Educação Matemática e o Ensino Técnico Profissionalizante em Nível Médio: uma análise curricular
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Data de Publicação: | 2016 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Eletrônica Pesquiseduca |
Texto Completo: | https://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/506 |
Resumo: | O ensino médio brasileiro sempre foi marcado pela falta de identidade e, historicamente, oscilou entre a perspectiva propedêutica e a profissionalizante. As discussões no âmbito acadêmico intensificaram-se com a Lei 9.394/96 (LDB), que situa esse nível de ensino como fase terminal da educação básica e, principalmente, com as legislações posteriores, que propõem o ensino médio integrado, na concepção de formação politécnica, com a articulação entre trabalho, ciência e cultura. Essas discussões não ocorrem com a mesma intensidade nas instituições de ensino médio e, no caso da matemática, há sobreposição de propostas, mas nenhuma, de fato, integradora. Este trabalho, de natureza documental, toma como objeto de análise a matemática a ser ensinada no ensino médio integrado. A partir da Resolução CNE/CEB 2/2012 e das discussões sobre a reformulação do currículo de matemática, tomou-se como análise de caso as ementas de matemática do curso de um Instituto Federal de Educação. O estudo constatou a dificuldade de elaborar um currículo de matemática segundo os princípios estabelecidos pelas Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Médio (DCNEM). Prevalece a sobreposição da concepção de ensino de matemática para a formação profissional àquela mais conceitual e formal, voltada à formação geral.Palavras-chave: Ensino Médio Integrado. Formação Matemática. Instituto Federal de Educação. Mathematics Education and the vocational High School: a curriculum analysisAbstract: The Brazilian High School has always been marked by its lack of identity. Historically, it has always shifted from a propaedeutic to a vocational perspective. In the last two decades, after the enactment of Law 9394/96 (LDB), which places this school level as the last phase of basic education, discussions have been intensified mainly due to the subsequent legislations that highlight the need for an integrated High School, based on the conception of polytechnic education, promoting the integration of work, science and culture as dimensions of human life and aiming to retain adolescents and youngsters at school. However, such discussions do not occur with the same intensity in high schools, and in relation to mathematics education we can frequently observe the overlapping of proposals, but not the creation of one that is truly integrating. This documental study analyzes the teaching of mathematics in integrated high school at a Federal Institute of Education based on its syllabus and on discussions regarding mathematics curriculum reforms. It is possible to observe the difficulty in developing a mathematics curriculum that meets the principles set by the National Curriculum Guidelines for High School (DCNEM, Brazilian acronym). The overlapping of mathematics education conceptions still prevails: the issues related to mathematics in vocational education are overlapped by the one that is more conceptual and formal, directed towards general education.Key Words: Integrated High School. Mathematics education. Federal Institute of Education. |
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