Educação: da educação inclusiva e escola inclusiva na rede pública de ensino
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Eletrônica Pesquiseduca |
Texto Completo: | https://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/537 |
Resumo: | Nesse contexto de contemporaneidade, apresentam-se os resultados de pesquisa sobre educação inclusiva realizada na rede estadual de ensino Público do Rio Grande do Sul. Trata-se de pesquisa exploratória, de abordagem qualitativa, que utilizou análises interpretativas. Desta forma, delineou-se a seguinte problematização: quais as situações-problemas encontradas no cotidiano pelos profissionais da educação em suas escolas? O trabalho consistiu na obtenção de respostas a três tipos de questionário semiestruturado, aplicados durante entrevistas realizadas com 12 (doze) funcionários de 4 (quatro) escolas públicas do Estado do Rio Grande do Sul, no município de Bagé, dentre os quais os diretores, funcionários e professores. Após submetidas à Análise de Conteúdo, as respostas apontaram a importância da inclusão para a melhoria das relações comunitárias bem como a falta de preparo e de formação do professor, além de apoio técnico no trabalho com alunos inseridos nas classes regulares. Outra questão evidenciada pelos dados apontou que a situação da educação inclusiva no Estado carece de debate, aprofundamento conceitual e prático que subsidie a prática docente e a inclusão de fato dos alunos com necessidades educacionais especiais matriculados no ensino regular, além da adequação dos espaços educativos quanto a tecnologias assistivas e à acessibilidade física. Conclui-se que há vários aspectos necessários à efetivação da proposta inclusiva e, como sugestões, destacaram-se: necessidade de orientação por equipe multidisciplinar; formação continuada de professores e técnicos; infraestrutura e recursos pedagógicos adequados; experiência prévia junto a alunos com necessidades especiais, além de apoio da família e da comunidade.Palavras-chave: Educação. Inclusão. Escola. EDUCATION: INCLUSIVE EDUCATION AND INCLUSIVE SCHOOL IN THE PUBLIC EDUCATION SYSTEM Abstract: In this context of a contemporary society, we present the results of the research on inclusive education held in the public education system of Rio Grande do Sul State. It is an exploratory research project with a qualitative approach and an interpretative analysis methodology. We therefore devised the following question: what are the problem situations routinely faced by education professionals in their schools? The research consisted of obtaining answers to three types of semi-structured questionnaire, applied during interviews with twelve (12) employees of four (4) public schools of the State of Rio Grande do Sul, in the municipality of Bagé, including principals, staff and faculty. After the analysis of their content, the answers indicated the importance of inclusion to improve community relations, as well as the absence of teacher preparation, teacher training and technical support in dealing with students included in regular classes. Another issue highlighted by the data pointed out that the situation of inclusive education in the state lacks debate, conceptual and practical density to subsidize teaching practice, and the effective inclusion of students with special educational needs enrolled in regular education, besides the adequacy of educational spaces as to physical accessibility and assistive technologies. It follows that there are several aspects necessary to make the inclusive proposal effective, and the following suggestions stood out: the need for guidance by a multidisciplinary team, continuing education for teachers and technicians, adequate infrastructure and learning resources, previous experience with students with special needs, and family and community support.Keywords: Education. Inclusion. School. |
id |
EDUL-1_eae49d15086f653352b3dd67e70b3dab |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.periodicos.unisantos.br:article/537 |
network_acronym_str |
EDUL-1 |
network_name_str |
Revista Eletrônica Pesquiseduca |
repository_id_str |
|
spelling |
Educação: da educação inclusiva e escola inclusiva na rede pública de ensinoEducaçãoinclusãoescola.EDUCAÇÃONesse contexto de contemporaneidade, apresentam-se os resultados de pesquisa sobre educação inclusiva realizada na rede estadual de ensino Público do Rio Grande do Sul. Trata-se de pesquisa exploratória, de abordagem qualitativa, que utilizou análises interpretativas. Desta forma, delineou-se a seguinte problematização: quais as situações-problemas encontradas no cotidiano pelos profissionais da educação em suas escolas? O trabalho consistiu na obtenção de respostas a três tipos de questionário semiestruturado, aplicados durante entrevistas realizadas com 12 (doze) funcionários de 4 (quatro) escolas públicas do Estado do Rio Grande do Sul, no município de Bagé, dentre os quais os diretores, funcionários e professores. Após submetidas