A FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES NA EDUCAÇÃO À DISTÂNCIA: O QUE DIZEM OS PROFESSORES-CURSISTAS?

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Felício, Helena Maria dos Santos
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Allain, Luciana Resende
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Eletrônica Pesquiseduca
Texto Completo: https://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/575
Resumo: O presente trabalho tem por objetivo problematizar a formação continuada de professores na Educação a Distância, a partir do acompanhamento de um grupo de duzentos professores da rede pública de Educação Básica brasileira que participaram de um curso de especialização, oferecido por uma universidade no sul de Minas Gerais, no âmbito do Programa Universidade Aberta do Brasil (UAB). Considerando a crescente oferta de formação inicial e continuada de professores na modalidade a distância, conhecer suas representações torna-se fundamental para a evolução qualitativa desta oferta. Sendo assim, a partir de uma abordagem quanti-qualitativa de pesquisa, analisamos os conteúdos postados na plataforma do curso referentes às facilidades, dificuldades e desafios vivenciados pelos professores-cursistas na formação a distância. Para o tratamento dos dados, as respostas foram agrupadas em descritores e procedeu-se à análise de conteúdo. Os resultados mostram que, para que a formação a distância de fato se consolide como uma política pública para a formação continuada de qualidade, os modelos de formação precisam ser redimensionados em direção ao respeito às especificidades da profissão docente e às condições de trabalho desses profissionais, considerando a formação continuada como uma condição inerente à profissão.Palavras chave: Educação a Distância. Formação de professores. Tecnologias Digitais CONTINUING TEACHER TRAINING IN DISTANCE EDUCATION: WHAT DO TEACHERS AS STUDENTS SAY?Abstract: This paper discusses continuing teacher training in Distance Education by monitoring a group of two hundred public school teachers in the Brazilian Basic School System, who attended a specialization program offered by a university in the south of Minas Gerais, within Brazil’s Open University System (UAB). Considering the increasing offer of pre-service and continuing teacher education in the distance mode, the comprehension of its representations becomes crucial for the evolution of this offer. Therefore, from a quantitative and qualitative approach, we analyzed the content published on the program platform regarding the facilities, difficulties and challenges experienced by teachers as students in distance education. For data processing, responses were grouped into descriptors, followed by content analysis. The results show that, for distance training to consolidate as a public policy for quality continuing education, training models must be scaled toward the observance of the specific teaching requirements and these professionals’ working conditions, considering continuing education as a condition inherent to that profession.Keywords: Distance Education, Teacher Training, Digital Technologies
id EDUL-1_97dbfcbd26e80e9a57f99b80a9e97874
oai_identifier_str oai:ojs.periodicos.unisantos.br:article/575
network_acronym_str EDUL-1
network_name_str Revista Eletrônica Pesquiseduca
repository_id_str
spelling A FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES NA EDUCAÇÃO À DISTÂNCIA: O QUE DIZEM OS PROFESSORES-CURSISTAS?Educação a Distânciaformação de professoresTecnologias DigitaisFormação de professoresO presente trabalho tem por objetivo problematizar a formação continuada de professores na Educação a Distância, a partir do acompanhamento de um grupo de duzentos professores da rede pública de Educação Básica brasileira que participaram de um curso de especialização, oferecido por uma universidade no sul de Minas Gerais, no âmbito do Programa Universidade Aberta do Brasil (UAB). Considerando a crescente oferta de formação inicial e continuada de professores na modalidade a distância, conhecer suas representações torna-se fundamental para a evolução qualitativa desta oferta. Sendo assim, a partir de uma abordagem quanti-qualitativa de pesquisa, analisamos os conteúdos postados na plataforma do curso