Perspectivas de cidadania dos alunos da Escola Estadual “PT” de Ensino Médio – Mirassol D’Oeste

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ribeiro, Ana Claudia Alondo
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Eletrônica Pesquiseduca
Texto Completo: https://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/749
Resumo: Este trabalho se propõe a refletir sobre o exercício da cidadania a partir da perspectiva dos alunos de uma escola estadual do interior do Mato Grosso que aqui será denominada de “PT”[i]. O que propomos é verificar quais as percepções dos alunos a respeito do exercício da cidadania quanto à participação em atividades que exigem maior envolvimento e engajamento como a participação política e em projetos sociais. Partimos do pressuposto de que a escola, principalmente o ensino médio, possui papel importante na formação da cidadania dos jovens e no estímulo a uma participação mais ativa na sociedade, não só através do conhecimento dos conteúdos formais que ela proporciona, que é uma das condições essenciais para o exercício da cidadania mas, principalmente pela possibilidade de levar os jovens à experiências de participação efetiva tanto na escola como fora dela se tornando verdadeiros sujeitos emancipados, colaborando para o empoderamento dos mesmos. Para entender como isso está sendo feito ou as dificuldades de inserir essa perspectiva do engajamento, realizamos pesquisa qualitativa através da aplicação de questionário estruturado com questões abertas e fechadas aos jovens que cursam o segundo e terceiro ano do ensino médio na escola estadual “PT” e também nos valemos da Etnografia enquanto descritivo do campo e de observações pontuais sobre as interações na referida escola. A partir da coleta de dados foi possível entender a complexidade da realidade e dos processos sociais envolvidos e ainda, de alguns conceitos da pedagogia freireana, conceitos como Capital Social e empoderamento utilizados por autores como Baquero, Schmidt e Nazzari. Os resultados apontam para falta de predisposição para participação em atividades políticas e associações por parte dos alunos bem como a ausência de projetos que estimulem essa participação e cidadania ativa.Palavras-chave: Educação. Cidadania. Ensino Médio. Citizenship perspectives of students from a city-run school of Mirassol D’Oeste This article aims to reflect on the practice of citizenship from the perspective of students from a city-run school in the countryside of Mato Grosso State, which is hereinafter referred to as “PT”. We attempt to verify what are the students’ perceptions concerning the practice of citizenship in activities demanding deeper involvement and engagement, such as those related to political participation and social projects. Our initial assumption was that schools, and especially high schools, play an important role in building youth citizenship and stimulating a more active participation in society, not only through the formal content knowledge it provides, which is one of the basic conditions for the practice of citizenship, but mainly because of the possibility of leading youngsters to experiences of effective participation both in and out of school to make them truly emancipated individuals, and thus collaborating to empowering them. To understand how this is being done or the difficulties of introducing this engagement perspective, we conducted qualitative research by means of a structured questionnaire with open and closed questions to be answered by students of the 2nd and 3rd year in the “PT” high school. We also used Ethnography as a field descriptor and observations on the interactions in the school. Based on the data collection, we were able to understand how complex the reality and the social processes involved are. We also comprehended some concepts by Freire, as well as concepts such as Social Capital and empowerment used by authors such as Baquero, Schmidt e Nazzari. The results point to the lack of predisposition for students to participate in political activities and associations, as well as the absence of projects promoting such active participation and citizenship.Keywords: Education; Citizenship; High School   
id EDUL-1_c7bd3182878980272b57a6bdad45c2f2
oai_identifier_str oai:ojs.periodicos.unisantos.br:article/749
network_acronym_str EDUL-1
network_name_str Revista Eletrônica Pesquiseduca
repository_id_str
spelling Perspectivas de cidadania dos alunos da Escola Estadual “PT” de Ensino Médio – Mirassol D’OesteEducaçãoCidadaniaEnsino Médiopercepções a respeito do exercício da cidadania por alunos de ensino médioEste trabalho se propõe a refletir sobre o exercício da cidadania a partir da perspectiva dos alunos de uma escola estadual do interior do Mato Grosso que aqui será denominada de “PT”[i]. O que propomos é verificar quais as percepções dos alunos a respeito do exercício da cidadania quanto à participação em atividades que exigem maior envolvimento e engajamento como a participação política e em projetos sociais. Partimos do pressuposto de que a escola, principalmente o ensino médio, possui papel importante na formação da cidadania dos jovens e no estímulo a uma participação mais ativa na sociedade, não só através do conhecimento dos conteúdos formais que ela proporciona, que é uma das condições essenciais para o exercício da cidadania mas, principalmente pela