Formação continuada de professores de Língua Inglesa: análise de um relato
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Eletrônica Pesquiseduca |
Texto Completo: | https://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/588 |
Resumo: | O ofício docente requer atualização constante, reflexão e criticidade. Este artigo tem o objetivo de analisar uma (auto)avaliação escrita por uma professora de Língua Inglesa, da Rede Estadual de Educação do Rio de Janeiro que participou de um curso de formação para docentes regentes em turmas da modalidade Nova Educação de Jovens e Adultos (NEJA), no segundo semestre de 2014. Cabe ressaltar que a análise do relato terá como base metodológica o processo de tematização, proposto por Fontoura (2011). Assim como preconiza Morin (2000), Nóvoa (2002), Perrenoud (2002) entre outros, é possível perceber, com a leitura da narrativa dessa professora, a importância da formação continuada para a melhoria da prática pedagógica por meio da reflexão de si e da troca de experiências com os colegas.Palavras-chave: Formação Continuada de Professores. Nova Educação de Jovens e Adultos. Língua Inglesa. Continuing Education for English Language Teachers: analysis of a reportTeaching requires constant updating, reflection and critical thinking. This article aims to analyze a (self)evaluation written by an English teacher who works in a public school in the state of Rio de Janeiro and who participated of a continuing education course for teachers of the new modality of Adult and Youth Education in the second semester of 2014. It is important to point out that the analysis of this report will be based on the methodological study of themes, proposed by Fontoura (2011). As Morin (2000), Nóvoa (2002), and Perrenoud (2002), among others, defend, it is possible to note, by reading this teacher’s narrative, the importance of continuing education for the improvement of teaching practice by self reflection and by sharing experiences with other colleagues.Keywords: Continuing Education for Teachers. New modality of Adult and Youth Education (NEJA, in Brazil). English Language. |
id |
EDUL-1_aedc3ae6e9c0a579dec92597258b35a6 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.periodicos.unisantos.br:article/588 |
network_acronym_str |
EDUL-1 |
network_name_str |
Revista Eletrônica Pesquiseduca |
repository_id_str |
|
spelling |
Formação continuada de professores de Língua Inglesa: análise de um relatoFormação Continuada de ProfessoresNova Educação de Jovens e AdultosLíngua Inglesa.Formação docenteO ofício docente requer atualização constante, reflexão e criticidade. Este artigo tem o objetivo de analisar uma (auto)avaliação escrita por uma professora de Língua Inglesa, da Rede Estadual de Educação do Rio de Janeiro que participou de um curso de formação para docentes regentes em turmas da modalidade Nova Educação de Jovens e Adultos (NEJA), no segundo semestre de 2014. Cabe ressaltar que a análise do relato terá como base metodológica o processo de tematização, proposto por Fontoura (2011). Assim como preconiza Morin (2000), Nóvoa (2002), Perrenoud (2002) entre outros, é possível perceber, com a leitura da narrativa dessa professora, a importância da formação continuada para a melhoria da prática pedagógica por meio da reflexão de si e da troca de experiências com os colegas.Palavras-chave: Formação Continuada de Professores. Nova Educação de Jovens e Adultos. Língua Inglesa. Continuing Education for English Language Teachers: analysis of a reportTeaching requires constant updating, reflection and critical thinking. This article aims to analyze a (self)evaluation written by an English teacher who works in a public school in the state of Rio de Janeiro and who participated of a continuing education course for teachers of the new modality of Adult and Youth Education in the second semester of 2014. It is important to point out that the analysis of this report will be based on the methodological study of themes, proposed by Fontoura (2011). As Morin (2000), Nóvoa (2002), and Perrenoud (2002), among others, defend, it is possible to note, by reading this teacher’s narrative, the importance of continuing education for the improvement of teaching practice by self reflection and by sharing experiences with other colleagues.Keywords: Continuing Education for Teachers. New modality of Adult and Youth Education (NEJA, in Brazil). English Language. EDITORA UNIVERSITÁRIA LEOPOLDIANUM - Universidade Católica de Santos2018-12-04info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos paresapplication/pdfhttps://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/588REVISTA ELETRÔNICA PESQUISEDUCA; v. 10 n. 21 (2018): POLÍTICAS DE INCLUSÃO E DIVERSIDADE CULTURAL EM CONTEXTOS DE FORMAÇÃO; 448-4572177-1626reponame:Revista Eletrônica Pesquiseducainstname:Universidade Católica de Santos (UNISANTOS)instacron:EDULporhttps://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/588/pdfCopyright (c) 2018 REVISTA ELETRÔNICA PESQUISEDUCAinfo:eu-repo/semantics/openAccessMedeiros, Letícia MirandaFontoura, Helena Amaral da2021-03-17T21:41:11Zoai:ojs.periodicos.unisantos.br:article/588Revistahttps://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/indexPRIhttps://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/oai||pesquiseduca@unisantos.br2177-16262177-1626opendoar:2021-03-17T21:41:11Revista Eletrônica Pesquiseduca - Universidade Católica de Santos (UNISANTOS)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Formação continuada de professores de Língua Inglesa: análise de um relato |
