As abordagens metodológicas na pesquisa em educação: uma análise da produção sobre currículo publicada na 36ª reunião da ANPed

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Araújo, Manoel de Souza
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Correia, Maria José Nascimento, Gonçalves, Rafael Marques
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Eletrônica Pesquiseduca
Texto Completo: https://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/859
Resumo: Este trabalho apresenta questões acerca da diversificação nas abordagens metodológicas da pesquisa em educação, especialmente daquelas pesquisas publicadas no eixo currículo, contemplado pelo GT 12 da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação – Anped, e apresentadas na 36ª Reunião, realizada em 2013. O objetivo foi perceber onde estão situadas as abordagens quantitativas, qualitativas e os emergentes (historicamente falando) métodos mistos, discutindo os fatores que intensificam as disputas no campo da pesquisa educacional, além de evidenciar os contextos históricos nos quais se demandou diferentes tipos de investigação. Neste sentido, a metodologia de análise adotada foi a revisão bibliográfica dos 18 artigos publicados na 36ª Reunião Nacional da Anped, dada a pertinência da temática que levantou debate em torno do “Sistema Nacional de Educação e Participação Popular: Desafios para as Políticas Educacionais”. O número de artigos analisados é expressivo, pois representa a totalidade das publicações daquela Reunião e nos possibilitou uma compreensão geral, mas não generalizadora, da qualidade da pesquisa em educação atrelada ao uso das abordagens metodológicas em detrimento dos objetivos das pesquisas.Palavras-chave: Abordagens metodológicas. Pesquisa em Educação.ANPED. Currículo. Methodological approaches in educational research: an analysis of production on curriculum published in the 36TH ANPed meeting Abstract: This paper presents issues on how diverse methodological approaches in educational research are, especially that published on curriculum, as contemplated by WG 12 of the National Association of Postgraduate and Research in Education - Anped and presented in the 36th Meeting, held in 2013. The objectives were to understand where quantitative approaches, qualitative approaches and the emerging (historically speaking) mixed methods are, discuss the factors that intensify the disputes in the field of educational research, and highlight the historical contexts in which different types of investigation were demanded. In this sense, the methodology of analysis adopted was the literature review of the 18 articles published in the 36th Anped National Meeting, given the pertinence of the theme that sparked off a debate about the “National System of Education and Popular Participation: Challenges for Educational Policies”. The number of articles analyzed is expressive because it represents all the publications of that Meeting and allowed us to have a general but not generalizing understanding of the quality of educational research related to the use of methodological approaches to the detriment of research objectives.Keywords: Methodological approaches. Research in education. ANPED. Curriculum.
id EDUL-1_f8dcf3f020b091e692188b95f7fc3714
oai_identifier_str oai:ojs.periodicos.unisantos.br:article/859
network_acronym_str EDUL-1
network_name_str Revista Eletrônica Pesquiseduca
repository_id_str
spelling As abordagens metodológicas na pesquisa em educação: uma análise da produção sobre currículo publicada na 36ª reunião da ANPedEducaçãoANPedAbordagens metodológicasPesquisa em EducaçãoCurrículo.Este trabalho apresenta questões acerca da diversificação nas abordagens metodológicas da pesquisa em educação, especialmente daquelas pesquisas publicadas no eixo currículo, contemplado pelo GT 12 da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação – Anped, e apresentadas na 36ª Reunião, realizada em 2013. O objetivo foi perceber onde estão situadas as abordagens quantitativas, qualitativas e os emergentes (historicamente falando) métodos mistos, discutindo os fatores que intensificam as disputas no campo da pesquisa educacional, além de evidenciar os contextos históricos nos quais se demandou diferentes tipos de investigação. Neste sentido, a metodologia de análise adotada foi a revisão bibliográfica dos 18 artigos publicados na 36ª Reunião Nacional da Anped, dada a pertinência da temática que levantou debate em torno do “Sistema Nacional de Educação e Participação Popular: Desafios para