(Trans)formação da docência: contribuições das experiências de vida à formação inicial de professores
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | ETD - Educação Temática Digital |
Texto Completo: | https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/8650510 |
Resumo: | Esse relato de uma experiência realizada na disciplina Didática Geral, oferecida aos cursos de licenciatura na Universidade Federal de Uberlândia, objetiva compreender o universo dos processos de formação inicial de professores a partir da autoformação. A proposta do Projeto de Docência é apresentada no início do semestre enquanto instrumento reflexivo, visando à assunção da profissão docente. Constatamos nos primeiros momentos que a elaboração de tal documento provoca resistências; entretanto, uma vez superadas as dificuldades iniciais, o mergulho em busca de si é inevitável – os estudantes descobrem que o sentido do aprendizado está no próprio viver. Apesar de a proposta de desenvolvimento do Projeto de (trans)formação para a docência ser comum às diferentes turmas, em semestres variados, a produção de cada uma delas apresenta resultados singulares. A ênfase está no reconhecimento tanto dos saberes formais externos aos indivíduos quanto dos saberes subjetivos/não formalizados que as pessoas transportam consigo, os quais são tecidos em suas experiências de vida, de acordo com contextos socioculturais diversificados. Depreendemos que as narrativas (auto)biográficas, ao longo do processo de formação de professores, fornecem elementos valiosos para a autorreflexão de alunos e professores, além de possibilitarem a intervenção problematizadora do formador sobre concepções, crenças e saberes dos licenciandos em relação à docência, ao promoverem a sua (trans)formação. |
id |
UNICAMP-19_1aad0f14a70b81454428efe951adb284 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.periodicos.sbu.unicamp.br:article/8650510 |
network_acronym_str |
UNICAMP-19 |
network_name_str |
ETD - Educação Temática Digital |
repository_id_str |
|
spelling |
(Trans)formação da docência: contribuições das experiências de vida à formação inicial de professoresDocência. Formação de professores. Educação.EducaçãoEsse relato de uma experiência realizada na disciplina Didática Geral, oferecida aos cursos de licenciatura na Universidade Federal de Uberlândia, objetiva compreender o universo dos processos de formação inicial de professores a partir da autoformação. A proposta do Projeto de Docência é apresentada no início do semestre enquanto instrumento reflexivo, visando à assunção da profissão docente. Constatamos nos primeiros momentos que a elaboração de tal documento provoca resistências; entretanto, uma vez superadas as dificuldades iniciais, o mergulho em busca de si é inevitável – os estudantes descobrem que o sentido do aprendizado está no próprio viver. Apesar de a proposta de desenvolvimento do Projeto de (trans)formação para a docência ser comum às diferentes turmas, em semestres variados, a produção de cada uma delas apresenta resultados singulares. A ênfase está no reconhecimento tanto dos saberes formais externos aos indivíduos quanto dos saberes subjetivos/não formalizados que as pessoas transportam consigo, os quais são tecidos em suas experiências de vida, de acordo com contextos socioculturais diversificados. Depreendemos que as narrativas (auto)biográficas, ao longo do processo de formação de professores, fornecem elementos valiosos para a autorreflexão de alunos e professores, além de possibilitarem a intervenção problematizadora do formador sobre concepções, crenças e saberes dos licenciandos em relação à docência, ao promoverem a sua (trans)formação.Universidade Estadual de Campinas2019-01-08info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos paresinfo:eu-repo/semantics/otherapplication/pdfapplication/pdfhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/865051010.20396/etd.v21i1.8650510ETD - Educação Temática Digital; v. 21 n. 1 (2019): Multiplicidade como resistência; 242-258ETD - Educação Temática Digital; Vol. 21 No. 1 (2019): Multiplicidade como resistência; 242-258ETD - Educação Temática Digital; Vol. 21 Núm. 1 (2019): Multiplicidade como resistência; 242-2581676-2592reponame:ETD - Educação Temática Digitalinstname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPporhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/8650510/19012https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/8650510/20188Copyright (c) 2019 ETD - Educação Temática Digitalinfo:eu-repo/semantics/openAccessCampos, Vanessa Therezinha BuenoSilva, Fernanda Duarte Araújo2019-01-10T14:44:29Zoai:ojs.periodicos.sbu.unicamp.br:article/8650510Revistahttp://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etdPUBhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/oaippec@unicamp.br||acdiasjr@gmail.com||etd@unicamp.br|| gilbfe@unicamp.br1676-25921676-2592opendoar:2022-11-08T14:25:25.577728ETD - Educação Temática Digital - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
