Gestão da investigação e vinculação: competências para delinear um perfil do pesquisador
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | spa |
Título da fonte: | Revista Eletrônica Pesquiseduca |
Texto Completo: | https://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/1242 |
Resumo: | Uma proposta é apresentada sobre as competências exigidas no perfil de um pesquisador educacional devido às novas exigências das políticas de pesquisa do Conselho Nacional de Ciência e Tecnologia no México, com a intenção de orientar pesquisas para projetos de impacto social e relevância de acordo com programas nacionais estratégicos e a nova realidade imposta pela pandemia COVID-19. Diante dessa realidade, propõe-se a fortalecer as habilidades que o pesquisador do nível universitário tradicionalmente tem tido, mas também incorporar outras que para muitos pesquisadores - especialmente as de disciplinas teóricas - são novas: a competência para a gestão, a competência para a articulação e a busca por financiamento. Assim propõe um novo perfil que se adapte a uma realidade em mudança e incerteza. A metodologia baseia-se na análise das evidências de diversos estudos e na adequação das novas políticas propostas no contexto mexicano. Para a proposta, é feita uma análise das competências tradicionais de acordo com a literatura e uma comparação com as competências exigidas pelas novas políticas institucionais e pela nova realidade. |
id |
EDUL-1_93eb56fe00fd513453946df7691d18c0 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.periodicos.unisantos.br:article/1242 |
network_acronym_str |
EDUL-1 |
network_name_str |
Revista Eletrônica Pesquiseduca |
repository_id_str |
|
spelling |
Gestão da investigação e vinculação: competências para delinear um perfil do pesquisadorLa gestión de la investigación y la vinculación, competencias para delinear un perfil del investigadorThe management of research from the framework of bonding. Elaboration of the researcher’s profile and their competences Perfil del investigador, competencias para la gestión, competencias para la vinculación, competencias para el emprendimiento, competencias para la investigación, perfil egreso del posgrado.Perfil del investigador. Competencias para la gestión. Competencias para la vinculación. Competencias para el emprendimiento. Competencias para la investigación.Researcher profile. Management competences. Bonding competences. Entrepreneurship competences. Research competences.Perfil do pesquisador. Competências para gestão. Competências para vínculação. Competências para empreendedorismo. Competências para pesquisa, Perfil de pós-graduação. Uma proposta é apresentada sobre as competências exigidas no perfil de um pesquisador educacional devido às novas exigências das políticas de pesquisa do Conselho Nacional de Ciência e Tecnologia no México, com a intenção de orientar pesquisas para projetos de impacto social e relevância de acordo com programas nacionais estratégicos e a nova realidade imposta pela pandemia COVID-19. Diante dessa realidade, propõe-se a fortalecer as habilidades que o pesquisador do nível universitário tradicionalmente tem tido, mas também incorporar outras que para muitos pesquisadores - especialmente as de disciplinas teóricas - são novas: a competência para a gestão, a competência para a articulação e a busca por financiamento. Assim propõe um novo perfil que se adapte a uma realidade em mudança e incerteza. A metodologia baseia-se na análise das evidências de diversos estudos e na adequação das novas políticas propostas no contexto mexicano. Para a proposta, é feita uma análise das competências tradicionais de acordo com a literatura e uma comparação com as competências exigidas pelas novas políticas institucionais e pela nova realidade.El presente es una propuesta sobre las competencias requeridas en el perfil del investigador, derivado de los nuevos requerimientos de las políticas de investigación del Consejo Nacional de Ciencia y Tecnología en México, con la intención de orientar la investigación hacia proyectos con impacto social y pertinencia, de acuerdo con los programas nacionales estratégicos y a la nueva realidad impuesta por la pandemia del COVID-19. Ante este contexto, se propone fortalecer las competencias que tradicionalmente ha desarrollado el investigador universitario, pero también incorporar