as Políticas Educacionais”. O número de artigos analisados é expressivo, pois representa a totalidade das publicações daquela Reunião e nos possibilitou uma compreensão geral, mas não generalizadora, da qualidade da pesquisa em educação atrelada ao uso das abordagens metodológicas em detrimento dos objetivos das pesquisas.Palavras-chave: Abordagens metodológicas. Pesquisa em Educação.ANPED. Currículo. Methodological approaches in educational research: an analysis of production on curriculum published in the 36TH ANPed meeting Abstract: This paper presents issues on how diverse methodological approaches in educational research are, especially that published on curriculum, as contemplated by WG 12 of the National Association of Postgraduate and Research in Education - Anped and presented in the 36th Meeting, held in 2013. The objectives were to understand where quantitative approaches, qualitative approaches and the emerging (historically speaking) mixed methods are, discuss the factors that intensify the disputes in the field of educational research, and highlight the historical contexts in which different types of investigation were demanded. In this sense, the methodology of analysis adopted was the literature review of the 18 articles published in the 36th Anped National Meeting, given the pertinence of the theme that sparked off a debate about the “National System of Education and Popular Participation: Challenges for Educational Policies”. The number of articles analyzed is expressive because it represents all the publications of that Meeting and allowed us to have a general but not generalizing understanding of the quality of educational research related to the use of methodological approaches to the detriment of research objectives.Keywords: Methodological approaches. Research in education. ANPED. Curriculum.EDITORA UNIVERSITÁRIA LEOPOLDIANUM - Universidade Católica de Santos2019-06-08info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos paresapplication/pdfhttps://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/859REVISTA ELETRÔNICA PESQUISEDUCA; v. 11 n. 23 (2019): A pesquisa em Educação em diferentes contextos; 100=1132177-1626reponame:Revista Eletrônica Pesquiseducainstname:Universidade Católica de Santos (UNISANTOS)instacron:EDULporhttps://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/859/pdfCopyright (c) 2019 REVISTA ELETRÔNICA PESQUISEDUCAinfo:eu-repo/semantics/openAccessAraújo, Manoel de SouzaCorreia, Maria José NascimentoGonçalves, Rafael Marques2021-03-17T21:42:12Zoai:ojs.periodicos.unisantos.br:article/859Revistahttps://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/indexPRIhttps://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/oai||pesquiseduca@unisantos.br2177-16262177-1626opendoar:2021-03-17T21:42:12Revista Eletrônica Pesquiseduca - Universidade Católica de Santos (UNISANTOS)false
dc.title.none.fl_str_mv As abordagens metodológicas na pesquisa em educação: uma análise da produção sobre currículo publicada na 36ª reunião da ANPed
title As abordagens metodológicas na pesquisa em educação: uma análise da produção sobre currículo publicada na 36ª reunião da ANPed
spellingShingle As abordagens metodológicas na pesquisa em educação: uma análise da produção sobre currículo publicada na 36ª reunião da ANPed
Araújo, Manoel de Souza
Educação
ANPed
Abordagens metodológicas
Pesquisa em Educação
Currículo.
title_short As abordagens metodológicas na pesquisa em educação: uma análise da produção sobre currículo publicada na 36ª reunião da ANPed
title_full As abordagens metodológicas na pesquisa em educação: uma análise da produção sobre currículo publicada na 36ª reunião da ANPed
title_fullStr As abordagens metodológicas na pesquisa em educação: uma análise da produção sobre currículo publicada na 36ª reunião da ANPed
title_full_unstemmed As abordagens metodológicas na pesquisa em educação: uma análise da produção sobre currículo publicada na 36ª reunião da ANPed
title_sort As abordagens metodológicas na pesquisa em educação: uma análise da produção sobre currículo publicada na 36ª reunião da ANPed
author Araújo, Manoel de Souza
author_facet Araújo, Manoel de Souza
Correia, Maria José Nascimento
Gonçalves, Rafael Marques
author_role author
author2 Correia, Maria José Nascimento
Gonçalves, Rafael Marques
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Araújo, Manoel de Souza
Correia, Maria José Nascimento
Gonçalves, Rafael Marques
dc.subject.por.fl_str_mv Educação
ANPed
Abordagens metodológicas
Pesquisa em Educação
Currículo.
