Processos de imaginação e criatividade na construção do desenho na infância à luz da perspectiva histórico-cultural

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Los, Vivian Andreatta
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: Saiber Lopes, Elisiane Souza, Rausch, Rita Buzzi, Schroeder, Edson
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Eletrônica Pesquiseduca
Texto Completo: https://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/398
Resumo:  O artigo aborda os conceitos de Criatividade e Imaginação na Infância, na perspectiva de Vygotski, retratando como esses conceitos se constituem na formação humana, e de que maneira contribuem para a criação dos desenhos na infância. O principal objetivo foi compreender o processo de imaginação e criatividade na construção de desenhos produzidos a partir da leitura de imagens de obras de artes por crianças do quarto ano do ensino fundamental à luz da perspectiva histórico-cultural. Realizamos a prática pedagógica, propondo uma atividade na qual as crianças deveriam criar novos desenhos, utilizando como base fragmentos de três obras analisadas por eles.  Para a análise das produções artísticas das crianças, foram lançadas categorias a priori. Percebemos, por meio da prática realizada, que a criatividade surge posteriormente à imaginação, e esta é resultante das experiências vivenciadas no meio social. A imitação é caminho para a criatividade, pois a criança parte daquilo que conhece, para então criar algo novo, fantasioso e imaginário. Na educação é importante que se proporcione práticas pedagógicas envolvendo o contexto histórico-cultural e meios para que a criança se reconheça neste processo de aprendizado, partindo de conceitos já internalizados, pois, quanto maior for o número de experiências significativas para criança, maior será o seu desenvolvimento imaginativo e criativo. Palavras-chave: Perspectiva histórico-cultural. Imaginação na Infância. Criatividade. IMAGINATION AND CREATIVITY PROCESSES IN BUILDING THE CHILDHOOD DRAWINGS IN VIEW OF THE HISTORICAL-CULTURAL PERSPECTIVE   Abstract: The article discusses the concepts of Creativity and Imagination during Childhood from the perspective of Vygotsky, portraying how these concepts are constituted in human development and how they contribute to the creation of drawings during childhood. Our main goal was to understand the process of creativity and imagination in the construction of drawings produced from interpreting works of art by children in the fourth grade of elementary school, in light of the historical-cultural perspective. We conducted the pedagogical practice, proposing an activity in which the children should create new drawings using fragments of three works of art analyzed by them. For the analysis of the works of art by the children, a priori categories were established. We noticed, by means of the practice conducted, that creativity emerges after imagination, and the latter is a result of experiences lived within the social environment. Imitation is the path to creativity, for the child starts from what it knows to then create something new, fanciful and imaginative. In education it is important to provide pedagogical practices involving the historical-cultural context and means so that the children can recognize themselves within this learning process, starting with concepts that have already been internalized, for the greater the number of significant experiences for the child, the greater will his/her imaginative and creative development be. Keywords: Historical and cultural perspective; childhood imagination; creativity  
id EDUL-1_b40544713dc704b30764956731f416c4
oai_identifier_str oai:ojs.periodicos.unisantos.br:article/398
network_acronym_str EDUL-1
network_name_str Revista Eletrônica Pesquiseduca
repository_id_str
spelling Processos de imaginação e criatividade na construção do desenho na infância à luz da perspectiva histórico-culturalPerspectiva histórico-culturalImaginação na InfânciaCriatividade.Ensino de Arteno ensino fundamentaluma intervenção pedagógica sobre a leitura de imagens e produção de obras de arte.  O artigo aborda os conceitos de Criatividade e Imaginação na Infância, na perspectiva de Vygotski, retratando como esses conceitos se constituem na formação humana, e de que maneira contribuem para a criação dos desenhos na infância. O principal objetivo foi compreender o processo de imaginação e criatividade na construção de desenhos produzidos a partir da leitura de imagens de obras de artes por crianças do quarto ano do ensino fundamental à luz da perspectiva histórico-cultural. Realizamos a prática pedagógica, propondo uma atividade na qual as crianças deveriam criar novos desenhos, utilizando como base fragmentos de três obras analisadas por eles.  