FORMAÇÃO INICIAL E A PRÁTICA PEDAGÓGICA DO PROFESSOR DE EDUCAÇÃO FÍSICA INICIANTE

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos da Conceição, Victor Julierme
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Krug, Hugo Norberto, von Borowski, Eduardo Batista, Frasson, Jéssica Serafim
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Olhar de Professor (Online)
Texto Completo: https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/6771
Resumo: O objetivo deste estudo é compreender como a formação inicial influencia a prática pedagógica de cinco professores de Educação Física no início da docência. Investigamos a trajetória e a prática educativa dos professores de Educação Física na fase de início da docência a partir de uma entrevista semiestruturada. Em um processo de considerações transitórias, destacamos que os professores em início da docência, possuem dificuldades ao lidar com os alunos quanto ao domínio da turma, dificuldade de preparar a aula, de organizar um planejamento e de rotinizar no ambiente escolar, e ainda, colocam a formação inicial como um dos principais motivos desse problema, pois acreditam em um processo formativo definitivo. Já outros professores afirmam que o conhecimento nela adquirido é essencial, mas que se precisam continuar a busca pelo mesmo, para que sempre se possa refletir a sua prática pedagógica. 
id UEPG-31_2b20cc718bd71d7728b21e56bafd3dc0
oai_identifier_str oai:uepg.br:article/6771
network_acronym_str UEPG-31
network_name_str Olhar de Professor (Online)
repository_id_str
spelling FORMAÇÃO INICIAL E A PRÁTICA PEDAGÓGICA DO PROFESSOR DE EDUCAÇÃO FÍSICA INICIANTEFormação Inicial. Professor Iniciante. Prática Pedagógica.O objetivo deste estudo é compreender como a formação inicial influencia a prática pedagógica de cinco professores de Educação Física no início da docência. Investigamos a trajetória e a prática educativa dos professores de Educação Física na fase de início da docência a partir de uma entrevista semiestruturada. Em um processo de considerações transitórias, destacamos que os professores em início da docência, possuem dificuldades ao lidar com os alunos quanto ao domínio da turma, dificuldade de preparar a aula, de organizar um planejamento e de rotinizar no ambiente escolar, e ainda, colocam a formação inicial como um dos principais motivos desse problema, pois acreditam em um processo formativo definitivo. Já outros professores afirmam que o conhecimento nela adquirido é essencial, mas que se precisam continuar a busca pelo mesmo, para que sempre se possa refletir a sua prática pedagógica. Editora UEPG2018-02-08info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionQualitativo - descritivoapplication/pdfhttps://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/677110.5212/OlharProfr.v.17i1.0007Olhar de Professor; Bd. 17 Nr. 1 (2014): Didática e Práticas de Ensino: concepções, formação de professores e organização do trabalho escolar; 86-97Olhar de Professor; Vol. 17 No. 1 (2014): Didática e Práticas de Ensino: concepções, formação de professores e organização do trabalho escolar; 86-97Olhar de Professor; Vol. 17 Núm. 1 (2014): Didática e Práticas de Ensino: concepções, formação de professores e organização do trabalho escolar; 86-97Olhar de Professor; Vol. 17 No. 1 (2014): Didática e Práticas de Ensino: concepções, formação de professores e organização do trabalho escolar; 86-97Olhar de Professor; v. 17 n. 1 (2014): Didática e Práticas de Ensino: concepções, formação de professores e organização do trabalho escolar; 86-971984-01871518-5648reponame:Olhar de Professor (Online)instname:Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG)instacron:UEPGporhttps://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/6771/6414Santos da Conceição, Victor JuliermeKrug, Hugo Norbertovon Borowski, Eduardo BatistaFrasson, Jéssica Serafiminfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-02-27T16:56:32Zoai:uepg.br:article/6771Revistahttps://revistas2.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/indexPUBhttps://revistas2.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/oaiolhardeprofessor@uepg.br||1984-01871518-5648opendoar:2021-02-27T16:56:32Olhar de Professor (Online) - Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG)false
dc.title.none.fl_str_mv FORMAÇÃO INICIAL E A PRÁTICA PEDAGÓGICA DO PROFESSOR DE EDUCAÇÃO FÍSICA INICIANTE
title FORMAÇÃO INICIAL E A PRÁTICA PEDAGÓGICA DO PROFESSOR DE EDUCAÇÃO FÍSICA INICIANTE
spellingShingle FORMAÇÃO INICIAL E A PRÁTICA PEDAGÓGICA DO PROFESSOR DE EDUCAÇÃO FÍSICA INICIANTE
Santos da Conceição, Victor Julierme
Formação Inicial. Professor Iniciante. Prática Pedagógica.
