ESTRATÉGIAS AUTORREGULATÓRIAS DESCRITAS EM PORTFÓLIOS REFLEXIVOS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Duarte, Ana Paula Pizarro
Data de Publicação: 2012
Outros Autores: Frison, Lourdes Bragagnolo
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Eletrônica Pesquiseduca
Texto Completo: https://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/218
Resumo: Resumo: Este artigo apresenta a análise de portfólios reflexivos, escritos por acadêmicas do curso de Pedagogia, no estágio curricular obrigatório de Educação Infantil, realizado em uma sistemática denominada docência compartilhada. Para a análise dos dados, utilizaram-se os referenciais teóricos que explicam o construto da autorregulação da aprendizagem. Encontraram-se, por meio desta análise, as fases que compõem a autorregulação da aprendizagem: planejamento das atividades, detalhamento das práticas realizadas, explicitação das estratégias trabalhadas, autorreflexão. As estratégias contemplam as dimensões cognitivas, metacognitivas, motivacionais e comportamentais, que tiveram o objetivo de estimular o desenvolvimento e a aprendizagem das crianças da educação infantil.
id EDUL-1_80e285472de23c0924b6b4b6a835b78b
oai_identifier_str oai:ojs.periodicos.unisantos.br:article/218
network_acronym_str EDUL-1
network_name_str Revista Eletrônica Pesquiseduca
repository_id_str
spelling ESTRATÉGIAS AUTORREGULATÓRIAS DESCRITAS EM PORTFÓLIOS REFLEXIVOSautorregulação da aprendizagemestratégias autorregulatóriasformação docenteFormação de ProfessoresResumo: Este artigo apresenta a análise de portfólios reflexivos, escritos por acadêmicas do curso de Pedagogia, no estágio curricular obrigatório de Educação Infantil, realizado em uma sistemática denominada docência compartilhada. Para a análise dos dados, utilizaram-se os referenciais teóricos que explicam o construto da autorregulação da aprendizagem. Encontraram-se, por meio desta análise, as fases que compõem a autorregulação da aprendizagem: planejamento das atividades, detalhamento das práticas realizadas, explicitação das estratégias trabalhadas, autorreflexão. As estratégias contemplam as dimensões cognitivas, metacognitivas, motivacionais e comportamentais, que tiveram o objetivo de estimular o desenvolvimento e a aprendizagem das crianças da educação infantil.EDITORA UNIVERSITÁRIA LEOPOLDIANUM - Universidade Católica de Santos2012-11-09info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos paresPesquisa/métodoapplication/pdfhttps://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/218REVISTA ELETRÔNICA PESQUISEDUCA; v. 4 n. 7 (2012): FORMAÇÃO DE PROFESSORES PARA A EDUCAÇÃO BÁSICA E OS DESAFIOS DA DOCÊNCIA; 110-1252177-1626reponame:Revista Eletrônica Pesquiseducainstname:Universidade Católica de Santos (UNISANTOS)instacron:EDULporhttps://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/218/pdf_1Duarte, Ana Paula PizarroFrison, Lourdes Bragagnoloinfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-03-17T21:30:38Zoai:ojs.periodicos.unisantos.br:article/218Revistahttps://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/indexPRIhttps://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/oai||pesquiseduca@unisantos.br2177-16262177-1626opendoar:2021-03-17T21:30:38Revista Eletrônica Pesquiseduca - Universidade Católica de Santos (UNISANTOS)false
dc.title.none.fl_str_mv ESTRATÉGIAS AUTORREGULATÓRIAS DESCRITAS EM PORTFÓLIOS REFLEXIVOS
title ESTRATÉGIAS AUTORREGULATÓRIAS DESCRITAS EM PORTFÓLIOS REFLEXIVOS
spellingShingle ESTRATÉGIAS AUTORREGULATÓRIAS DESCRITAS EM PORTFÓLIOS REFLEXIVOS
Duarte, Ana Paula Pizarro
autorregulação da aprendizagem
estratégias autorregulatórias
formação docente
Formação de Professores
title_short ESTRATÉGIAS AUTORREGULATÓRIAS DESCRITAS EM PORTFÓLIOS REFLEXIVOS
title_full ESTRATÉGIAS AUTORREGULATÓRIAS DESCRITAS EM PORTFÓLIOS REFLEXIVOS
title_fullStr ESTRATÉGIAS AUTORREGULATÓRIAS DESCRITAS EM PORTFÓLIOS REFLEXIVOS
title_full_unstemmed ESTRATÉGIAS AUTORREGULATÓRIAS DESCRITAS EM PORTFÓLIOS REFLEXIVOS
title_sort ESTRATÉGIAS AUTORREGULATÓRIAS DESCRITAS EM PORTFÓLIOS REFLEXIVOS
author Duarte, Ana Paula Pizarro
author_facet Duarte, Ana Paula Pizarro
Frison, Lourdes Bragagnolo
author_role author
author2 Frison, Lourdes Bragagnolo
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Duarte, Ana Paula Pizarro
Frison, Lourdes Bragagnolo
dc.subject.por.fl_str_mv autorregulação da aprendizagem
estratégias autorregulatórias
formação docente
Formação de Professores
topic autorregulação da aprendizagem
estratégias autorregulatórias
formação docente
Formação de Professores
description Resumo: Este artigo apresenta a análise de portfólios reflexivos, escritos por acadêmicas do curso de Pedagogia, no estágio curricular obrigatório de Educação Infantil, realizado em uma sistemática denominada docência compartilhada. Para a análise dos dados, utilizaram-se os referenciais teóricos que explicam o construto da autorregulação da aprendizagem. Encontraram-se, por meio desta análise, as fases que compõem a autorregulação da aprendizagem: planejamento das atividades, detalhamento das práticas realizadas, explicitação das estratégias trabalhadas, autorreflexão. As estratégias contemplam as dimensões cognitivas, metacognitivas, motivacionais e comportamentais, que tiveram o objetivo de estimular o desenvolvimento e a aprendizagem das crianças da educação infantil.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-11-09
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Avaliado pelos pares
Pesquisa/método
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/218
url https://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/218
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/218/pdf_1
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv EDITORA UNIVERSITÁRIA LEOPOLDIANUM - Universidade Católica de Santos
publisher.none.fl_str_mv EDITORA UNIVERSITÁRIA LEOPOLDIANUM - Universidade Católica de Santos
dc.source.none.fl_str_mv REVISTA ELETRÔNICA PESQUISEDUCA; v. 4 n. 7 (2012): FORMAÇÃO DE PROFESSORES PARA A EDUCAÇÃO BÁSICA E OS DESAFIOS DA DOCÊNCIA; 110-125
2177-1626
reponame:Revista Eletrônica Pesquiseduca
instname:Universidade Católica de Santos (UNISANTOS)
instacron:EDUL
instname_str Universidade Católica de Santos (UNISANTOS)
instacron_str EDUL
institution EDUL
reponame_str Revista Eletrônica Pesquiseduca
collection Revista Eletrônica Pesquiseduca
repository.name.fl_str_mv Revista Eletrônica Pesquiseduca - Universidade Católica de Santos (UNISANTOS)
repository.mail.fl_str_mv ||pesquiseduca@unisantos.br
_version_ 1793890351286583296