A Contação de História como instrumento de mediação para o ensino de ciências a Estudantes do Ensino Fundamental
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Eletrônica Pesquiseduca |
Texto Completo: | https://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/733 |
Resumo: | Neste artigo tem-se por objetivo discutir a importância da contação de história enquanto estratégia metodológica para o ensino de ciências a estudantes do Fundamental II. Para isto, suscita-se uma reflexão a partir da prática pedagógica do projeto de extensão universitária ‘Batuclagem e a magia das histórias’ (PROEC-UFABC 2011-2016). Busca-se analisar a influência que uma história pode trazer sobre os ouvintes, uma vez que, segundo Jerome Bruner, histórias propiciam percepções acerca da realidade e, segundo Vygotsky, a educação pela arte pode possibilitar uma mudança nos processos superiores dos ouvintes – a catarse. Discutir, ainda, segundo Paul Zumthor, a influência da Performance do contador, isto é, a utilização do corpo e da voz para aplicação desta estratégia metodológica. Evidencia-se que uma educação estética amplia as funções superiores da criança com relação à memória, imaginação, atenção, além de fortes emoções que podem gerar a catarse. Palavras Chave: Contação de História. Ensino de Ciências. Batuclagem. STORYTELLING AS AN INSTRUMENT OF MEDIATION IN SCIENCE TEACHING FOR ELEMENTARY SCHOOL STUDENTS Abstract: This article aims to discuss the importance of storytelling as a methodological strategy for teaching science to Elementary School students. To do so, it raises a reflection from the teaching practice of the university outreach project named “Batuclagem and the magic of stories” (PROEC-UFABC 2011-2016). It also analyzes the influence that a story can bring over to the listeners, since, according to Jerome Bruner, stories provide perceptions about reality and, according to Vygotsky, education through art enables a change in the listeners’ higher processes – catharsis. It also discusses, according to Paul Zumthor, the influence of storytellers’ performance, that is, the use of body and voice in employing this methodological strategy. It is evident that aesthetic education widens the child’s higher functions concerning memory, imagination, attention, and strong emotions that can lead to catharsis.Keywords: Storytelling, Science Teaching, “Batuclagem”.. |
id |
EDUL-1_f2258dae46d15852f15be064e08c1465 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.periodicos.unisantos.br:article/733 |
network_acronym_str |
EDUL-1 |
network_name_str |
Revista Eletrônica Pesquiseduca |
repository_id_str |
|
spelling |
A Contação de História como instrumento de mediação para o ensino de ciências a Estudantes do Ensino FundamentalEducação. Contação de HistóriaEnsino de CiênciasBatuclagem.Educação. Educação ambiental. Práticas PedagógicasNeste artigo tem-se por objetivo discutir a importância da contação de história enquanto estratégia metodológica para o ensino de ciências a estudantes do Fundamental II. Para isto, suscita-se uma reflexão a partir da prática pedagógica do projeto de extensão universitária ‘Batuclagem e a magia das histórias’ (PROEC-UFABC 2011-2016). Busca-se analisar a influência que uma história pode trazer sobre os ouvintes, uma vez que, segundo Jerome Bruner, histórias propiciam percepções acerca da realidade e, segundo Vygotsky, a educação pela arte pode possibilitar uma mudança nos processos superiores dos ouvintes – a catarse. Discutir, ainda, segundo Paul Zumthor, a influência da Performance do contador, isto é, a utilização do corpo e da voz para aplicação desta estratégia metodológica. Evidencia-se que uma educação estética amplia as funções superiores da criança com relação à memória, imaginação, atenção, além de fortes emoções que podem gerar a catarse. Palavras Chave: Contação de História. Ensino de Ciências. Batuclagem. STORYTELLING AS AN INSTRUMENT OF MEDIATION IN SCIENCE TEACHING FOR ELEMENTARY SCHOOL STUDENTS Abstract: This article aims to discuss the importance of storytelling as a methodological strategy for teaching science to Elementary School students. To do so, it raises a reflection from the teaching practice of the university outreach project named “Batuclagem and the magic of stories” (PROEC-UFABC 2011-2016). It also analyzes the influence that a story can bring over to the listeners, since, according to Jerome Bruner, stories provide perceptions about reality and, according to Vygotsky, education through art enables a change in the listeners’ higher processes – catharsis. It also discusses, according to Paul Zumthor, the influence of storytellers’ performance, that is, the use of body and voice in employing this methodological strategy. It is evident that aesthetic education widens the child’s higher functions concerning memory, imagination, attention, and strong emotions that can lead to catharsis.Keywords: Storytelling, Science Teaching, “Batuclagem”.. EDITORA UNIVERSITÁRIA LEOPOLDIANUM - Universidade Católica de Santos2018-07-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos paresapplication/pdfhttps://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/733REVISTA ELETRÔNICA PESQUISEDUCA; v. 10 n. 20 (2018): EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E FORMAÇÃO DOCENTE: POLÍTICAS, SABERES E PRÁTICAS EDUCATIVAS; 230-2502177-1626reponame:Revista Eletrônica Pesquiseducainstname:Universidade Católica de Santos (UNISANTOS)instacron:EDULporhttps://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/733/pdfCopyright (c) 2018 REVISTA ELETRÔNICA PESQUISEDUCAinfo:eu-repo/semantics/openAccessFaria, Luiz Henrique PortelaDietrich, Ana MariaGomes, Vivilí Maria Silva2021-03-17T21:40:16Zoai:ojs.periodicos.unisantos.br:article/733Revistahttps://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/indexPRIhttps://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/oai||pesquiseduca@unisantos.br2177-16262177-1626opendoar:2021-03-17T21:40:16Revista Eletrônica Pesquiseduca - Universidade Católica de Santos (UNISANTOS)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A Contação de História como instrumento de mediação para o ensino de ciências a Estudantes do Ensino Fundamental |