title_short FORMAÇÃO INICIAL E A PRÁTICA PEDAGÓGICA DO PROFESSOR DE EDUCAÇÃO FÍSICA INICIANTE
title_full FORMAÇÃO INICIAL E A PRÁTICA PEDAGÓGICA DO PROFESSOR DE EDUCAÇÃO FÍSICA INICIANTE
title_fullStr FORMAÇÃO INICIAL E A PRÁTICA PEDAGÓGICA DO PROFESSOR DE EDUCAÇÃO FÍSICA INICIANTE
title_full_unstemmed FORMAÇÃO INICIAL E A PRÁTICA PEDAGÓGICA DO PROFESSOR DE EDUCAÇÃO FÍSICA INICIANTE
title_sort FORMAÇÃO INICIAL E A PRÁTICA PEDAGÓGICA DO PROFESSOR DE EDUCAÇÃO FÍSICA INICIANTE
author Santos da Conceição, Victor Julierme
author_facet Santos da Conceição, Victor Julierme
Krug, Hugo Norberto
von Borowski, Eduardo Batista
Frasson, Jéssica Serafim
author_role author
author2 Krug, Hugo Norberto
von Borowski, Eduardo Batista
Frasson, Jéssica Serafim
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos da Conceição, Victor Julierme
Krug, Hugo Norberto
von Borowski, Eduardo Batista
Frasson, Jéssica Serafim
dc.subject.por.fl_str_mv Formação Inicial. Professor Iniciante. Prática Pedagógica.
topic Formação Inicial. Professor Iniciante. Prática Pedagógica.
description O objetivo deste estudo é compreender como a formação inicial influencia a prática pedagógica de cinco professores de Educação Física no início da docência. Investigamos a trajetória e a prática educativa dos professores de Educação Física na fase de início da docência a partir de uma entrevista semiestruturada. Em um processo de considerações transitórias, destacamos que os professores em início da docência, possuem dificuldades ao lidar com os alunos quanto ao domínio da turma, dificuldade de preparar a aula, de organizar um planejamento e de rotinizar no ambiente escolar, e ainda, colocam a formação inicial como um dos principais motivos desse problema, pois acreditam em um processo formativo definitivo. Já outros professores afirmam que o conhecimento nela adquirido é essencial, mas que se precisam continuar a busca pelo mesmo, para que sempre se possa refletir a sua prática pedagógica. 
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-02-08
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Qualitativo - descritivo
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/6771
10.5212/OlharProfr.v.17i1.0007
url https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/6771
identifier_str_mv 10.5212/OlharProfr.v.17i1.0007
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/6771/6414
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora UEPG
publisher.none.fl_str_mv Editora UEPG
dc.source.none.fl_str_mv Olhar de Professor; Bd. 17 Nr. 1 (2014): Didática e Práticas de Ensino: concepções, formação de professores e organização do trabalho escolar; 86-97
Olhar de Professor; Vol. 17 No. 1 (2014): Didática e Práticas de Ensino: concepções, formação de professores e organização do trabalho escolar; 86-97
Olhar de Professor; Vol. 17 Núm. 1 (2014): Didática e Práticas de Ensino: concepções, formação de professores e organização do trabalho escolar; 86-97
Olhar de Professor; Vol. 17 No. 1 (2014): Didática e Práticas de Ensino: concepções, formação de professores e organização do trabalho escolar; 86-97
Olhar de Professor; v. 17 n. 1 (2014): Didática e Práticas de Ensino: concepções, formação de professores e organização do trabalho escolar; 86-97
1984-0187
1518-5648
reponame:Olhar de Professor (Online)
instname:Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG)
instacron:UEPG
instname_str Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG)
instacron_str UEPG
institution UEPG
reponame_str Olhar de Professor (Online)
collection Olhar de Professor (Online)
repository.name.fl_str_mv Olhar de Professor (Online) - Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG)
repository.mail.fl_str_mv olhardeprofessor@uepg.br||
_version_ 1797053496278646784