A importância de ensinar Embriologia Humana no Ensino Médio: uma análise de livros didáticos de Biologia recomendados pelo PNLD 2018
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Eletrônica Pesquiseduca |
Texto Completo: | https://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/900 |
Resumo: | O presente estudo propõe uma análise da abordagem de Embriologia Humana nos dez livros didáticos de Biologia do Ensino Médio, aprovados e recomendados pelo Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) de 2018, a partir da perspectiva teórico-didática e metodológica. Os métodos elencados para tal análise foram fundamentados nos seguintes critérios: delineamento prévio; categorização de análise dos livros didáticos; apreciação, expressão dos resultados e interpretação. Os resultados apontam que a maior parte dos livros abordam adequadamente os conteúdos de Embriologia Humana, adotando métodos didáticos pertinentes. Contudo, alguns dos livros didáticos apresentam pontos que precisam ser reavaliados quanto ao enfoque do ensino de Embriologia Humana. Conclui-se que as obras analisadas fornecem fundamento teórico metodológico, onde se destaca o direcionamento de recursos e caminhos alternativos que incrementam a prática pedagógica.Palavras chave: Embriologia Humana. Ensino de Biologia. Livro didático. Abstract: Human Embryology is the study of all phases of the human being’s embryonic development, from the zygote to birth. The teaching of this subject matter in High School is still based on textbooks, which often provides a restricted and non-contextualized explanation of the content. Thus, the objective of the study is to analyze the Human Embryology contents in the books commonly used for the teaching of Biology in High School considering the adequacy of their contents and teaching methods. To do so, five books by renowned authors were selected and recommended in the National Book Program for High School. The results show that the textbooks present aspects that need to be reassessed and, on the other hand, point to new resources and alternative paths that improve teaching practice.Keywords: Human embryology.Teaching. Textbook |
id |
EDUL-1_e47e4fae95fe97c3e5d2518f443bcd75 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.periodicos.unisantos.br:article/900 |
network_acronym_str |
EDUL-1 |
network_name_str |
Revista Eletrônica Pesquiseduca |
repository_id_str |
|
spelling |
A importância de ensinar Embriologia Humana no Ensino Médio: uma análise de livros didáticos de Biologia recomendados pelo PNLD 2018Embriologia HumanaEnsinoLivro didático.Ensino MédioEmbriologia HumanaBiologiaO presente estudo propõe uma análise da abordagem de Embriologia Humana nos dez livros didáticos de Biologia do Ensino Médio, aprovados e recomendados pelo Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) de 2018, a partir da perspectiva teórico-didática e metodológica. Os métodos elencados para tal análise foram fundamentados nos seguintes critérios: delineamento prévio; categorização de análise dos livros didáticos; apreciação, expressão dos resultados e interpretação. Os resultados apontam que a maior parte dos livros abordam adequadamente os conteúdos de Embriologia Humana, adotando métodos didáticos pertinentes. Contudo, alguns dos livros didáticos apresentam pontos que precisam ser reavaliados quanto ao enfoque do ensino de Embriologia Humana. Conclui-se que as obras analisadas fornecem fundamento teórico metodológico, onde se destaca o direcionamento de recursos e caminhos alternativos que incrementam a prática pedagógica.Palavras chave: Embriologia Humana. Ensino de Biologia. Livro didático. Abstract: Human Embryology is the study of all phases of the human being’s embryonic development, from the zygote to birth. The teaching of this subject matter in High School is still based on textbooks, which often provides a restricted and non-contextualized explanation of the content. Thus, the objective of the study is to analyze the Human Embryology contents in the books commonly used for the teaching of Biology in High School considering the adequacy of their contents and teaching methods. To do so, five books by renowned authors were selected and recommended in the National Book Program for High School. The results show that the textbooks present aspects that need to be reassessed and, on the other hand, point to new resources and alternative paths that improve teaching practice.Keywords: Human embryology.Teaching. TextbookEDITORA UNIVERSITÁRIA LEOPOLDIANUM - Universidade Católica de Santos2020-05-19info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos paresapplication/pdfhttps://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/900REVISTA ELETRÔNICA PESQUISEDUCA; v. 12 n. 26 (2020): PEDAGOGIA UNIVERSITÁRIA, POLÍTICAS DE CURRÍCULO E PRÁTICAS PEDAGÓGICAS; 208-2252177-1626reponame:Revista Eletrônica Pesquiseducainstname:Universidade Católica de Santos (UNISANTOS)instacron:EDULporhttps://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/900/pdfCopyright (c) 2020 REVISTA ELETRÔNICA PESQUISEDUCAinfo:eu-repo/semantics/openAccessSouza, Lidiane de Fátima de OliveiraPereira, Carlos Alberto SanchesCarvalho, Marcelle AlvesPereira, Ana Paula Cunha2021-03-17T21:43:21Zoai:ojs.periodicos.unisantos.br:article/900Revistahttps://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/indexPRIhttps://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/oai||pesquiseduca@unisantos.br2177-16262177-1626opendoar:2021-03-17T21:43:21Revista Eletrônica Pesquiseduca - Universidade Católica de Santos (UNISANTOS)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A importância de ensinar Embriologia Humana no Ensino Médio: uma análise de livros didáticos de Biologia recomendados pelo PNLD 2018 |
