Imaginação ao poder em educação visual
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10773/38330 |
Resumo: | A Imaginação ao poder, nos anos 60, foi um apelo à renovação total da sociedade, mas o que representa esta velha máxima aos olhos da sociedade de hoje? As escolas, como pilares fundamentais no desenvolvimento educativo dos alunos, devem incentivá-los à imaginação e à transformação de consciências, tal como existem inúmeras escolas alternativas que o fazem em oposição à escola normativa. Este estudo teve como momentos centrais o desenvolvimento de três ações artísticas, desenvolvidas com uma turma de alunos de 8.º ano, na escola secundária de Estarreja, na tentativa de aproximar a arte ao resto da escola e de instigar o questionamento e o pensamento em prol de uma sociedade voltada para a imaginação e para a criatividade. Este artigo é proveniente de um estudo mais alargado concretizado em âmbito de mestrado. |
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Imaginação ao poder em educação visualImaginaçãoCriatividadeArteSociedadeIntervençãoA Imaginação ao poder, nos anos 60, foi um apelo à renovação total da sociedade, mas o que representa esta velha máxima aos olhos da sociedade de hoje? As escolas, como pilares fundamentais no desenvolvimento educativo dos alunos, devem incentivá-los à imaginação e à transformação de consciências, tal como existem inúmeras escolas alternativas que o fazem em oposição à escola normativa. Este estudo teve como momentos centrais o desenvolvimento de três ações artísticas, desenvolvidas com uma turma de alunos de 8.º ano, na escola secundária de Estarreja, na tentativa de aproximar a arte ao resto da escola e de instigar o questionamento e o pensamento em prol de uma sociedade voltada para a imaginação e para a criatividade. Este artigo é proveniente de um estudo mais alargado concretizado em âmbito de mestrado.All power to the imagination, in the 60’s, was a plea for the complete renovation of society, but how does this old axiom stand today? Schools, as the fundamental pillars for the educational development of our students, should lead them to transform consciousnesses through imagination, as several alternative schools do in opposition to the regular educational system. This study had three artistic key moments, with a class of eight-graders at Estarreja’s high school, in an attempt to bring art closer to ever yone else at school. This was a way to instigate questioning and thought towards a creative and imaginative society. This paper comes from a broader research conducted for a Masters degree thesysCIDTFF - Universidade de Aveiro2023-07-03T15:18:18Z2018-07-27T00:00:00Z2018-07-27info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10773/38330por1647-358210.34624/id.v10i2.11273Ribeiro, Alexandrainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-22T12:14:50Zoai:ria.ua.pt:10773/38330Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T03:08:48.658198Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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A Imaginação ao poder, nos anos 60, foi um apelo à renovação total da sociedade, mas o que representa esta velha máxima aos olhos da sociedade de hoje? As escolas, como pilares fundamentais no desenvolvimento educativo dos alunos, devem incentivá-los à imaginação e à transformação de consciências, tal como existem inúmeras escolas alternativas que o fazem em oposição à escola normativa. Este estudo teve como momentos centrais o desenvolvimento de três ações artísticas, desenvolvidas com uma turma de alunos de 8.º ano, na escola secundária de Estarreja, na tentativa de aproximar a arte ao resto da escola e de instigar o questionamento e o pensamento em prol de uma sociedade voltada para a imaginação e para a criatividade. Este artigo é proveniente de um estudo mais alargado concretizado em âmbito de mestrado. |
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