referentes às facilidades, dificuldades e desafios vivenciados pelos professores-cursistas na formação a distância. Para o tratamento dos dados, as respostas foram agrupadas em descritores e procedeu-se à análise de conteúdo. Os resultados mostram que, para que a formação a distância de fato se consolide como uma política pública para a formação continuada de qualidade, os modelos de formação precisam ser redimensionados em direção ao respeito às especificidades da profissão docente e às condições de trabalho desses profissionais, considerando a formação continuada como uma condição inerente à profissão.Palavras chave: Educação a Distância. Formação de professores. Tecnologias Digitais CONTINUING TEACHER TRAINING IN DISTANCE EDUCATION: WHAT DO TEACHERS AS STUDENTS SAY?Abstract: This paper discusses continuing teacher training in Distance Education by monitoring a group of two hundred public school teachers in the Brazilian Basic School System, who attended a specialization program offered by a university in the south of Minas Gerais, within Brazil’s Open University System (UAB). Considering the increasing offer of pre-service and continuing teacher education in the distance mode, the comprehension of its representations becomes crucial for the evolution of this offer. Therefore, from a quantitative and qualitative approach, we analyzed the content published on the program platform regarding the facilities, difficulties and challenges experienced by teachers as students in distance education. For data processing, responses were grouped into descriptors, followed by content analysis. The results show that, for distance training to consolidate as a public policy for quality continuing education, training models must be scaled toward the observance of the specific teaching requirements and these professionals’ working conditions, considering continuing education as a condition inherent to that profession.Keywords: Distance Education, Teacher Training, Digital TechnologiesEDITORA UNIVERSITÁRIA LEOPOLDIANUM - Universidade Católica de Santos2018-07-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos paresqualitativaapplication/pdfhttps://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/575REVISTA ELETRÔNICA PESQUISEDUCA; v. 9 n. 19 (2017): FORMAÇÃO DE PROFESSORES, PROCESSOS DE AVALIAÇÃO E TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO; 506-5222177-1626reponame:Revista Eletrônica Pesquiseducainstname:Universidade Católica de Santos (UNISANTOS)instacron:EDULporhttps://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/575/pdfCopyright (c) 2018 REVISTA ELETRÔNICA PESQUISEDUCAinfo:eu-repo/semantics/openAccessFelício, Helena Maria dos SantosAllain, Luciana Resende2021-03-17T21:39:47Zoai:ojs.periodicos.unisantos.br:article/575Revistahttps://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/indexPRIhttps://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/oai||pesquiseduca@unisantos.br2177-16262177-1626opendoar:2021-03-17T21:39:47Revista Eletrônica Pesquiseduca - Universidade Católica de Santos (UNISANTOS)false
dc.title.none.fl_str_mv A FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES NA EDUCAÇÃO À DISTÂNCIA: O QUE DIZEM OS PROFESSORES-CURSISTAS?
title A FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES NA EDUCAÇÃO À DISTÂNCIA: O QUE DIZEM OS PROFESSORES-CURSISTAS?
spellingShingle A FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES NA EDUCAÇÃO À DISTÂNCIA: O QUE DIZEM OS PROFESSORES-CURSISTAS?
Felício, Helena Maria dos Santos
Educação a Distância
formação de professores
Tecnologias Digitais
Formação de professores
title_short A FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES NA EDUCAÇÃO À DISTÂNCIA: O QUE DIZEM OS PROFESSORES-CURSISTAS?
title_full A FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES NA EDUCAÇÃO À DISTÂNCIA: O QUE DIZEM OS PROFESSORES-CURSISTAS?
title_fullStr A FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES NA EDUCAÇÃO À DISTÂNCIA: O QUE DIZEM OS PROFESSORES-CURSISTAS?
title_full_unstemmed A FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES NA EDUCAÇÃO À DISTÂNCIA: O QUE DIZEM OS PROFESSORES-CURSISTAS?
title_sort A FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES NA EDUCAÇÃO À DISTÂNCIA: O QUE DIZEM OS PROFESSORES-CURSISTAS?