otras tales, que para muchos investigadores -sobre todo los de las disciplinas teóricas- resultan novedosas, tales como: la competencia para la gestión, la competencia para la vinculación y para la búsqueda de financiamiento. Así, se propone un nuevo perfil que se adecue a una realidad cambiante y de incertidumbre. La metodología se basa en el análisis de las evidencias de diversos estudios y en la adecuación de las nuevas políticas propuestas en el contexto mexicano.This is a proposal on the competencies required in the researcher’s profile, it derives from the new requirements of the research policies of the National Council of Science and Technology in Mexico, with the intention of guiding research towards projects with social impact and relevance, in accordance with the strategic national programs and to the new reality imposed by the COVID-19 pandemic. In this context, it is proposed to strengthen the competencies traditionally developed bythe university researcher, but also to incorporate others, which for many researchers -especially those in theoretical disciplines- are new, such as: management competence, bonding competence and the search for funding. Thus, a new profile is proposed to adapt to a changing and uncertain reality. The methodology is based on the analysis of the evidence from various studies and on the adequacy of the new policies proposed in the Mexican context.EDITORA UNIVERSITÁRIA LEOPOLDIANUM - Universidade Católica de Santos2022-02-23info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos paresapplication/pdfhttps://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/124210.58422/repesq.2022.e1242REVISTA ELETRÔNICA PESQUISEDUCA; v. 14 n. 33 (2022): CONDICIONES Y RETOS PARA LA INVESTIGACIÓN Y LOS INVESTIGADORES EDUCATIVOS EN UN CONTEXTO DE CAMBIOS, RIESGOS E INCERTIDUMBRE (Dossier temático); 308-328 2177-1626reponame:Revista Eletrônica Pesquiseducainstname:Universidade Católica de Santos (UNISANTOS)instacron:EDULspahttps://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/1242/1028https://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessBernardino Jiménez, Angel ErnestoBracamontes Ramírez, Perla ElizabethGaspar Portillo, Ana Eugenia2023-06-20T21:35:07Zoai:ojs.periodicos.unisantos.br:article/1242Revistahttps://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/indexPRIhttps://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/oai||pesquiseduca@unisantos.br2177-16262177-1626opendoar:2023-06-20T21:35:07Revista Eletrônica Pesquiseduca - Universidade Católica de Santos (UNISANTOS)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Gestão da investigação e vinculação: competências para delinear um perfil do pesquisador La gestión de la investigación y la vinculación, competencias para delinear un perfil del investigador The management of research from the framework of bonding. Elaboration of the researcher’s profile and their competences |
title |
Gestão da investigação e vinculação: competências para delinear um perfil do pesquisador |
spellingShingle |
Gestão da investigação e vinculação: competências para delinear um perfil do pesquisador Bernardino Jiménez, Angel Ernesto Perfil del investigador, competencias para la gestión, competencias para la vinculación, competencias para el emprendimiento, competencias para la investigación, perfil egreso del posgrado. Perfil del investigador. Competencias para la gestión. Competencias para la vinculación. Competencias para el emprendimiento. Competencias para la investigación. Researcher profile. Management competences. Bonding competences. Entrepreneurship competences. Research competences. Perfil do pesquisador. Competências para gestão. Competências para vínculação. Competências para empreendedorismo. Competências para pesquisa, Perfil de pós-graduação. |
title_short |
Gestão da investigação e vinculação: competências para delinear um perfil do pesquisador |
title_full |
Gestão da investigação e vinculação: competências para delinear um perfil do pesquisador |
title_fullStr |
Gestão da investigação e vinculação: competências para delinear um perfil do pesquisador |
title_full_unstemmed |
Gestão da investigação e vinculação: competências para delinear um perfil do pesquisador |
title_sort |
Gestão da investigação e vinculação: competências para delinear um perfil do pesquisador |
author |
