ESTRATÉGIAS AUTORREGULATÓRIAS DESCRITAS EM PORTFÓLIOS REFLEXIVOS
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Eletrônica Pesquiseduca |
Texto Completo: | https://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/218 |
Resumo: | Resumo: Este artigo apresenta a análise de portfólios reflexivos, escritos por acadêmicas do curso de Pedagogia, no estágio curricular obrigatório de Educação Infantil, realizado em uma sistemática denominada docência compartilhada. Para a análise dos dados, utilizaram-se os referenciais teóricos que explicam o construto da autorregulação da aprendizagem. Encontraram-se, por meio desta análise, as fases que compõem a autorregulação da aprendizagem: planejamento das atividades, detalhamento das práticas realizadas, explicitação das estratégias trabalhadas, autorreflexão. As estratégias contemplam as dimensões cognitivas, metacognitivas, motivacionais e comportamentais, que tiveram o objetivo de estimular o desenvolvimento e a aprendizagem das crianças da educação infantil. |
id |
EDUL-1_80e285472de23c0924b6b4b6a835b78b |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.periodicos.unisantos.br:article/218 |
network_acronym_str |
EDUL-1 |
network_name_str |
Revista Eletrônica Pesquiseduca |
repository_id_str |
|
spelling |
ESTRATÉGIAS AUTORREGULATÓRIAS DESCRITAS EM PORTFÓLIOS REFLEXIVOSautorregulação da aprendizagemestratégias autorregulatóriasformação docenteFormação de ProfessoresResumo: Este artigo apresenta a análise de portfólios reflexivos, escritos por acadêmicas do curso de Pedagogia, no estágio curricular obrigatório de Educação Infantil, realizado em uma sistemática denominada docência compartilhada. Para a análise dos dados, utilizaram-se os referenciais teóricos que explicam o construto da autorregulação da aprendizagem. Encontraram-se, por meio desta análise, as fases que compõem a autorregulação da aprendizagem: planejamento das atividades, detalhamento das práticas realizadas, explicitação das estratégias trabalhadas, autorreflexão. As estratégias contemplam as dimensões cognitivas, metacognitivas, motivacionais e comportamentais, que tiveram o objetivo de estimular o desenvolvimento e a aprendizagem das crianças da educação infantil.EDITORA UNIVERSITÁRIA LEOPOLDIANUM - Universidade Católica de Santos2012-11-09info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos paresPesquisa/métodoapplication/pdfhttps://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/218REVISTA ELETRÔNICA PESQUISEDUCA; v. 4 n. 7 (2012): FORMAÇÃO DE PROFESSORES PARA A EDUCAÇÃO BÁSICA E OS DESAFIOS DA DOCÊNCIA; 110-1252177-1626reponame:Revista Eletrônica Pesquiseducainstname:Universidade Católica de Santos (UNISANTOS)instacron:EDULporhttps://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/218/pdf_1Duarte, Ana Paula PizarroFrison, Lourdes Bragagnoloinfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-03-17T21:30:38Zoai:ojs.periodicos.unisantos.br:article/218Revistahttps://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/indexPRIhttps://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/oai||pesquiseduca@unisantos.br2177-16262177-1626opendoar:2021-03-17T21:30:38Revista Eletrônica Pesquiseduca - Universidade Católica de Santos (UNISANTOS)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
ESTRATÉGIAS AUTORREGULATÓRIAS DESCRITAS EM PORTFÓLIOS REFLEXIVOS |
title |
ESTRATÉGIAS AUTORREGULATÓRIAS DESCRITAS EM PORTFÓLIOS REFLEXIVOS |
spellingShingle |
ESTRATÉGIAS AUTORREGULATÓRIAS DESCRITAS EM PORTFÓLIOS REFLEXIVOS Duarte, Ana Paula Pizarro autorregulação da aprendizagem estratégias autorregulatórias formação docente Formação de Professores |
title_short |
ESTRATÉGIAS AUTORREGULATÓRIAS DESCRITAS EM PORTFÓLIOS REFLEXIVOS |
title_full |
ESTRATÉGIAS AUTORREGULATÓRIAS DESCRITAS EM PORTFÓLIOS REFLEXIVOS |
title_fullStr |
ESTRATÉGIAS AUTORREGULATÓRIAS DESCRITAS EM PORTFÓLIOS REFLEXIVOS |
title_full_unstemmed |
ESTRATÉGIAS AUTORREGULATÓRIAS DESCRITAS EM PORTFÓLIOS REFLEXIVOS |
title_sort |
ESTRATÉGIAS AUTORREGULATÓRIAS DESCRITAS EM PORTFÓLIOS REFLEXIVOS |
author |
Duarte, Ana Paula Pizarro |
author_facet |
Duarte, Ana Paula Pizarro Frison, Lourdes Bragagnolo |
author_role |
author |
author2 |
Frison, Lourdes Bragagnolo |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Duarte, Ana Paula Pizarro Frison, Lourdes Bragagnolo |
dc.subject.por.fl_str_mv |
autorregulação da aprendizagem estratégias autorregulatórias formação docente Formação de Professores |
topic |
autorregulação da aprendizagem estratégias autorregulatórias formação docente Formação de Professores |
description |
Resumo: Este artigo apresenta a análise de portfólios reflexivos, escritos por acadêmicas do curso de Pedagogia, no estágio curricular obrigatório de Educação Infantil, realizado em uma sistemática denominada docência compartilhada. Para a análise dos dados, utilizaram-se os referenciais teóricos que explicam o construto da autorregulação da aprendizagem. Encontraram-se, por meio desta análise, as fases que compõem a autorregulação da aprendizagem: planejamento das atividades, detalhamento das práticas realizadas, explicitação das estratégias trabalhadas, autorreflexão. As estratégias contemplam as dimensões cognitivas, metacognitivas, motivacionais e comportamentais, que tiveram o objetivo de estimular o desenvolvimento e a aprendizagem das crianças da educação infantil. |
publishDate |
2012 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2012-11-09 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Avaliado pelos pares Pesquisa/método |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/218 |
url |
https://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/218 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/218/pdf_1 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
EDITORA UNIVERSITÁRIA LEOPOLDIANUM - Universidade Católica de Santos |
publisher.none.fl_str_mv |
EDITORA UNIVERSITÁRIA LEOPOLDIANUM - Universidade Católica de Santos |
dc.source.none.fl_str_mv |
REVISTA ELETRÔNICA PESQUISEDUCA; v. 4 n. 7 (2012): FORMAÇÃO DE PROFESSORES PARA A EDUCAÇÃO BÁSICA E OS DESAFIOS DA DOCÊNCIA; 110-125 2177-1626 reponame:Revista Eletrônica Pesquiseduca instname:Universidade Católica de Santos (UNISANTOS) instacron:EDUL |
instname_str |
Universidade Católica de Santos (UNISANTOS) |
instacron_str |
EDUL |
institution |
EDUL |
reponame_str |
Revista Eletrônica Pesquiseduca |
collection |
Revista Eletrônica Pesquiseduca |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Eletrônica Pesquiseduca - Universidade Católica de Santos (UNISANTOS) |
repository.mail.fl_str_mv |
||pesquiseduca@unisantos.br |
_version_ |
1793890351286583296 |