title |
A importância de ensinar Embriologia Humana no Ensino Médio: uma análise de livros didáticos de Biologia recomendados pelo PNLD 2018 |
spellingShingle |
A importância de ensinar Embriologia Humana no Ensino Médio: uma análise de livros didáticos de Biologia recomendados pelo PNLD 2018 Souza, Lidiane de Fátima de Oliveira Embriologia Humana Ensino Livro didático. Ensino Médio Embriologia Humana Biologia |
title_short |
A importância de ensinar Embriologia Humana no Ensino Médio: uma análise de livros didáticos de Biologia recomendados pelo PNLD 2018 |
title_full |
A importância de ensinar Embriologia Humana no Ensino Médio: uma análise de livros didáticos de Biologia recomendados pelo PNLD 2018 |
title_fullStr |
A importância de ensinar Embriologia Humana no Ensino Médio: uma análise de livros didáticos de Biologia recomendados pelo PNLD 2018 |
title_full_unstemmed |
A importância de ensinar Embriologia Humana no Ensino Médio: uma análise de livros didáticos de Biologia recomendados pelo PNLD 2018 |
title_sort |
A importância de ensinar Embriologia Humana no Ensino Médio: uma análise de livros didáticos de Biologia recomendados pelo PNLD 2018 |
author |
Souza, Lidiane de Fátima de Oliveira |
author_facet |
Souza, Lidiane de Fátima de Oliveira Pereira, Carlos Alberto Sanches Carvalho, Marcelle Alves Pereira, Ana Paula Cunha |
author_role |
author |
author2 |
Pereira, Carlos Alberto Sanches Carvalho, Marcelle Alves Pereira, Ana Paula Cunha |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Souza, Lidiane de Fátima de Oliveira Pereira, Carlos Alberto Sanches Carvalho, Marcelle Alves Pereira, Ana Paula Cunha |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Embriologia Humana Ensino Livro didático. Ensino Médio Embriologia Humana Biologia |
topic |
Embriologia Humana Ensino Livro didático. Ensino Médio Embriologia Humana Biologia |
description |
O presente estudo propõe uma análise da abordagem de Embriologia Humana nos dez livros didáticos de Biologia do Ensino Médio, aprovados e recomendados pelo Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) de 2018, a partir da perspectiva teórico-didática e metodológica. Os métodos elencados para tal análise foram fundamentados nos seguintes critérios: delineamento prévio; categorização de análise dos livros didáticos; apreciação, expressão dos resultados e interpretação. Os resultados apontam que a maior parte dos livros abordam adequadamente os conteúdos de Embriologia Humana, adotando métodos didáticos pertinentes. Contudo, alguns dos livros didáticos apresentam pontos que precisam ser reavaliados quanto ao enfoque do ensino de Embriologia Humana. Conclui-se que as obras analisadas fornecem fundamento teórico metodológico, onde se destaca o direcionamento de recursos e caminhos alternativos que incrementam a prática pedagógica.Palavras chave: Embriologia Humana. Ensino de Biologia. Livro didático. Abstract: Human Embryology is the study of all phases of the human being’s embryonic development, from the zygote to birth. The teaching of this subject matter in High School is still based on textbooks, which often provides a restricted and non-contextualized explanation of the content. Thus, the objective of the study is to analyze the Human Embryology contents in the books commonly used for the teaching of Biology in High School considering the adequacy of their contents and teaching methods. To do so, five books by renowned authors were selected and recommended in the National Book Program for High School. The results show that the textbooks present aspects that need to be reassessed and, on the other hand, point to new resources and alternative paths that improve teaching practice.Keywords: Human embryology.Teaching. Textbook |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-05-19 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Avaliado pelos pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/900 |
url |
https://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/900 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/900/pdf |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2020 REVISTA ELETRÔNICA PESQUISEDUCA info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2020 REVISTA ELETRÔNICA PESQUISEDUCA |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
EDITORA UNIVERSITÁRIA LEOPOLDIANUM - Universidade Católica de Santos |
publisher.none.fl_str_mv |
EDITORA UNIVERSITÁRIA LEOPOLDIANUM - Universidade Católica de Santos |
dc.source.none.fl_str_mv |
REVISTA ELETRÔNICA PESQUISEDUCA; v. 12 n. 26 (2020): PEDAGOGIA UNIVERSITÁRIA, POLÍTICAS DE CURRÍCULO E PRÁTICAS PEDAGÓGICAS; 208-225 2177-1626 reponame:Revista Eletrônica Pesquiseduca instname:Universidade Católica de Santos (UNISANTOS) instacron:EDUL |
instname_str |
Universidade Católica de Santos (UNISANTOS) |
instacron_str |
EDUL |
institution |
EDUL |
reponame_str |
Revista Eletrônica Pesquiseduca |
collection |
Revista Eletrônica Pesquiseduca |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Eletrônica Pesquiseduca - Universidade Católica de Santos (UNISANTOS) |
repository.mail.fl_str_mv |
||pesquiseduca@unisantos.br |
_version_ |
1793890352787095552 |