Bernardino Jiménez, Angel Ernesto |
author_facet |
Bernardino Jiménez, Angel Ernesto Bracamontes Ramírez, Perla Elizabeth Gaspar Portillo, Ana Eugenia |
author_role |
author |
author2 |
Bracamontes Ramírez, Perla Elizabeth Gaspar Portillo, Ana Eugenia |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Bernardino Jiménez, Angel Ernesto Bracamontes Ramírez, Perla Elizabeth Gaspar Portillo, Ana Eugenia |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Perfil del investigador, competencias para la gestión, competencias para la vinculación, competencias para el emprendimiento, competencias para la investigación, perfil egreso del posgrado. Perfil del investigador. Competencias para la gestión. Competencias para la vinculación. Competencias para el emprendimiento. Competencias para la investigación. Researcher profile. Management competences. Bonding competences. Entrepreneurship competences. Research competences. Perfil do pesquisador. Competências para gestão. Competências para vínculação. Competências para empreendedorismo. Competências para pesquisa, Perfil de pós-graduação. |
topic |
Perfil del investigador, competencias para la gestión, competencias para la vinculación, competencias para el emprendimiento, competencias para la investigación, perfil egreso del posgrado. Perfil del investigador. Competencias para la gestión. Competencias para la vinculación. Competencias para el emprendimiento. Competencias para la investigación. Researcher profile. Management competences. Bonding competences. Entrepreneurship competences. Research competences. Perfil do pesquisador. Competências para gestão. Competências para vínculação. Competências para empreendedorismo. Competências para pesquisa, Perfil de pós-graduação. |
description |
Uma proposta é apresentada sobre as competências exigidas no perfil de um pesquisador educacional devido às novas exigências das políticas de pesquisa do Conselho Nacional de Ciência e Tecnologia no México, com a intenção de orientar pesquisas para projetos de impacto social e relevância de acordo com programas nacionais estratégicos e a nova realidade imposta pela pandemia COVID-19. Diante dessa realidade, propõe-se a fortalecer as habilidades que o pesquisador do nível universitário tradicionalmente tem tido, mas também incorporar outras que para muitos pesquisadores - especialmente as de disciplinas teóricas - são novas: a competência para a gestão, a competência para a articulação e a busca por financiamento. Assim propõe um novo perfil que se adapte a uma realidade em mudança e incerteza. A metodologia baseia-se na análise das evidências de diversos estudos e na adequação das novas políticas propostas no contexto mexicano. Para a proposta, é feita uma análise das competências tradicionais de acordo com a literatura e uma comparação com as competências exigidas pelas novas políticas institucionais e pela nova realidade. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-02-23 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Avaliado pelos pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/1242 10.58422/repesq.2022.e1242 |
url |
https://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/1242 |
identifier_str_mv |
10.58422/repesq.2022.e1242 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
spa |
language |
spa |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/1242/1028 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
EDITORA UNIVERSITÁRIA LEOPOLDIANUM - Universidade Católica de Santos |
publisher.none.fl_str_mv |
EDITORA UNIVERSITÁRIA LEOPOLDIANUM - Universidade Católica de Santos |
dc.source.none.fl_str_mv |
REVISTA ELETRÔNICA PESQUISEDUCA; v. 14 n. 33 (2022): CONDICIONES Y RETOS PARA LA INVESTIGACIÓN Y LOS INVESTIGADORES EDUCATIVOS EN UN CONTEXTO DE CAMBIOS, RIESGOS E INCERTIDUMBRE (Dossier temático); 308-328 2177-1626 reponame:Revista Eletrônica Pesquiseduca instname:Universidade Católica de Santos (UNISANTOS) instacron:EDUL |
instname_str |
Universidade Católica de Santos (UNISANTOS) |
instacron_str |
EDUL |
institution |
EDUL |
reponame_str |
Revista Eletrônica Pesquiseduca |
collection |
Revista Eletrônica Pesquiseduca |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Eletrônica Pesquiseduca - Universidade Católica de Santos (UNISANTOS) |
repository.mail.fl_str_mv |
||pesquiseduca@unisantos.br |
_version_ |
1793890353396318208 |