BNCC determinism versus plural curriculum: an invitation to debate

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva Lima, Mary Gracy e
Data de Publicação: 2023
Outros Autores: Silva Fontineles, Isabel Cristina da
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Eletrônica Pesquiseduca
Texto Completo: https://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/1469
Resumo: Com a perspectiva de promover reflexões, discussões e estudos referentes às questões legais e ideológicas sobre a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), efetivou-se uma atividade de Extensão no curso de Pedagogia de uma IES pública. Nesse texto, apresenta-se um relato dessa atividade extensionista, de caráter analítico-crítico, sobre o modo como a rede pública de ensino na cidade de Teresina (PI) vem realizando a implementação da BNCC nas escolas municipais. Para tanto, apresenta-se a problemática: cabe propor e exigir um único currículo, como é determinado pela BNCC, para ser vivenciado em todo o país, ignorando as diversidades e multiculturalidades existentes no Brasil? E como objetivo geral, buscou-se, discutir questões curriculares dos diferentes níveis de ensino da Educação Básica, analisando as questões legais e da realidade em torno do currículo. Para tanto, realizou-se análises de documentos legais, de referenciais teóricos e bibliográficos, exposição sobre a temática em mesas-redondas, bem como a produção de dados por meio de entrevistas de professores que atuam na Educação Básica em escolas da referida rede de ensino público. Constatou-se a necessidade de reflexões e de estudos sobre os impactos da implantação da BNCC na prática curricular nas diferentes realidades educacionais, a fim de promover uma conscientização acerca das implicações na prática pedagógica do docente no tocante à formação escolar, política e social dos educandos. É urgente, portanto, o investimento na formação contínua dos profissionais das escolas da Educação Básica e nos cursos de formação docente, para uma compreensão acerca das intencionalidades políticas, ideológicas e educativas dessa Base no campo do currículo escolar.
id EDUL-1_7c13cbc3c72ceadfc137b8e35e884d2e
oai_identifier_str oai:ojs.periodicos.unisantos.br:article/1469
network_acronym_str EDUL-1
network_name_str Revista Eletrônica Pesquiseduca
repository_id_str
spelling BNCC determinism versus plural curriculum: an invitation to debateDeterminismo da BNCC versus currículo plural: um convite ao debateBase Nacional Comum Curricular. Currículo. Formação de professores. Projeto extensionista.Com a perspectiva de promover reflexões, discussões e estudos referentes às questões legais e ideológicas sobre a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), efetivou-se uma atividade de Extensão no curso de Pedagogia de uma IES pública. Nesse texto, apresenta-se um relato dessa atividade extensionista, de caráter analítico-crítico, sobre o modo como a rede pública de ensino na cidade de Teresina (PI) vem realizando a implementação da BNCC nas escolas municipais. Para tanto, apresenta-se a problemática: cabe propor e exigir um único currículo, como é determinado pela BNCC, para ser vivenciado em todo o país, ignorando as diversidades e multiculturalidades existentes no Brasil? E como objetivo geral, buscou-se, discutir questões curriculares dos diferentes níveis de ensino da Educação Básica, analisando as questões legais e da realidade em torno do currículo. Para tanto, realizou-se análises de documentos legais, de referenciais teóricos e bibliográficos, exposição sobre a temática em mesas-redondas, bem como a produção de dados por meio de entrevistas de professores que atuam na Educação Básica em escolas da referida rede de ensino público. Constatou-se a necessidade de reflexões e de estudos sobre os impactos da implantação da BNCC na prática curricular nas diferentes realidades educacionais, a fim de promover uma conscientização acerca das implicações na prática pedagógica do docente no tocante à formação escolar, política e social dos educandos. É urgente, portanto, o investimento na formação contínua dos profissionais das escolas da Educação Básica e nos cursos de formação docente, para uma compreensão acerca das intencionalidades políticas, ideológicas e educativas dessa Base no campo do currículo escolar.With the aim of promoting reflections, discussions and studies on the legal and ideological issues surrounding the Common Core National Curriculum (Base Nacional Comum Curricular - BNCC), an extension activity was carried out in the Pedagogy course at a public higher education institution. This text presents an analytical-critical account of this extension activity on how the public school system in the city of Teresina (PI) has been implementing the BNCC in municipal schools. For this purpose, the following issue is displayed: is it appropriate to propose and demand a single curriculum, as determined by the BNCC, to be experienced throughout the country, ignoring the diversity and multiculturalism that exists in Brazil? And as a general objective, we sought to discuss curricular issues at the different levels of Basic Education, analyzing the legal issues and the reality surrounding the curriculum. To do so, some legal documents, theoretical and bibliographic references were analyzed, round tables were held on the subject, and data was collected through interviews with teachers who work in Basic Education in schools in this public education network. There is a need for reflection and study on the impact of the implementation of the BNCC on curricular practice in different educational realities, in order to raise awareness about the implications for teachers’ pedagogical practice in terms of the school, political and social education of students. There is therefore an urgent need to invest in the continuing education of professionals in basic education schools and in teacher training courses, in order to understand the political, ideological and educational intentions of the BNCC in the field of the school curriculum.EDITORA UNIVERSITÁRIA LEOPOLDIANUM - Universidade Católica de Santos2023-10-19info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos paresapplication/pdfhttps://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/146910.58422/repesq.2023.e1469REVISTA ELETRÔNICA PESQUISEDUCA; v. 15 n. 38 (2023): A multidimensionalidade da prática educativa: contextos e desafios; 249-2632177-1626reponame:Revista Eletrônica Pesquiseducainstname:Universidade Católica de Santos (UNISANTOS)instacron:EDULporhttps://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/1469/1225https://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessSilva Lima, Mary Gracy eSilva Fontineles, Isabel Cristina da2023-10-19T13:22:31Zoai:ojs.periodicos.unisantos.br:article/1469Revistahttps://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/indexPRIhttps://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/oai||pesquiseduca@unisantos.br2177-16262177-1626opendoar:2023-10-19T13:22:31Revista Eletrônica Pesquiseduca - Universidade Católica de Santos (UNISANTOS)false
dc.title.none.fl_str_mv BNCC determinism versus plural curriculum: an invitation to debate
Determinismo da BNCC versus currículo plural: um convite ao debate
title BNCC determinism versus plural curriculum: an invitation to debate
spellingShingle BNCC determinism versus plural curriculum: an invitation to debate
Silva Lima, Mary Gracy e
Base Nacional Comum Curricular. Currículo. Formação de professores. Projeto extensionista.
