As abordagens metodológicas na pesquisa em educação: uma análise da produção sobre currículo publicada na 36ª reunião da ANPed
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Eletrônica Pesquiseduca |
Texto Completo: | https://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/859 |
Resumo: | Este trabalho apresenta questões acerca da diversificação nas abordagens metodológicas da pesquisa em educação, especialmente daquelas pesquisas publicadas no eixo currículo, contemplado pelo GT 12 da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação – Anped, e apresentadas na 36ª Reunião, realizada em 2013. O objetivo foi perceber onde estão situadas as abordagens quantitativas, qualitativas e os emergentes (historicamente falando) métodos mistos, discutindo os fatores que intensificam as disputas no campo da pesquisa educacional, além de evidenciar os contextos históricos nos quais se demandou diferentes tipos de investigação. Neste sentido, a metodologia de análise adotada foi a revisão bibliográfica dos 18 artigos publicados na 36ª Reunião Nacional da Anped, dada a pertinência da temática que levantou debate em torno do “Sistema Nacional de Educação e Participação Popular: Desafios para as Políticas Educacionais”. O número de artigos analisados é expressivo, pois representa a totalidade das publicações daquela Reunião e nos possibilitou uma compreensão geral, mas não generalizadora, da qualidade da pesquisa em educação atrelada ao uso das abordagens metodológicas em detrimento dos objetivos das pesquisas.Palavras-chave: Abordagens metodológicas. Pesquisa em Educação.ANPED. Currículo. Methodological approaches in educational research: an analysis of production on curriculum published in the 36TH ANPed meeting Abstract: This paper presents issues on how diverse methodological approaches in educational research are, especially that published on curriculum, as contemplated by WG 12 of the National Association of Postgraduate and Research in Education - Anped and presented in the 36th Meeting, held in 2013. The objectives were to understand where quantitative approaches, qualitative approaches and the emerging (historically speaking) mixed methods are, discuss the factors that intensify the disputes in the field of educational research, and highlight the historical contexts in which different types of investigation were demanded. In this sense, the methodology of analysis adopted was the literature review of the 18 articles published in the 36th Anped National Meeting, given the pertinence of the theme that sparked off a debate about the “National System of Education and Popular Participation: Challenges for Educational Policies”. The number of articles analyzed is expressive because it represents all the publications of that Meeting and allowed us to have a general but not generalizing understanding of the quality of educational research related to the use of methodological approaches to the detriment of research objectives.Keywords: Methodological approaches. Research in education. ANPED. Curriculum. |
id |
EDUL-1_f8dcf3f020b091e692188b95f7fc3714 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.periodicos.unisantos.br:article/859 |
network_acronym_str |
EDUL-1 |
network_name_str |
Revista Eletrônica Pesquiseduca |
repository_id_str |
|
spelling |
As abordagens metodológicas na pesquisa em educação: uma análise da produção sobre currículo publicada na 36ª reunião da ANPedEducaçãoANPedAbordagens metodológicasPesquisa em EducaçãoCurrículo.Este trabalho apresenta questões acerca da diversificação nas abordagens metodológicas da pesquisa em educação, especialmente daquelas pesquisas publicadas no eixo currículo, contemplado pelo GT 12 da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação – Anped, e apresentadas na 36ª Reunião, realizada em 2013. O objetivo foi perceber onde estão situadas as abordagens quantitativas, qualitativas e os emergentes (historicamente falando) métodos mistos, discutindo os fatores que intensificam as disputas no campo da pesquisa educacional, além de evidenciar os contextos históricos nos quais se demandou diferentes tipos de investigação. Neste sentido, a metodologia de análise adotada foi a revisão bibliográfica dos 18 artigos publicados na 36ª Reunião Nacional da Anped, dada a pertinência da temática que levantou debate em torno do “Sistema Nacional de Educação e Participação Popular: Desafios para as Políticas Educacionais”. O