author Felício, Helena Maria dos Santos
author_facet Felício, Helena Maria dos Santos
Allain, Luciana Resende
author_role author
author2 Allain, Luciana Resende
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Felício, Helena Maria dos Santos
Allain, Luciana Resende
dc.subject.por.fl_str_mv Educação a Distância
formação de professores
Tecnologias Digitais
Formação de professores
topic Educação a Distância
formação de professores
Tecnologias Digitais
Formação de professores
description O presente trabalho tem por objetivo problematizar a formação continuada de professores na Educação a Distância, a partir do acompanhamento de um grupo de duzentos professores da rede pública de Educação Básica brasileira que participaram de um curso de especialização, oferecido por uma universidade no sul de Minas Gerais, no âmbito do Programa Universidade Aberta do Brasil (UAB). Considerando a crescente oferta de formação inicial e continuada de professores na modalidade a distância, conhecer suas representações torna-se fundamental para a evolução qualitativa desta oferta. Sendo assim, a partir de uma abordagem quanti-qualitativa de pesquisa, analisamos os conteúdos postados na plataforma do curso referentes às facilidades, dificuldades e desafios vivenciados pelos professores-cursistas na formação a distância. Para o tratamento dos dados, as respostas foram agrupadas em descritores e procedeu-se à análise de conteúdo. Os resultados mostram que, para que a formação a distância de fato se consolide como uma política pública para a formação continuada de qualidade, os modelos de formação precisam ser redimensionados em direção ao respeito às especificidades da profissão docente e às condições de trabalho desses profissionais, considerando a formação continuada como uma condição inerente à profissão.Palavras chave: Educação a Distância. Formação de professores. Tecnologias Digitais CONTINUING TEACHER TRAINING IN DISTANCE EDUCATION: WHAT DO TEACHERS AS STUDENTS SAY?Abstract: This paper discusses continuing teacher training in Distance Education by monitoring a group of two hundred public school teachers in the Brazilian Basic School System, who attended a specialization program offered by a university in the south of Minas Gerais, within Brazil’s Open University System (UAB). Considering the increasing offer of pre-service and continuing teacher education in the distance mode, the comprehension of its representations becomes crucial for the evolution of this offer. Therefore, from a quantitative and qualitative approach, we analyzed the content published on the program platform regarding the facilities, difficulties and challenges experienced by teachers as students in distance education. For data processing, responses were grouped into descriptors, followed by content analysis. The results show that, for distance training to consolidate as a public policy for quality continuing education, training models must be scaled toward the observance of the specific teaching requirements and these professionals’ working conditions, considering continuing education as a condition inherent to that profession.Keywords: Distance Education, Teacher Training, Digital Technologies
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-07-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Avaliado pelos pares
qualitativa
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/575
url https://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/575
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/575/pdf
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2018 REVISTA ELETRÔNICA PESQUISEDUCA
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2018 REVISTA ELETRÔNICA PESQUISEDUCA
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv EDITORA UNIVERSITÁRIA LEOPOLDIANUM - Universidade Católica de Santos
publisher.none.fl_str_mv EDITORA UNIVERSITÁRIA LEOPOLDIANUM - Universidade Católica de Santos
dc.source.none.fl_str_mv REVISTA ELETRÔNICA PESQUISEDUCA; v. 9 n. 19 (2017): FORMAÇÃO DE PROFESSORES, PROCESSOS DE AVALIAÇÃO E TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO; 506-522
2177-1626
reponame:Revista Eletrônica Pesquiseduca
instname:Universidade Católica de Santos (UNISANTOS)
instacron:EDUL
instname_str Universidade Católica de Santos (UNISANTOS)
instacron_str EDUL
institution EDUL
reponame_str Revista Eletrônica Pesquiseduca
collection Revista Eletrônica Pesquiseduca
repository.name.fl_str_mv Revista Eletrônica Pesquiseduca - Universidade Católica de Santos (UNISANTOS)
repository.mail.fl_str_mv ||pesquiseduca@unisantos.br
_version_ 1793890352199892992