O uso das tecnologias digitais na formação do professor de matemática na modalidade a distância

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Zabel, Marília [UNESP]
Data de Publicação: 2014
Outros Autores: Zampieri, Maria Teresa [UNESP], Borba, Marcelo de Carvalho [UNESP]
Tipo de documento: Artigo de conferência
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://www.unesp.br/portal#!/prograd/e-livros-prograd/
http://hdl.handle.net/11449/141666
Resumo: Este artigo apresenta breves considerações sobre uma pesquisa, ainda em desenvolvimento, que tem como cenário de investigação a Universidade Aberta do Brasil (UAB). Assim, tem-se como objetivo discutir como as tecnologias digitais estão sendo utilizadas em dois cursos de Licenciatura em Matemática vinculados a UAB, referentes a Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) e Universidade Federal de Roraima (UFRR). Para isso, serão considerados dados provenientes de entrevistas realizadas com os coordenadores destes cursos. A análise destas entrevistas estará pautada nos referenciais de qualidade da educação a distância (BRASIL, 2007) e algumas literaturas condizentes com o tema. É possível perceber características bastante distintas em cada curso, o que nos faz inferir que não há como caracterizar a UAB de modo único.
id UNSP_9976afa48edae3b8ce9131d3e35d5ede
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/141666
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling O uso das tecnologias digitais na formação do professor de matemática na modalidade a distânciaEducação a distânciaTecnologias digitaisFormação de professoresEste artigo apresenta breves considerações sobre uma pesquisa, ainda em desenvolvimento, que tem como cenário de investigação a Universidade Aberta do Brasil (UAB). Assim, tem-se como objetivo discutir como as tecnologias digitais estão sendo utilizadas em dois cursos de Licenciatura em Matemática vinculados a UAB, referentes a Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) e Universidade Federal de Roraima (UFRR). Para isso, serão considerados dados provenientes de entrevistas realizadas com os coordenadores destes cursos. A análise destas entrevistas estará pautada nos referenciais de qualidade da educação a distância (BRASIL, 2007) e algumas literaturas condizentes com o tema. É possível perceber características bastante distintas em cada curso, o que nos faz inferir que não há como caracterizar a UAB de modo único.Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq)Universidade Estadual Paulista, Departamento de Matemática, Instituto de Geociências e Ciências Exatas de Rio ClaroCNPq: 304915/2011-4CNPq: 471758/2012-4Universidade Estadual Paulista (Unesp)Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD UNESP)Universidade Estadual Paulista (Unesp)Zabel, Marília [UNESP]Zampieri, Maria Teresa [UNESP]Borba, Marcelo de Carvalho [UNESP]2016-07-19T12:59:57Z2016-07-19T12:59:57Z2014info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObject11818-11829application/pdfhttp://www.unesp.br/portal#!/prograd/e-livros-prograd/CONGRESSO NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES, 2.; CONGRESSO ESTADUAL PAULISTA SOBRE FORMAÇÃO DE EDUCADORES, 12., 2011, Águas de Lindóia. Anais 2. Congresso Nacional de Professores 12. Congresso Estadual sobre Formação de Educadores... São Paulo: UNESP; PROGRAD, 2014. p. 11818-118292357-7819http://hdl.handle.net/11449/141666ISSN2357-7819-2014-11818-11829.pdf4055717099002218porCongresso Nacional de Formação de ProfessoresCongresso Estadual Paulista sobre Formação de Educadoresinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2023-11-11T06:17:01Zoai:repositorio.unesp.br:11449/141666Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T17:25:23.052909Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv O uso das tecnologias digitais na formação do professor de matemática na modalidade a distância
title O uso das tecnologias digitais na formação do professor de matemática na modalidade a distância
spellingShingle O uso das tecnologias digitais na formação do professor de matemática na modalidade a distância
Zabel, Marília [UNESP]
Educação a distância
Tecnologias digitais
Formação de professores
title_short O uso das tecnologias digitais na formação do professor de matemática na modalidade a distância
title_full O uso das tecnologias digitais na formação do professor de matemática na modalidade a distância
title_fullStr O uso das tecnologias digitais na formação do professor de matemática na modalidade a distância
title_full_unstemmed O uso das tecnologias digitais na formação do professor de matemática na modalidade a distância
title_sort O uso das tecnologias digitais na formação do professor de matemática na modalidade a distância
author Zabel, Marília [UNESP]
author_facet Zabel, Marília [UNESP]
Zampieri, Maria Teresa [UNESP]
Borba, Marcelo de Carvalho [UNESP]
author_role author
author2 Zampieri, Maria Teresa [UNESP]
Borba, Marcelo de Carvalho [UNESP]
author2_role author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Zabel, Marília [UNESP]
Zampieri, Maria Teresa [UNESP]
Borba, Marcelo de Carvalho [UNESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Educação a distância
Tecnologias digitais
Formação de professores
topic Educação a distância
Tecnologias digitais
Formação de professores
description Este artigo apresenta breves considerações sobre uma pesquisa, ainda em desenvolvimento, que tem como cenário de investigação a Universidade Aberta do Brasil (UAB). Assim, tem-se como objetivo discutir como as tecnologias digitais estão sendo utilizadas em dois cursos de Licenciatura em Matemática vinculados a UAB, referentes a Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) e Universidade Federal de Roraima (UFRR). Para isso, serão considerados dados provenientes de entrevistas realizadas com os coordenadores destes cursos. A análise destas entrevistas estará pautada nos referenciais de qualidade da educação a distância (BRASIL, 2007) e algumas literaturas condizentes com o tema. É possível perceber características bastante distintas em cada curso, o que nos faz inferir que não há como caracterizar a UAB de modo único.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014
2016-07-19T12:59:57Z
2016-07-19T12:59:57Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/conferenceObject
format conferenceObject
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.unesp.br/portal#!/prograd/e-livros-prograd/
CONGRESSO NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES, 2.; CONGRESSO ESTADUAL PAULISTA SOBRE FORMAÇÃO DE EDUCADORES, 12., 2011, Águas de Lindóia. Anais 2. Congresso Nacional de Professores 12. Congresso Estadual sobre Formação de Educadores... São Paulo: UNESP; PROGRAD, 2014. p. 11818-11829
2357-7819
http://hdl.handle.net/11449/141666
ISSN2357-7819-2014-11818-11829.pdf
4055717099002218
url http://www.unesp.br/portal#!/prograd/e-livros-prograd/
http://hdl.handle.net/11449/141666
identifier_str_mv CONGRESSO NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES, 2.; CONGRESSO ESTADUAL PAULISTA SOBRE FORMAÇÃO DE EDUCADORES, 12., 2011, Águas de Lindóia. Anais 2. Congresso Nacional de Professores 12. Congresso Estadual sobre Formação de Educadores... São Paulo: UNESP; PROGRAD, 2014. p. 11818-11829
2357-7819
ISSN2357-7819-2014-11818-11829.pdf
4055717099002218
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Congresso Nacional de Formação de Professores
Congresso Estadual Paulista sobre Formação de Educadores
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 11818-11829
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD UNESP)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD UNESP)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808128808839020544