Influência da fermentação na qualidade da farinha de mandioca do grupo d'água.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: CHISTÉ, R. C.
Data de Publicação: 2011
Outros Autores: COHEN, K. de O.
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
Texto Completo: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/907132
Resumo: A etapa de fermentação na produção da farinha de mandioca do grupo d’água é responsável pelo desenvolvimento de características químicas e sensoriais peculiares no produto. O objetivo deste estudo foi verificar a influência da etapa de fermentação das raízes de mandioca nos principais parâmetros físico-químicos da farinha, seguido de avaliação sensorial da preferência do consumidor. As análises realizadas foram determinação do teor de umidade, cinzas, proteínas, amido e acidez total titulável. O teste sensorial utilizado foi o de ordenação-preferência dos produtos. De acordo com os resultados obtidos, a etapa de fermentação, responsável pelo aumento da acidez total titulável da farinha de mandioca do grupo d’água, foi o único parâmetro que excedeu o valor limite permitido pela legislação brasileira vigente. Com base no resultado da análise sensorial, houve maior preferência dos consumidores pela farinha de mandioca com maior teor de acidez total (3,44 cmol NaOH kg-1), que corresponde à raiz fermentada por 96 horas.
id EMBR_087c09179e89020f301261895e1601e6
oai_identifier_str oai:www.alice.cnptia.embrapa.br:doc/907132
network_acronym_str EMBR
network_name_str Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
repository_id_str 2154
spelling Influência da fermentação na qualidade da farinha de mandioca do grupo d'água.Análise sensorialSensory analysisProcessingFarinhaMandiocaProcessamentoflourcassavaA etapa de fermentação na produção da farinha de mandioca do grupo d’água é responsável pelo desenvolvimento de características químicas e sensoriais peculiares no produto. O objetivo deste estudo foi verificar a influência da etapa de fermentação das raízes de mandioca nos principais parâmetros físico-químicos da farinha, seguido de avaliação sensorial da preferência do consumidor. As análises realizadas foram determinação do teor de umidade, cinzas, proteínas, amido e acidez total titulável. O teste sensorial utilizado foi o de ordenação-preferência dos produtos. De acordo com os resultados obtidos, a etapa de fermentação, responsável pelo aumento da acidez total titulável da farinha de mandioca do grupo d’água, foi o único parâmetro que excedeu o valor limite permitido pela legislação brasileira vigente. Com base no resultado da análise sensorial, houve maior preferência dos consumidores pela farinha de mandioca com maior teor de acidez total (3,44 cmol NaOH kg-1), que corresponde à raiz fermentada por 96 horas.RENAN CAMPOS CHISTÉ, UNICAMP; KELLY DE OLIVEIRA COHEN, CPAC.CHISTÉ, R. C.COHEN, K. de O.2011-11-24T11:11:11Z2011-11-24T11:11:11Z2011-11-2420112013-07-30T11:11:11Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleActa Amazonica, v. 41, n. 2, p. 279.284, 2011.http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/907132porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)instname:Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)instacron:EMBRAPA2017-08-16T01:57:01Zoai:www.alice.cnptia.embrapa.br:doc/907132Repositório InstitucionalPUBhttps://www.alice.cnptia.embrapa.br/oai/requestcg-riaa@embrapa.bropendoar:21542017-08-16T01:57:01Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice) - Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)false
dc.title.none.fl_str_mv Influência da fermentação na qualidade da farinha de mandioca do grupo d'água.
title Influência da fermentação na qualidade da farinha de mandioca do grupo d'água.
spellingShingle Influência da fermentação na qualidade da farinha de mandioca do grupo d'água.
CHISTÉ, R. C.
Análise sensorial
Sensory analysis
Processing
Farinha
Mandioca
Processamento
flour
cassava
title_short Influência da fermentação na qualidade da farinha de mandioca do grupo d'água.
title_full Influência da fermentação na qualidade da farinha de mandioca do grupo d'água.
title_fullStr Influência da fermentação na qualidade da farinha de mandioca do grupo d'água.
title_full_unstemmed Influência da fermentação na qualidade da farinha de mandioca do grupo d'água.
title_sort Influência da fermentação na qualidade da farinha de mandioca do grupo d'água.
author CHISTÉ, R. C.
author_facet CHISTÉ, R. C.
COHEN, K. de O.
author_role author
author2 COHEN, K. de O.
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv RENAN CAMPOS CHISTÉ, UNICAMP; KELLY DE OLIVEIRA COHEN, CPAC.
dc.contributor.author.fl_str_mv CHISTÉ, R. C.
COHEN, K. de O.
dc.subject.por.fl_str_mv Análise sensorial
Sensory analysis
Processing
Farinha
Mandioca
Processamento
flour
cassava
topic Análise sensorial
Sensory analysis
Processing
Farinha
Mandioca
Processamento
flour
cassava
description A etapa de fermentação na produção da farinha de mandioca do grupo d’água é responsável pelo desenvolvimento de características químicas e sensoriais peculiares no produto. O objetivo deste estudo foi verificar a influência da etapa de fermentação das raízes de mandioca nos principais parâmetros físico-químicos da farinha, seguido de avaliação sensorial da preferência do consumidor. As análises realizadas foram determinação do teor de umidade, cinzas, proteínas, amido e acidez total titulável. O teste sensorial utilizado foi o de ordenação-preferência dos produtos. De acordo com os resultados obtidos, a etapa de fermentação, responsável pelo aumento da acidez total titulável da farinha de mandioca do grupo d’água, foi o único parâmetro que excedeu o valor limite permitido pela legislação brasileira vigente. Com base no resultado da análise sensorial, houve maior preferência dos consumidores pela farinha de mandioca com maior teor de acidez total (3,44 cmol NaOH kg-1), que corresponde à raiz fermentada por 96 horas.
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011-11-24T11:11:11Z
2011-11-24T11:11:11Z
2011-11-24
2011
2013-07-30T11:11:11Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv Acta Amazonica, v. 41, n. 2, p. 279.284, 2011.
http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/907132
identifier_str_mv Acta Amazonica, v. 41, n. 2, p. 279.284, 2011.
url http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/907132
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
instname:Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
instacron:EMBRAPA
instname_str Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
instacron_str EMBRAPA
institution EMBRAPA
reponame_str Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
collection Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice) - Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
repository.mail.fl_str_mv cg-riaa@embrapa.br
_version_ 1817695294625677312