Análise do conteúdo de Embriologia Humana em livros didáticos de Biologia do Ensino Médio / An analysis of Human Embryology contents in High School Biology textbooks
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Eletrônica Pesquiseduca |
Texto Completo: | https://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/252 |
Resumo: | Resumo: A Embriologia Humana é o estudo de todas as fases do desenvolvimento embrionário do ser humano, a partir do zigoto até o nascimento. O ensino desta temática no Ensino Médio ainda se pauta basicamente em livros didáticos que, muitas vezes, apresenta uma explicação restrita e não contextualizada do conteúdo. Sendo assim, o objetivo deste estudo consiste em analisar o conteúdo de Embriologia Humana nos livros comumente utilizados para o ensino de Biologia no Ensino Médio, considerando a adequação dos conteúdos e da didática que apresentam. Para tal feito, foram selecionados 05 livros de autoria renomada, indicados no Programa Nacional do Livro para o Ensino Médio. Os resultados apontam que os livros didáticos apresentam pontos que precisam ser reavaliados, mas que, ainda assim, fornecem direcionamento de novos recursos e caminhos alternativos que incrementam a prática pedagógica.Palavras chave: Embriologia Humana. Ensino. Livro didáticoAbstract: Human Embryology is the study of all phases of the human being’s embryonic development, from the zygote to birth. The teaching of this subject matter in High School is still based on textbooks, which often provides a restricted and non-contextualized explanation of the content. Thus, the objective of the study is to analyze the Human Embryology contents in the books commonly used for the teaching of Biology in High School considering the adequacy of their contents and teaching methods. To do so, five books by renowned authors were selected and recommended in the National Book Program for High School. The results show that the textbooks present aspects that need to be reassessed and, on the other hand, point to new resources and alternative paths that improve teaching practice.Keywords: Human embryology, Teaching, Textbook |
id |
EDUL-1_c4e36055b7053e78811b4fb7484b8857 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.periodicos.unisantos.br:article/876 |
network_acronym_str |
EDUL-1 |
network_name_str |
Revista Eletrônica Pesquiseduca |
repository_id_str |
|
spelling |
Análise do conteúdo de Embriologia Humana em livros didáticos de Biologia do Ensino Médio / An analysis of Human Embryology contents in High School Biology textbooksEmbriologia HumanaEnsinoLivro didáticoEnsino MédioAnálise de livro textoBiologiaResumo: A Embriologia Humana é o estudo de todas as fases do desenvolvimento embrionário do ser humano, a partir do zigoto até o nascimento. O ensino desta temática no Ensino Médio ainda se pauta basicamente em livros didáticos que, muitas vezes, apresenta uma explicação restrita e não contextualizada do conteúdo. Sendo assim, o objetivo deste estudo consiste em analisar o conteúdo de Embriologia Humana nos livros comumente utilizados para o ensino de Biologia no Ensino Médio, considerando a adequação dos conteúdos e da didática que apresentam. Para tal feito, foram selecionados 05 livros de autoria renomada, indicados no Programa Nacional do Livro para o Ensino Médio. Os resultados apontam que os livros didáticos apresentam pontos que precisam ser reavaliados, mas que, ainda assim, fornecem direcionamento de novos recursos e caminhos alternativos que incrementam a prática pedagógica.Palavras chave: Embriologia Humana. Ensino. Livro didáticoAbstract: Human Embryology is the study of all phases of the human being’s embryonic development, from the zygote to birth. The teaching of this subject matter in High School is still based on textbooks, which often provides a restricted and non-contextualized explanation of the content. Thus, the objective of the study is to analyze the Human Embryology contents in the books commonly used for the teaching of Biology in High School considering the adequacy of their contents and teaching methods. To do so, five books by renowned authors were selected and recommended in the National Book Program for High School. The results show that the textbooks present aspects that need to be reassessed and, on the other hand, point to new resources and alternative paths that improve teaching practice.Keywords: Human embryology, Teaching, TextbookEDITORA UNIVERSITÁRIA LEOPOLDIANUM - Universidade Católica de Santos2020-02-02info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos paresapplication/pdfhttps://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/252REVISTA ELETRÔNICA PESQUISEDUCA; v. 11 n. 24 (2019): A função social da educação: direitos humanos, formação e tecnologias; 2642177-1626reponame:Revista Eletrônica Pesquiseducainstname:Universidade Católica de Santos (UNISANTOS)instacron:EDULporhttps://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/252/pdfCopyright (c) 2020 REVISTA ELETRÔNICA PESQUISEDUCAinfo:eu-repo/semantics/openAccessSouza, Lidiane de Fátima de OliveiraPereira, Carlos Alberto Sanches2021-03-17T21:42:32Zoai:ojs.periodicos.unisantos.br:article/876Revistahttps://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/indexPRIhttps://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/oai||pesquiseduca@unisantos.br2177-16262177-1626opendoar:2021-03-17T21:42:32Revista Eletrônica Pesquiseduca - Universidade Católica de Santos (UNISANTOS)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Análise do conteúdo de Embriologia Humana em livros didáticos de Biologia do Ensino Médio / An analysis of Human Embryology contents in High School Biology textbooks |
