A Contação de História como instrumento de mediação para o ensino de ciências a Estudantes do Ensino Fundamental

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Faria, Luiz Henrique Portela
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Dietrich, Ana Maria, Gomes, Vivilí Maria Silva
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Eletrônica Pesquiseduca
Texto Completo: https://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/733
Resumo: Neste artigo tem-se por objetivo discutir a importância da contação de história enquanto estratégia metodológica para o ensino de ciências a estudantes do Fundamental II. Para isto, suscita-se uma reflexão a partir da prática pedagógica do projeto de extensão universitária ‘Batuclagem e a magia das histórias’ (PROEC-UFABC 2011-2016). Busca-se analisar a influência que uma história pode trazer sobre os ouvintes, uma vez que, segundo Jerome Bruner, histórias propiciam percepções acerca da realidade e, segundo Vygotsky, a educação pela arte pode possibilitar uma mudança nos processos superiores dos ouvintes – a catarse. Discutir, ainda, segundo Paul Zumthor, a influência da Performance do contador, isto é, a utilização do corpo e da voz para aplicação desta estratégia metodológica. Evidencia-se que uma educação estética amplia as funções superiores da criança com relação à memória, imaginação, atenção, além de fortes emoções que podem gerar a catarse. Palavras Chave: Contação de História. Ensino de Ciências. Batuclagem. STORYTELLING AS AN INSTRUMENT OF MEDIATION IN SCIENCE TEACHING FOR ELEMENTARY SCHOOL STUDENTS Abstract: This article aims to discuss the importance of storytelling as a methodological strategy for teaching science to Elementary School students. To do so, it raises a reflection from the teaching practice of the university outreach project named “Batuclagem and the magic of stories” (PROEC-UFABC 2011-2016). It also analyzes the influence that a story can bring over to the listeners, since, according to Jerome Bruner, stories provide perceptions about reality and, according to Vygotsky, education through art enables a change in the listeners’ higher processes – catharsis. It also discusses, according to Paul Zumthor, the influence of storytellers’ performance, that is, the use of body and voice in employing this methodological strategy. It is evident that aesthetic education widens the child’s higher functions concerning memory, imagination, attention, and strong emotions that can lead to catharsis.Keywords: Storytelling, Science Teaching, “Batuclagem”.. 
id EDUL-1_f2258dae46d15852f15be064e08c1465
oai_identifier_str oai:ojs.periodicos.unisantos.br:article/733
network_acronym_str EDUL-1
network_name_str Revista Eletrônica Pesquiseduca
repository_id_str
spelling A Contação de História como instrumento de mediação para o ensino de ciências a Estudantes do Ensino FundamentalEducação. Contação de HistóriaEnsino de CiênciasBatuclagem.Educação. Educação ambiental. Práticas PedagógicasNeste artigo tem-se por objetivo discutir a importância da contação de história enquanto estratégia metodológica para o ensino de ciências a estudantes do Fundamental II. Para isto, suscita-se uma reflexão a partir da prática pedagógica do projeto de extensão universitária ‘Batuclagem e a magia das histórias’ (PROEC-UFABC 2011-2016). Busca-se analisar a influência que uma história pode trazer sobre os ouvintes, uma vez que, segundo Jerome Bruner, histórias propiciam percepções acerca da realidade e, segundo Vygotsky, a educação pela arte pode possibilitar uma mudança nos processos superiores dos ouvintes – a catarse. Discutir, ainda, segundo Paul Zumthor, a influência da Performance do contador, isto é, a utilização do corpo e da voz para aplicação desta estratégia metodológica. Evidencia-se que uma educação estética amplia as funções superiores da criança com relação à memória, imaginação, atenção, além de fortes emoções que podem gerar a catarse. Palavras Chave: Contação de História. Ensino de Ciências. Batuclagem. STORYTELLING AS AN INSTRUMENT OF MEDIATION IN SCIENCE TEACHING FOR ELEMENTARY SCHOOL STUDENTS Abstract: This article aims to discuss the importance of storytelling as a methodological strategy for teaching science to Elementary School students. To do so, it raises a reflection from the teaching practice of the university outreach project named “Batuclagem and the magic of stories” (PROEC-UFABC 2011-2016). It also analyzes the influence that a story can bring over to the listeners, since, according to Jerome Bruner, stories provide perceptions about reality and, according to Vygotsky, education through art enables a change in the listeners’ higher processes – catharsis. It also discusses, according to Paul Zumthor, the influence of storytellers’ performance, that is, the use of body and voice in employing this methodological strategy. It is evident that aesthetic education widens the child’s higher functions concerning memory, imagination, attention, and strong emotions that can lead to catharsis.Keywords: Storytelling, Science Teaching, “Batuclagem”.. EDITORA UNIVERSITÁRIA LEOPOLDIANUM - Universidade Católica de Santos2018-07-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos paresapplication/pdfhttps://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/733REVISTA ELETRÔNICA PESQUISEDUCA; v. 10 n. 20 (2018): EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E FORMAÇÃO DOCENTE: POLÍTICAS, SABERES E PRÁTICAS EDUCATIVAS; 230-2502177-1626reponame:Revista Eletrônica Pesquiseducainstname:Universidade Católica de Santos (UNISANTOS)instacron:EDULporhttps://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/733/pdfCopyright (c) 2018 REVISTA ELETRÔNICA PESQUISEDUCAinfo:eu-repo/semantics/openAccessFaria, Luiz Henrique PortelaDietrich, Ana MariaGomes, Vivilí Maria Silva2021-03-17T21:40:16Zoai:ojs.periodicos.unisantos.br:article/733Revistahttps://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/indexPRIhttps://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/oai||pesquiseduca@unisantos.br2177-16262177-1626opendoar:2021-03-17T21:40:16Revista Eletrônica Pesquiseduca - Universidade Católica de Santos (UNISANTOS)false
dc.title.none.fl_str_mv A Contação de História como instrumento de mediação para o ensino de ciências a Estudantes do Ensino Fundamental
title A Contação de História como instrumento de mediação para o ensino de ciências a Estudantes do Ensino Fundamental
spellingShingle A Contação de História como instrumento de mediação para o ensino de ciências a Estudantes do Ensino Fundamental
Faria, Luiz Henrique Portela
Educação. Contação de História
Ensino de Ciências
Batuclagem.
