A concepção de educação profissional e tecnológica dos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia nos governos Lula e Dilma
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Eletrônica Pesquiseduca |
Texto Completo: | https://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/708 |
Resumo: | Os Institutos Federais (IFs) são instituições que ofertam educação superior, básica e profissional, destinadas à educação profissional e tecnológica nas diferentes modalidades de ensino. Mediante a expansão dessas instituições pelo país, o presente artigo tem como objetivo analisar a concepção de Educação Profissional e Tecnológica que orienta a atuação dos IFs no Brasil nos governos Lula e Dilma. A investigação foi pautada na análise de documentos oficiais relacionados à oferta da educação profissional e tecnológica no Brasil e de referenciais teóricos que abordam as categorias: Estado, Políticas Sociais e Educação Profissional e Tecnológica. O estudo faz-se a partir de abordagem teórica que leva em consideração o contexto histórico, as transformações sociais e as relações entre os sujeitos.Palavras-chave: Educação Profissional e Tecnológica. Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia. THE CONCEPT OF VOCATIONAL AND TECHNOLOGICAL EDUCATION IN FEDERAL INSTITUTES OF EDUCATION, SCIENCE AND TECHNOLOGY DURING THE LULA AND DILMA ADMINISTRATIONS Abstract: Federal Institutes (FIs) are institutions that offer vocational and technological education from elementary through higher education levels in all the different educational modalities. Taking into account the expansion of these institutions across the country, this article aims to analyze the conception of Vocational and Technological Education adopted by FIs in Brazil during the Lula and Dilma administrations. The research was based on the analysis of official documents related to the offer of vocational and technological education in Brazil and theoretical references that address the following categories: State, Social Policies, and Vocational and Technological Education. The study is based on a theoretical approach that takes into consideration the historical context, the social transformations and the relations among those players.Keywords: Vocational and Technological Education. Federal Institutes of Education, Science and Technology. |
id |
EDUL-1_bdcf3d5a406874b34d9c52baff016c60 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.periodicos.unisantos.br:article/708 |
network_acronym_str |
EDUL-1 |
network_name_str |
Revista Eletrônica Pesquiseduca |
repository_id_str |
|
spelling |
A concepção de educação profissional e tecnológica dos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia nos governos Lula e DilmaEducação Profissional e Tecnológica. Institutos Federais de EducaçãoCiência e TecnologiaEducação Profissional e TecnológicaOs Institutos Federais (IFs) são instituições que ofertam educação superior, básica e profissional, destinadas à educação profissional e tecnológica nas diferentes modalidades de ensino. Mediante a expansão dessas instituições pelo país, o presente artigo tem como objetivo analisar a concepção de Educação Profissional e Tecnológica que orienta a atuação dos IFs no Brasil nos governos Lula e Dilma. A investigação foi pautada na análise de documentos oficiais relacionados à oferta da educação profissional e tecnológica no Brasil e de referenciais teóricos que abordam as categorias: Estado, Políticas Sociais e Educação Profissional e Tecnológica. O estudo faz-se a partir de abordagem teórica que leva em consideração o contexto histórico, as transformações sociais e as relações entre os sujeitos.Palavras-chave: Educação Profissional e Tecnológica. Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia. THE CONCEPT OF VOCATIONAL AND TECHNOLOGICAL EDUCATION IN FEDERAL INSTITUTES OF EDUCATION, SCIENCE AND TECHNOLOGY DURING THE LULA AND DILMA ADMINISTRATIONS Abstract: Federal Institutes (FIs) are institutions that offer vocational and technological education from elementary through higher education levels in all the different educational modalities. Taking into account the expansion of these institutions across the country, this article aims to analyze the conception of Vocational and Technological Education adopted by FIs in Brazil during the Lula and Dilma administrations. The research was based on the analysis of official documents related to the offer of vocational and technological education in Brazil and theoretical references that address the following categories: State, Social Policies, and Vocational and Technological Education. The study is based on a theoretical approach that takes into consideration the historical context, the social transformations and the relations among those players.Keywords: Vocational and Technological Education. Federal Institutes of Education, Science and Technology.EDITORA UNIVERSITÁRIA LEOPOLDIANUM - Universidade Católica de Santos2018-07-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos paresapplication/pdfhttps://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/708REVISTA ELETRÔNICA PESQUISEDUCA; v. 10 n. 20 (2018): EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E FORMAÇÃO DOCENTE: POLÍTICAS, SABERES E PRÁTICAS EDUCATIVAS; 09-282177-1626reponame:Revista Eletrônica Pesquiseducainstname:Universidade Católica de Santos (UNISANTOS)instacron:EDULporhttps://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/708/pdfCopyright (c) 2018 REVISTA ELETRÔNICA PESQUISEDUCAinfo:eu-repo/semantics/openAccessMoritz, JaquelineNogueira, Francis Mari Guimarães2021-03-17T21:40:16Zoai:ojs.periodicos.unisantos.br:article/708Revistahttps://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/indexPRIhttps://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/oai||pesquiseduca@unisantos.br2177-16262177-1626opendoar:2021-03-17T21:40:16Revista Eletrônica Pesquiseduca - Universidade Católica de Santos (UNISANTOS)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A concepção de educação profissional e tecnológica dos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia nos governos Lula e Dilma |