topic Educação
ANPed
Abordagens metodológicas
Pesquisa em Educação
Currículo.
description Este trabalho apresenta questões acerca da diversificação nas abordagens metodológicas da pesquisa em educação, especialmente daquelas pesquisas publicadas no eixo currículo, contemplado pelo GT 12 da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação – Anped, e apresentadas na 36ª Reunião, realizada em 2013. O objetivo foi perceber onde estão situadas as abordagens quantitativas, qualitativas e os emergentes (historicamente falando) métodos mistos, discutindo os fatores que intensificam as disputas no campo da pesquisa educacional, além de evidenciar os contextos históricos nos quais se demandou diferentes tipos de investigação. Neste sentido, a metodologia de análise adotada foi a revisão bibliográfica dos 18 artigos publicados na 36ª Reunião Nacional da Anped, dada a pertinência da temática que levantou debate em torno do “Sistema Nacional de Educação e Participação Popular: Desafios para as Políticas Educacionais”. O número de artigos analisados é expressivo, pois representa a totalidade das publicações daquela Reunião e nos possibilitou uma compreensão geral, mas não generalizadora, da qualidade da pesquisa em educação atrelada ao uso das abordagens metodológicas em detrimento dos objetivos das pesquisas.Palavras-chave: Abordagens metodológicas. Pesquisa em Educação.ANPED. Currículo. Methodological approaches in educational research: an analysis of production on curriculum published in the 36TH ANPed meeting Abstract: This paper presents issues on how diverse methodological approaches in educational research are, especially that published on curriculum, as contemplated by WG 12 of the National Association of Postgraduate and Research in Education - Anped and presented in the 36th Meeting, held in 2013. The objectives were to understand where quantitative approaches, qualitative approaches and the emerging (historically speaking) mixed methods are, discuss the factors that intensify the disputes in the field of educational research, and highlight the historical contexts in which different types of investigation were demanded. In this sense, the methodology of analysis adopted was the literature review of the 18 articles published in the 36th Anped National Meeting, given the pertinence of the theme that sparked off a debate about the “National System of Education and Popular Participation: Challenges for Educational Policies”. The number of articles analyzed is expressive because it represents all the publications of that Meeting and allowed us to have a general but not generalizing understanding of the quality of educational research related to the use of methodological approaches to the detriment of research objectives.Keywords: Methodological approaches. Research in education. ANPED. Curriculum.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-06-08
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Avaliado pelos pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/859
url https://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/859
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/859/pdf
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2019 REVISTA ELETRÔNICA PESQUISEDUCA
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2019 REVISTA ELETRÔNICA PESQUISEDUCA
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv EDITORA UNIVERSITÁRIA LEOPOLDIANUM - Universidade Católica de Santos
publisher.none.fl_str_mv EDITORA UNIVERSITÁRIA LEOPOLDIANUM - Universidade Católica de Santos
dc.source.none.fl_str_mv REVISTA ELETRÔNICA PESQUISEDUCA; v. 11 n. 23 (2019): A pesquisa em Educação em diferentes contextos; 100=113
2177-1626
reponame:Revista Eletrônica Pesquiseduca
instname:Universidade Católica de Santos (UNISANTOS)
instacron:EDUL
instname_str Universidade Católica de Santos (UNISANTOS)
instacron_str EDUL
institution EDUL
reponame_str Revista Eletrônica Pesquiseduca
collection Revista Eletrônica Pesquiseduca
repository.name.fl_str_mv Revista Eletrônica Pesquiseduca - Universidade Católica de Santos (UNISANTOS)
repository.mail.fl_str_mv ||pesquiseduca@unisantos.br
_version_ 1793890352753541120