Educação inclusiva no Brasil
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Scientia – Repositório Institucional |
Texto Completo: | https://repositorio.pgsscogna.com.br//handle/123456789/54844 |
Resumo: | Este trabalho de conclusão de curso tem como tema a educação inclusiva no Brasil. Considerando que a educação especial hoje parte de um enfoque inclusivo, esta pesquisa torna-se relevante para compreender como a educação inclusiva tem sido abordada no Brasil, desde a sua história até a consolidação dela em leis e programas que refletem a melhoria e os avanços desta perspectiva na educação. O objetivo desta pesquisa é refletir sobre os avanços e melhorias em relação à educação inclusiva no Brasil nas últimas duas décadas. A metodologia escolhida para desenvolver este estudo foi a pesquisa bibliográfica. Por meio dos estudos feitos por autores como Monica de Carvalho M. Kassar (2011, 2017), Rosana Glat (2003, 2018) e José Geraldo Silveira Bueno (1999, 1993) se consolidou um levantamento histórico da educação inclusiva no Brasil, contrapondo aos principais avanços das últimas duas décadas, além de indicar como a formação de professores corrobora para efetuar as políticas e desafios da educação inclusiva no Brasil. |
id |
Krot_4d0724d569072854d4439b7226c1ddc0 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.pgsscogna.com.br:123456789/54844 |
network_acronym_str |
Krot |
network_name_str |
Scientia – Repositório Institucional |
repository_id_str |
|
spelling |
GOMES, Fabiane Lorenço2023-05-24T14:40:22Z2023-05-24T14:40:22Z2022https://repositorio.pgsscogna.com.br//handle/123456789/54844Este trabalho de conclusão de curso tem como tema a educação inclusiva no Brasil. Considerando que a educação especial hoje parte de um enfoque inclusivo, esta pesquisa torna-se relevante para compreender como a educação inclusiva tem sido abordada no Brasil, desde a sua história até a consolidação dela em leis e programas que refletem a melhoria e os avanços desta perspectiva na educação. O objetivo desta pesquisa é refletir sobre os avanços e melhorias em relação à educação inclusiva no Brasil nas últimas duas décadas. A metodologia escolhida para desenvolver este estudo foi a pesquisa bibliográfica. Por meio dos estudos feitos por autores como Monica de Carvalho M. Kassar (2011, 2017), Rosana Glat (2003, 2018) e José Geraldo Silveira Bueno (1999, 1993) se consolidou um levantamento histórico da educação inclusiva no Brasil, contrapondo aos principais avanços das últimas duas décadas, além de indicar como a formação de professores corrobora para efetuar as políticas e desafios da educação inclusiva no Brasil.Educação inclusivaInclusão escolarEducação inclusiva no Brasilinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisPedagogiaporreponame:Scientia – Repositório Institucionalinstname:Kroton Educacional S.A.instacron:KROTONinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALFABIANE_LORENÇO_GOMES_ATIVIDADE3_TCC.pdfFABIANE_LORENÇO_GOMES_ATIVIDADE3_TCC.pdfapplication/pdf269775https://repositorio.pgsscogna.com.br//bitstream/123456789/54844/1/FABIANE_LOREN%c3%87O_GOMES_ATIVIDADE3_TCC.pdf5e771a357c61422b59b2a23c0236c71fMD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81748https://repositorio.pgsscogna.com.br//bitstream/123456789/54844/2/license.txt8a4605be74aa9ea9d79846c1fba20a33MD52123456789/548442023-05-24 11:40:22.722oai:repositorio.pgsscogna.com.br:123456789/54844Repositório InstitucionalPRIhttps://repositorio.pgsscogna.com.br/oai/request.opendoar:2023-05-24T14:40:22falseRepositório InstitucionalPRIhttps://repositorio.pgsscogna.com.br/oai/request.repositorio@kroton.com.br || selma.elwein@cogna.com.bropendoar:2023-05-24T14:40:22Scientia – Repositório Institucional - Kroton Educacional S.A.false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Educação inclusiva no Brasil |
title |
Educação inclusiva no Brasil |
spellingShingle |
Educação inclusiva no Brasil GOMES, Fabiane Lorenço Educação inclusiva Inclusão escolar |
title_short |
Educação inclusiva no Brasil |
title_full |
Educação inclusiva no Brasil |
title_fullStr |
Educação inclusiva no Brasil |
title_full_unstemmed |
Educação inclusiva no Brasil |
title_sort |
Educação inclusiva no Brasil |
author |
GOMES, Fabiane Lorenço |
author_facet |
GOMES, Fabiane Lorenço |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
GOMES, Fabiane Lorenço |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação inclusiva Inclusão escolar |
topic |
Educação inclusiva Inclusão escolar |
description |
Este trabalho de conclusão de curso tem como tema a educação inclusiva no Brasil. Considerando que a educação especial hoje parte de um enfoque inclusivo, esta pesquisa torna-se relevante para compreender como a educação inclusiva tem sido abordada no Brasil, desde a sua história até a consolidação dela em leis e programas que refletem a melhoria e os avanços desta perspectiva na educação. O objetivo desta pesquisa é refletir sobre os avanços e melhorias em relação à educação inclusiva no Brasil nas últimas duas décadas. A metodologia escolhida para desenvolver este estudo foi a pesquisa bibliográfica. Por meio dos estudos feitos por autores como Monica de Carvalho M. Kassar (2011, 2017), Rosana Glat (2003, 2018) e José Geraldo Silveira Bueno (1999, 1993) se consolidou um levantamento histórico da educação inclusiva no Brasil, contrapondo aos principais avanços das últimas duas décadas, além de indicar como a formação de professores corrobora para efetuar as políticas e desafios da educação inclusiva no Brasil. |
publishDate |
2022 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2022 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2023-05-24T14:40:22Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2023-05-24T14:40:22Z |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.pgsscogna.com.br//handle/123456789/54844 |
url |
https://repositorio.pgsscogna.com.br//handle/123456789/54844 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Scientia – Repositório Institucional instname:Kroton Educacional S.A. instacron:KROTON |
instname_str |
Kroton Educacional S.A. |
instacron_str |
KROTON |
institution |
KROTON |
reponame_str |
Scientia – Repositório Institucional |
collection |
Scientia – Repositório Institucional |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.pgsscogna.com.br//bitstream/123456789/54844/1/FABIANE_LOREN%c3%87O_GOMES_ATIVIDADE3_TCC.pdf https://repositorio.pgsscogna.com.br//bitstream/123456789/54844/2/license.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
5e771a357c61422b59b2a23c0236c71f 8a4605be74aa9ea9d79846c1fba20a33 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Scientia – Repositório Institucional - Kroton Educacional S.A. |
repository.mail.fl_str_mv |
repositorio@kroton.com.br || selma.elwein@cogna.com.br |
_version_ |
1809460334379925504 |