title |
A Contação de História como instrumento de mediação para o ensino de ciências a Estudantes do Ensino Fundamental |
spellingShingle |
A Contação de História como instrumento de mediação para o ensino de ciências a Estudantes do Ensino Fundamental Faria, Luiz Henrique Portela Educação. Contação de História Ensino de Ciências Batuclagem. Educação. Educação ambiental. Práticas Pedagógicas |
title_short |
A Contação de História como instrumento de mediação para o ensino de ciências a Estudantes do Ensino Fundamental |
title_full |
A Contação de História como instrumento de mediação para o ensino de ciências a Estudantes do Ensino Fundamental |
title_fullStr |
A Contação de História como instrumento de mediação para o ensino de ciências a Estudantes do Ensino Fundamental |
title_full_unstemmed |
A Contação de História como instrumento de mediação para o ensino de ciências a Estudantes do Ensino Fundamental |
title_sort |
A Contação de História como instrumento de mediação para o ensino de ciências a Estudantes do Ensino Fundamental |
author |
Faria, Luiz Henrique Portela |
author_facet |
Faria, Luiz Henrique Portela Dietrich, Ana Maria Gomes, Vivilí Maria Silva |
author_role |
author |
author2 |
Dietrich, Ana Maria Gomes, Vivilí Maria Silva |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Faria, Luiz Henrique Portela Dietrich, Ana Maria Gomes, Vivilí Maria Silva |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação. Contação de História Ensino de Ciências Batuclagem. Educação. Educação ambiental. Práticas Pedagógicas |
topic |
Educação. Contação de História Ensino de Ciências Batuclagem. Educação. Educação ambiental. Práticas Pedagógicas |
description |
Neste artigo tem-se por objetivo discutir a importância da contação de história enquanto estratégia metodológica para o ensino de ciências a estudantes do Fundamental II. Para isto, suscita-se uma reflexão a partir da prática pedagógica do projeto de extensão universitária ‘Batuclagem e a magia das histórias’ (PROEC-UFABC 2011-2016). Busca-se analisar a influência que uma história pode trazer sobre os ouvintes, uma vez que, segundo Jerome Bruner, histórias propiciam percepções acerca da realidade e, segundo Vygotsky, a educação pela arte pode possibilitar uma mudança nos processos superiores dos ouvintes – a catarse. Discutir, ainda, segundo Paul Zumthor, a influência da Performance do contador, isto é, a utilização do corpo e da voz para aplicação desta estratégia metodológica. Evidencia-se que uma educação estética amplia as funções superiores da criança com relação à memória, imaginação, atenção, além de fortes emoções que podem gerar a catarse. Palavras Chave: Contação de História. Ensino de Ciências. Batuclagem. STORYTELLING AS AN INSTRUMENT OF MEDIATION IN SCIENCE TEACHING FOR ELEMENTARY SCHOOL STUDENTS Abstract: This article aims to discuss the importance of storytelling as a methodological strategy for teaching science to Elementary School students. To do so, it raises a reflection from the teaching practice of the university outreach project named “Batuclagem and the magic of stories” (PROEC-UFABC 2011-2016). It also analyzes the influence that a story can bring over to the listeners, since, according to Jerome Bruner, stories provide perceptions about reality and, according to Vygotsky, education through art enables a change in the listeners’ higher processes – catharsis. It also discusses, according to Paul Zumthor, the influence of storytellers’ performance, that is, the use of body and voice in employing this methodological strategy. It is evident that aesthetic education widens the child’s higher functions concerning memory, imagination, attention, and strong emotions that can lead to catharsis.Keywords: Storytelling, Science Teaching, “Batuclagem”.. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-07-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Avaliado pelos pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/733 |
url |
https://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/733 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/733/pdf |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2018 REVISTA ELETRÔNICA PESQUISEDUCA info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2018 REVISTA ELETRÔNICA PESQUISEDUCA |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
EDITORA UNIVERSITÁRIA LEOPOLDIANUM - Universidade Católica de Santos |
publisher.none.fl_str_mv |
EDITORA UNIVERSITÁRIA LEOPOLDIANUM - Universidade Católica de Santos |
dc.source.none.fl_str_mv |
REVISTA ELETRÔNICA PESQUISEDUCA; v. 10 n. 20 (2018): EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E FORMAÇÃO DOCENTE: POLÍTICAS, SABERES E PRÁTICAS EDUCATIVAS; 230-250 2177-1626 reponame:Revista Eletrônica Pesquiseduca instname:Universidade Católica de Santos (UNISANTOS) instacron:EDUL |
instname_str |
Universidade Católica de Santos (UNISANTOS) |
instacron_str |
EDUL |
institution |
EDUL |
reponame_str |
Revista Eletrônica Pesquiseduca |
collection |
Revista Eletrônica Pesquiseduca |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Eletrônica Pesquiseduca - Universidade Católica de Santos (UNISANTOS) |
repository.mail.fl_str_mv |
||pesquiseduca@unisantos.br |
_version_ |
1793890352349839360 |