Educação inclusiva no Brasil

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: GOMES, Fabiane Lorenço
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Scientia – Repositório Institucional
Texto Completo: https://repositorio.pgsscogna.com.br//handle/123456789/54844
Resumo: Este trabalho de conclusão de curso tem como tema a educação inclusiva no Brasil. Considerando que a educação especial hoje parte de um enfoque inclusivo, esta pesquisa torna-se relevante para compreender como a educação inclusiva tem sido abordada no Brasil, desde a sua história até a consolidação dela em leis e programas que refletem a melhoria e os avanços desta perspectiva na educação. O objetivo desta pesquisa é refletir sobre os avanços e melhorias em relação à educação inclusiva no Brasil nas últimas duas décadas. A metodologia escolhida para desenvolver este estudo foi a pesquisa bibliográfica. Por meio dos estudos feitos por autores como Monica de Carvalho M. Kassar (2011, 2017), Rosana Glat (2003, 2018) e José Geraldo Silveira Bueno (1999, 1993) se consolidou um levantamento histórico da educação inclusiva no Brasil, contrapondo aos principais avanços das últimas duas décadas, além de indicar como a formação de professores corrobora para efetuar as políticas e desafios da educação inclusiva no Brasil.
id Krot_4d0724d569072854d4439b7226c1ddc0
oai_identifier_str oai:repositorio.pgsscogna.com.br:123456789/54844
network_acronym_str Krot
network_name_str Scientia – Repositório Institucional
repository_id_str
spelling GOMES, Fabiane Lorenço2023-05-24T14:40:22Z2023-05-24T14:40:22Z2022https://repositorio.pgsscogna.com.br//handle/123456789/54844Este trabalho de conclusão de curso tem como tema a educação inclusiva no Brasil. Considerando que a educação especial hoje parte de um enfoque inclusivo, esta pesquisa torna-se relevante para compreender como a educação inclusiva tem sido abordada no Brasil, desde a sua história até a consolidação dela em leis e programas que refletem a melhoria e os avanços desta perspectiva na educação. O objetivo desta pesquisa é refletir sobre os avanços e melhorias em relação à educação inclusiva no Brasil nas últimas duas décadas. A metodologia escolhida para desenvolver este estudo foi a pesquisa bibliográfica. Por meio dos estudos feitos por autores como Monica de Carvalho M. Kassar (2011, 2017), Rosana Glat (2003, 2018) e José Geraldo Silveira Bueno (1999, 1993) se consolidou um levantamento histórico da educação inclusiva no Brasil, contrapondo aos principais avanços das últimas duas décadas, além de indicar como a formação de professores corrobora para efetuar as políticas e desafios da educação inclusiva no Brasil.Educação inclusivaInclusão escolarEducação inclusiva no Brasilinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisPedagogiaporreponame:Scientia – Repositório Institucionalinstname:Kroton Educacional S.A.instacron:KROTONinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALFABIANE_LORENÇO_GOMES_ATIVIDADE3_TCC.pdfFABIANE_LORENÇO_GOMES_ATIVIDADE3_TCC.pdfapplication/pdf269775https://repositorio.pgsscogna.com.br//bitstream/123456789/54844/1/FABIANE_LOREN%c3%87O_GOMES_ATIVIDADE3_TCC.pdf5e771a357c61422b59b2a23c0236c71fMD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81748https://repositorio.pgsscogna.com.br//bitstream/123456789/54844/2/license.txt8a4605be74aa9ea9d79846c1fba20a33MD52123456789/548442023-05-24 11:40:22.722oai:repositorio.pgsscogna.com.br:123456789/54844Repositório InstitucionalPRIhttps://repositorio.pgsscogna.com.br/oai/request.opendoar:2023-05-24T14:40:22falseRepositório InstitucionalPRIhttps://repositorio.pgsscogna.com.br/oai/request.repositorio@kroton.com.br || selma.elwein@cogna.com.bropendoar:2023-05-24T14:40:22Scientia – Repositório Institucional - Kroton Educacional S.A.false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Educação inclusiva no Brasil
title Educação inclusiva no Brasil
spellingShingle Educação inclusiva no Brasil
GOMES, Fabiane Lorenço
Educação inclusiva
Inclusão escolar
title_short Educação inclusiva no Brasil
title_full Educação inclusiva no Brasil
title_fullStr Educação inclusiva no Brasil
title_full_unstemmed Educação inclusiva no Brasil
title_sort Educação inclusiva no Brasil
author GOMES, Fabiane Lorenço
author_facet GOMES, Fabiane Lorenço
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv GOMES, Fabiane Lorenço
dc.subject.por.fl_str_mv Educação inclusiva
Inclusão escolar
topic Educação inclusiva
Inclusão escolar
description Este trabalho de conclusão de curso tem como tema a educação inclusiva no Brasil. Considerando que a educação especial hoje parte de um enfoque inclusivo, esta pesquisa torna-se relevante para compreender como a educação inclusiva tem sido abordada no Brasil, desde a sua história até a consolidação dela em leis e programas que refletem a melhoria e os avanços desta perspectiva na educação. O objetivo desta pesquisa é refletir sobre os avanços e melhorias em relação à educação inclusiva no Brasil nas últimas duas décadas. A metodologia escolhida para desenvolver este estudo foi a pesquisa bibliográfica. Por meio dos estudos feitos por autores como Monica de Carvalho M. Kassar (2011, 2017), Rosana Glat (2003, 2018) e José Geraldo Silveira Bueno (1999, 1993) se consolidou um levantamento histórico da educação inclusiva no Brasil, contrapondo aos principais avanços das últimas duas décadas, além de indicar como a formação de professores corrobora para efetuar as políticas e desafios da educação inclusiva no Brasil.
publishDate 2022
dc.date.issued.fl_str_mv 2022
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2023-05-24T14:40:22Z
dc.date.available.fl_str_mv 2023-05-24T14:40:22Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.pgsscogna.com.br//handle/123456789/54844
url https://repositorio.pgsscogna.com.br//handle/123456789/54844
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Scientia – Repositório Institucional
instname:Kroton Educacional S.A.
instacron:KROTON
instname_str Kroton Educacional S.A.
instacron_str KROTON
institution KROTON
reponame_str Scientia – Repositório Institucional
collection Scientia – Repositório Institucional
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.pgsscogna.com.br//bitstream/123456789/54844/1/FABIANE_LOREN%c3%87O_GOMES_ATIVIDADE3_TCC.pdf
https://repositorio.pgsscogna.com.br//bitstream/123456789/54844/2/license.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv 5e771a357c61422b59b2a23c0236c71f
8a4605be74aa9ea9d79846c1fba20a33
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Scientia – Repositório Institucional - Kroton Educacional S.A.
repository.mail.fl_str_mv repositorio@kroton.com.br || selma.elwein@cogna.com.br
_version_ 1809460334379925504