à Análise de Conteúdo, as respostas apontaram a importância da inclusão para a melhoria das relações comunitárias bem como a falta de preparo e de formação do professor, além de apoio técnico no trabalho com alunos inseridos nas classes regulares. Outra questão evidenciada pelos dados apontou que a situação da educação inclusiva no Estado carece de debate, aprofundamento conceitual e prático que subsidie a prática docente e a inclusão de fato dos alunos com necessidades educacionais especiais matriculados no ensino regular, além da adequação dos espaços educativos quanto a tecnologias assistivas e à acessibilidade física. Conclui-se que há vários aspectos necessários à efetivação da proposta inclusiva e, como sugestões, destacaram-se: necessidade de orientação por equipe multidisciplinar; formação continuada de professores e técnicos; infraestrutura e recursos pedagógicos adequados; experiência prévia junto a alunos com necessidades especiais, além de apoio da família e da comunidade.Palavras-chave: Educação. Inclusão. Escola. EDUCATION: INCLUSIVE EDUCATION AND INCLUSIVE SCHOOL IN THE PUBLIC EDUCATION SYSTEM Abstract: In this context of a contemporary society, we present the results of the research on inclusive education held in the public education system of Rio Grande do Sul State. It is an exploratory research project with a qualitative approach and an interpretative analysis methodology. We therefore devised the following question: what are the problem situations routinely faced by education professionals in their schools? The research consisted of obtaining answers to three types of semi-structured questionnaire, applied during interviews with twelve (12) employees of four (4) public schools of the State of Rio Grande do Sul, in the municipality of Bagé, including principals, staff and faculty. After the analysis of their content, the answers indicated the importance of inclusion to improve community relations, as well as the absence of teacher preparation, teacher training and technical support in dealing with students included in regular classes. Another issue highlighted by the data pointed out that the situation of inclusive education in the state lacks debate, conceptual and practical density to subsidize teaching practice, and the effective inclusion of students with special educational needs enrolled in regular education, besides the adequacy of educational spaces as to physical accessibility and assistive technologies. It follows that there are several aspects necessary to make the inclusive proposal effective, and the following suggestions stood out: the need for guidance by a multidisciplinary team, continuing education for teachers and technicians, adequate infrastructure and learning resources, previous experience with students with special needs, and family and community support.Keywords: Education. Inclusion. School.EDITORA UNIVERSITÁRIA LEOPOLDIANUM - Universidade Católica de Santos2016-09-18info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos paresapplication/pdfhttps://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/537REVISTA ELETRÔNICA PESQUISEDUCA; v. 8 n. 15 (2016): Perspectivas da pesquisa em Educação: compartilhando reflexões, convergências e questionamentos na pesquisa educacional; 197-2122177-1626reponame:Revista Eletrônica Pesquiseducainstname:Universidade Católica de Santos (UNISANTOS)instacron:EDULporhttps://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/537/pdfMenezes, Nilton Rodriguesinfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-03-17T21:36:50Zoai:ojs.periodicos.unisantos.br:article/537Revistahttps://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/indexPRIhttps://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/oai||pesquiseduca@unisantos.br2177-16262177-1626opendoar:2021-03-17T21:36:50Revista Eletrônica Pesquiseduca - Universidade Católica de Santos (UNISANTOS)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Educação: da educação inclusiva e escola inclusiva na rede pública de ensino |
title |
Educação: da educação inclusiva e escola inclusiva na rede pública de ensino |
spellingShingle |
Educação: da educação inclusiva e escola inclusiva na rede pública de ensino Menezes, Nilton Rodrigues Educação inclusão escola. EDUCAÇÃO |
title_short |
Educação: da educação inclusiva e escola inclusiva na rede pública de ensino |
title_full |
Educação: da educação inclusiva e escola inclusiva na rede pública de ensino |
title_fullStr |
Educação: da educação inclusiva e escola inclusiva na rede pública de ensino |
title_full_unstemmed |
Educação: da educação inclusiva e escola inclusiva na rede pública de ensino |
title_sort |
Educação: da educação inclusiva e escola inclusiva na rede pública de ensino |
author |
Menezes, Nilton Rodrigues |
author_facet |
Menezes, Nilton Rodrigues |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Menezes, Nilton Rodrigues |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação inclusão escola. EDUCAÇÃO |