possibilidade de levar os jovens à experiências de participação efetiva tanto na escola como fora dela se tornando verdadeiros sujeitos emancipados, colaborando para o empoderamento dos mesmos. Para entender como isso está sendo feito ou as dificuldades de inserir essa perspectiva do engajamento, realizamos pesquisa qualitativa através da aplicação de questionário estruturado com questões abertas e fechadas aos jovens que cursam o segundo e terceiro ano do ensino médio na escola estadual “PT” e também nos valemos da Etnografia enquanto descritivo do campo e de observações pontuais sobre as interações na referida escola. A partir da coleta de dados foi possível entender a complexidade da realidade e dos processos sociais envolvidos e ainda, de alguns conceitos da pedagogia freireana, conceitos como Capital Social e empoderamento utilizados por autores como Baquero, Schmidt e Nazzari. Os resultados apontam para falta de predisposição para participação em atividades políticas e associações por parte dos alunos bem como a ausência de projetos que estimulem essa participação e cidadania ativa.Palavras-chave: Educação. Cidadania. Ensino Médio. Citizenship perspectives of students from a city-run school of Mirassol D’Oeste This article aims to reflect on the practice of citizenship from the perspective of students from a city-run school in the countryside of Mato Grosso State, which is hereinafter referred to as “PT”. We attempt to verify what are the students’ perceptions concerning the practice of citizenship in activities demanding deeper involvement and engagement, such as those related to political participation and social projects. Our initial assumption was that schools, and especially high schools, play an important role in building youth citizenship and stimulating a more active participation in society, not only through the formal content knowledge it provides, which is one of the basic conditions for the practice of citizenship, but mainly because of the possibility of leading youngsters to experiences of effective participation both in and out of school to make them truly emancipated individuals, and thus collaborating to empowering them. To understand how this is being done or the difficulties of introducing this engagement perspective, we conducted qualitative research by means of a structured questionnaire with open and closed questions to be answered by students of the 2nd and 3rd year in the “PT” high school. We also used Ethnography as a field descriptor and observations on the interactions in the school. Based on the data collection, we were able to understand how complex the reality and the social processes involved are. We also comprehended some concepts by Freire, as well as concepts such as Social Capital and empowerment used by authors such as Baquero, Schmidt e Nazzari. The results point to the lack of predisposition for students to participate in political activities and associations, as well as the absence of projects promoting such active participation and citizenship.Keywords: Education; Citizenship; High School   EDITORA UNIVERSITÁRIA LEOPOLDIANUM - Universidade Católica de Santos2018-12-04info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos paresapplication/pdfhttps://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/749REVISTA ELETRÔNICA PESQUISEDUCA; v. 10 n. 21 (2018): POLÍTICAS DE INCLUSÃO E DIVERSIDADE CULTURAL EM CONTEXTOS DE FORMAÇÃO; 335-3502177-1626reponame:Revista Eletrônica Pesquiseducainstname:Universidade Católica de Santos (UNISANTOS)instacron:EDULporhttps://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/749/pdfCopyright (c) 2018 REVISTA ELETRÔNICA PESQUISEDUCAinfo:eu-repo/semantics/openAccessRibeiro, Ana Claudia Alondo2021-03-17T21:41:11Zoai:ojs.periodicos.unisantos.br:article/749Revistahttps://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/indexPRIhttps://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/oai||pesquiseduca@unisantos.br2177-16262177-1626opendoar:2021-03-17T21:41:11Revista Eletrônica Pesquiseduca - Universidade Católica de Santos (UNISANTOS)false
dc.title.none.fl_str_mv Perspectivas de cidadania dos alunos da Escola Estadual “PT” de Ensino Médio – Mirassol D’Oeste
title Perspectivas de cidadania dos alunos da Escola Estadual “PT” de Ensino Médio – Mirassol D’Oeste
spellingShingle Perspectivas de cidadania dos alunos da Escola Estadual “PT” de Ensino Médio – Mirassol D’Oeste
Ribeiro, Ana Claudia Alondo
Educação
Cidadania
Ensino Médio
percepções a respeito do exercício da cidadania por alunos de ensino médio
title_short Perspectivas de cidadania dos alunos da Escola Estadual “PT” de Ensino Médio – Mirassol D’Oeste
title_full Perspectivas de cidadania dos alunos da Escola Estadual “PT” de Ensino Médio – Mirassol D’Oeste
title_fullStr Perspectivas de cidadania dos alunos da Escola Estadual “PT” de Ensino Médio – Mirassol D’Oeste
title_full_unstemmed Perspectivas de cidadania dos alunos da Escola Estadual “PT” de Ensino Médio – Mirassol D’Oeste
title_sort Perspectivas de cidadania dos alunos da Escola Estadual “PT” de Ensino Médio – Mirassol D’Oeste
author Ribeiro, Ana Claudia Alondo
author_facet Ribeiro, Ana Claudia Alondo
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Ribeiro, Ana Claudia Alondo
dc.subject.por.fl_str_mv Educação
Cidadania
Ensino Médio
percepções a respeito do exercício da cidadania por alunos de ensino médio
