O jogo como promotor de competências autorregulatórias da aprendizagem na Educação Pré-escolar e no 1º Ciclo do Ensino Básico

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gouveia, Jéssica Vanessa Fernandes
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: eng
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.15/2863
Resumo: Mestrado em Educação Pré-Escolar e em Ensino do 1ºCiclo do Ensino Básico
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Na primeira parte deste trabalho podemos encontrar uma síntese das experiências e práticas pedagógicas realizadas no decorrer das práticas de ensino supervisionada nos contextos de creche, jardimde-infância (JI) e 1.º CEB, incluindo: caracterização das instituições e os seus contextos educativos; a descrição dos projetos das instituições; a descrição dos projetos de sala desenvolvidos em par de estágio nestes contextos, evidenciando algumas atividades ilustrativas destes; e uma reflexão sobre o desenvolvimento profissional ao longo das práticas educativas supervisionadas. Na segunda parte deste relatório, descreve-se um exercício investigativo sobre a promoção da autorregulação das aprendizagens a partir de um jogo criado para o efeito e implementado no ensino do 1.º CEB. É nesta parte que se dá conta da revisão da literatura, das questões de investigação e dos objetivos do estudo, das metodologias utilizadas, da análise e apresentação dos dados recolhidos e por fim, das considerações finais do estudo. Este exercício investigativo contempla três estudos. No primeiro estudo, recorreu-se a questionários a 4 educadoras de infância do pré-escolar e 3 professoras do 1.º CEB e a 1 investigadora na área da autorregulação da aprendizagem. No segundo estudo realizou-se um focus group com aprendentes do JI (5) e do 1.º CEB (10). No terceiro estudo, testou-se um jogo de tabuleiro com 15 aprendentes do 1.º CEB, que consistia na realização de uma tarefa matemática ao longo do percurso do tabuleiro do jogo através das fases da autorregulação das aprendizagens. Como principais resultados destacamos o papel impulsionador do docente no que toca à divulgação de novas estratégias bem como de orientador na aprendizagem dos aprendentes de forma a promover a autorregulação das aprendizagens. Por outro lado, devemos dar importância à caraterização de cada criança adaptando as atividades ao progresso da sua aprendizagem. O recurso ao jogo é uma estratégia que é cada vez mais utilizada nas salas de aula utilizando os próprios brinquedos dos aprendentes ou da sala para a aprendizagem de novos conteúdos. Assim sendo, o jogo apresentado faz uma ligação entre o jogo e a aprendizagem com o objetivo de facilitar do raciocínio e desenvolver a autorregulação das aprendizagens das crianças.This final report was prepared within the scope of the Master's Degree in Preschool Education and Teaching of the 1st Cycle of Basic Education (CBE), and it includes my formative path, as well as my experiences and learning acquired in professional practice contexts. In the first part of this work we can find a synthesis of the experiences and pedagogical practices carried out during the supervised teaching practices in the nursery, kindergarten (JI) and 1st CBE contexts, including: characterization of the institutions and their contexts. educational; the description of the projects of the institutions; the description of room projects developed in pair of internship in these contexts, highlighting some illustrative activities of these; and a reflection on professional development throughout supervised educational practices. The second part of this report describes an investigative exercise on promoting self-regulation of learning from a game created for that purpose and implemented in the teaching of the 1st CBE. It is in this part that the literature is reviewed, the research questions and objectives of the study are presented, the methodologies used, the analysis and presentation of the data collected and, finally, the final considerations of the study. This investigative exercise includes three studies. In the first study, we used quizzes from 4 preschool teachers and 3 teachers from the 1st CBE and 1 researcher in the area of self-regulation of learning. In the second study there was a focus group with learners from JI (5) and 1st CBE (10). In the third study, a board game was tested with 15 1st CBE learners, which consisted of performing a mathematical task along the course of the game board through the stages of self-regulation of learning. As main results we highlight the driving role of the teacher regarding the dissemination of new strategies as well as guiding the learning of learners in order to promote self-regulation of learning. On the other hand, we must give importance to the characterization of each child by adapting the activities to the progress of their learning. Game play is a strategy that is increasingly used in classrooms using learners' own or classroom toys to learn new content. Thus, the presented game makes a connection between the game and the learning in order to facilitate the reasoning and develop the self-regulation of the children's learning.Piscalho, IsabelRepositório Científico do Instituto Politécnico de SantarémGouveia, Jéssica Vanessa Fernandes2020-04-08T09:35:29Z2020-03-052020-03-05T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.15/2863TID:202459772eng202459772info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-21T07:34:12Zoai:repositorio.ipsantarem.pt:10400.15/2863Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:54:45.712192Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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