A agricultura de baixo carbono - ABC: introdução.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: GRISE, M. M.
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: ALCÂNTARA, P. H. R. de, FREITAS, A. A. de
Tipo de documento: Capítulo de livro
Idioma: por
Título da fonte: Repositório de Informação Tecnológica da Embrapa (Infoteca-e)
Texto Completo: http://www.infoteca.cnptia.embrapa.br/infoteca/handle/doc/1135495
Resumo: Nos últimos anos, houve muita discussão sobre como definir ?agricultura sustentável?. Entretanto, entendeu-se finalmente que agricultura produtiva e sustentável engloba três dimensões da produção: ambiental, econômica e social. No passado, sustentabilidade foi definida principalmente com base em critérios ambientais. Se o solo fosse ruim ou se a água não fosse bem administrada, uma propriedade poderia ser considerada insustentável. Percebeu-se que ser sustentável vai muito além: é indispensável embutir as dimensões econômica e social no conceito, e colocar os produtores no centro do processo. Se uma propriedade não é economicamente sólida ou não é resiliente quando ocorrem choques externos, ou se o bem-estar dos que nela trabalham não é considerado, então essa propriedade não pode ser entendida como sustentável. Nesse contexto, a resiliência é indispensável à sustentabilidade produtiva, ambiental e social da agricultura. Uma unidade produtiva precisa ser resiliente, permitindo que o produtor se proteja, resista, se adapte e se recupere caso seja atingido por um fator externo desestabilizador da propriedade e da produção.
id EMBRAPA-9_d582e98c6f3058348c7de464e1f89b75
oai_identifier_str oai:www.infoteca.cnptia.embrapa.br:doc/1135495
network_acronym_str EMBRAPA-9
network_name_str Repositório de Informação Tecnológica da Embrapa (Infoteca-e)
repository_id_str
spelling A agricultura de baixo carbono - ABC: introdução.Plano ABCEmissão de gasMudanças climáticasCarbonoEfeito EstufaAdoção de InovaçõesDesenvolvimento SustentávelNos últimos anos, houve muita discussão sobre como definir ?agricultura sustentável?. Entretanto, entendeu-se finalmente que agricultura produtiva e sustentável engloba três dimensões da produção: ambiental, econômica e social. No passado, sustentabilidade foi definida principalmente com base em critérios ambientais. Se o solo fosse ruim ou se a água não fosse bem administrada, uma propriedade poderia ser considerada insustentável. Percebeu-se que ser sustentável vai muito além: é indispensável embutir as dimensões econômica e social no conceito, e colocar os produtores no centro do processo. Se uma propriedade não é economicamente sólida ou não é resiliente quando ocorrem choques externos, ou se o bem-estar dos que nela trabalham não é considerado, então essa propriedade não pode ser entendida como sustentável. Nesse contexto, a resiliência é indispensável à sustentabilidade produtiva, ambiental e social da agricultura. Uma unidade produtiva precisa ser resiliente, permitindo que o produtor se proteja, resista, se adapte e se recupere caso seja atingido por um fator externo desestabilizador da propriedade e da produção.Texto em português com tradução paralela em inglês.MARCIA MASCARENHAS GRISE, CNPASA; PEDRO HENRIQUE R DE ALCANTARA, CNPASA; ALEXANDRE AIRES DE FREITAS, CNPASA.GRISE, M. M.ALCÂNTARA, P. H. R. deFREITAS, A. A. de2021-10-22T14:00:52Z2021-10-22T14:00:52Z2021-10-222021info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bookPartp. 32-41.In: BARCELOS, K. (org.). Matopiba: perspectivas sobre a sustentabilidade da soja. Rio de Janeiro: Andrea Jakobsson Estudio, 2021.978-65-99036-37-8http://www.infoteca.cnptia.embrapa.br/infoteca/handle/doc/1135495porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório de Informação Tecnológica da Embrapa (Infoteca-e)instname:Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)instacron:EMBRAPA2021-10-22T14:01:01Zoai:www.infoteca.cnptia.embrapa.br:doc/1135495Repositório InstitucionalPUBhttps://www.infoteca.cnptia.embrapa.br/infoteca-oai/requestcg-riaa@embrapa.bropendoar:2024-03-20T11:19:28.050508Repositório de Informação Tecnológica da Embrapa (Infoteca-e) - Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)false
dc.title.none.fl_str_mv A agricultura de baixo carbono - ABC: introdução.
title A agricultura de baixo carbono - ABC: introdução.
spellingShingle A agricultura de baixo carbono - ABC: introdução.
