Análise do conteúdo de Embriologia Humana em livros didáticos de Biologia do Ensino Médio / An analysis of Human Embryology contents in High School Biology textbooks

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Souza, Lidiane de Fátima de Oliveira
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Pereira, Carlos Alberto Sanches
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Eletrônica Pesquiseduca
Texto Completo: https://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/252
Resumo: Resumo: A Embriologia Humana é o estudo de todas as fases do desenvolvimento embrionário do ser humano, a partir do zigoto até o nascimento. O ensino desta temática no Ensino Médio ainda se pauta basicamente em livros didáticos que, muitas vezes, apresenta uma explicação restrita e não contextualizada do conteúdo. Sendo assim, o objetivo deste estudo consiste em analisar o conteúdo de Embriologia Humana nos livros comumente utilizados para o ensino de Biologia no Ensino Médio, considerando a adequação dos conteúdos e da didática que apresentam. Para tal feito, foram selecionados 05 livros de autoria renomada, indicados no Programa Nacional do Livro para o Ensino Médio. Os resultados apontam que os livros didáticos apresentam pontos que precisam ser reavaliados, mas que, ainda assim, fornecem direcionamento de novos recursos e caminhos alternativos que incrementam a prática pedagógica.Palavras chave: Embriologia Humana. Ensino. Livro didáticoAbstract: Human Embryology is the study of all phases of the human being’s embryonic development, from the zygote to birth. The teaching of this subject matter in High School is still based on textbooks, which often provides a restricted and non-contextualized explanation of the content. Thus, the objective of the study is to analyze the Human Embryology contents in the books commonly used for the teaching of Biology in High School considering the adequacy of their contents and teaching methods. To do so, five books by renowned authors were selected and recommended in the National Book Program for High School. The results show that the textbooks present aspects that need to be reassessed and, on the other hand, point to new resources and alternative paths that improve teaching practice.Keywords: Human embryology, Teaching, Textbook
id EDUL-1_c4e36055b7053e78811b4fb7484b8857
oai_identifier_str oai:ojs.periodicos.unisantos.br:article/876
network_acronym_str EDUL-1
network_name_str Revista Eletrônica Pesquiseduca
repository_id_str
spelling Análise do conteúdo de Embriologia Humana em livros didáticos de Biologia do Ensino Médio / An analysis of Human Embryology contents in High School Biology textbooksEmbriologia HumanaEnsinoLivro didáticoEnsino MédioAnálise de livro textoBiologiaResumo: A Embriologia Humana é o estudo de todas as fases do desenvolvimento embrionário do ser humano, a partir do zigoto até o nascimento. O ensino desta temática no Ensino Médio ainda se pauta basicamente em livros didáticos que, muitas vezes, apresenta uma explicação restrita e não contextualizada do conteúdo. Sendo assim, o objetivo deste estudo consiste em analisar o conteúdo de Embriologia Humana nos livros comumente utilizados para o ensino de Biologia no Ensino Médio, considerando a adequação dos conteúdos e da didática que apresentam. Para tal feito, foram selecionados 05 livros de autoria renomada, indicados no Programa Nacional do Livro para o Ensino Médio. Os resultados apontam que os livros didáticos apresentam pontos que precisam ser reavaliados, mas que, ainda assim, fornecem direcionamento de novos recursos e caminhos alternativos que incrementam a prática pedagógica.Palavras chave: Embriologia Humana. Ensino. Livro didáticoAbstract: Human Embryology is the study of all phases of the human being’s embryonic development, from the zygote to birth. The teaching of this subject matter in High School is still based on textbooks, which often provides a restricted and non-contextualized explanation of the content. Thus, the objective of the study is to analyze the Human Embryology contents in the books commonly used for the teaching of Biology in High School considering the adequacy of their contents and teaching methods. To do so, five books by renowned authors were selected and recommended in the National Book Program for High School. The results show that the textbooks present aspects that need to be reassessed and, on the other hand, point to new resources and alternative paths that improve teaching practice.Keywords: Human embryology, Teaching, TextbookEDITORA UNIVERSITÁRIA LEOPOLDIANUM - Universidade Católica de Santos2020-02-02info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos paresapplication/pdfhttps://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/252REVISTA ELETRÔNICA PESQUISEDUCA; v. 11 n. 24 (2019): A função social da educação: direitos humanos, formação e tecnologias; 2642177-1626reponame:Revista Eletrônica Pesquiseducainstname:Universidade Católica de Santos (UNISANTOS)instacron:EDULporhttps://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/252/pdfCopyright (c) 2020 REVISTA ELETRÔNICA PESQUISEDUCAinfo:eu-repo/semantics/openAccessSouza, Lidiane de Fátima de OliveiraPereira, Carlos Alberto Sanches2021-03-17T21:42:32Zoai:ojs.periodicos.unisantos.br:article/876Revistahttps://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/indexPRIhttps://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/oai||pesquiseduca@unisantos.br2177-16262177-1626opendoar:2021-03-17T21:42:32Revista Eletrônica Pesquiseduca - Universidade Católica de Santos (UNISANTOS)false
