Educação a distância na e para a formação reflexiva do professor

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Prado, Maria Elisabette Brisola Brito
Data de Publicação: 2009
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: ETD - Educação Temática Digital
Texto Completo: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/986
Resumo: O presente artigo aborda resumidamente o resultado da pesquisa de doutorado desenvolvida na PUC-SP sob orientação do Prof. Dr. José Armando Valente. Essa investigação teve como propósito compreender os processos de reflexão que a formação desenvolvida na modalidade a distância, pautada na abordagem do “estar junto virtual” propiciou aos professores participantes do curso de especialização Desenvolvimento de Projetos Pedagógicos com o uso das Novas Tecnologias da Informação e Comunicação. A análise relacional dos registros textuais dos professores em formação focalizou três situações de aprendizagem distintas e complementares: Aprendendo na ação, Teorizando na ação e Integrando a teoria na ação, as quais desvelaram as transformações que foram ocorrendo no processo de aprendizagem de tais professores em termos dos diferentes níveis de reflexão e de novas possibilidades de aprendizagem que constituem o alicerce desse momento da educação, que procura integrar as novas tecnologias disponíveis na sociedade atual, no processo de ensino e aprendizagem. 
id UNICAMP-19_ee4227a45c9dd80caf297340928e89cc
oai_identifier_str oai:ojs.periodicos.sbu.unicamp.br:article/986
network_acronym_str UNICAMP-19
network_name_str ETD - Educação Temática Digital
repository_id_str
spelling Educação a distância na e para a formação reflexiva do professorEducação a distância. Formação de professores. Tecnologia. Abordagem reflexiva. Aprendizagem.Educação a distânciaFormação de professoresO presente artigo aborda resumidamente o resultado da pesquisa de doutorado desenvolvida na PUC-SP sob orientação do Prof. Dr. José Armando Valente. Essa investigação teve como propósito compreender os processos de reflexão que a formação desenvolvida na modalidade a distância, pautada na abordagem do “estar junto virtual” propiciou aos professores participantes do curso de especialização Desenvolvimento de Projetos Pedagógicos com o uso das Novas Tecnologias da Informação e Comunicação. A análise relacional dos registros textuais dos professores em formação focalizou três situações de aprendizagem distintas e complementares: Aprendendo na ação, Teorizando na ação e Integrando a teoria na ação, as quais desvelaram as transformações que foram ocorrendo no processo de aprendizagem de tais professores em termos dos diferentes níveis de reflexão e de novas possibilidades de aprendizagem que constituem o alicerce desse momento da educação, que procura integrar as novas tecnologias disponíveis na sociedade atual, no processo de ensino e aprendizagem. Universidade Estadual de Campinas2009-10-07info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos paresinfo:eu-repo/semantics/otherapplication/pdfhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/98610.20396/etd.v10i2.986ETD - Educação Temática Digital; v. 10 n. 2 (2009): Número Temático: "EaD - porque não?"; 203-222ETD - Educação Temática Digital; Vol. 10 No. 2 (2009): Número Temático: "EaD - porque não?"; 203-222ETD - Educação Temática Digital; Vol. 10 Núm. 2 (2009): Número Temático: "EaD - porque não?"; 203-2221676-2592reponame:ETD - Educação Temática Digitalinstname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPporhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/986/1001Copyright (c) 2018 ETD - Educação Temática Digitalinfo:eu-repo/semantics/openAccessPrado, Maria Elisabette Brisola Brito2017-09-12T13:41:30Zoai:ojs.periodicos.sbu.unicamp.br:article/986Revistahttp://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etdPUBhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/oaippec@unicamp.br||acdiasjr@gmail.com||etd@unicamp.br|| gilbfe@unicamp.br1676-25921676-2592opendoar:2022-11-08T14:24:55.698517ETD - Educação Temática Digital - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv Educação a distância na e para a formação reflexiva do professor
title Educação a distância na e para a formação reflexiva do professor
spellingShingle Educação a distância na e para a formação reflexiva do professor
Prado, Maria Elisabette Brisola Brito
Educação a distância. Formação de professores. Tecnologia. Abordagem reflexiva. Aprendizagem.
Educação a distância
Formação de professores
title_short Educação a distância na e para a formação reflexiva do professor
title_full Educação a distância na e para a formação reflexiva do professor
title_fullStr Educação a distância na e para a formação reflexiva do professor
title_full_unstemmed Educação a distância na e para a formação reflexiva do professor
title_sort Educação a distância na e para a formação reflexiva do professor
author Prado, Maria Elisabette Brisola Brito
author_facet Prado, Maria Elisabette Brisola Brito
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Prado, Maria Elisabette Brisola Brito
dc.subject.por.fl_str_mv Educação a distância. Formação de professores. Tecnologia. Abordagem reflexiva. Aprendizagem.
Educação a distância
Formação de professores
topic Educação a distância. Formação de professores. Tecnologia. Abordagem reflexiva. Aprendizagem.
Educação a distância
Formação de professores
description O presente artigo aborda resumidamente o resultado da pesquisa de doutorado desenvolvida na PUC-SP sob orientação do Prof. Dr. José Armando Valente. Essa investigação teve como propósito compreender os processos de reflexão que a formação desenvolvida na modalidade a distância, pautada na abordagem do “estar junto virtual” propiciou aos professores participantes do curso de especialização Desenvolvimento de Projetos Pedagógicos com o uso das Novas Tecnologias da Informação e Comunicação. A análise relacional dos registros textuais dos professores em formação focalizou três situações de aprendizagem distintas e complementares: Aprendendo na ação, Teorizando na ação e Integrando a teoria na ação, as quais desvelaram as transformações que foram ocorrendo no processo de aprendizagem de tais professores em termos dos diferentes níveis de reflexão e de novas possibilidades de aprendizagem que constituem o alicerce desse momento da educação, que procura integrar as novas tecnologias disponíveis na sociedade atual, no processo de ensino e aprendizagem. 
publishDate 2009
dc.date.none.fl_str_mv 2009-10-07
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Avaliado pelos pares
info:eu-repo/semantics/other
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/986
10.20396/etd.v10i2.986
url https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/986
identifier_str_mv 10.20396/etd.v10i2.986
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/986/1001
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2018 ETD - Educação Temática Digital
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2018 ETD - Educação Temática Digital
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Campinas
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Campinas
dc.source.none.fl_str_mv ETD - Educação Temática Digital; v. 10 n. 2 (2009): Número Temático: "EaD - porque não?"; 203-222
ETD - Educação Temática Digital; Vol. 10 No. 2 (2009): Número Temático: "EaD - porque não?"; 203-222
ETD - Educação Temática Digital; Vol. 10 Núm. 2 (2009): Número Temático: "EaD - porque não?"; 203-222
1676-2592
reponame:ETD - Educação Temática Digital
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str ETD - Educação Temática Digital
collection ETD - Educação Temática Digital
repository.name.fl_str_mv ETD - Educação Temática Digital - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv ppec@unicamp.br||acdiasjr@gmail.com||etd@unicamp.br|| gilbfe@unicamp.br
_version_ 1800216651592892416