Promoção da autorregulação da aprendizagem na Educação Pré-Escolar e no 1º CEB

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Louro, Maria Cristina Esteves
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.15/2676
Resumo: Mestrado em Educação Pré-Escolar e em Ensino do 1ºCiclo do Ensino Básico
id RCAP_5414b79c1e175e5226d5593984e81b33
oai_identifier_str oai:repositorio.ipsantarem.pt:10400.15/2676
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Promoção da autorregulação da aprendizagem na Educação Pré-Escolar e no 1º CEBautorregulação da aprendizagemautonomiapapel do docentecompetências autorregulatóriascontexto educativoself-regulated learningautonomythe teacher’s roleMestrado em Educação Pré-Escolar e em Ensino do 1ºCiclo do Ensino BásicoEste relatório final realizado no âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º CEB é constituído pelo meu percurso formativo, assim, contêm as minhas principais experiências e aprendizagens significativas. Posto isto, este relatório encontra-se organizado em três partes. Na primeira parte consta toda a minha ação educativa resumida que foi desenvolvida nas quatro Práticas de Ensino Supervisionada, nos diferentes contextos, sendo eles: creche, jardim de infância e 1º CEB. Nesta parte ficaram descritas as caraterizações dos vários contextos educativos, tal como, os projetos desenvolvidos durante a prática pedagógica estando incluído exemplos de atividades realizadas durante os mesmos, por fim, a reflexão sobre o desenvolvimento profissional. A segunda parte refere-se ao exercício investigativo que se debruça sobre a promoção da autorregulação da aprendizagem na educação pré-escolar e no 1º CEB. Nesta parte está inserida a revisão da literatura, as questões de investigação, os objetivos da mesma, as metodologias utilizadas, a análise e apresentação dos resultados e, finalmente, as considerações finais. Será relevante referir que este exercício investigativo contempla três estudos, no primeiro estudo recorreu-se ao instrumento de apoio à prática pedagógica, a Lista de Desenvolvimento da Aprendizagem (CHILD)1, o segundo estudo procurou analisar e recolher dados junto das crianças sobre a temática com recurso a entrevista com tarefa na identificação de processos na aprendizagem autorregulada2, por fim, o terceiro estudo analisou as respostas de oito docentes sobre o tema em questão, através de entrevistas. Na terceira parte, e última, é referente à reflexão final.This final report is part of the Masters in Preschool Education and Teaching in the First Level of Basic Education, and intends to show my academic path, thus, it contains my main and most meaningful experiences and learning. This report is organized into three parts. The first part includes the summary of my entire teaching activity, which was carried out in the four Supervised Teaching Practices, in their different contexts, namely, kindergarten, preschool, and first level of basic education. In this first part, these educational contexts are described, as well as, the projects carried out during the teaching practice, including examples of activities performed during this practice, and lastly, a reflection on the professional development. The second part refers to the research focused on the promotion of the self-regulation of learning in preschool education and first level basic education. This includes the review of the literature, the research questions, its goals, the methodology used, the analysis and presentation of the results, and the final considerations. It should be noted that this research includes three studies, the first drew on the instrument of support to the teaching practice, the CHILD3, the second study sought to analyze and collect data from children about the theme, through an interview and task, looking to identify the processes of self-regulated learning4, and lastly, the third study analysed the answers of eight teachers in interviews about this topic. The third and last part is the final reflection.Piscalho, IsabelRepositório Científico do Instituto Politécnico de SantarémLouro, Maria Cristina Esteves2019-08-21T14:32:14Z2019-06-192019-06-19T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.15/2676TID:202272699por202272699info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-21T07:33:55Zoai:repositorio.ipsantarem.pt:10400.15/2676Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:54:38.546582Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Promoção da autorregulação da aprendizagem na Educação Pré-Escolar e no 1º CEB
title Promoção da autorregulação da aprendizagem na Educação Pré-Escolar e no 1º CEB
spellingShingle Promoção da autorregulação da aprendizagem na Educação Pré-Escolar e no 1º CEB
Louro, Maria Cristina Esteves
autorregulação da aprendizagem
autonomia
papel do docente
competências autorregulatórias
contexto educativo
self-regulated learning
autonomy
the teacher’s role
title_short Promoção da autorregulação da aprendizagem na Educação Pré-Escolar e no 1º CEB
title_full Promoção da autorregulação da aprendizagem na Educação Pré-Escolar e no 1º CEB
title_fullStr Promoção da autorregulação da aprendizagem na Educação Pré-Escolar e no 1º CEB
title_full_unstemmed Promoção da autorregulação da aprendizagem na Educação Pré-Escolar e no 1º CEB
title_sort Promoção da autorregulação da aprendizagem na Educação Pré-Escolar e no 1º CEB
author Louro, Maria Cristina Esteves
author_facet Louro, Maria Cristina Esteves
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Piscalho, Isabel
Repositório Científico do Instituto Politécnico de Santarém
dc.contributor.author.fl_str_mv Louro, Maria Cristina Esteves
dc.subject.por.fl_str_mv autorregulação da aprendizagem
autonomia
papel do docente
competências autorregulatórias
contexto educativo
self-regulated learning
autonomy
the teacher’s role
topic autorregulação da aprendizagem
autonomia
papel do docente
competências autorregulatórias
contexto educativo
self-regulated learning
autonomy
the teacher’s role
description Mestrado em Educação Pré-Escolar e em Ensino do 1ºCiclo do Ensino Básico
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-08-21T14:32:14Z
2019-06-19
2019-06-19T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.15/2676
TID:202272699
url http://hdl.handle.net/10400.15/2676
identifier_str_mv TID:202272699
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 202272699
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137036109611008