FORMAÇÃO INICIAL E A PRÁTICA PEDAGÓGICA DO PROFESSOR DE EDUCAÇÃO FÍSICA INICIANTE
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Olhar de Professor (Online) |
Texto Completo: | https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/6771 |
Resumo: | O objetivo deste estudo é compreender como a formação inicial influencia a prática pedagógica de cinco professores de Educação Física no início da docência. Investigamos a trajetória e a prática educativa dos professores de Educação Física na fase de início da docência a partir de uma entrevista semiestruturada. Em um processo de considerações transitórias, destacamos que os professores em início da docência, possuem dificuldades ao lidar com os alunos quanto ao domínio da turma, dificuldade de preparar a aula, de organizar um planejamento e de rotinizar no ambiente escolar, e ainda, colocam a formação inicial como um dos principais motivos desse problema, pois acreditam em um processo formativo definitivo. Já outros professores afirmam que o conhecimento nela adquirido é essencial, mas que se precisam continuar a busca pelo mesmo, para que sempre se possa refletir a sua prática pedagógica. |
id |
UEPG-31_2b20cc718bd71d7728b21e56bafd3dc0 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:uepg.br:article/6771 |
network_acronym_str |
UEPG-31 |
network_name_str |
Olhar de Professor (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
FORMAÇÃO INICIAL E A PRÁTICA PEDAGÓGICA DO PROFESSOR DE EDUCAÇÃO FÍSICA INICIANTEFormação Inicial. Professor Iniciante. Prática Pedagógica.O objetivo deste estudo é compreender como a formação inicial influencia a prática pedagógica de cinco professores de Educação Física no início da docência. Investigamos a trajetória e a prática educativa dos professores de Educação Física na fase de início da docência a partir de uma entrevista semiestruturada. Em um processo de considerações transitórias, destacamos que os professores em início da docência, possuem dificuldades ao lidar com os alunos quanto ao domínio da turma, dificuldade de preparar a aula, de organizar um planejamento e de rotinizar no ambiente escolar, e ainda, colocam a formação inicial como um dos principais motivos desse problema, pois acreditam em um processo formativo definitivo. Já outros professores afirmam que o conhecimento nela adquirido é essencial, mas que se precisam continuar a busca pelo mesmo, para que sempre se possa refletir a sua prática pedagógica. Editora UEPG2018-02-08info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionQualitativo - descritivoapplication/pdfhttps://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/677110.5212/OlharProfr.v.17i1.0007Olhar de Professor; Bd. 17 Nr. 1 (2014): Didática e Práticas de Ensino: concepções, formação de professores e organização do trabalho escolar; 86-97Olhar de Professor; Vol. 17 No. 1 (2014): Didática e Práticas de Ensino: concepções, formação de professores e organização do trabalho escolar; 86-97Olhar de Professor; Vol. 17 Núm. 1 (2014): Didática e Práticas de Ensino: concepções, formação de professores e organização do trabalho escolar; 86-97Olhar de Professor; Vol. 17 No. 1 (2014): Didática e Práticas de Ensino: concepções, formação de professores e organização do trabalho escolar; 86-97Olhar de Professor; v. 17 n. 1 (2014): Didática e Práticas de Ensino: concepções, formação de professores e organização do trabalho escolar; 86-971984-01871518-5648reponame:Olhar de Professor (Online)instname:Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG)instacron:UEPGporhttps://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/6771/6414Santos da Conceição, Victor JuliermeKrug, Hugo Norbertovon Borowski, Eduardo BatistaFrasson, Jéssica Serafiminfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-02-27T16:56:32Zoai:uepg.br:article/6771Revistahttps://revistas2.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/indexPUBhttps://revistas2.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/oaiolhardeprofessor@uepg.br||1984-01871518-5648opendoar:2021-02-27T16:56:32Olhar de Professor (Online) - Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
FORMAÇÃO INICIAL E A PRÁTICA PEDAGÓGICA DO PROFESSOR DE EDUCAÇÃO FÍSICA INICIANTE |