title |
Análise do conteúdo de Embriologia Humana em livros didáticos de Biologia do Ensino Médio / An analysis of Human Embryology contents in High School Biology textbooks |
spellingShingle |
Análise do conteúdo de Embriologia Humana em livros didáticos de Biologia do Ensino Médio / An analysis of Human Embryology contents in High School Biology textbooks Souza, Lidiane de Fátima de Oliveira Embriologia Humana Ensino Livro didático Ensino Médio Análise de livro texto Biologia |
title_short |
Análise do conteúdo de Embriologia Humana em livros didáticos de Biologia do Ensino Médio / An analysis of Human Embryology contents in High School Biology textbooks |
title_full |
Análise do conteúdo de Embriologia Humana em livros didáticos de Biologia do Ensino Médio / An analysis of Human Embryology contents in High School Biology textbooks |
title_fullStr |
Análise do conteúdo de Embriologia Humana em livros didáticos de Biologia do Ensino Médio / An analysis of Human Embryology contents in High School Biology textbooks |
title_full_unstemmed |
Análise do conteúdo de Embriologia Humana em livros didáticos de Biologia do Ensino Médio / An analysis of Human Embryology contents in High School Biology textbooks |
title_sort |
Análise do conteúdo de Embriologia Humana em livros didáticos de Biologia do Ensino Médio / An analysis of Human Embryology contents in High School Biology textbooks |
author |
Souza, Lidiane de Fátima de Oliveira |
author_facet |
Souza, Lidiane de Fátima de Oliveira Pereira, Carlos Alberto Sanches |
author_role |
author |
author2 |
Pereira, Carlos Alberto Sanches |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Souza, Lidiane de Fátima de Oliveira Pereira, Carlos Alberto Sanches |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Embriologia Humana Ensino Livro didático Ensino Médio Análise de livro texto Biologia |
topic |
Embriologia Humana Ensino Livro didático Ensino Médio Análise de livro texto Biologia |
description |
Resumo: A Embriologia Humana é o estudo de todas as fases do desenvolvimento embrionário do ser humano, a partir do zigoto até o nascimento. O ensino desta temática no Ensino Médio ainda se pauta basicamente em livros didáticos que, muitas vezes, apresenta uma explicação restrita e não contextualizada do conteúdo. Sendo assim, o objetivo deste estudo consiste em analisar o conteúdo de Embriologia Humana nos livros comumente utilizados para o ensino de Biologia no Ensino Médio, considerando a adequação dos conteúdos e da didática que apresentam. Para tal feito, foram selecionados 05 livros de autoria renomada, indicados no Programa Nacional do Livro para o Ensino Médio. Os resultados apontam que os livros didáticos apresentam pontos que precisam ser reavaliados, mas que, ainda assim, fornecem direcionamento de novos recursos e caminhos alternativos que incrementam a prática pedagógica.Palavras chave: Embriologia Humana. Ensino. Livro didáticoAbstract: Human Embryology is the study of all phases of the human being’s embryonic development, from the zygote to birth. The teaching of this subject matter in High School is still based on textbooks, which often provides a restricted and non-contextualized explanation of the content. Thus, the objective of the study is to analyze the Human Embryology contents in the books commonly used for the teaching of Biology in High School considering the adequacy of their contents and teaching methods. To do so, five books by renowned authors were selected and recommended in the National Book Program for High School. The results show that the textbooks present aspects that need to be reassessed and, on the other hand, point to new resources and alternative paths that improve teaching practice.Keywords: Human embryology, Teaching, Textbook |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-02-02 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Avaliado pelos pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/252 |
url |
https://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/252 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/252/pdf |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2020 REVISTA ELETRÔNICA PESQUISEDUCA info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2020 REVISTA ELETRÔNICA PESQUISEDUCA |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
EDITORA UNIVERSITÁRIA LEOPOLDIANUM - Universidade Católica de Santos |
publisher.none.fl_str_mv |
EDITORA UNIVERSITÁRIA LEOPOLDIANUM - Universidade Católica de Santos |
dc.source.none.fl_str_mv |
REVISTA ELETRÔNICA PESQUISEDUCA; v. 11 n. 24 (2019): A função social da educação: direitos humanos, formação e tecnologias; 264 2177-1626 reponame:Revista Eletrônica Pesquiseduca instname:Universidade Católica de Santos (UNISANTOS) instacron:EDUL |
instname_str |
Universidade Católica de Santos (UNISANTOS) |
instacron_str |
EDUL |
institution |
EDUL |
reponame_str |
Revista Eletrônica Pesquiseduca |
collection |
Revista Eletrônica Pesquiseduca |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Eletrônica Pesquiseduca - Universidade Católica de Santos (UNISANTOS) |
repository.mail.fl_str_mv |
||pesquiseduca@unisantos.br |
_version_ |
1793890352774512640 |