dc.title.none.fl_str_mv Análise do conteúdo de Embriologia Humana em livros didáticos de Biologia do Ensino Médio / An analysis of Human Embryology contents in High School Biology textbooks
title Análise do conteúdo de Embriologia Humana em livros didáticos de Biologia do Ensino Médio / An analysis of Human Embryology contents in High School Biology textbooks
spellingShingle Análise do conteúdo de Embriologia Humana em livros didáticos de Biologia do Ensino Médio / An analysis of Human Embryology contents in High School Biology textbooks
Souza, Lidiane de Fátima de Oliveira
Embriologia Humana
Ensino
Livro didático
Ensino Médio
Análise de livro texto
Biologia
title_short Análise do conteúdo de Embriologia Humana em livros didáticos de Biologia do Ensino Médio / An analysis of Human Embryology contents in High School Biology textbooks
title_full Análise do conteúdo de Embriologia Humana em livros didáticos de Biologia do Ensino Médio / An analysis of Human Embryology contents in High School Biology textbooks
title_fullStr Análise do conteúdo de Embriologia Humana em livros didáticos de Biologia do Ensino Médio / An analysis of Human Embryology contents in High School Biology textbooks
title_full_unstemmed Análise do conteúdo de Embriologia Humana em livros didáticos de Biologia do Ensino Médio / An analysis of Human Embryology contents in High School Biology textbooks
title_sort Análise do conteúdo de Embriologia Humana em livros didáticos de Biologia do Ensino Médio / An analysis of Human Embryology contents in High School Biology textbooks
author Souza, Lidiane de Fátima de Oliveira
author_facet Souza, Lidiane de Fátima de Oliveira
Pereira, Carlos Alberto Sanches
author_role author
author2 Pereira, Carlos Alberto Sanches
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Souza, Lidiane de Fátima de Oliveira
Pereira, Carlos Alberto Sanches
dc.subject.por.fl_str_mv Embriologia Humana
Ensino
Livro didático
Ensino Médio
Análise de livro texto
Biologia
topic Embriologia Humana
Ensino
Livro didático
Ensino Médio
Análise de livro texto
Biologia
description Resumo: A Embriologia Humana é o estudo de todas as fases do desenvolvimento embrionário do ser humano, a partir do zigoto até o nascimento. O ensino desta temática no Ensino Médio ainda se pauta basicamente em livros didáticos que, muitas vezes, apresenta uma explicação restrita e não contextualizada do conteúdo. Sendo assim, o objetivo deste estudo consiste em analisar o conteúdo de Embriologia Humana nos livros comumente utilizados para o ensino de Biologia no Ensino Médio, considerando a adequação dos conteúdos e da didática que apresentam. Para tal feito, foram selecionados 05 livros de autoria renomada, indicados no Programa Nacional do Livro para o Ensino Médio. Os resultados apontam que os livros didáticos apresentam pontos que precisam ser reavaliados, mas que, ainda assim, fornecem direcionamento de novos recursos e caminhos alternativos que incrementam a prática pedagógica.Palavras chave: Embriologia Humana. Ensino. Livro didáticoAbstract: Human Embryology is the study of all phases of the human being’s embryonic development, from the zygote to birth. The teaching of this subject matter in High School is still based on textbooks, which often provides a restricted and non-contextualized explanation of the content. Thus, the objective of the study is to analyze the Human Embryology contents in the books commonly used for the teaching of Biology in High School considering the adequacy of their contents and teaching methods. To do so, five books by renowned authors were selected and recommended in the National Book Program for High School. The results show that the textbooks present aspects that need to be reassessed and, on the other hand, point to new resources and alternative paths that improve teaching practice.Keywords: Human embryology, Teaching, Textbook
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-02-02
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Avaliado pelos pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/252
url https://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/252
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/252/pdf
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2020 REVISTA ELETRÔNICA PESQUISEDUCA
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2020 REVISTA ELETRÔNICA PESQUISEDUCA
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv EDITORA UNIVERSITÁRIA LEOPOLDIANUM - Universidade Católica de Santos
publisher.none.fl_str_mv EDITORA UNIVERSITÁRIA LEOPOLDIANUM - Universidade Católica de Santos
dc.source.none.fl_str_mv REVISTA ELETRÔNICA PESQUISEDUCA; v. 11 n. 24 (2019): A função social da educação: direitos humanos, formação e tecnologias; 264
2177-1626
reponame:Revista Eletrônica Pesquiseduca
instname:Universidade Católica de Santos (UNISANTOS)
instacron:EDUL
instname_str Universidade Católica de Santos (UNISANTOS)
instacron_str EDUL
institution EDUL
reponame_str Revista Eletrônica Pesquiseduca
collection Revista Eletrônica Pesquiseduca
repository.name.fl_str_mv Revista Eletrônica Pesquiseduca - Universidade Católica de Santos (UNISANTOS)
repository.mail.fl_str_mv ||pesquiseduca@unisantos.br
_version_ 1793890352774512640