topic |
Educação inclusão escola. EDUCAÇÃO |
description |
Nesse contexto de contemporaneidade, apresentam-se os resultados de pesquisa sobre educação inclusiva realizada na rede estadual de ensino Público do Rio Grande do Sul. Trata-se de pesquisa exploratória, de abordagem qualitativa, que utilizou análises interpretativas. Desta forma, delineou-se a seguinte problematização: quais as situações-problemas encontradas no cotidiano pelos profissionais da educação em suas escolas? O trabalho consistiu na obtenção de respostas a três tipos de questionário semiestruturado, aplicados durante entrevistas realizadas com 12 (doze) funcionários de 4 (quatro) escolas públicas do Estado do Rio Grande do Sul, no município de Bagé, dentre os quais os diretores, funcionários e professores. Após submetidas à Análise de Conteúdo, as respostas apontaram a importância da inclusão para a melhoria das relações comunitárias bem como a falta de preparo e de formação do professor, além de apoio técnico no trabalho com alunos inseridos nas classes regulares. Outra questão evidenciada pelos dados apontou que a situação da educação inclusiva no Estado carece de debate, aprofundamento conceitual e prático que subsidie a prática docente e a inclusão de fato dos alunos com necessidades educacionais especiais matriculados no ensino regular, além da adequação dos espaços educativos quanto a tecnologias assistivas e à acessibilidade física. Conclui-se que há vários aspectos necessários à efetivação da proposta inclusiva e, como sugestões, destacaram-se: necessidade de orientação por equipe multidisciplinar; formação continuada de professores e técnicos; infraestrutura e recursos pedagógicos adequados; experiência prévia junto a alunos com necessidades especiais, além de apoio da família e da comunidade.Palavras-chave: Educação. Inclusão. Escola. EDUCATION: INCLUSIVE EDUCATION AND INCLUSIVE SCHOOL IN THE PUBLIC EDUCATION SYSTEM Abstract: In this context of a contemporary society, we present the results of the research on inclusive education held in the public education system of Rio Grande do Sul State. It is an exploratory research project with a qualitative approach and an interpretative analysis methodology. We therefore devised the following question: what are the problem situations routinely faced by education professionals in their schools? The research consisted of obtaining answers to three types of semi-structured questionnaire, applied during interviews with twelve (12) employees of four (4) public schools of the State of Rio Grande do Sul, in the municipality of Bagé, including principals, staff and faculty. After the analysis of their content, the answers indicated the importance of inclusion to improve community relations, as well as the absence of teacher preparation, teacher training and technical support in dealing with students included in regular classes. Another issue highlighted by the data pointed out that the situation of inclusive education in the state lacks debate, conceptual and practical density to subsidize teaching practice, and the effective inclusion of students with special educational needs enrolled in regular education, besides the adequacy of educational spaces as to physical accessibility and assistive technologies. It follows that there are several aspects necessary to make the inclusive proposal effective, and the following suggestions stood out: the need for guidance by a multidisciplinary team, continuing education for teachers and technicians, adequate infrastructure and learning resources, previous experience with students with special needs, and family and community support.Keywords: Education. Inclusion. School. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-09-18 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Avaliado pelos pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/537 |
url |
https://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/537 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/537/pdf |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
EDITORA UNIVERSITÁRIA LEOPOLDIANUM - Universidade Católica de Santos |
publisher.none.fl_str_mv |
EDITORA UNIVERSITÁRIA LEOPOLDIANUM - Universidade Católica de Santos |
dc.source.none.fl_str_mv |
REVISTA ELETRÔNICA PESQUISEDUCA; v. 8 n. 15 (2016): Perspectivas da pesquisa em Educação: compartilhando reflexões, convergências e questionamentos na pesquisa educacional; 197-212 2177-1626 reponame:Revista Eletrônica Pesquiseduca instname:Universidade Católica de Santos (UNISANTOS) instacron:EDUL |
instname_str |
Universidade Católica de Santos (UNISANTOS) |
instacron_str |
EDUL |
institution |
EDUL |
reponame_str |
Revista Eletrônica Pesquiseduca |
collection |
Revista Eletrônica Pesquiseduca |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Eletrônica Pesquiseduca - Universidade Católica de Santos (UNISANTOS) |
repository.mail.fl_str_mv |
||pesquiseduca@unisantos.br |
_version_ |
1793890351845474304 |