Percursos de vida e de formação de professores de Educação Física e as influências na constituição da docência
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Eletrônica Pesquiseduca |
Texto Completo: | https://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/1012 |
Resumo: | Nesse artigo aborda-se parte da pesquisa que investigou a constituição da docência de professores de Educação Física na Educação de Jovens e Adultos (EJA), a partir de suas trajetórias de vida e formação. Com abordagem qualitativa, a produção de dados deu-se por meio de entrevista com roteiro semiestruturado com quatro professores de Educação Física da rede estadual de ensino de Campo Grande, Mato Grosso do Sul. Tomando como referência a perspectiva teórica bourdieusiana, as análises apontaram que os professores trazem marcas da infância e das vivências esportivas, como também, de forma indireta, a representatividade da figura do professor da infância e também daqueles que fizeram parte da sua formação inicial para o exercício da sua profissão. Palavras-chave: Docência. Educação Física. Professores. |
id |
EDUL-1_ec1cb4e4c5fd52c2d74caf05afda2656 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.periodicos.unisantos.br:article/1012 |
network_acronym_str |
EDUL-1 |
network_name_str |
Revista Eletrônica Pesquiseduca |
repository_id_str |
|
spelling |
Percursos de vida e de formação de professores de Educação Física e as influências na constituição da docênciaLife and training paths of Physical Education teachers and the influence in the constitution of teaching DocênciaEducação FísicaProfessores.Nesse artigo aborda-se parte da pesquisa que investigou a constituição da docência de professores de Educação Física na Educação de Jovens e Adultos (EJA), a partir de suas trajetórias de vida e formação. Com abordagem qualitativa, a produção de dados deu-se por meio de entrevista com roteiro semiestruturado com quatro professores de Educação Física da rede estadual de ensino de Campo Grande, Mato Grosso do Sul. Tomando como referência a perspectiva teórica bourdieusiana, as análises apontaram que os professores trazem marcas da infância e das vivências esportivas, como também, de forma indireta, a representatividade da figura do professor da infância e também daqueles que fizeram parte da sua formação inicial para o exercício da sua profissão. Palavras-chave: Docência. Educação Física. Professores.This article addresses part of the research that investigated the constitution of Physical Education teachers’ teaching practice in EJA (Youth and Adult Education) based on their life and training paths. With a qualitative approach, data was collected from an interview with a semi-structured script with four Physical Education teachers from state-run schools in the city of Campo Grande, Mato Grosso do Sul. Bourdieu’s theoretical perspective was taken as reference. The analysis pointed out that teachers bear marks from childhood and sports experiences, as well as indirectly from the representativeness of early childhood teachers and those related to preservice teacher training. Keywords: Teaching. Physical Education. Teachers.EDITORA UNIVERSITÁRIA LEOPOLDIANUM - Universidade Católica de Santos2021-02-06info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos paresapplication/pdfhttps://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/101210.58422/repesq.2020.e1012REVISTA ELETRÔNICA PESQUISEDUCA; v. 12 n. 28 (2020): POLÍTICAS DE EDUCAÇÃO, INTERNACIONALIZAÇÃO E FORMAÇÃO DE PROFESSORES; 682-7002177-1626reponame:Revista Eletrônica Pesquiseducainstname:Universidade Católica de Santos (UNISANTOS)instacron:EDULporhttps://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/1012/874Copyright (c) 2021 REVISTA ELETRÔNICA PESQUISEDUCAhttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessDalarmi, Joelma de Souza NogueiraSambugari, Márcia Regina do Nascimento2023-06-28T20:17:37Zoai:ojs.periodicos.unisantos.br:article/1012Revistahttps://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/indexPRIhttps://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/oai||pesquiseduca@unisantos.br2177-16262177-1626opendoar:2023-06-28T20:17:37Revista Eletrônica Pesquiseduca - Universidade Católica de Santos (UNISANTOS)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Percursos de vida e de formação de professores de Educação Física e as influências na constituição da docência Life and training paths of Physical Education teachers and the influence in the constitution of teaching |
title |
Percursos de vida e de formação de professores de Educação Física e as influências na constituição da docência |
spellingShingle |
Percursos de vida e de formação de professores de Educação Física e as influências na constituição da docência Dalarmi, Joelma de Souza Nogueira Docência Educação Física Professores. |
title_short |
Percursos de vida e de formação de professores de Educação Física e as influências na constituição da docência |
title_full |
Percursos de vida e de formação de professores de Educação Física e as influências na constituição da docência |
title_fullStr |
Percursos de vida e de formação de professores de Educação Física e as influências na constituição da docência |
title_full_unstemmed |
Percursos de vida e de formação de professores de Educação Física e as influências na constituição da docência |
title_sort |
Percursos de vida e de formação de professores de Educação Física e as influências na constituição da docência |
author |
Dalarmi, Joelma de Souza Nogueira |
author_facet |
Dalarmi, Joelma de Souza Nogueira Sambugari, Márcia Regina do Nascimento |
author_role |
author |
author2 |
Sambugari, Márcia Regina do Nascimento |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Dalarmi, Joelma de Souza Nogueira Sambugari, Márcia Regina do Nascimento |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Docência Educação Física Professores. |
topic |
Docência Educação Física Professores. |
description |
Nesse artigo aborda-se parte da pesquisa que investigou a constituição da docência de professores de Educação Física na Educação de Jovens e Adultos (EJA), a partir de suas trajetórias de vida e formação. Com abordagem qualitativa, a produção de dados deu-se por meio de entrevista com roteiro semiestruturado com quatro professores de Educação Física da rede estadual de ensino de Campo Grande, Mato Grosso do Sul. Tomando como referência a perspectiva teórica bourdieusiana, as análises apontaram que os professores trazem marcas da infância e das vivências esportivas, como também, de forma indireta, a representatividade da figura do professor da infância e também daqueles que fizeram parte da sua formação inicial para o exercício da sua profissão. Palavras-chave: Docência. Educação Física. Professores. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-02-06 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Avaliado pelos pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/1012 10.58422/repesq.2020.e1012 |
url |
https://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/1012 |
identifier_str_mv |
10.58422/repesq.2020.e1012 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/1012/874 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2021 REVISTA ELETRÔNICA PESQUISEDUCA https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2021 REVISTA ELETRÔNICA PESQUISEDUCA https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
EDITORA UNIVERSITÁRIA LEOPOLDIANUM - Universidade Católica de Santos |
publisher.none.fl_str_mv |
EDITORA UNIVERSITÁRIA LEOPOLDIANUM - Universidade Católica de Santos |
dc.source.none.fl_str_mv |
REVISTA ELETRÔNICA PESQUISEDUCA; v. 12 n. 28 (2020): POLÍTICAS DE EDUCAÇÃO, INTERNACIONALIZAÇÃO E FORMAÇÃO DE PROFESSORES; 682-700 2177-1626 reponame:Revista Eletrônica Pesquiseduca instname:Universidade Católica de Santos (UNISANTOS) instacron:EDUL |
instname_str |
Universidade Católica de Santos (UNISANTOS) |
instacron_str |
EDUL |
institution |
EDUL |
reponame_str |
Revista Eletrônica Pesquiseduca |
collection |
Revista Eletrônica Pesquiseduca |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Eletrônica Pesquiseduca - Universidade Católica de Santos (UNISANTOS) |
repository.mail.fl_str_mv |
||pesquiseduca@unisantos.br |
_version_ |
1793890352880418816 |