GRISE, M. M.
Plano ABC
Emissão de gas
Mudanças climáticas
Carbono
Efeito Estufa
Adoção de Inovações
Desenvolvimento Sustentável
title_short A agricultura de baixo carbono - ABC: introdução.
title_full A agricultura de baixo carbono - ABC: introdução.
title_fullStr A agricultura de baixo carbono - ABC: introdução.
title_full_unstemmed A agricultura de baixo carbono - ABC: introdução.
title_sort A agricultura de baixo carbono - ABC: introdução.
author GRISE, M. M.
author_facet GRISE, M. M.
ALCÂNTARA, P. H. R. de
FREITAS, A. A. de
author_role author
author2 ALCÂNTARA, P. H. R. de
FREITAS, A. A. de
author2_role author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv MARCIA MASCARENHAS GRISE, CNPASA; PEDRO HENRIQUE R DE ALCANTARA, CNPASA; ALEXANDRE AIRES DE FREITAS, CNPASA.
dc.contributor.author.fl_str_mv GRISE, M. M.
ALCÂNTARA, P. H. R. de
FREITAS, A. A. de
dc.subject.por.fl_str_mv Plano ABC
Emissão de gas
Mudanças climáticas
Carbono
Efeito Estufa
Adoção de Inovações
Desenvolvimento Sustentável
topic Plano ABC
Emissão de gas
Mudanças climáticas
Carbono
Efeito Estufa
Adoção de Inovações
Desenvolvimento Sustentável
description Nos últimos anos, houve muita discussão sobre como definir ?agricultura sustentável?. Entretanto, entendeu-se finalmente que agricultura produtiva e sustentável engloba três dimensões da produção: ambiental, econômica e social. No passado, sustentabilidade foi definida principalmente com base em critérios ambientais. Se o solo fosse ruim ou se a água não fosse bem administrada, uma propriedade poderia ser considerada insustentável. Percebeu-se que ser sustentável vai muito além: é indispensável embutir as dimensões econômica e social no conceito, e colocar os produtores no centro do processo. Se uma propriedade não é economicamente sólida ou não é resiliente quando ocorrem choques externos, ou se o bem-estar dos que nela trabalham não é considerado, então essa propriedade não pode ser entendida como sustentável. Nesse contexto, a resiliência é indispensável à sustentabilidade produtiva, ambiental e social da agricultura. Uma unidade produtiva precisa ser resiliente, permitindo que o produtor se proteja, resista, se adapte e se recupere caso seja atingido por um fator externo desestabilizador da propriedade e da produção.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-10-22T14:00:52Z
2021-10-22T14:00:52Z
2021-10-22
2021
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bookPart
format bookPart
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv In: BARCELOS, K. (org.). Matopiba: perspectivas sobre a sustentabilidade da soja. Rio de Janeiro: Andrea Jakobsson Estudio, 2021.
978-65-99036-37-8
http://www.infoteca.cnptia.embrapa.br/infoteca/handle/doc/1135495
identifier_str_mv In: BARCELOS, K. (org.). Matopiba: perspectivas sobre a sustentabilidade da soja. Rio de Janeiro: Andrea Jakobsson Estudio, 2021.
978-65-99036-37-8
url http://www.infoteca.cnptia.embrapa.br/infoteca/handle/doc/1135495
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv p. 32-41.
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório de Informação Tecnológica da Embrapa (Infoteca-e)
instname:Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
instacron:EMBRAPA
instname_str Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
instacron_str EMBRAPA
institution EMBRAPA
reponame_str Repositório de Informação Tecnológica da Embrapa (Infoteca-e)
collection Repositório de Informação Tecnológica da Embrapa (Infoteca-e)
repository.name.fl_str_mv Repositório de Informação Tecnológica da Embrapa (Infoteca-e) - Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
repository.mail.fl_str_mv cg-riaa@embrapa.br
_version_ 1794510116983144448