Intoxicação espontânea por Baccharis coridifolia (Compositae) em ovinos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rozza,Daniela B.
Data de Publicação: 2006
Outros Autores: Raymundo,Djeison L., Corrêa,André M.R., Leal,Juliano, Seitz,Anderson L., Driemeier,David, Colodel,Edson M.
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Pesquisa Veterinária Brasileira (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-736X2006000100005
Resumo: Descreve-se uma mortalidade de ovinos associada à intoxicação espontânea por Baccharis coridifolia ("mio-mio"). A intoxicação ocorreu no município de Caxias do Sul, RS, em novembro de 2004. De um lote de 212 ovinos, provenientes de pastagens livres de B. coridifolia, no município de Jaguarão, RS, morreram 35 ovinos em até 5 dias após serem liberadas para o pasto onde mio-mio era encontrado em abundância, apesar de terem sido removidos deste pasto 1 dia e meio após sua introdução. Ovinos que anteriormente estavam na propriedade não foram afetados. O quadro clínico iniciou-se 8 horas após a introdução dos animais na nova pastagem e incluiu anorexia, depressão, retração abdominal ou leve timpanismo, incoordenação de membros posteriores, fezes pastosas, corrimento nasal catarral, decúbito lateral com movimentos de pedalagem, coma e morte com evolução clínica entre 5 e 48 horas. Os principais achados de necropsia foram no trato digestivo com edema de serosa e da parede dos pré-estômagos principalmente na região retículo-ruminal e do abomaso, avermelhamento e desprendimento da mucosa ruminal e do retículo e intensa hemorragia na submucosa. No exame histológico havia degeneração e necrose do epitélio do pré-estômago, com infiltrado polimorfonuclear, congestão, hemorragia e edema, e necrose do tecido linfóide de linfonodos, baço e trato digestivo.
id EMBRAPA-2_5e53c20cc1bf045e0cfd54f696367790
oai_identifier_str oai:scielo:S0100-736X2006000100005
network_acronym_str EMBRAPA-2
network_name_str Pesquisa Veterinária Brasileira (Online)
repository_id_str
spelling Intoxicação espontânea por Baccharis coridifolia (Compositae) em ovinosPlantas tóxicasBaccharis coridifoliaCompositaeintoxicação por plantaovinospatologiaDescreve-se uma mortalidade de ovinos associada à intoxicação espontânea por Baccharis coridifolia ("mio-mio"). A intoxicação ocorreu no município de Caxias do Sul, RS, em novembro de 2004. De um lote de 212 ovinos, provenientes de pastagens livres de B. coridifolia, no município de Jaguarão, RS, morreram 35 ovinos em até 5 dias após serem liberadas para o pasto onde mio-mio era encontrado em abundância, apesar de terem sido removidos deste pasto 1 dia e meio após sua introdução. Ovinos que anteriormente estavam na propriedade não foram afetados. O quadro clínico iniciou-se 8 horas após a introdução dos animais na nova pastagem e incluiu anorexia, depressão, retração abdominal ou leve timpanismo, incoordenação de membros posteriores, fezes pastosas, corrimento nasal catarral, decúbito lateral com movimentos de pedalagem, coma e morte com evolução clínica entre 5 e 48 horas. Os principais achados de necropsia foram no trato digestivo com edema de serosa e da parede dos pré-estômagos principalmente na região retículo-ruminal e do abomaso, avermelhamento e desprendimento da mucosa ruminal e do retículo e intensa hemorragia na submucosa. No exame histológico havia degeneração e necrose do epitélio do pré-estômago, com infiltrado polimorfonuclear, congestão, hemorragia e edema, e necrose do tecido linfóide de linfonodos, baço e trato digestivo.Colégio Brasileiro de Patologia Animal - CBPA2006-03-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-736X2006000100005Pesquisa Veterinária Brasileira v.26 n.1 2006reponame:Pesquisa Veterinária Brasileira (Online)instname:Colégio Brasileiro de Patologia Animal (CBPA)instacron:EMBRAPA10.1590/S0100-736X2006000100005info:eu-repo/semantics/openAccessRozza,Daniela B.Raymundo,Djeison L.Corrêa,André M.R.Leal,JulianoSeitz,Anderson L.Driemeier,DavidColodel,Edson M.por2006-10-06T00:00:00Zoai:scielo:S0100-736X2006000100005Revistahttp://www.pvb.com.br/https://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phpcolegio@cbpa.org.br||pvb@pvb.com.br0100-736X1678-5150opendoar:2006-10-06T00:00Pesquisa Veterinária Brasileira (Online) - Colégio Brasileiro de Patologia Animal (CBPA)false
dc.title.none.fl_str_mv Intoxicação espontânea por Baccharis coridifolia (Compositae) em ovinos
title Intoxicação espontânea por Baccharis coridifolia (Compositae) em ovinos
spellingShingle Intoxicação espontânea por Baccharis coridifolia (Compositae) em ovinos
Rozza,Daniela B.