Para a análise das produções artísticas das crianças, foram lançadas categorias a priori. Percebemos, por meio da prática realizada, que a criatividade surge posteriormente à imaginação, e esta é resultante das experiências vivenciadas no meio social. A imitação é caminho para a criatividade, pois a criança parte daquilo que conhece, para então criar algo novo, fantasioso e imaginário. Na educação é importante que se proporcione práticas pedagógicas envolvendo o contexto histórico-cultural e meios para que a criança se reconheça neste processo de aprendizado, partindo de conceitos já internalizados, pois, quanto maior for o número de experiências significativas para criança, maior será o seu desenvolvimento imaginativo e criativo. Palavras-chave: Perspectiva histórico-cultural. Imaginação na Infância. Criatividade. IMAGINATION AND CREATIVITY PROCESSES IN BUILDING THE CHILDHOOD DRAWINGS IN VIEW OF THE HISTORICAL-CULTURAL PERSPECTIVE   Abstract: The article discusses the concepts of Creativity and Imagination during Childhood from the perspective of Vygotsky, portraying how these concepts are constituted in human development and how they contribute to the creation of drawings during childhood. Our main goal was to understand the process of creativity and imagination in the construction of drawings produced from interpreting works of art by children in the fourth grade of elementary school, in light of the historical-cultural perspective. We conducted the pedagogical practice, proposing an activity in which the children should create new drawings using fragments of three works of art analyzed by them. For the analysis of the works of art by the children, a priori categories were established. We noticed, by means of the practice conducted, that creativity emerges after imagination, and the latter is a result of experiences lived within the social environment. Imitation is the path to creativity, for the child starts from what it knows to then create something new, fanciful and imaginative. In education it is important to provide pedagogical practices involving the historical-cultural context and means so that the children can recognize themselves within this learning process, starting with concepts that have already been internalized, for the greater the number of significant experiences for the child, the greater will his/her imaginative and creative development be. Keywords: Historical and cultural perspective; childhood imagination; creativity   EDITORA UNIVERSITÁRIA LEOPOLDIANUM - Universidade Católica de Santos2015-07-25info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionIntervenção Pedagógica; Análise à luz da teoria vigotskianaapplication/pdfhttps://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/398REVISTA ELETRÔNICA PESQUISEDUCA; v. 7 n. 13 (2015): ABORDAGENS METODOLÓGICAS DA PESQUISA EM EDUCAÇÃO E OS DESAFIOS DA EDUCAÇÃO BÁSICA; 219-2242177-1626reponame:Revista Eletrônica Pesquiseducainstname:Universidade Católica de Santos (UNISANTOS)instacron:EDULporhttps://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/398/pdfLos, Vivian AndreattaSaiber Lopes, Elisiane SouzaRausch, Rita BuzziSchroeder, Edsoninfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-03-17T21:35:44Zoai:ojs.periodicos.unisantos.br:article/398Revistahttps://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/indexPRIhttps://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/oai||pesquiseduca@unisantos.br2177-16262177-1626opendoar:2021-03-17T21:35:44Revista Eletrônica Pesquiseduca - Universidade Católica de Santos (UNISANTOS)false
dc.title.none.fl_str_mv Processos de imaginação e criatividade na construção do desenho na infância à luz da perspectiva histórico-cultural
title Processos de imaginação e criatividade na construção do desenho na infância à luz da perspectiva histórico-cultural
spellingShingle Processos de imaginação e criatividade na construção do desenho na infância à luz da perspectiva histórico-cultural
Los, Vivian Andreatta
Perspectiva histórico-cultural
Imaginação na Infância
Criatividade.
Ensino de Arte
no ensino fundamental
uma intervenção pedagógica sobre a leitura de imagens e produção de obras de arte.
title_short Processos de imaginação e criatividade na construção do desenho na infância à luz da perspectiva histórico-cultural
title_full Processos de imaginação e criatividade na construção do desenho na infância à luz da perspectiva histórico-cultural
title_fullStr Processos de imaginação e criatividade na construção do desenho na infância à luz da perspectiva histórico-cultural
title_full_unstemmed Processos de imaginação e criatividade na construção do desenho na infância à luz da perspectiva histórico-cultural
title_sort Processos de imaginação e criatividade na construção do desenho na infância à luz da perspectiva histórico-cultural
author Los, Vivian Andreatta
author_facet Los, Vivian Andreatta
Saiber Lopes, Elisiane Souza
Rausch, Rita Buzzi
Schroeder, Edson
author_role author
author2 Saiber Lopes, Elisiane Souza
Rausch, Rita Buzzi
Schroeder, Edson
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Los, Vivian Andreatta
Saiber Lopes, Elisiane Souza
Rausch, Rita Buzzi
Schroeder, Edson
dc.subject.por.fl_str_mv Perspectiva histórico-cultural
Imaginação na Infância
Criatividade.