(Trans)formação da docência: contribuições das experiências de vida à formação inicial de professores |
title |
(Trans)formação da docência: contribuições das experiências de vida à formação inicial de professores |
spellingShingle |
(Trans)formação da docência: contribuições das experiências de vida à formação inicial de professores Campos, Vanessa Therezinha Bueno Docência. Formação de professores. Educação. Educação |
title_short |
(Trans)formação da docência: contribuições das experiências de vida à formação inicial de professores |
title_full |
(Trans)formação da docência: contribuições das experiências de vida à formação inicial de professores |
title_fullStr |
(Trans)formação da docência: contribuições das experiências de vida à formação inicial de professores |
title_full_unstemmed |
(Trans)formação da docência: contribuições das experiências de vida à formação inicial de professores |
title_sort |
(Trans)formação da docência: contribuições das experiências de vida à formação inicial de professores |
author |
Campos, Vanessa Therezinha Bueno |
author_facet |
Campos, Vanessa Therezinha Bueno Silva, Fernanda Duarte Araújo |
author_role |
author |
author2 |
Silva, Fernanda Duarte Araújo |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Campos, Vanessa Therezinha Bueno Silva, Fernanda Duarte Araújo |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Docência. Formação de professores. Educação. Educação |
topic |
Docência. Formação de professores. Educação. Educação |
description |
Esse relato de uma experiência realizada na disciplina Didática Geral, oferecida aos cursos de licenciatura na Universidade Federal de Uberlândia, objetiva compreender o universo dos processos de formação inicial de professores a partir da autoformação. A proposta do Projeto de Docência é apresentada no início do semestre enquanto instrumento reflexivo, visando à assunção da profissão docente. Constatamos nos primeiros momentos que a elaboração de tal documento provoca resistências; entretanto, uma vez superadas as dificuldades iniciais, o mergulho em busca de si é inevitável – os estudantes descobrem que o sentido do aprendizado está no próprio viver. Apesar de a proposta de desenvolvimento do Projeto de (trans)formação para a docência ser comum às diferentes turmas, em semestres variados, a produção de cada uma delas apresenta resultados singulares. A ênfase está no reconhecimento tanto dos saberes formais externos aos indivíduos quanto dos saberes subjetivos/não formalizados que as pessoas transportam consigo, os quais são tecidos em suas experiências de vida, de acordo com contextos socioculturais diversificados. Depreendemos que as narrativas (auto)biográficas, ao longo do processo de formação de professores, fornecem elementos valiosos para a autorreflexão de alunos e professores, além de possibilitarem a intervenção problematizadora do formador sobre concepções, crenças e saberes dos licenciandos em relação à docência, ao promoverem a sua (trans)formação. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-01-08 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Avaliado pelos pares info:eu-repo/semantics/other |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/8650510 10.20396/etd.v21i1.8650510 |
url |
https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/8650510 |
identifier_str_mv |
10.20396/etd.v21i1.8650510 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/8650510/19012 https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/8650510/20188 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2019 ETD - Educação Temática Digital info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2019 ETD - Educação Temática Digital |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual de Campinas |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual de Campinas |
dc.source.none.fl_str_mv |
ETD - Educação Temática Digital; v. 21 n. 1 (2019): Multiplicidade como resistência; 242-258 ETD - Educação Temática Digital; Vol. 21 No. 1 (2019): Multiplicidade como resistência; 242-258 ETD - Educação Temática Digital; Vol. 21 Núm. 1 (2019): Multiplicidade como resistência; 242-258 1676-2592 reponame:ETD - Educação Temática Digital instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) instacron:UNICAMP |
instname_str |
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
instacron_str |
UNICAMP |
institution |
UNICAMP |
reponame_str |
ETD - Educação Temática Digital |
collection |
ETD - Educação Temática Digital |
repository.name.fl_str_mv |
ETD - Educação Temática Digital - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository.mail.fl_str_mv |
ppec@unicamp.br||acdiasjr@gmail.com||etd@unicamp.br|| gilbfe@unicamp.br |
_version_ |
1800216654253129728 |