Perdas qualitativas e quantitativas no armazenamento de trigo.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: TIBOLA, C. S.
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: MIRANDA, M. Z. de, MARSARO JUNIOR, A. L.
Tipo de documento: Capítulo de livro
Idioma: por
Título da fonte: Repositório de Informação Tecnológica da Embrapa (Infoteca-e)
Texto Completo: http://www.infoteca.cnptia.embrapa.br/infoteca/handle/doc/1130401
Resumo: O objetivo do projeto foi obter diagnóstico das perdas quantitativas e qualitativas no armazenamento de trigo. O trigo da safra 2017 foi armazenado e avaliado por 10 meses em duas unidades armazenadoras: na Conab em Ponta Grossa, PR (silo de alvenaria) e na Unnilodi Marau, RS (silo metálico). A coleta de amostras incluiu duas coletas dinâmicas, uma no enchimento e outra no descarregamento do silo; e quatro coletas estáticas, realizadas através de sonda pneumática, nos meses intermediários de armazenamento. De modo geral, não houve alterações nos parâmetros de qualidade tecnológica de trigo avaliados. O fungo de armazenamento, Alternaria spp. foi o mais incidente nos dois silos. As principais micotoxinas do trigo não foram detectadas nas amostras analisadas. Detectaram-se insetos ao longo do armazenamento, entretanto, as alternativas de controle foram efetivas, não impactando em danos qualitativos e quantitativos. Na análise de resíduos de agrotóxicos foi observado que os inseticidas aplicados não se degradaram no prazo estabelecido nas monografias. Além disso, foi detectado o herbicida glifosato, que deve ter sido aplicado em dessecação pré-colheita. O índice médio mensal obtido de quebra técnica nos grãos de trigo, calculado por meio de amostragens foi de 0,43% e 0,11%, para silos de alvenaria e metálico, respectivamente. A massa volumétrica do trigo aumentou no armazenamento, considerando os efeitos de compactação do grão. Independentemente da forma construtiva do silo de armazenagem, as condições ambientais, o uso de aeração, o controle de temperatura e o manejo preventivo de insetos são fundamentais para a diminuição das perdas no armazenamento. Palavras-chave: Diagnóstico; Pós-colheita; Perdas; Trigo.
id EMBRAPA-9_d05d79acf24929969bcdb219af8476b6
oai_identifier_str oai:www.infoteca.cnptia.embrapa.br:doc/1130401
network_acronym_str EMBRAPA-9
network_name_str Repositório de Informação Tecnológica da Embrapa (Infoteca-e)
repository_id_str
spelling Perdas qualitativas e quantitativas no armazenamento de trigo.Qualidade tecnológicaContaminanteTriticum AestivumArmazenamentoDiagnosticoPós-ColheitaPerda Pós-ColheitaTrigoO objetivo do projeto foi obter diagnóstico das perdas quantitativas e qualitativas no armazenamento de trigo. O trigo da safra 2017 foi armazenado e avaliado por 10 meses em duas unidades armazenadoras: na Conab em Ponta Grossa, PR (silo de alvenaria) e na Unnilodi Marau, RS (silo metálico). A coleta de amostras incluiu duas coletas dinâmicas, uma no enchimento e outra no descarregamento do silo; e quatro coletas estáticas, realizadas através de sonda pneumática, nos meses intermediários de armazenamento. De modo geral, não houve alterações nos parâmetros de qualidade tecnológica de trigo avaliados. O fungo de armazenamento, Alternaria spp. foi o mais incidente nos dois silos. As principais micotoxinas do trigo não foram detectadas nas amostras analisadas. Detectaram-se insetos ao longo do armazenamento, entretanto, as alternativas de controle foram efetivas, não impactando em danos qualitativos e quantitativos. Na análise de resíduos de agrotóxicos foi observado que os inseticidas aplicados não se degradaram no prazo estabelecido nas monografias. Além disso, foi detectado o herbicida glifosato, que deve ter sido aplicado em dessecação pré-colheita. O índice médio mensal obtido de quebra técnica nos grãos de trigo, calculado por meio de amostragens foi de 0,43% e 0,11%, para silos de alvenaria e metálico, respectivamente. A massa volumétrica do trigo aumentou no armazenamento, considerando os efeitos de compactação do grão. Independentemente da forma construtiva do silo de armazenagem, as condições ambientais, o uso de aeração, o controle de temperatura e o manejo preventivo de insetos são fundamentais para a diminuição das perdas no armazenamento. Palavras-chave: Diagnóstico; Pós-colheita; Perdas; Trigo.CASIANE SALETE TIBOLA, CNPT; MARTHA ZAVARIZ DE MIRANDA, CNPT; ALBERTO LUIZ MARSARO JUNIOR, CNPT.TIBOLA, C. S.MIRANDA, M. Z. deMARSARO JUNIOR, A. L.2021-03-02T12:06:19Z2021-03-02T12:06:19Z2021-03-012021info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bookPartIn: CONAB - COMPANHIA NACIONAL DE ABASTECIMENTO. Perdas em transporte e armazenagem de grãos: panorama atual e perspectivas. Brasília, DF: Conab, 2021. p. 142-147.http://www.infoteca.cnptia.embrapa.br/infoteca/handle/doc/1130401porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório de Informação Tecnológica da Embrapa (Infoteca-e)instname:Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)instacron:EMBRAPA2021-03-02T12:06:28Zoai:www.infoteca.cnptia.embrapa.br:doc/1130401Repositório InstitucionalPUBhttps://www.infoteca.cnptia.embrapa.br/infoteca-oai/requestcg-riaa@embrapa.bropendoar:2024-03-20T11:18:25.027593Repositório de Informação Tecnológica da Embrapa (Infoteca-e) - Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)false
dc.title.none.fl_str_mv Perdas qualitativas e quantitativas no armazenamento de trigo.
title Perdas qualitativas e quantitativas no armazenamento de trigo.
spellingShingle Perdas qualitativas e quantitativas no armazenamento de trigo.