title |
A concepção de educação profissional e tecnológica dos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia nos governos Lula e Dilma |
spellingShingle |
A concepção de educação profissional e tecnológica dos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia nos governos Lula e Dilma Moritz, Jaqueline Educação Profissional e Tecnológica. Institutos Federais de Educação Ciência e Tecnologia Educação Profissional e Tecnológica |
title_short |
A concepção de educação profissional e tecnológica dos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia nos governos Lula e Dilma |
title_full |
A concepção de educação profissional e tecnológica dos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia nos governos Lula e Dilma |
title_fullStr |
A concepção de educação profissional e tecnológica dos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia nos governos Lula e Dilma |
title_full_unstemmed |
A concepção de educação profissional e tecnológica dos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia nos governos Lula e Dilma |
title_sort |
A concepção de educação profissional e tecnológica dos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia nos governos Lula e Dilma |
author |
Moritz, Jaqueline |
author_facet |
Moritz, Jaqueline Nogueira, Francis Mari Guimarães |
author_role |
author |
author2 |
Nogueira, Francis Mari Guimarães |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Moritz, Jaqueline Nogueira, Francis Mari Guimarães |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação Profissional e Tecnológica. Institutos Federais de Educação Ciência e Tecnologia Educação Profissional e Tecnológica |
topic |
Educação Profissional e Tecnológica. Institutos Federais de Educação Ciência e Tecnologia Educação Profissional e Tecnológica |
description |
Os Institutos Federais (IFs) são instituições que ofertam educação superior, básica e profissional, destinadas à educação profissional e tecnológica nas diferentes modalidades de ensino. Mediante a expansão dessas instituições pelo país, o presente artigo tem como objetivo analisar a concepção de Educação Profissional e Tecnológica que orienta a atuação dos IFs no Brasil nos governos Lula e Dilma. A investigação foi pautada na análise de documentos oficiais relacionados à oferta da educação profissional e tecnológica no Brasil e de referenciais teóricos que abordam as categorias: Estado, Políticas Sociais e Educação Profissional e Tecnológica. O estudo faz-se a partir de abordagem teórica que leva em consideração o contexto histórico, as transformações sociais e as relações entre os sujeitos.Palavras-chave: Educação Profissional e Tecnológica. Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia. THE CONCEPT OF VOCATIONAL AND TECHNOLOGICAL EDUCATION IN FEDERAL INSTITUTES OF EDUCATION, SCIENCE AND TECHNOLOGY DURING THE LULA AND DILMA ADMINISTRATIONS Abstract: Federal Institutes (FIs) are institutions that offer vocational and technological education from elementary through higher education levels in all the different educational modalities. Taking into account the expansion of these institutions across the country, this article aims to analyze the conception of Vocational and Technological Education adopted by FIs in Brazil during the Lula and Dilma administrations. The research was based on the analysis of official documents related to the offer of vocational and technological education in Brazil and theoretical references that address the following categories: State, Social Policies, and Vocational and Technological Education. The study is based on a theoretical approach that takes into consideration the historical context, the social transformations and the relations among those players.Keywords: Vocational and Technological Education. Federal Institutes of Education, Science and Technology. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-07-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Avaliado pelos pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/708 |
url |
https://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/708 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/708/pdf |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2018 REVISTA ELETRÔNICA PESQUISEDUCA info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2018 REVISTA ELETRÔNICA PESQUISEDUCA |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
EDITORA UNIVERSITÁRIA LEOPOLDIANUM - Universidade Católica de Santos |
publisher.none.fl_str_mv |
EDITORA UNIVERSITÁRIA LEOPOLDIANUM - Universidade Católica de Santos |
dc.source.none.fl_str_mv |
REVISTA ELETRÔNICA PESQUISEDUCA; v. 10 n. 20 (2018): EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E FORMAÇÃO DOCENTE: POLÍTICAS, SABERES E PRÁTICAS EDUCATIVAS; 09-28 2177-1626 reponame:Revista Eletrônica Pesquiseduca instname:Universidade Católica de Santos (UNISANTOS) instacron:EDUL |
instname_str |
Universidade Católica de Santos (UNISANTOS) |
instacron_str |
EDUL |
institution |
EDUL |
reponame_str |
Revista Eletrônica Pesquiseduca |
collection |
Revista Eletrônica Pesquiseduca |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Eletrônica Pesquiseduca - Universidade Católica de Santos (UNISANTOS) |
repository.mail.fl_str_mv |
||pesquiseduca@unisantos.br |
_version_ |
1793890352321527808 |