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos paresapplication/pdfhttps://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/42REVISTA ELETRÔNICA PESQUISEDUCA; v. 1 n. 01 (2009): POLÍTICAS PÚBLICAS, MODELOS DE ORGANIZAÇÃO, GESTÃO DAS INSTITUIÇÕES ESCOLARES E FORMAÇÃO DE PROFESSORES; 31-442177-1626reponame:Revista Eletrônica Pesquiseducainstname:Universidade Católica de Santos (UNISANTOS)instacron:EDULporhttps://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/42/pdfDuran, Marília Claret Geraesinfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-03-17T21:18:36Zoai:ojs.periodicos.unisantos.br:article/42Revistahttps://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/indexPRIhttps://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/oai||pesquiseduca@unisantos.br2177-16262177-1626opendoar:2021-03-17T21:18:36Revista Eletrônica Pesquiseduca - Universidade Católica de Santos (UNISANTOS)false
dc.title.none.fl_str_mv O cotidiano escolar e as pesquisas em Educação
title O cotidiano escolar e as pesquisas em Educação
spellingShingle O cotidiano escolar e as pesquisas em Educação
Duran, Marília Claret Geraes
title_short O cotidiano escolar e as pesquisas em Educação
title_full O cotidiano escolar e as pesquisas em Educação
title_fullStr O cotidiano escolar e as pesquisas em Educação
title_full_unstemmed O cotidiano escolar e as pesquisas em Educação
title_sort O cotidiano escolar e as pesquisas em Educação
author Duran, Marília Claret Geraes
author_facet Duran, Marília Claret Geraes
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Duran, Marília Claret Geraes
description Este artigo foi construído na perspectiva das contribuições de pesquisas do/no cotidiano escolar para a Educação. Na verdade, o estudo das realidades que formam o cotidiano vem ocorrendo por óticas diferentes, o que mostra a importância de se analisarem algumas versões de como considerar o cotidiano. Nessa direção, retomo alguns dos modos de pensar o cotidiano e as práticas cotidianas, na pesquisa em Educação, as referências que foram sendo construídas, a partir das perspectivas de Agnes Heller (1975) e de Henri Lefebvre (1968, 1983), com os trabalhos de Maria Helena Souza Patto (1993) e Sonia Penin (1989). Introduzo as importantes contribuições de Michel de Certeau (1994, 1995), autor cuja originalidade se evidencia na forma como ele inverteu os modos de interpretar as práticas culturais contemporâneas, recuperando as astúcias anônimas das artes de fazer – a arte de viver a sociedade de consumo. Nesse contexto, o artigo traz uma discussão das contribuições das pesquisas do/no cotidiano escolar para pensar a Educação, para pensar a escola, para pensar a escola pública. 
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011-09-15
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Avaliado pelos pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/42
url https://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/42
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/42/pdf
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv EDITORA UNIVERSITÁRIA LEOPOLDIANUM - Universidade Católica de Santos
publisher.none.fl_str_mv EDITORA UNIVERSITÁRIA LEOPOLDIANUM - Universidade Católica de Santos
dc.source.none.fl_str_mv REVISTA ELETRÔNICA PESQUISEDUCA; v. 1 n. 01 (2009): POLÍTICAS PÚBLICAS, MODELOS DE ORGANIZAÇÃO, GESTÃO DAS INSTITUIÇÕES ESCOLARES E FORMAÇÃO DE PROFESSORES; 31-44
2177-1626
reponame:Revista Eletrônica Pesquiseduca
instname:Universidade Católica de Santos (UNISANTOS)
instacron:EDUL
instname_str Universidade Católica de Santos (UNISANTOS)
instacron_str EDUL
institution EDUL
reponame_str Revista Eletrônica Pesquiseduca
collection Revista Eletrônica Pesquiseduca
repository.name.fl_str_mv Revista Eletrônica Pesquiseduca - Universidade Católica de Santos (UNISANTOS)
repository.mail.fl_str_mv ||pesquiseduca@unisantos.br
_version_ 1793890351205842944