número de artigos analisados é expressivo, pois representa a totalidade das publicações daquela Reunião e nos possibilitou uma compreensão geral, mas não generalizadora, da qualidade da pesquisa em educação atrelada ao uso das abordagens metodológicas em detrimento dos objetivos das pesquisas.Palavras-chave: Abordagens metodológicas. Pesquisa em Educação.ANPED. Currículo. Methodological approaches in educational research: an analysis of production on curriculum published in the 36TH ANPed meeting Abstract: This paper presents issues on how diverse methodological approaches in educational research are, especially that published on curriculum, as contemplated by WG 12 of the National Association of Postgraduate and Research in Education - Anped and presented in the 36th Meeting, held in 2013. The objectives were to understand where quantitative approaches, qualitative approaches and the emerging (historically speaking) mixed methods are, discuss the factors that intensify the disputes in the field of educational research, and highlight the historical contexts in which different types of investigation were demanded. In this sense, the methodology of analysis adopted was the literature review of the 18 articles published in the 36th Anped National Meeting, given the pertinence of the theme that sparked off a debate about the “National System of Education and Popular Participation: Challenges for Educational Policies”. The number of articles analyzed is expressive because it represents all the publications of that Meeting and allowed us to have a general but not generalizing understanding of the quality of educational research related to the use of methodological approaches to the detriment of research objectives.Keywords: Methodological approaches. Research in education. ANPED. Curriculum.EDITORA UNIVERSITÁRIA LEOPOLDIANUM - Universidade Católica de Santos2019-06-08info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos paresapplication/pdfhttps://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/859REVISTA ELETRÔNICA PESQUISEDUCA; v. 11 n. 23 (2019): A pesquisa em Educação em diferentes contextos; 100=1132177-1626reponame:Revista Eletrônica Pesquiseducainstname:Universidade Católica de Santos (UNISANTOS)instacron:EDULporhttps://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/859/pdfCopyright (c) 2019 REVISTA ELETRÔNICA PESQUISEDUCAinfo:eu-repo/semantics/openAccessAraújo, Manoel de SouzaCorreia, Maria José NascimentoGonçalves, Rafael Marques2021-03-17T21:42:12Zoai:ojs.periodicos.unisantos.br:article/859Revistahttps://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/indexPRIhttps://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/oai||pesquiseduca@unisantos.br2177-16262177-1626opendoar:2021-03-17T21:42:12Revista Eletrônica Pesquiseduca - Universidade Católica de Santos (UNISANTOS)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
As abordagens metodológicas na pesquisa em educação: uma análise da produção sobre currículo publicada na 36ª reunião da ANPed |
title |
As abordagens metodológicas na pesquisa em educação: uma análise da produção sobre currículo publicada na 36ª reunião da ANPed |
spellingShingle |
As abordagens metodológicas na pesquisa em educação: uma análise da produção sobre currículo publicada na 36ª reunião da ANPed Araújo, Manoel de Souza Educação ANPed Abordagens metodológicas Pesquisa em Educação Currículo. |
title_short |
As abordagens metodológicas na pesquisa em educação: uma análise da produção sobre currículo publicada na 36ª reunião da ANPed |
title_full |
As abordagens metodológicas na pesquisa em educação: uma análise da produção sobre currículo publicada na 36ª reunião da ANPed |
title_fullStr |
As abordagens metodológicas na pesquisa em educação: uma análise da produção sobre currículo publicada na 36ª reunião da ANPed |
title_full_unstemmed |
As abordagens metodológicas na pesquisa em educação: uma análise da produção sobre currículo publicada na 36ª reunião da ANPed |
title_sort |
As abordagens metodológicas na pesquisa em educação: uma análise da produção sobre currículo publicada na 36ª reunião da ANPed |
author |
Araújo, Manoel de Souza |
author_facet |
Araújo, Manoel de Souza Correia, Maria José Nascimento Gonçalves, Rafael Marques |
author_role |
author |
author2 |