Ensino de Arte
no ensino fundamental
uma intervenção pedagógica sobre a leitura de imagens e produção de obras de arte.
topic Perspectiva histórico-cultural
Imaginação na Infância
Criatividade.
Ensino de Arte
no ensino fundamental
uma intervenção pedagógica sobre a leitura de imagens e produção de obras de arte.
description  O artigo aborda os conceitos de Criatividade e Imaginação na Infância, na perspectiva de Vygotski, retratando como esses conceitos se constituem na formação humana, e de que maneira contribuem para a criação dos desenhos na infância. O principal objetivo foi compreender o processo de imaginação e criatividade na construção de desenhos produzidos a partir da leitura de imagens de obras de artes por crianças do quarto ano do ensino fundamental à luz da perspectiva histórico-cultural. Realizamos a prática pedagógica, propondo uma atividade na qual as crianças deveriam criar novos desenhos, utilizando como base fragmentos de três obras analisadas por eles.  Para a análise das produções artísticas das crianças, foram lançadas categorias a priori. Percebemos, por meio da prática realizada, que a criatividade surge posteriormente à imaginação, e esta é resultante das experiências vivenciadas no meio social. A imitação é caminho para a criatividade, pois a criança parte daquilo que conhece, para então criar algo novo, fantasioso e imaginário. Na educação é importante que se proporcione práticas pedagógicas envolvendo o contexto histórico-cultural e meios para que a criança se reconheça neste processo de aprendizado, partindo de conceitos já internalizados, pois, quanto maior for o número de experiências significativas para criança, maior será o seu desenvolvimento imaginativo e criativo. Palavras-chave: Perspectiva histórico-cultural. Imaginação na Infância. Criatividade. IMAGINATION AND CREATIVITY PROCESSES IN BUILDING THE CHILDHOOD DRAWINGS IN VIEW OF THE HISTORICAL-CULTURAL PERSPECTIVE   Abstract: The article discusses the concepts of Creativity and Imagination during Childhood from the perspective of Vygotsky, portraying how these concepts are constituted in human development and how they contribute to the creation of drawings during childhood. Our main goal was to understand the process of creativity and imagination in the construction of drawings produced from interpreting works of art by children in the fourth grade of elementary school, in light of the historical-cultural perspective. We conducted the pedagogical practice, proposing an activity in which the children should create new drawings using fragments of three works of art analyzed by them. For the analysis of the works of art by the children, a priori categories were established. We noticed, by means of the practice conducted, that creativity emerges after imagination, and the latter is a result of experiences lived within the social environment. Imitation is the path to creativity, for the child starts from what it knows to then create something new, fanciful and imaginative. In education it is important to provide pedagogical practices involving the historical-cultural context and means so that the children can recognize themselves within this learning process, starting with concepts that have already been internalized, for the greater the number of significant experiences for the child, the greater will his/her imaginative and creative development be. Keywords: Historical and cultural perspective; childhood imagination; creativity  
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-07-25
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Intervenção Pedagógica; Análise à luz da teoria vigotskiana
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/398
url https://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/398
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/398/pdf
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv EDITORA UNIVERSITÁRIA LEOPOLDIANUM - Universidade Católica de Santos
publisher.none.fl_str_mv EDITORA UNIVERSITÁRIA LEOPOLDIANUM - Universidade Católica de Santos
dc.source.none.fl_str_mv REVISTA ELETRÔNICA PESQUISEDUCA; v. 7 n. 13 (2015): ABORDAGENS METODOLÓGICAS DA PESQUISA EM EDUCAÇÃO E OS DESAFIOS DA EDUCAÇÃO BÁSICA; 219-224
2177-1626
reponame:Revista Eletrônica Pesquiseduca
instname:Universidade Católica de Santos (UNISANTOS)
instacron:EDUL
instname_str Universidade Católica de Santos (UNISANTOS)
instacron_str EDUL
institution EDUL
reponame_str Revista Eletrônica Pesquiseduca
collection Revista Eletrônica Pesquiseduca
repository.name.fl_str_mv Revista Eletrônica Pesquiseduca - Universidade Católica de Santos (UNISANTOS)
repository.mail.fl_str_mv ||pesquiseduca@unisantos.br
_version_ 1793890351773122560