title_short BNCC determinism versus plural curriculum: an invitation to debate
title_full BNCC determinism versus plural curriculum: an invitation to debate
title_fullStr BNCC determinism versus plural curriculum: an invitation to debate
title_full_unstemmed BNCC determinism versus plural curriculum: an invitation to debate
title_sort BNCC determinism versus plural curriculum: an invitation to debate
author Silva Lima, Mary Gracy e
author_facet Silva Lima, Mary Gracy e
Silva Fontineles, Isabel Cristina da
author_role author
author2 Silva Fontineles, Isabel Cristina da
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva Lima, Mary Gracy e
Silva Fontineles, Isabel Cristina da
dc.subject.por.fl_str_mv Base Nacional Comum Curricular. Currículo. Formação de professores. Projeto extensionista.
topic Base Nacional Comum Curricular. Currículo. Formação de professores. Projeto extensionista.
description Com a perspectiva de promover reflexões, discussões e estudos referentes às questões legais e ideológicas sobre a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), efetivou-se uma atividade de Extensão no curso de Pedagogia de uma IES pública. Nesse texto, apresenta-se um relato dessa atividade extensionista, de caráter analítico-crítico, sobre o modo como a rede pública de ensino na cidade de Teresina (PI) vem realizando a implementação da BNCC nas escolas municipais. Para tanto, apresenta-se a problemática: cabe propor e exigir um único currículo, como é determinado pela BNCC, para ser vivenciado em todo o país, ignorando as diversidades e multiculturalidades existentes no Brasil? E como objetivo geral, buscou-se, discutir questões curriculares dos diferentes níveis de ensino da Educação Básica, analisando as questões legais e da realidade em torno do currículo. Para tanto, realizou-se análises de documentos legais, de referenciais teóricos e bibliográficos, exposição sobre a temática em mesas-redondas, bem como a produção de dados por meio de entrevistas de professores que atuam na Educação Básica em escolas da referida rede de ensino público. Constatou-se a necessidade de reflexões e de estudos sobre os impactos da implantação da BNCC na prática curricular nas diferentes realidades educacionais, a fim de promover uma conscientização acerca das implicações na prática pedagógica do docente no tocante à formação escolar, política e social dos educandos. É urgente, portanto, o investimento na formação contínua dos profissionais das escolas da Educação Básica e nos cursos de formação docente, para uma compreensão acerca das intencionalidades políticas, ideológicas e educativas dessa Base no campo do currículo escolar.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-10-19
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Avaliado pelos pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/1469
10.58422/repesq.2023.e1469
url https://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/1469
identifier_str_mv 10.58422/repesq.2023.e1469
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/1469/1225
dc.rights.driver.fl_str_mv https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv EDITORA UNIVERSITÁRIA LEOPOLDIANUM - Universidade Católica de Santos
publisher.none.fl_str_mv EDITORA UNIVERSITÁRIA LEOPOLDIANUM - Universidade Católica de Santos
dc.source.none.fl_str_mv REVISTA ELETRÔNICA PESQUISEDUCA; v. 15 n. 38 (2023): A multidimensionalidade da prática educativa: contextos e desafios; 249-263
2177-1626
reponame:Revista Eletrônica Pesquiseduca
instname:Universidade Católica de Santos (UNISANTOS)
instacron:EDUL
instname_str Universidade Católica de Santos (UNISANTOS)
instacron_str EDUL
institution EDUL
reponame_str Revista Eletrônica Pesquiseduca
collection Revista Eletrônica Pesquiseduca
repository.name.fl_str_mv Revista Eletrônica Pesquiseduca - Universidade Católica de Santos (UNISANTOS)
repository.mail.fl_str_mv ||pesquiseduca@unisantos.br
_version_ 1793890353631199232