A CIDADANIA E A SOCIOLOGIA NO ENSINO MÉDIO

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pereira, André
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Fusco, Wilson
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Cadernos de Estudos Sociais (Online)
Texto Completo: https://periodicos.fundaj.gov.br/CAD/article/view/1629
Resumo: Documentos como a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, as Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais da Educação Básica, os Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Médio e as Orientações Curriculares Nacionais para o Ensino Médio identificam que a relação entre a sociologia e a cidadania é estreita no ensino médio. Entretanto, os profissionais do ensino de sociologia, bem como, consequentemente, seus alunos, podem sofrer pelo desconhecimento condicionado pelas dificuldades de tempo existente para as leituras e análises. Assim, por meio da identificação e apreciação dos documentos pertinentes, pretendeu-se sintetizar e refletir acerca de algumas abordagens sobre a cidadania para a sociologia no ensino médio. Como resultado, conseguiu-se demonstrar que, conforme caracterizado em documentos, a sociologia é um importante elemento para a formação cidadã, mas, para que isso ocorra, faz-se necessário utilizar dos meios e contextualizações adequadas de modo possibilitar o aprimoramento de atitudes críticas e reflexivas procedidas do empoderamento social.
id FUNDAJ-0_4a9a268f51d7aac89b87703674fd14c7
oai_identifier_str oai:ojs.emnuvens.com.br:article/1629
network_acronym_str FUNDAJ-0
network_name_str Cadernos de Estudos Sociais (Online)
repository_id_str
spelling A CIDADANIA E A SOCIOLOGIA NO ENSINO MÉDIOCidadania. Sociologia. Ensino Médio.Documentos como a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, as Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais da Educação Básica, os Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Médio e as Orientações Curriculares Nacionais para o Ensino Médio identificam que a relação entre a sociologia e a cidadania é estreita no ensino médio. Entretanto, os profissionais do ensino de sociologia, bem como, consequentemente, seus alunos, podem sofrer pelo desconhecimento condicionado pelas dificuldades de tempo existente para as leituras e análises. Assim, por meio da identificação e apreciação dos documentos pertinentes, pretendeu-se sintetizar e refletir acerca de algumas abordagens sobre a cidadania para a sociologia no ensino médio. Como resultado, conseguiu-se demonstrar que, conforme caracterizado em documentos, a sociologia é um importante elemento para a formação cidadã, mas, para que isso ocorra, faz-se necessário utilizar dos meios e contextualizações adequadas de modo possibilitar o aprimoramento de atitudes críticas e reflexivas procedidas do empoderamento social.Fundação Joaquim Nabuco/Diretoria de Pesquisas Sociais2017-03-23info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.fundaj.gov.br/CAD/article/view/1629Cadernos de Estudos Sociais; v. 31 n. 2 (2016); 71-872595-40910102-4248reponame:Cadernos de Estudos Sociais (Online)instname:Fundação Joaquim Nabuco (FUNDAJ)instacron:FUNDAJporhttps://periodicos.fundaj.gov.br/CAD/article/view/1629/pdf_1Copyright (c) 2017 Autor, concedendo à revista o direito de primeira publicaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessPereira, AndréFusco, Wilson2017-03-24T13:11:58Zoai:ojs.emnuvens.com.br:article/1629Revistahttps://periodicos.fundaj.gov.br/CADPUBhttps://periodicos.fundaj.gov.br/CAD/oaibeatriz.mesquita@fundaj.gov.br||beatriz.mesquita@fundaj.gov.br2595-40910102-4248opendoar:2017-03-24T13:11:58Cadernos de Estudos Sociais (Online) - Fundação Joaquim Nabuco (FUNDAJ)false
dc.title.none.fl_str_mv A CIDADANIA E A SOCIOLOGIA NO ENSINO MÉDIO
title A CIDADANIA E A SOCIOLOGIA NO ENSINO MÉDIO
spellingShingle A CIDADANIA E A SOCIOLOGIA NO ENSINO MÉDIO
Pereira, André
Cidadania. Sociologia. Ensino Médio.
title_short A CIDADANIA E A SOCIOLOGIA NO ENSINO MÉDIO
title_full A CIDADANIA E A SOCIOLOGIA NO ENSINO MÉDIO
title_fullStr A CIDADANIA E A SOCIOLOGIA NO ENSINO MÉDIO
title_full_unstemmed A CIDADANIA E A SOCIOLOGIA NO ENSINO MÉDIO
title_sort A CIDADANIA E A SOCIOLOGIA NO ENSINO MÉDIO
author Pereira, André
author_facet Pereira, André
Fusco, Wilson
author_role author
author2 Fusco, Wilson
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Pereira, André
Fusco, Wilson
dc.subject.por.fl_str_mv Cidadania. Sociologia. Ensino Médio.
topic Cidadania. Sociologia. Ensino Médio.
description Documentos como a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, as Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais da Educação Básica, os Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Médio e as Orientações Curriculares Nacionais para o Ensino Médio identificam que a relação entre a sociologia e a cidadania é estreita no ensino médio. Entretanto, os profissionais do ensino de sociologia, bem como, consequentemente, seus alunos, podem sofrer pelo desconhecimento condicionado pelas dificuldades de tempo existente para as leituras e análises. Assim, por meio da identificação e apreciação dos documentos pertinentes, pretendeu-se sintetizar e refletir acerca de algumas abordagens sobre a cidadania para a sociologia no ensino médio. Como resultado, conseguiu-se demonstrar que, conforme caracterizado em documentos, a sociologia é um importante elemento para a formação cidadã, mas, para que isso ocorra, faz-se necessário utilizar dos meios e contextualizações adequadas de modo possibilitar o aprimoramento de atitudes críticas e reflexivas procedidas do empoderamento social.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-03-23
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.fundaj.gov.br/CAD/article/view/1629
url https://periodicos.fundaj.gov.br/CAD/article/view/1629
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.fundaj.gov.br/CAD/article/view/1629/pdf_1
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2017 Autor, concedendo à revista o direito de primeira publicação
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2017 Autor, concedendo à revista o direito de primeira publicação
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Fundação Joaquim Nabuco/Diretoria de Pesquisas Sociais
publisher.none.fl_str_mv Fundação Joaquim Nabuco/Diretoria de Pesquisas Sociais
dc.source.none.fl_str_mv Cadernos de Estudos Sociais; v. 31 n. 2 (2016); 71-87
2595-4091
0102-4248
reponame:Cadernos de Estudos Sociais (Online)
instname:Fundação Joaquim Nabuco (FUNDAJ)
instacron:FUNDAJ
instname_str Fundação Joaquim Nabuco (FUNDAJ)
instacron_str FUNDAJ
institution FUNDAJ
reponame_str Cadernos de Estudos Sociais (Online)
collection Cadernos de Estudos Sociais (Online)
repository.name.fl_str_mv Cadernos de Estudos Sociais (Online) - Fundação Joaquim Nabuco (FUNDAJ)
repository.mail.fl_str_mv beatriz.mesquita@fundaj.gov.br||beatriz.mesquita@fundaj.gov.br
_version_ 1798042201746309120