title |
Formação continuada de professores de Língua Inglesa: análise de um relato |
spellingShingle |
Formação continuada de professores de Língua Inglesa: análise de um relato Medeiros, Letícia Miranda Formação Continuada de Professores Nova Educação de Jovens e Adultos Língua Inglesa. Formação docente |
title_short |
Formação continuada de professores de Língua Inglesa: análise de um relato |
title_full |
Formação continuada de professores de Língua Inglesa: análise de um relato |
title_fullStr |
Formação continuada de professores de Língua Inglesa: análise de um relato |
title_full_unstemmed |
Formação continuada de professores de Língua Inglesa: análise de um relato |
title_sort |
Formação continuada de professores de Língua Inglesa: análise de um relato |
author |
Medeiros, Letícia Miranda |
author_facet |
Medeiros, Letícia Miranda Fontoura, Helena Amaral da |
author_role |
author |
author2 |
Fontoura, Helena Amaral da |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Medeiros, Letícia Miranda Fontoura, Helena Amaral da |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Formação Continuada de Professores Nova Educação de Jovens e Adultos Língua Inglesa. Formação docente |
topic |
Formação Continuada de Professores Nova Educação de Jovens e Adultos Língua Inglesa. Formação docente |
description |
O ofício docente requer atualização constante, reflexão e criticidade. Este artigo tem o objetivo de analisar uma (auto)avaliação escrita por uma professora de Língua Inglesa, da Rede Estadual de Educação do Rio de Janeiro que participou de um curso de formação para docentes regentes em turmas da modalidade Nova Educação de Jovens e Adultos (NEJA), no segundo semestre de 2014. Cabe ressaltar que a análise do relato terá como base metodológica o processo de tematização, proposto por Fontoura (2011). Assim como preconiza Morin (2000), Nóvoa (2002), Perrenoud (2002) entre outros, é possível perceber, com a leitura da narrativa dessa professora, a importância da formação continuada para a melhoria da prática pedagógica por meio da reflexão de si e da troca de experiências com os colegas.Palavras-chave: Formação Continuada de Professores. Nova Educação de Jovens e Adultos. Língua Inglesa. Continuing Education for English Language Teachers: analysis of a reportTeaching requires constant updating, reflection and critical thinking. This article aims to analyze a (self)evaluation written by an English teacher who works in a public school in the state of Rio de Janeiro and who participated of a continuing education course for teachers of the new modality of Adult and Youth Education in the second semester of 2014. It is important to point out that the analysis of this report will be based on the methodological study of themes, proposed by Fontoura (2011). As Morin (2000), Nóvoa (2002), and Perrenoud (2002), among others, defend, it is possible to note, by reading this teacher’s narrative, the importance of continuing education for the improvement of teaching practice by self reflection and by sharing experiences with other colleagues.Keywords: Continuing Education for Teachers. New modality of Adult and Youth Education (NEJA, in Brazil). English Language. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-12-04 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Avaliado pelos pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/588 |
url |
https://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/588 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/588/pdf |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2018 REVISTA ELETRÔNICA PESQUISEDUCA info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2018 REVISTA ELETRÔNICA PESQUISEDUCA |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
EDITORA UNIVERSITÁRIA LEOPOLDIANUM - Universidade Católica de Santos |
publisher.none.fl_str_mv |
EDITORA UNIVERSITÁRIA LEOPOLDIANUM - Universidade Católica de Santos |
dc.source.none.fl_str_mv |
REVISTA ELETRÔNICA PESQUISEDUCA; v. 10 n. 21 (2018): POLÍTICAS DE INCLUSÃO E DIVERSIDADE CULTURAL EM CONTEXTOS DE FORMAÇÃO; 448-457 2177-1626 reponame:Revista Eletrônica Pesquiseduca instname:Universidade Católica de Santos (UNISANTOS) instacron:EDUL |
instname_str |
Universidade Católica de Santos (UNISANTOS) |
instacron_str |
EDUL |
institution |
EDUL |
reponame_str |
Revista Eletrônica Pesquiseduca |
collection |
Revista Eletrônica Pesquiseduca |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Eletrônica Pesquiseduca - Universidade Católica de Santos (UNISANTOS) |
repository.mail.fl_str_mv |
||pesquiseduca@unisantos.br |
_version_ |
1793890352217718784 |