Educação. Educação ambiental. Práticas Pedagógicas
title_short A Contação de História como instrumento de mediação para o ensino de ciências a Estudantes do Ensino Fundamental
title_full A Contação de História como instrumento de mediação para o ensino de ciências a Estudantes do Ensino Fundamental
title_fullStr A Contação de História como instrumento de mediação para o ensino de ciências a Estudantes do Ensino Fundamental
title_full_unstemmed A Contação de História como instrumento de mediação para o ensino de ciências a Estudantes do Ensino Fundamental
title_sort A Contação de História como instrumento de mediação para o ensino de ciências a Estudantes do Ensino Fundamental
author Faria, Luiz Henrique Portela
author_facet Faria, Luiz Henrique Portela
Dietrich, Ana Maria
Gomes, Vivilí Maria Silva
author_role author
author2 Dietrich, Ana Maria
Gomes, Vivilí Maria Silva
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Faria, Luiz Henrique Portela
Dietrich, Ana Maria
Gomes, Vivilí Maria Silva
dc.subject.por.fl_str_mv Educação. Contação de História
Ensino de Ciências
Batuclagem.
Educação. Educação ambiental. Práticas Pedagógicas
topic Educação. Contação de História
Ensino de Ciências
Batuclagem.
Educação. Educação ambiental. Práticas Pedagógicas
description Neste artigo tem-se por objetivo discutir a importância da contação de história enquanto estratégia metodológica para o ensino de ciências a estudantes do Fundamental II. Para isto, suscita-se uma reflexão a partir da prática pedagógica do projeto de extensão universitária ‘Batuclagem e a magia das histórias’ (PROEC-UFABC 2011-2016). Busca-se analisar a influência que uma história pode trazer sobre os ouvintes, uma vez que, segundo Jerome Bruner, histórias propiciam percepções acerca da realidade e, segundo Vygotsky, a educação pela arte pode possibilitar uma mudança nos processos superiores dos ouvintes – a catarse. Discutir, ainda, segundo Paul Zumthor, a influência da Performance do contador, isto é, a utilização do corpo e da voz para aplicação desta estratégia metodológica. Evidencia-se que uma educação estética amplia as funções superiores da criança com relação à memória, imaginação, atenção, além de fortes emoções que podem gerar a catarse. Palavras Chave: Contação de História. Ensino de Ciências. Batuclagem. STORYTELLING AS AN INSTRUMENT OF MEDIATION IN SCIENCE TEACHING FOR ELEMENTARY SCHOOL STUDENTS Abstract: This article aims to discuss the importance of storytelling as a methodological strategy for teaching science to Elementary School students. To do so, it raises a reflection from the teaching practice of the university outreach project named “Batuclagem and the magic of stories” (PROEC-UFABC 2011-2016). It also analyzes the influence that a story can bring over to the listeners, since, according to Jerome Bruner, stories provide perceptions about reality and, according to Vygotsky, education through art enables a change in the listeners’ higher processes – catharsis. It also discusses, according to Paul Zumthor, the influence of storytellers’ performance, that is, the use of body and voice in employing this methodological strategy. It is evident that aesthetic education widens the child’s higher functions concerning memory, imagination, attention, and strong emotions that can lead to catharsis.Keywords: Storytelling, Science Teaching, “Batuclagem”.. 
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-07-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Avaliado pelos pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/733
url https://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/733
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/733/pdf
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2018 REVISTA ELETRÔNICA PESQUISEDUCA
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2018 REVISTA ELETRÔNICA PESQUISEDUCA
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv EDITORA UNIVERSITÁRIA LEOPOLDIANUM - Universidade Católica de Santos
publisher.none.fl_str_mv EDITORA UNIVERSITÁRIA LEOPOLDIANUM - Universidade Católica de Santos
dc.source.none.fl_str_mv REVISTA ELETRÔNICA PESQUISEDUCA; v. 10 n. 20 (2018): EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E FORMAÇÃO DOCENTE: POLÍTICAS, SABERES E PRÁTICAS EDUCATIVAS; 230-250
2177-1626
reponame:Revista Eletrônica Pesquiseduca
instname:Universidade Católica de Santos (UNISANTOS)
instacron:EDUL
instname_str Universidade Católica de Santos (UNISANTOS)
instacron_str EDUL
institution EDUL
reponame_str Revista Eletrônica Pesquiseduca
collection Revista Eletrônica Pesquiseduca
repository.name.fl_str_mv Revista Eletrônica Pesquiseduca - Universidade Católica de Santos (UNISANTOS)
repository.mail.fl_str_mv ||pesquiseduca@unisantos.br
_version_ 1793890352349839360