title |
FORMAÇÃO INICIAL E A PRÁTICA PEDAGÓGICA DO PROFESSOR DE EDUCAÇÃO FÍSICA INICIANTE |
spellingShingle |
FORMAÇÃO INICIAL E A PRÁTICA PEDAGÓGICA DO PROFESSOR DE EDUCAÇÃO FÍSICA INICIANTE Santos da Conceição, Victor Julierme Formação Inicial. Professor Iniciante. Prática Pedagógica. |
title_short |
FORMAÇÃO INICIAL E A PRÁTICA PEDAGÓGICA DO PROFESSOR DE EDUCAÇÃO FÍSICA INICIANTE |
title_full |
FORMAÇÃO INICIAL E A PRÁTICA PEDAGÓGICA DO PROFESSOR DE EDUCAÇÃO FÍSICA INICIANTE |
title_fullStr |
FORMAÇÃO INICIAL E A PRÁTICA PEDAGÓGICA DO PROFESSOR DE EDUCAÇÃO FÍSICA INICIANTE |
title_full_unstemmed |
FORMAÇÃO INICIAL E A PRÁTICA PEDAGÓGICA DO PROFESSOR DE EDUCAÇÃO FÍSICA INICIANTE |
title_sort |
FORMAÇÃO INICIAL E A PRÁTICA PEDAGÓGICA DO PROFESSOR DE EDUCAÇÃO FÍSICA INICIANTE |
author |
Santos da Conceição, Victor Julierme |
author_facet |
Santos da Conceição, Victor Julierme Krug, Hugo Norberto von Borowski, Eduardo Batista Frasson, Jéssica Serafim |
author_role |
author |
author2 |
Krug, Hugo Norberto von Borowski, Eduardo Batista Frasson, Jéssica Serafim |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Santos da Conceição, Victor Julierme Krug, Hugo Norberto von Borowski, Eduardo Batista Frasson, Jéssica Serafim |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Formação Inicial. Professor Iniciante. Prática Pedagógica. |
topic |
Formação Inicial. Professor Iniciante. Prática Pedagógica. |
description |
O objetivo deste estudo é compreender como a formação inicial influencia a prática pedagógica de cinco professores de Educação Física no início da docência. Investigamos a trajetória e a prática educativa dos professores de Educação Física na fase de início da docência a partir de uma entrevista semiestruturada. Em um processo de considerações transitórias, destacamos que os professores em início da docência, possuem dificuldades ao lidar com os alunos quanto ao domínio da turma, dificuldade de preparar a aula, de organizar um planejamento e de rotinizar no ambiente escolar, e ainda, colocam a formação inicial como um dos principais motivos desse problema, pois acreditam em um processo formativo definitivo. Já outros professores afirmam que o conhecimento nela adquirido é essencial, mas que se precisam continuar a busca pelo mesmo, para que sempre se possa refletir a sua prática pedagógica. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-02-08 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Qualitativo - descritivo |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/6771 10.5212/OlharProfr.v.17i1.0007 |
url |
https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/6771 |
identifier_str_mv |
10.5212/OlharProfr.v.17i1.0007 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/6771/6414 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Editora UEPG |
publisher.none.fl_str_mv |
Editora UEPG |
dc.source.none.fl_str_mv |
Olhar de Professor; Bd. 17 Nr. 1 (2014): Didática e Práticas de Ensino: concepções, formação de professores e organização do trabalho escolar; 86-97 Olhar de Professor; Vol. 17 No. 1 (2014): Didática e Práticas de Ensino: concepções, formação de professores e organização do trabalho escolar; 86-97 Olhar de Professor; Vol. 17 Núm. 1 (2014): Didática e Práticas de Ensino: concepções, formação de professores e organização do trabalho escolar; 86-97 Olhar de Professor; Vol. 17 No. 1 (2014): Didática e Práticas de Ensino: concepções, formação de professores e organização do trabalho escolar; 86-97 Olhar de Professor; v. 17 n. 1 (2014): Didática e Práticas de Ensino: concepções, formação de professores e organização do trabalho escolar; 86-97 1984-0187 1518-5648 reponame:Olhar de Professor (Online) instname:Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) instacron:UEPG |
instname_str |
Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) |
instacron_str |
UEPG |
institution |
UEPG |
reponame_str |
Olhar de Professor (Online) |
collection |
Olhar de Professor (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Olhar de Professor (Online) - Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) |
repository.mail.fl_str_mv |
olhardeprofessor@uepg.br|| |
_version_ |
1797053496278646784 |