Educação a distância na e para a formação reflexiva do professor
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2009 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | ETD - Educação Temática Digital |
Texto Completo: | https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/986 |
Resumo: | O presente artigo aborda resumidamente o resultado da pesquisa de doutorado desenvolvida na PUC-SP sob orientação do Prof. Dr. José Armando Valente. Essa investigação teve como propósito compreender os processos de reflexão que a formação desenvolvida na modalidade a distância, pautada na abordagem do “estar junto virtual” propiciou aos professores participantes do curso de especialização Desenvolvimento de Projetos Pedagógicos com o uso das Novas Tecnologias da Informação e Comunicação. A análise relacional dos registros textuais dos professores em formação focalizou três situações de aprendizagem distintas e complementares: Aprendendo na ação, Teorizando na ação e Integrando a teoria na ação, as quais desvelaram as transformações que foram ocorrendo no processo de aprendizagem de tais professores em termos dos diferentes níveis de reflexão e de novas possibilidades de aprendizagem que constituem o alicerce desse momento da educação, que procura integrar as novas tecnologias disponíveis na sociedade atual, no processo de ensino e aprendizagem. |
id |
UNICAMP-19_ee4227a45c9dd80caf297340928e89cc |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.periodicos.sbu.unicamp.br:article/986 |
network_acronym_str |
UNICAMP-19 |
network_name_str |
ETD - Educação Temática Digital |
repository_id_str |
|
spelling |
Educação a distância na e para a formação reflexiva do professorEducação a distância. Formação de professores. Tecnologia. Abordagem reflexiva. Aprendizagem.Educação a distânciaFormação de professoresO presente artigo aborda resumidamente o resultado da pesquisa de doutorado desenvolvida na PUC-SP sob orientação do Prof. Dr. José Armando Valente. Essa investigação teve como propósito compreender os processos de reflexão que a formação desenvolvida na modalidade a distância, pautada na abordagem do “estar junto virtual” propiciou aos professores participantes do curso de especialização Desenvolvimento de Projetos Pedagógicos com o uso das Novas Tecnologias da Informação e Comunicação. A análise relacional dos registros textuais dos professores em formação focalizou três situações de aprendizagem distintas e complementares: Aprendendo na ação, Teorizando na ação e Integrando a teoria na ação, as quais desvelaram as transformações que foram ocorrendo no processo de aprendizagem de tais professores em termos dos diferentes níveis de reflexão e de novas possibilidades de aprendizagem que constituem o alicerce desse momento da educação, que procura integrar as novas tecnologias disponíveis na sociedade atual, no processo de ensino e aprendizagem. Universidade Estadual de Campinas2009-10-07info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos paresinfo:eu-repo/semantics/otherapplication/pdfhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/98610.20396/etd.v10i2.986ETD - Educação Temática Digital; v. 10 n. 2 (2009): Número Temático: "EaD - porque não?"; 203-222ETD - Educação Temática Digital; Vol. 10 No. 2 (2009): Número Temático: "EaD - porque não?"; 203-222ETD - Educação Temática Digital; Vol. 10 Núm. 2 (2009): Número Temático: "EaD - porque não?"; 203-2221676-2592reponame:ETD - Educação Temática Digitalinstname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPporhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/986/1001Copyright (c) 2018 ETD - Educação Temática Digitalinfo:eu-repo/semantics/openAccessPrado, Maria Elisabette Brisola Brito2017-09-12T13:41:30Zoai:ojs.periodicos.sbu.unicamp.br:article/986Revistahttp://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etdPUBhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/oaippec@unicamp.br||acdiasjr@gmail.com||etd@unicamp.br|| gilbfe@unicamp.br1676-25921676-2592opendoar:2022-11-08T14:24:55.698517ETD - Educação Temática Digital - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Educação a distância na e para a formação reflexiva do professor |
title |
Educação a distância na e para a formação reflexiva do professor |
spellingShingle |
Educação a distância na e para a formação reflexiva do professor Prado, Maria Elisabette Brisola Brito Educação a distância. Formação de professores. Tecnologia. Abordagem reflexiva. Aprendizagem. Educação a distância Formação de professores |
title_short |
Educação a distância na e para a formação reflexiva do professor |
title_full |
Educação a distância na e para a formação reflexiva do professor |
title_fullStr |
Educação a distância na e para a formação reflexiva do professor |
title_full_unstemmed |
Educação a distância na e para a formação reflexiva do professor |
title_sort |
Educação a distância na e para a formação reflexiva do professor |
author |
Prado, Maria Elisabette Brisola Brito |
author_facet |
Prado, Maria Elisabette Brisola Brito |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Prado, Maria Elisabette Brisola Brito |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação a distância. Formação de professores. Tecnologia. Abordagem reflexiva. Aprendizagem. Educação a distância Formação de professores |
topic |
Educação a distância. Formação de professores. Tecnologia. Abordagem reflexiva. Aprendizagem. Educação a distância Formação de professores |
description |
O presente artigo aborda resumidamente o resultado da pesquisa de doutorado desenvolvida na PUC-SP sob orientação do Prof. Dr. José Armando Valente. Essa investigação teve como propósito compreender os processos de reflexão que a formação desenvolvida na modalidade a distância, pautada na abordagem do “estar junto virtual” propiciou aos professores participantes do curso de especialização Desenvolvimento de Projetos Pedagógicos com o uso das Novas Tecnologias da Informação e Comunicação. A análise relacional dos registros textuais dos professores em formação focalizou três situações de aprendizagem distintas e complementares: Aprendendo na ação, Teorizando na ação e Integrando a teoria na ação, as quais desvelaram as transformações que foram ocorrendo no processo de aprendizagem de tais professores em termos dos diferentes níveis de reflexão e de novas possibilidades de aprendizagem que constituem o alicerce desse momento da educação, que procura integrar as novas tecnologias disponíveis na sociedade atual, no processo de ensino e aprendizagem. |
publishDate |
2009 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2009-10-07 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Avaliado pelos pares info:eu-repo/semantics/other |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/986 10.20396/etd.v10i2.986 |
url |
https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/986 |
identifier_str_mv |
10.20396/etd.v10i2.986 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/986/1001 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2018 ETD - Educação Temática Digital info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2018 ETD - Educação Temática Digital |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual de Campinas |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual de Campinas |
dc.source.none.fl_str_mv |
ETD - Educação Temática Digital; v. 10 n. 2 (2009): Número Temático: "EaD - porque não?"; 203-222 ETD - Educação Temática Digital; Vol. 10 No. 2 (2009): Número Temático: "EaD - porque não?"; 203-222 ETD - Educação Temática Digital; Vol. 10 Núm. 2 (2009): Número Temático: "EaD - porque não?"; 203-222 1676-2592 reponame:ETD - Educação Temática Digital instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) instacron:UNICAMP |
instname_str |
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
instacron_str |
UNICAMP |
institution |
UNICAMP |
reponame_str |
ETD - Educação Temática Digital |
collection |
ETD - Educação Temática Digital |
repository.name.fl_str_mv |
ETD - Educação Temática Digital - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository.mail.fl_str_mv |
ppec@unicamp.br||acdiasjr@gmail.com||etd@unicamp.br|| gilbfe@unicamp.br |
_version_ |
1800216651592892416 |