Plantas tóxicas
Baccharis coridifolia
Compositae
intoxicação por planta
ovinos
patologia
title_short Intoxicação espontânea por Baccharis coridifolia (Compositae) em ovinos
title_full Intoxicação espontânea por Baccharis coridifolia (Compositae) em ovinos
title_fullStr Intoxicação espontânea por Baccharis coridifolia (Compositae) em ovinos
title_full_unstemmed Intoxicação espontânea por Baccharis coridifolia (Compositae) em ovinos
title_sort Intoxicação espontânea por Baccharis coridifolia (Compositae) em ovinos
author Rozza,Daniela B.
author_facet Rozza,Daniela B.
Raymundo,Djeison L.
Corrêa,André M.R.
Leal,Juliano
Seitz,Anderson L.
Driemeier,David
Colodel,Edson M.
author_role author
author2 Raymundo,Djeison L.
Corrêa,André M.R.
Leal,Juliano
Seitz,Anderson L.
Driemeier,David
Colodel,Edson M.
author2_role author
author
author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Rozza,Daniela B.
Raymundo,Djeison L.
Corrêa,André M.R.
Leal,Juliano
Seitz,Anderson L.
Driemeier,David
Colodel,Edson M.
dc.subject.por.fl_str_mv Plantas tóxicas
Baccharis coridifolia
Compositae
intoxicação por planta
ovinos
patologia
topic Plantas tóxicas
Baccharis coridifolia
Compositae
intoxicação por planta
ovinos
patologia
description Descreve-se uma mortalidade de ovinos associada à intoxicação espontânea por Baccharis coridifolia ("mio-mio"). A intoxicação ocorreu no município de Caxias do Sul, RS, em novembro de 2004. De um lote de 212 ovinos, provenientes de pastagens livres de B. coridifolia, no município de Jaguarão, RS, morreram 35 ovinos em até 5 dias após serem liberadas para o pasto onde mio-mio era encontrado em abundância, apesar de terem sido removidos deste pasto 1 dia e meio após sua introdução. Ovinos que anteriormente estavam na propriedade não foram afetados. O quadro clínico iniciou-se 8 horas após a introdução dos animais na nova pastagem e incluiu anorexia, depressão, retração abdominal ou leve timpanismo, incoordenação de membros posteriores, fezes pastosas, corrimento nasal catarral, decúbito lateral com movimentos de pedalagem, coma e morte com evolução clínica entre 5 e 48 horas. Os principais achados de necropsia foram no trato digestivo com edema de serosa e da parede dos pré-estômagos principalmente na região retículo-ruminal e do abomaso, avermelhamento e desprendimento da mucosa ruminal e do retículo e intensa hemorragia na submucosa. No exame histológico havia degeneração e necrose do epitélio do pré-estômago, com infiltrado polimorfonuclear, congestão, hemorragia e edema, e necrose do tecido linfóide de linfonodos, baço e trato digestivo.
publishDate 2006
dc.date.none.fl_str_mv 2006-03-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-736X2006000100005
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-736X2006000100005
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S0100-736X2006000100005
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Colégio Brasileiro de Patologia Animal - CBPA
publisher.none.fl_str_mv Colégio Brasileiro de Patologia Animal - CBPA
dc.source.none.fl_str_mv Pesquisa Veterinária Brasileira v.26 n.1 2006
reponame:Pesquisa Veterinária Brasileira (Online)
instname:Colégio Brasileiro de Patologia Animal (CBPA)
instacron:EMBRAPA
instname_str Colégio Brasileiro de Patologia Animal (CBPA)
instacron_str EMBRAPA
institution EMBRAPA
reponame_str Pesquisa Veterinária Brasileira (Online)
collection Pesquisa Veterinária Brasileira (Online)
repository.name.fl_str_mv Pesquisa Veterinária Brasileira (Online) - Colégio Brasileiro de Patologia Animal (CBPA)
repository.mail.fl_str_mv colegio@cbpa.org.br||pvb@pvb.com.br
_version_ 1754122228256997376