TIBOLA, C. S.
Qualidade tecnológica
Contaminante
Triticum Aestivum
Armazenamento
Diagnostico
Pós-Colheita
Perda Pós-Colheita
Trigo
title_short Perdas qualitativas e quantitativas no armazenamento de trigo.
title_full Perdas qualitativas e quantitativas no armazenamento de trigo.
title_fullStr Perdas qualitativas e quantitativas no armazenamento de trigo.
title_full_unstemmed Perdas qualitativas e quantitativas no armazenamento de trigo.
title_sort Perdas qualitativas e quantitativas no armazenamento de trigo.
author TIBOLA, C. S.
author_facet TIBOLA, C. S.
MIRANDA, M. Z. de
MARSARO JUNIOR, A. L.
author_role author
author2 MIRANDA, M. Z. de
MARSARO JUNIOR, A. L.
author2_role author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv CASIANE SALETE TIBOLA, CNPT; MARTHA ZAVARIZ DE MIRANDA, CNPT; ALBERTO LUIZ MARSARO JUNIOR, CNPT.
dc.contributor.author.fl_str_mv TIBOLA, C. S.
MIRANDA, M. Z. de
MARSARO JUNIOR, A. L.
dc.subject.por.fl_str_mv Qualidade tecnológica
Contaminante
Triticum Aestivum
Armazenamento
Diagnostico
Pós-Colheita
Perda Pós-Colheita
Trigo
topic Qualidade tecnológica
Contaminante
Triticum Aestivum
Armazenamento
Diagnostico
Pós-Colheita
Perda Pós-Colheita
Trigo
description O objetivo do projeto foi obter diagnóstico das perdas quantitativas e qualitativas no armazenamento de trigo. O trigo da safra 2017 foi armazenado e avaliado por 10 meses em duas unidades armazenadoras: na Conab em Ponta Grossa, PR (silo de alvenaria) e na Unnilodi Marau, RS (silo metálico). A coleta de amostras incluiu duas coletas dinâmicas, uma no enchimento e outra no descarregamento do silo; e quatro coletas estáticas, realizadas através de sonda pneumática, nos meses intermediários de armazenamento. De modo geral, não houve alterações nos parâmetros de qualidade tecnológica de trigo avaliados. O fungo de armazenamento, Alternaria spp. foi o mais incidente nos dois silos. As principais micotoxinas do trigo não foram detectadas nas amostras analisadas. Detectaram-se insetos ao longo do armazenamento, entretanto, as alternativas de controle foram efetivas, não impactando em danos qualitativos e quantitativos. Na análise de resíduos de agrotóxicos foi observado que os inseticidas aplicados não se degradaram no prazo estabelecido nas monografias. Além disso, foi detectado o herbicida glifosato, que deve ter sido aplicado em dessecação pré-colheita. O índice médio mensal obtido de quebra técnica nos grãos de trigo, calculado por meio de amostragens foi de 0,43% e 0,11%, para silos de alvenaria e metálico, respectivamente. A massa volumétrica do trigo aumentou no armazenamento, considerando os efeitos de compactação do grão. Independentemente da forma construtiva do silo de armazenagem, as condições ambientais, o uso de aeração, o controle de temperatura e o manejo preventivo de insetos são fundamentais para a diminuição das perdas no armazenamento. Palavras-chave: Diagnóstico; Pós-colheita; Perdas; Trigo.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-03-02T12:06:19Z
2021-03-02T12:06:19Z
2021-03-01
2021
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bookPart
format bookPart
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv In: CONAB - COMPANHIA NACIONAL DE ABASTECIMENTO. Perdas em transporte e armazenagem de grãos: panorama atual e perspectivas. Brasília, DF: Conab, 2021. p. 142-147.
http://www.infoteca.cnptia.embrapa.br/infoteca/handle/doc/1130401
identifier_str_mv In: CONAB - COMPANHIA NACIONAL DE ABASTECIMENTO. Perdas em transporte e armazenagem de grãos: panorama atual e perspectivas. Brasília, DF: Conab, 2021. p. 142-147.
url http://www.infoteca.cnptia.embrapa.br/infoteca/handle/doc/1130401
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório de Informação Tecnológica da Embrapa (Infoteca-e)
instname:Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
instacron:EMBRAPA
instname_str Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
instacron_str EMBRAPA
institution EMBRAPA
reponame_str Repositório de Informação Tecnológica da Embrapa (Infoteca-e)
collection Repositório de Informação Tecnológica da Embrapa (Infoteca-e)
repository.name.fl_str_mv Repositório de Informação Tecnológica da Embrapa (Infoteca-e) - Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
repository.mail.fl_str_mv cg-riaa@embrapa.br
_version_ 1794510115557081088