Correia, Maria José Nascimento Gonçalves, Rafael Marques |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Araújo, Manoel de Souza Correia, Maria José Nascimento Gonçalves, Rafael Marques |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação ANPed Abordagens metodológicas Pesquisa em Educação Currículo. |
topic |
Educação ANPed Abordagens metodológicas Pesquisa em Educação Currículo. |
description |
Este trabalho apresenta questões acerca da diversificação nas abordagens metodológicas da pesquisa em educação, especialmente daquelas pesquisas publicadas no eixo currículo, contemplado pelo GT 12 da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação – Anped, e apresentadas na 36ª Reunião, realizada em 2013. O objetivo foi perceber onde estão situadas as abordagens quantitativas, qualitativas e os emergentes (historicamente falando) métodos mistos, discutindo os fatores que intensificam as disputas no campo da pesquisa educacional, além de evidenciar os contextos históricos nos quais se demandou diferentes tipos de investigação. Neste sentido, a metodologia de análise adotada foi a revisão bibliográfica dos 18 artigos publicados na 36ª Reunião Nacional da Anped, dada a pertinência da temática que levantou debate em torno do “Sistema Nacional de Educação e Participação Popular: Desafios para as Políticas Educacionais”. O número de artigos analisados é expressivo, pois representa a totalidade das publicações daquela Reunião e nos possibilitou uma compreensão geral, mas não generalizadora, da qualidade da pesquisa em educação atrelada ao uso das abordagens metodológicas em detrimento dos objetivos das pesquisas.Palavras-chave: Abordagens metodológicas. Pesquisa em Educação.ANPED. Currículo. Methodological approaches in educational research: an analysis of production on curriculum published in the 36TH ANPed meeting Abstract: This paper presents issues on how diverse methodological approaches in educational research are, especially that published on curriculum, as contemplated by WG 12 of the National Association of Postgraduate and Research in Education - Anped and presented in the 36th Meeting, held in 2013. The objectives were to understand where quantitative approaches, qualitative approaches and the emerging (historically speaking) mixed methods are, discuss the factors that intensify the disputes in the field of educational research, and highlight the historical contexts in which different types of investigation were demanded. In this sense, the methodology of analysis adopted was the literature review of the 18 articles published in the 36th Anped National Meeting, given the pertinence of the theme that sparked off a debate about the “National System of Education and Popular Participation: Challenges for Educational Policies”. The number of articles analyzed is expressive because it represents all the publications of that Meeting and allowed us to have a general but not generalizing understanding of the quality of educational research related to the use of methodological approaches to the detriment of research objectives.Keywords: Methodological approaches. Research in education. ANPED. Curriculum. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-06-08 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Avaliado pelos pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/859 |
url |
https://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/859 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/859/pdf |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2019 REVISTA ELETRÔNICA PESQUISEDUCA info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2019 REVISTA ELETRÔNICA PESQUISEDUCA |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
EDITORA UNIVERSITÁRIA LEOPOLDIANUM - Universidade Católica de Santos |
publisher.none.fl_str_mv |
EDITORA UNIVERSITÁRIA LEOPOLDIANUM - Universidade Católica de Santos |
dc.source.none.fl_str_mv |
REVISTA ELETRÔNICA PESQUISEDUCA; v. 11 n. 23 (2019): A pesquisa em Educação em diferentes contextos; 100=113 2177-1626 reponame:Revista Eletrônica Pesquiseduca instname:Universidade Católica de Santos (UNISANTOS) instacron:EDUL |
instname_str |
Universidade Católica de Santos (UNISANTOS) |
instacron_str |
EDUL |
institution |
EDUL |
reponame_str |
Revista Eletrônica Pesquiseduca |
collection |
Revista Eletrônica Pesquiseduca |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Eletrônica Pesquiseduca - Universidade Católica de Santos (UNISANTOS) |
repository.mail.fl_str_mv |
||pesquiseduca@unisantos.br |
_version_ |
1793890352753541120 |