CLIMA DISCIPLINAR, OPORTUNIDADES DE APRENDIZADO E FORMAÇÃO DOCENTE
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Eletrônica Pesquiseduca |
Texto Completo: | https://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/720 |
Resumo: | O artigo discute a relação entre clima disciplinar, oportunidades de aprendizado e formação de professores. Analisa alguns discursos sobre as temáticas da disciplina e da indisciplina presentes no meio educacional brasileiro, especialmente entre professores, pais e alunos. Tais discursos tendem a desconsiderar a natureza complexa dos fenômenos sociais e educacionais, revelando uma visão parcial, reduzida ou simplificada da realidade. Conclui-se pela necessidade de inserção das temáticas relativas a atuação disciplinar em programas de formação inicial e continuada de professores como forma de permitir aos docentes a construção de um amplo repertório de conhecimentos e habilidades sobre os quais possam apoiar as suas práticas profissionais, especialmente no que tange a atuação disciplinar em sala de aula |
id |
EDUL-1_ce88581fb8b088fa8cad1361ededa2dc |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.periodicos.unisantos.br:article/720 |
network_acronym_str |
EDUL-1 |
network_name_str |
Revista Eletrônica Pesquiseduca |
repository_id_str |
|
spelling |
CLIMA DISCIPLINAR, OPORTUNIDADES DE APRENDIZADO E FORMAÇÃO DOCENTEclima disciplinaroportunidades de aprendizado e formação docente.clima disciplinaroportunidades de aprendizado e formação docente.O artigo discute a relação entre clima disciplinar, oportunidades de aprendizado e formação de professores. Analisa alguns discursos sobre as temáticas da disciplina e da indisciplina presentes no meio educacional brasileiro, especialmente entre professores, pais e alunos. Tais discursos tendem a desconsiderar a natureza complexa dos fenômenos sociais e educacionais, revelando uma visão parcial, reduzida ou simplificada da realidade. Conclui-se pela necessidade de inserção das temáticas relativas a atuação disciplinar em programas de formação inicial e continuada de professores como forma de permitir aos docentes a construção de um amplo repertório de conhecimentos e habilidades sobre os quais possam apoiar as suas práticas profissionais, especialmente no que tange a atuação disciplinar em sala de aulaEDITORA UNIVERSITÁRIA LEOPOLDIANUM - Universidade Católica de Santos2018-07-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos paresapplication/pdfhttps://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/720REVISTA ELETRÔNICA PESQUISEDUCA; v. 9 n. 18 (2017): DOSSIÊ: CONHECIMENTO ESCOLAR E FORMAÇÃO DE PROFESSORES:; 239-4662177-1626reponame:Revista Eletrônica Pesquiseducainstname:Universidade Católica de Santos (UNISANTOS)instacron:EDULporhttps://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/720/pdfCopyright (c) 2017 REVISTA ELETRÔNICA PESQUISEDUCAinfo:eu-repo/semantics/openAccessSilva, Luciano Campos2021-03-17T21:39:01Zoai:ojs.periodicos.unisantos.br:article/720Revistahttps://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/indexPRIhttps://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/oai||pesquiseduca@unisantos.br2177-16262177-1626opendoar:2021-03-17T21:39:01Revista Eletrônica Pesquiseduca - Universidade Católica de Santos (UNISANTOS)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
CLIMA DISCIPLINAR, OPORTUNIDADES DE APRENDIZADO E FORMAÇÃO DOCENTE |
title |
CLIMA DISCIPLINAR, OPORTUNIDADES DE APRENDIZADO E FORMAÇÃO DOCENTE |
spellingShingle |
CLIMA DISCIPLINAR, OPORTUNIDADES DE APRENDIZADO E FORMAÇÃO DOCENTE Silva, Luciano Campos clima disciplinar oportunidades de aprendizado e formação docente. clima disciplinar oportunidades de aprendizado e formação docente. |
title_short |
CLIMA DISCIPLINAR, OPORTUNIDADES DE APRENDIZADO E FORMAÇÃO DOCENTE |
title_full |
CLIMA DISCIPLINAR, OPORTUNIDADES DE APRENDIZADO E FORMAÇÃO DOCENTE |
title_fullStr |
CLIMA DISCIPLINAR, OPORTUNIDADES DE APRENDIZADO E FORMAÇÃO DOCENTE |
title_full_unstemmed |
CLIMA DISCIPLINAR, OPORTUNIDADES DE APRENDIZADO E FORMAÇÃO DOCENTE |
title_sort |
CLIMA DISCIPLINAR, OPORTUNIDADES DE APRENDIZADO E FORMAÇÃO DOCENTE |
author |
Silva, Luciano Campos |
author_facet |
Silva, Luciano Campos |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva, Luciano Campos |
dc.subject.por.fl_str_mv |
clima disciplinar oportunidades de aprendizado e formação docente. clima disciplinar oportunidades de aprendizado e formação docente. |
topic |
clima disciplinar oportunidades de aprendizado e formação docente. clima disciplinar oportunidades de aprendizado e formação docente. |
description |
O artigo discute a relação entre clima disciplinar, oportunidades de aprendizado e formação de professores. Analisa alguns discursos sobre as temáticas da disciplina e da indisciplina presentes no meio educacional brasileiro, especialmente entre professores, pais e alunos. Tais discursos tendem a desconsiderar a natureza complexa dos fenômenos sociais e educacionais, revelando uma visão parcial, reduzida ou simplificada da realidade. Conclui-se pela necessidade de inserção das temáticas relativas a atuação disciplinar em programas de formação inicial e continuada de professores como forma de permitir aos docentes a construção de um amplo repertório de conhecimentos e habilidades sobre os quais possam apoiar as suas práticas profissionais, especialmente no que tange a atuação disciplinar em sala de aula |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-07-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Avaliado pelos pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/720 |
url |
https://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/720 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/720/pdf |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2017 REVISTA ELETRÔNICA PESQUISEDUCA info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2017 REVISTA ELETRÔNICA PESQUISEDUCA |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
EDITORA UNIVERSITÁRIA LEOPOLDIANUM - Universidade Católica de Santos |
publisher.none.fl_str_mv |
EDITORA UNIVERSITÁRIA LEOPOLDIANUM - Universidade Católica de Santos |
dc.source.none.fl_str_mv |
REVISTA ELETRÔNICA PESQUISEDUCA; v. 9 n. 18 (2017): DOSSIÊ: CONHECIMENTO ESCOLAR E FORMAÇÃO DE PROFESSORES:; 239-466 2177-1626 reponame:Revista Eletrônica Pesquiseduca instname:Universidade Católica de Santos (UNISANTOS) instacron:EDUL |
instname_str |
Universidade Católica de Santos (UNISANTOS) |
instacron_str |
EDUL |
institution |
EDUL |
reponame_str |
Revista Eletrônica Pesquiseduca |
collection |
Revista Eletrônica Pesquiseduca |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Eletrônica Pesquiseduca - Universidade Católica de Santos (UNISANTOS) |
repository.mail.fl_str_mv |
||pesquiseduca@unisantos.br |
_version_ |
1793890352339353600 |