topic Educação
Cidadania
Ensino Médio
percepções a respeito do exercício da cidadania por alunos de ensino médio
description Este trabalho se propõe a refletir sobre o exercício da cidadania a partir da perspectiva dos alunos de uma escola estadual do interior do Mato Grosso que aqui será denominada de “PT”[i]. O que propomos é verificar quais as percepções dos alunos a respeito do exercício da cidadania quanto à participação em atividades que exigem maior envolvimento e engajamento como a participação política e em projetos sociais. Partimos do pressuposto de que a escola, principalmente o ensino médio, possui papel importante na formação da cidadania dos jovens e no estímulo a uma participação mais ativa na sociedade, não só através do conhecimento dos conteúdos formais que ela proporciona, que é uma das condições essenciais para o exercício da cidadania mas, principalmente pela possibilidade de levar os jovens à experiências de participação efetiva tanto na escola como fora dela se tornando verdadeiros sujeitos emancipados, colaborando para o empoderamento dos mesmos. Para entender como isso está sendo feito ou as dificuldades de inserir essa perspectiva do engajamento, realizamos pesquisa qualitativa através da aplicação de questionário estruturado com questões abertas e fechadas aos jovens que cursam o segundo e terceiro ano do ensino médio na escola estadual “PT” e também nos valemos da Etnografia enquanto descritivo do campo e de observações pontuais sobre as interações na referida escola. A partir da coleta de dados foi possível entender a complexidade da realidade e dos processos sociais envolvidos e ainda, de alguns conceitos da pedagogia freireana, conceitos como Capital Social e empoderamento utilizados por autores como Baquero, Schmidt e Nazzari. Os resultados apontam para falta de predisposição para participação em atividades políticas e associações por parte dos alunos bem como a ausência de projetos que estimulem essa participação e cidadania ativa.Palavras-chave: Educação. Cidadania. Ensino Médio. Citizenship perspectives of students from a city-run school of Mirassol D’Oeste This article aims to reflect on the practice of citizenship from the perspective of students from a city-run school in the countryside of Mato Grosso State, which is hereinafter referred to as “PT”. We attempt to verify what are the students’ perceptions concerning the practice of citizenship in activities demanding deeper involvement and engagement, such as those related to political participation and social projects. Our initial assumption was that schools, and especially high schools, play an important role in building youth citizenship and stimulating a more active participation in society, not only through the formal content knowledge it provides, which is one of the basic conditions for the practice of citizenship, but mainly because of the possibility of leading youngsters to experiences of effective participation both in and out of school to make them truly emancipated individuals, and thus collaborating to empowering them. To understand how this is being done or the difficulties of introducing this engagement perspective, we conducted qualitative research by means of a structured questionnaire with open and closed questions to be answered by students of the 2nd and 3rd year in the “PT” high school. We also used Ethnography as a field descriptor and observations on the interactions in the school. Based on the data collection, we were able to understand how complex the reality and the social processes involved are. We also comprehended some concepts by Freire, as well as concepts such as Social Capital and empowerment used by authors such as Baquero, Schmidt e Nazzari. The results point to the lack of predisposition for students to participate in political activities and associations, as well as the absence of projects promoting such active participation and citizenship.Keywords: Education; Citizenship; High School   
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-12-04
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Avaliado pelos pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/749
url https://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/749
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/749/pdf
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2018 REVISTA ELETRÔNICA PESQUISEDUCA
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2018 REVISTA ELETRÔNICA PESQUISEDUCA
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv EDITORA UNIVERSITÁRIA LEOPOLDIANUM - Universidade Católica de Santos
publisher.none.fl_str_mv EDITORA UNIVERSITÁRIA LEOPOLDIANUM - Universidade Católica de Santos
dc.source.none.fl_str_mv REVISTA ELETRÔNICA PESQUISEDUCA; v. 10 n. 21 (2018): POLÍTICAS DE INCLUSÃO E DIVERSIDADE CULTURAL EM CONTEXTOS DE FORMAÇÃO; 335-350
2177-1626
reponame:Revista Eletrônica Pesquiseduca
instname:Universidade Católica de Santos (UNISANTOS)
instacron:EDUL
instname_str Universidade Católica de Santos (UNISANTOS)
instacron_str EDUL
institution EDUL
reponame_str Revista Eletrônica Pesquiseduca
collection Revista Eletrônica Pesquiseduca
repository.name.fl_str_mv Revista Eletrônica Pesquiseduca - Universidade Católica de Santos (UNISANTOS)
repository.mail.fl_str_mv ||pesquiseduca@unisantos.br
_version_ 1793890352351936512