Práticas pedagógicas do Professor de Educação Física: entre a formação e o contexto vivido

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Moreira, J. António
Data de Publicação: 2014
Outros Autores: Ferreira, António Gomes
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
DOI: 10.14393/revedfil.issn.0102-6801.v28n56a2014-p857a885
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10316/46393
https://doi.org/10.14393/revedfil.issn.0102-6801.v28n56a2014-p857a885
Resumo: No presente estudo procurou-se indagar a forma como os professores de Educação Física em Portugal organizam as suas aulas. Procurou-se, ainda, perceber a relação existente entre as suas práticas pedagógicas, as suas vivências, as suas posturas e a influência das suas escolas de formação. Recorrendo a uma metodologia de cariz qualitativo o estudo centrou-se num grupo de quinze professores com formações iniciais realizadas nas instituições portuguesas mais marcantes. Concluiu-se que estes professores defendem uma aula bastante estruturada, baseada numa rigorosa planificação, não descurando a questão das motivações dos alunos. Concluiu-se, também, que a existência de práticas pedagógicas (e posturas) diferenciadas, possivelmente devem-se às diferentes formações, ao contexto histórico específico e às diferentes vivências, personalidades e motivações de cada professor. Estas diferenças sugerem, pois, a existência de uma relação entre as práticas pedagógicas e um habitus que se traduz nas vivências adquiridas em diferentes ambientes culturais, políticos e educativos.
id RCAP_b0c89b339fcec7a551c929f757552392
oai_identifier_str oai:estudogeral.uc.pt:10316/46393
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Práticas pedagógicas do Professor de Educação Física: entre a formação e o contexto vividoEducação FísicaProfessoresPráticas pedagógicasFormação inicialNo presente estudo procurou-se indagar a forma como os professores de Educação Física em Portugal organizam as suas aulas. Procurou-se, ainda, perceber a relação existente entre as suas práticas pedagógicas, as suas vivências, as suas posturas e a influência das suas escolas de formação. Recorrendo a uma metodologia de cariz qualitativo o estudo centrou-se num grupo de quinze professores com formações iniciais realizadas nas instituições portuguesas mais marcantes. Concluiu-se que estes professores defendem uma aula bastante estruturada, baseada numa rigorosa planificação, não descurando a questão das motivações dos alunos. Concluiu-se, também, que a existência de práticas pedagógicas (e posturas) diferenciadas, possivelmente devem-se às diferentes formações, ao contexto histórico específico e às diferentes vivências, personalidades e motivações de cada professor. Estas diferenças sugerem, pois, a existência de uma relação entre as práticas pedagógicas e um habitus que se traduz nas vivências adquiridas em diferentes ambientes culturais, políticos e educativos.2014info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articlehttp://hdl.handle.net/10316/46393http://hdl.handle.net/10316/46393https://doi.org/10.14393/revedfil.issn.0102-6801.v28n56a2014-p857a885por0102-6801Moreira, J. AntónioFerreira, António Gomesinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2020-11-06T17:00:20Zoai:estudogeral.uc.pt:10316/46393Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:50:03.716936Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Práticas pedagógicas do Professor de Educação Física: entre a formação e o contexto vivido
title Práticas pedagógicas do Professor de Educação Física: entre a formação e o contexto vivido
spellingShingle Práticas pedagógicas do Professor de Educação Física: entre a formação e o contexto vivido
Práticas pedagógicas do Professor de Educação Física: entre a formação e o contexto vivido
Moreira, J. António
Educação Física
Professores
Práticas pedagógicas
Formação inicial
Moreira, J. António
Educação Física
Professores
Práticas pedagógicas
Formação inicial
title_short Práticas pedagógicas do Professor de Educação Física: entre a formação e o contexto vivido
title_full Práticas pedagógicas do Professor de Educação Física: entre a formação e o contexto vivido
title_fullStr Práticas pedagógicas do Professor de Educação Física: entre a formação e o contexto vivido
Práticas pedagógicas do Professor de Educação Física: entre a formação e o contexto vivido
title_full_unstemmed Práticas pedagógicas do Professor de Educação Física: entre a formação e o contexto vivido
Práticas pedagógicas do Professor de Educação Física: entre a formação e o contexto vivido
title_sort Práticas pedagógicas do Professor de Educação Física: entre a formação e o contexto vivido
author Moreira, J. António
author_facet Moreira, J. António
Moreira, J. António
Ferreira, António Gomes
Ferreira, António Gomes
author_role author
author2 Ferreira, António Gomes
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Moreira, J. António
Ferreira, António Gomes
dc.subject.por.fl_str_mv Educação Física
Professores
Práticas pedagógicas
Formação inicial
topic Educação Física
Professores
Práticas pedagógicas
Formação inicial
description No presente estudo procurou-se indagar a forma como os professores de Educação Física em Portugal organizam as suas aulas. Procurou-se, ainda, perceber a relação existente entre as suas práticas pedagógicas, as suas vivências, as suas posturas e a influência das suas escolas de formação. Recorrendo a uma metodologia de cariz qualitativo o estudo centrou-se num grupo de quinze professores com formações iniciais realizadas nas instituições portuguesas mais marcantes. Concluiu-se que estes professores defendem uma aula bastante estruturada, baseada numa rigorosa planificação, não descurando a questão das motivações dos alunos. Concluiu-se, também, que a existência de práticas pedagógicas (e posturas) diferenciadas, possivelmente devem-se às diferentes formações, ao contexto histórico específico e às diferentes vivências, personalidades e motivações de cada professor. Estas diferenças sugerem, pois, a existência de uma relação entre as práticas pedagógicas e um habitus que se traduz nas vivências adquiridas em diferentes ambientes culturais, políticos e educativos.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10316/46393
http://hdl.handle.net/10316/46393
https://doi.org/10.14393/revedfil.issn.0102-6801.v28n56a2014-p857a885
url http://hdl.handle.net/10316/46393
https://doi.org/10.14393/revedfil.issn.0102-6801.v28n56a2014-p857a885
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 0102-6801
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1822218236002828288
dc.identifier.doi.none.fl_str_mv 10.14393/revedfil.issn.0102-6801.v28n56a2014-p857a885