Efeito do dano mecânico na qualidade fisiológica e na capacidade de expansão de sementes de milho pipoca.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: PACHECO, C. A. P.
Data de Publicação: 1996
Outros Autores: CASTOLDI, F. L., ALVARENGA, E. M.
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
Texto Completo: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/475995
Resumo: Com o objetivo de dar subsidio aos produtores de sementes e/ou graos de milho pipoca, para melhorar a qualidade fisiologica da producao, sementes da cultivar CMS-43 foram submetidas a tres niveis de danificacao mecanica (sem danos, com danos e com danos dobrados), e avaliadas pelos testes de germinacao, vigor (condutividade eletrica) e capacidade de expansao. Os resultados demonstraram que sementes danificadas reduzem significativamente a germinacao, o vigor e a capacidade de expansao das sementes. Concluiu-se que indiferente a finalidade da producao, sementes e/ou graos, a colheita do milho pipoca precisa ser feita com o minimo de danificacao mecanica possivel, para propiciar um produto com maxima qualidade.
id EMBR_0bb6303000affd2c41bd10b7bf40d1a5
oai_identifier_str oai:www.alice.cnptia.embrapa.br:doc/475995
network_acronym_str EMBR
network_name_str Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
repository_id_str 2154
spelling Efeito do dano mecânico na qualidade fisiológica e na capacidade de expansão de sementes de milho pipoca.SeedDano MecânicoGerminaçãoMilho PipocaSementeZea Maysgerminationmechanical damagepopcornvigorCom o objetivo de dar subsidio aos produtores de sementes e/ou graos de milho pipoca, para melhorar a qualidade fisiologica da producao, sementes da cultivar CMS-43 foram submetidas a tres niveis de danificacao mecanica (sem danos, com danos e com danos dobrados), e avaliadas pelos testes de germinacao, vigor (condutividade eletrica) e capacidade de expansao. Os resultados demonstraram que sementes danificadas reduzem significativamente a germinacao, o vigor e a capacidade de expansao das sementes. Concluiu-se que indiferente a finalidade da producao, sementes e/ou graos, a colheita do milho pipoca precisa ser feita com o minimo de danificacao mecanica possivel, para propiciar um produto com maxima qualidade.EMBRAPA/CNPMS.PACHECO, C. A. P.CASTOLDI, F. L.ALVARENGA, E. M.2011-08-09T01:01:31Z2011-08-09T01:01:31Z1997-08-2719962018-06-11T11:11:11Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleRevista Brasileira de Sementes, Brasília, v. 18, n. 2, p. 267-270, 1996.http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/475995porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)instname:Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)instacron:EMBRAPA2017-08-15T23:00:18Zoai:www.alice.cnptia.embrapa.br:doc/475995Repositório InstitucionalPUBhttps://www.alice.cnptia.embrapa.br/oai/requestopendoar:21542017-08-15T23:00:18falseRepositório InstitucionalPUBhttps://www.alice.cnptia.embrapa.br/oai/requestcg-riaa@embrapa.bropendoar:21542017-08-15T23:00:18Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice) - Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)false
dc.title.none.fl_str_mv Efeito do dano mecânico na qualidade fisiológica e na capacidade de expansão de sementes de milho pipoca.
title Efeito do dano mecânico na qualidade fisiológica e na capacidade de expansão de sementes de milho pipoca.
spellingShingle Efeito do dano mecânico na qualidade fisiológica e na capacidade de expansão de sementes de milho pipoca.
PACHECO, C. A. P.
Seed
Dano Mecânico
Germinação
Milho Pipoca
Semente
Zea Mays
germination
mechanical damage
popcorn
vigor
title_short Efeito do dano mecânico na qualidade fisiológica e na capacidade de expansão de sementes de milho pipoca.
title_full Efeito do dano mecânico na qualidade fisiológica e na capacidade de expansão de sementes de milho pipoca.
title_fullStr Efeito do dano mecânico na qualidade fisiológica e na capacidade de expansão de sementes de milho pipoca.
title_full_unstemmed Efeito do dano mecânico na qualidade fisiológica e na capacidade de expansão de sementes de milho pipoca.
title_sort Efeito do dano mecânico na qualidade fisiológica e na capacidade de expansão de sementes de milho pipoca.
author PACHECO, C. A. P.
author_facet PACHECO, C. A. P.
CASTOLDI, F. L.
ALVARENGA, E. M.
author_role author
author2 CASTOLDI, F. L.
ALVARENGA, E. M.
author2_role author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv EMBRAPA/CNPMS.
dc.contributor.author.fl_str_mv PACHECO, C. A. P.
CASTOLDI, F. L.
ALVARENGA, E. M.
dc.subject.por.fl_str_mv Seed
Dano Mecânico
Germinação
Milho Pipoca
Semente
Zea Mays
germination
mechanical damage
popcorn
vigor
topic Seed
Dano Mecânico
Germinação
Milho Pipoca
Semente
Zea Mays
germination
mechanical damage
popcorn
vigor
description Com o objetivo de dar subsidio aos produtores de sementes e/ou graos de milho pipoca, para melhorar a qualidade fisiologica da producao, sementes da cultivar CMS-43 foram submetidas a tres niveis de danificacao mecanica (sem danos, com danos e com danos dobrados), e avaliadas pelos testes de germinacao, vigor (condutividade eletrica) e capacidade de expansao. Os resultados demonstraram que sementes danificadas reduzem significativamente a germinacao, o vigor e a capacidade de expansao das sementes. Concluiu-se que indiferente a finalidade da producao, sementes e/ou graos, a colheita do milho pipoca precisa ser feita com o minimo de danificacao mecanica possivel, para propiciar um produto com maxima qualidade.
publishDate 1996
dc.date.none.fl_str_mv 1996
1997-08-27
2011-08-09T01:01:31Z
2011-08-09T01:01:31Z
2018-06-11T11:11:11Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv Revista Brasileira de Sementes, Brasília, v. 18, n. 2, p. 267-270, 1996.
http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/475995
identifier_str_mv Revista Brasileira de Sementes, Brasília, v. 18, n. 2, p. 267-270, 1996.
url http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/475995
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
instname:Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
instacron:EMBRAPA
instname_str Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
instacron_str EMBRAPA
institution EMBRAPA
reponame_str Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
collection Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice) - Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
repository.mail.fl_str_mv cg-riaa@embrapa.br
_version_ 1794503347333496832