Percepções docentes sobre violência institucional escolar e assédio moral horizontal

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Márques, Fernanda Telles
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: Assunção, Fernanda Oliveira Franco
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Eletrônica Pesquiseduca
Texto Completo: https://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/270
Resumo: Voltado à questão da violência escolar, o artigo propõe a discussão da relação entre violência institucional e assédio moral horizontal ocorrido no exercício da docência. A pesquisa foi realizada em uma escola pública do ensino fundamental e tem, por objetivo, desvelar e discutir as percepções de professores sobre o perfil de agressores e vítimas enredados nas tramas das manifestações de violência abordadas. Para alcançar este objetivo, optou-se por fazer uso da Triangulação (DENZIN, 1989), envolvendo estudos bibliográficos, observação continuada do cotidiano escolar e análise de dados obtidos em fonte primária. Uma vez colocados em triangulação, os dados indicam que a violência institucional ocorre em perfeita articulação com a rotina do trabalho docente, razão pela qual raramente é percebida pelos professores como sendo uma manifestação violenta. Ao final, constata-se que esta modalidade de violência também permeia as relações escolares na condição de adjuvante de outras violências, cotidianamente praticadas e/ou consentidas pelos membros adultos da comunidade escolar. Palavras-chave: Violência institucional. Assédio moral horizontal. Estigmatização. Teacher perceptions about institutional school violence and horizontal moral harassment  Directed to the issue of school violence, the study proposes a discussion of the relationship between institutional violence and horizontal moral harassment occurring in the teaching profession. The survey was conducted in a public elementary school and aims to reveal and discuss the perceptions of teachers about the profile of offenders and victims entangled in the web of the violence manifestations being addressed. In order to accomplish this goal, a choice was made to make use of Triangulation (DENZIN, 1989), involving bibliographical studies, continued observation of the school routine, and analysis of data obtained from a primary source. Once placed in triangulation, the data indicate that institutional violence occurs in perfect conjunction with the teaching routine, which is the reason why it is seldom perceived by teachers as being a violent manifestation. At the end, apparently this type of violence also permeates school relations as the adjuvant of other forms of violence, practiced daily and/or condoned by the adult members of the school community. Keywords: Institutional Violence; Horizontal harassment; Stigmatization  
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