A concepção de educação profissional e tecnológica dos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia nos governos Lula e Dilma

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Moritz, Jaqueline
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Nogueira, Francis Mari Guimarães
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Eletrônica Pesquiseduca
Texto Completo: https://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/708
Resumo: Os Institutos Federais (IFs) são instituições que ofertam educação superior, básica e profissional, destinadas à educação profissional e tecnológica nas diferentes modalidades de ensino. Mediante a expansão dessas instituições pelo país, o presente artigo tem como objetivo analisar a concepção de Educação Profissional e Tecnológica que orienta a atuação dos IFs no Brasil nos governos Lula e Dilma. A investigação foi pautada na análise de documentos oficiais relacionados à oferta da educação profissional e tecnológica no Brasil e de referenciais teóricos que abordam as categorias: Estado, Políticas Sociais e Educação Profissional e Tecnológica. O estudo faz-se a partir de abordagem teórica que leva em consideração o contexto histórico, as transformações sociais e as relações entre os sujeitos.Palavras-chave: Educação Profissional e Tecnológica. Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia. THE CONCEPT OF VOCATIONAL AND TECHNOLOGICAL EDUCATION IN FEDERAL INSTITUTES OF EDUCATION, SCIENCE AND TECHNOLOGY DURING THE LULA AND DILMA ADMINISTRATIONS Abstract: Federal Institutes (FIs) are institutions that offer vocational and technological education from elementary through higher education levels in all the different educational modalities. Taking into account the expansion of these institutions across the country, this article aims to analyze the conception of Vocational and Technological Education adopted by FIs in Brazil during the Lula and Dilma administrations. The research was based on the analysis of official documents related to the offer of vocational and technological education in Brazil and theoretical references that address the following categories: State, Social Policies, and Vocational and Technological Education. The study is based on a theoretical approach that takes into consideration the historical context, the social transformations and the relations among those players.Keywords: Vocational and Technological Education. Federal Institutes of Education, Science and Technology.
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