Percursos de vida e de formação de professores de Educação Física e as influências na constituição da docência

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Dalarmi, Joelma de Souza Nogueira
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Sambugari, Márcia Regina do Nascimento
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Eletrônica Pesquiseduca
Texto Completo: https://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/1012
Resumo: Nesse artigo aborda-se parte da pesquisa que investigou a constituição da docência de professores de Educação Física na Educação de Jovens e Adultos (EJA), a partir de suas trajetórias de vida e formação. Com abordagem qualitativa, a produção de dados deu-se por meio de entrevista com roteiro semiestruturado com quatro professores de Educação Física da rede estadual de ensino de Campo Grande, Mato Grosso do Sul. Tomando como referência a perspectiva teórica bourdieusiana, as análises apontaram que os professores trazem marcas da infância e das vivências esportivas, como também, de forma indireta, a representatividade da figura do professor da infância e também daqueles que fizeram parte da sua formação inicial para o exercício da sua profissão. Palavras-chave: Docência. Educação Física. Professores.
id EDUL-1_ec1cb4e4c5fd52c2d74caf05afda2656
oai_identifier_str oai:ojs.periodicos.unisantos.br:article/1012
network_acronym_str EDUL-1
network_name_str Revista Eletrônica Pesquiseduca
repository_id_str
spelling Percursos de vida e de formação de professores de Educação Física e as influências na constituição da docênciaLife and training paths of Physical Education teachers and the influence in the constitution of teaching DocênciaEducação FísicaProfessores.Nesse artigo aborda-se parte da pesquisa que investigou a constituição da docência de professores de Educação Física na Educação de Jovens e Adultos (EJA), a partir de suas trajetórias de vida e formação. Com abordagem qualitativa, a produção de dados deu-se por meio de entrevista com roteiro semiestruturado com quatro professores de Educação Física da rede estadual de ensino de Campo Grande, Mato Grosso do Sul. Tomando como referência a perspectiva teórica bourdieusiana, as análises apontaram que os professores trazem marcas da infância e das vivências esportivas, como também, de forma indireta, a representatividade da figura do professor da infância e também daqueles que fizeram parte da sua formação inicial para o exercício da sua profissão. Palavras-chave: Docência. Educação Física. Professores.This article addresses part of the research that investigated the constitution of Physical Education teachers’ teaching practice in EJA (Youth and Adult Education) based on their life and training paths. With a qualitative approach, data was collected from an interview with a semi-structured script with four Physical Education teachers from state-run schools in the city of Campo Grande, Mato Grosso do Sul. Bourdieu’s theoretical perspective was taken as reference. The analysis pointed out that teachers bear marks from childhood and sports experiences, as well as indirectly from the representativeness of early childhood teachers and those related to preservice teacher training. Keywords: Teaching. Physical Education. Teachers.EDITORA UNIVERSITÁRIA LEOPOLDIANUM - Universidade Católica de Santos2021-02-06info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos paresapplication/pdfhttps://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/101210.58422/repesq.2020.e1012REVISTA ELETRÔNICA PESQUISEDUCA; v. 12 n. 28 (2020): POLÍTICAS DE EDUCAÇÃO, INTERNACIONALIZAÇÃO E FORMAÇÃO DE PROFESSORES; 682-7002177-1626reponame:Revista Eletrônica Pesquiseducainstname:Universidade Católica de Santos (UNISANTOS)instacron:EDULporhttps://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/1012/874Copyright (c) 2021 REVISTA ELETRÔNICA PESQUISEDUCAhttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessDalarmi, Joelma de Souza NogueiraSambugari, Márcia Regina do Nascimento2023-06-28T20:17:37Zoai:ojs.periodicos.unisantos.br:article/1012Revistahttps://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/indexPRIhttps://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/oai||pesquiseduca@unisantos.br2177-16262177-1626opendoar:2023-06-28T20:17:37Revista Eletrônica Pesquiseduca - Universidade Católica de Santos (UNISANTOS)false
dc.title.none.fl_str_mv Percursos de vida e de formação de professores de Educação Física e as influências na constituição da docência
Life and training paths of Physical Education teachers and the influence in the constitution of teaching
title Percursos de vida e de formação de professores de Educação Física e as influências na constituição da docência
spellingShingle Percursos de vida e de formação de professores de Educação Física e as influências na constituição da docência
Dalarmi, Joelma de Souza Nogueira
Docência
Educação Física
Professores.
title_short Percursos de vida e de formação de professores de Educação Física e as influências na constituição da docência
title_full Percursos de vida e de formação de professores de Educação Física e as influências na constituição da docência
title_fullStr Percursos de vida e de formação de professores de Educação Física e as influências na constituição da docência
title_full_unstemmed Percursos de vida e de formação de professores de Educação Física e as influências na constituição da docência
title_sort Percursos de vida e de formação de professores de Educação Física e as influências na constituição da docência
author Dalarmi, Joelma de Souza Nogueira
author_facet Dalarmi, Joelma de Souza Nogueira
Sambugari, Márcia Regina do Nascimento
author_role author
author2 Sambugari, Márcia Regina do Nascimento
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Dalarmi, Joelma de Souza Nogueira
Sambugari, Márcia Regina do Nascimento
dc.subject.por.fl_str_mv Docência
Educação Física
Professores.
topic Docência
Educação Física
Professores.
description Nesse artigo aborda-se parte da pesquisa que investigou a constituição da docência de professores de Educação Física na Educação de Jovens e Adultos (EJA), a partir de suas trajetórias de vida e formação. Com abordagem qualitativa, a produção de dados deu-se por meio de entrevista com roteiro semiestruturado com quatro professores de Educação Física da rede estadual de ensino de Campo Grande, Mato Grosso do Sul. Tomando como referência a perspectiva teórica bourdieusiana, as análises apontaram que os professores trazem marcas da infância e das vivências esportivas, como também, de forma indireta, a representatividade da figura do professor da infância e também daqueles que fizeram parte da sua formação inicial para o exercício da sua profissão. Palavras-chave: Docência. Educação Física. Professores.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-02-06
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Avaliado pelos pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/1012
10.58422/repesq.2020.e1012
url https://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/1012
identifier_str_mv 10.58422/repesq.2020.e1012
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/1012/874
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2021 REVISTA ELETRÔNICA PESQUISEDUCA
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2021 REVISTA ELETRÔNICA PESQUISEDUCA
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv EDITORA UNIVERSITÁRIA LEOPOLDIANUM - Universidade Católica de Santos
publisher.none.fl_str_mv EDITORA UNIVERSITÁRIA LEOPOLDIANUM - Universidade Católica de Santos
dc.source.none.fl_str_mv REVISTA ELETRÔNICA PESQUISEDUCA; v. 12 n. 28 (2020): POLÍTICAS DE EDUCAÇÃO, INTERNACIONALIZAÇÃO E FORMAÇÃO DE PROFESSORES; 682-700
2177-1626
reponame:Revista Eletrônica Pesquiseduca
instname:Universidade Católica de Santos (UNISANTOS)
instacron:EDUL
instname_str Universidade Católica de Santos (UNISANTOS)
instacron_str EDUL
institution EDUL
reponame_str Revista Eletrônica Pesquiseduca
collection Revista Eletrônica Pesquiseduca
repository.name.fl_str_mv Revista Eletrônica Pesquiseduca - Universidade Católica de Santos (UNISANTOS)
repository.mail.fl_str_mv ||pesquiseduca@unisantos.br
_version_ 1793890352880418816