A CIDADANIA E A SOCIOLOGIA NO ENSINO MÉDIO
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Cadernos de Estudos Sociais (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.fundaj.gov.br/CAD/article/view/1629 |
Resumo: | Documentos como a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, as Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais da Educação Básica, os Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Médio e as Orientações Curriculares Nacionais para o Ensino Médio identificam que a relação entre a sociologia e a cidadania é estreita no ensino médio. Entretanto, os profissionais do ensino de sociologia, bem como, consequentemente, seus alunos, podem sofrer pelo desconhecimento condicionado pelas dificuldades de tempo existente para as leituras e análises. Assim, por meio da identificação e apreciação dos documentos pertinentes, pretendeu-se sintetizar e refletir acerca de algumas abordagens sobre a cidadania para a sociologia no ensino médio. Como resultado, conseguiu-se demonstrar que, conforme caracterizado em documentos, a sociologia é um importante elemento para a formação cidadã, mas, para que isso ocorra, faz-se necessário utilizar dos meios e contextualizações adequadas de modo possibilitar o aprimoramento de atitudes críticas e reflexivas procedidas do empoderamento social. |
id |
FUNDAJ-0_4a9a268f51d7aac89b87703674fd14c7 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.emnuvens.com.br:article/1629 |
network_acronym_str |
FUNDAJ-0 |
network_name_str |
Cadernos de Estudos Sociais (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
A CIDADANIA E A SOCIOLOGIA NO ENSINO MÉDIOCidadania. Sociologia. Ensino Médio.Documentos como a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, as Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais da Educação Básica, os Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Médio e as Orientações Curriculares Nacionais para o Ensino Médio identificam que a relação entre a sociologia e a cidadania é estreita no ensino médio. Entretanto, os profissionais do ensino de sociologia, bem como, consequentemente, seus alunos, podem sofrer pelo desconhecimento condicionado pelas dificuldades de tempo existente para as leituras e análises. Assim, por meio da identificação e apreciação dos documentos pertinentes, pretendeu-se sintetizar e refletir acerca de algumas abordagens sobre a cidadania para a sociologia no ensino médio. Como resultado, conseguiu-se demonstrar que, conforme caracterizado em documentos, a sociologia é um importante elemento para a formação cidadã, mas, para que isso ocorra, faz-se necessário utilizar dos meios e contextualizações adequadas de modo possibilitar o aprimoramento de atitudes críticas e reflexivas procedidas do empoderamento social.Fundação Joaquim Nabuco/Diretoria de Pesquisas Sociais2017-03-23info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.fundaj.gov.br/CAD/article/view/1629Cadernos de Estudos Sociais; v. 31 n. 2 (2016); 71-872595-40910102-4248reponame:Cadernos de Estudos Sociais (Online)instname:Fundação Joaquim Nabuco (FUNDAJ)instacron:FUNDAJporhttps://periodicos.fundaj.gov.br/CAD/article/view/1629/pdf_1Copyright (c) 2017 Autor, concedendo à revista o direito de primeira publicaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessPereira, AndréFusco, Wilson2017-03-24T13:11:58Zoai:ojs.emnuvens.com.br:article/1629Revistahttps://periodicos.fundaj.gov.br/CADPUBhttps://periodicos.fundaj.gov.br/CAD/oaibeatriz.mesquita@fundaj.gov.br||beatriz.mesquita@fundaj.gov.br2595-40910102-4248opendoar:2017-03-24T13:11:58Cadernos de Estudos Sociais (Online) - Fundação Joaquim Nabuco (FUNDAJ)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A CIDADANIA E A SOCIOLOGIA NO ENSINO MÉDIO |
title |
A CIDADANIA E A SOCIOLOGIA NO ENSINO MÉDIO |
spellingShingle |
A CIDADANIA E A SOCIOLOGIA NO ENSINO MÉDIO Pereira, André Cidadania. Sociologia. Ensino Médio. |
title_short |
A CIDADANIA E A SOCIOLOGIA NO ENSINO MÉDIO |
title_full |
A CIDADANIA E A SOCIOLOGIA NO ENSINO MÉDIO |
title_fullStr |
A CIDADANIA E A SOCIOLOGIA NO ENSINO MÉDIO |
title_full_unstemmed |
A CIDADANIA E A SOCIOLOGIA NO ENSINO MÉDIO |
title_sort |
A CIDADANIA E A SOCIOLOGIA NO ENSINO MÉDIO |
author |
Pereira, André |
author_facet |
Pereira, André Fusco, Wilson |
author_role |
author |
author2 |
Fusco, Wilson |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Pereira, André Fusco, Wilson |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Cidadania. Sociologia. Ensino Médio. |
topic |
Cidadania. Sociologia. Ensino Médio. |
description |
Documentos como a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, as Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais da Educação Básica, os Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Médio e as Orientações Curriculares Nacionais para o Ensino Médio identificam que a relação entre a sociologia e a cidadania é estreita no ensino médio. Entretanto, os profissionais do ensino de sociologia, bem como, consequentemente, seus alunos, podem sofrer pelo desconhecimento condicionado pelas dificuldades de tempo existente para as leituras e análises. Assim, por meio da identificação e apreciação dos documentos pertinentes, pretendeu-se sintetizar e refletir acerca de algumas abordagens sobre a cidadania para a sociologia no ensino médio. Como resultado, conseguiu-se demonstrar que, conforme caracterizado em documentos, a sociologia é um importante elemento para a formação cidadã, mas, para que isso ocorra, faz-se necessário utilizar dos meios e contextualizações adequadas de modo possibilitar o aprimoramento de atitudes críticas e reflexivas procedidas do empoderamento social. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-03-23 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.fundaj.gov.br/CAD/article/view/1629 |
url |
https://periodicos.fundaj.gov.br/CAD/article/view/1629 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.fundaj.gov.br/CAD/article/view/1629/pdf_1 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2017 Autor, concedendo à revista o direito de primeira publicação info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2017 Autor, concedendo à revista o direito de primeira publicação |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Fundação Joaquim Nabuco/Diretoria de Pesquisas Sociais |
publisher.none.fl_str_mv |
Fundação Joaquim Nabuco/Diretoria de Pesquisas Sociais |
dc.source.none.fl_str_mv |
Cadernos de Estudos Sociais; v. 31 n. 2 (2016); 71-87 2595-4091 0102-4248 reponame:Cadernos de Estudos Sociais (Online) instname:Fundação Joaquim Nabuco (FUNDAJ) instacron:FUNDAJ |
instname_str |
Fundação Joaquim Nabuco (FUNDAJ) |
instacron_str |
FUNDAJ |
institution |
FUNDAJ |
reponame_str |
Cadernos de Estudos Sociais (Online) |
collection |
Cadernos de Estudos Sociais (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Cadernos de Estudos Sociais (Online) - Fundação Joaquim Nabuco (FUNDAJ) |
repository.mail.fl_str_mv |
beatriz.mesquita@fundaj.gov.br||beatriz.mesquita@fundaj.gov.br |
_version_ |
1798042201746309120 |