A organização do quadro social como instrumento da educação cooperativista.
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice) |
Texto Completo: | http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1157982 |
Resumo: | A Organização do Quadro Social (OQS) emerge como prática educativa reconhecida pelos interlocutores das cooperativas e por órgãos representativos do cooperativismo por ser primordial no desenvolvimento de trabalho educativo de capacitação e para o avanço da participação dos membros associados nas instâncias de decisão. Neste intento, o objetivo deste artigo é analisar as potencialidades da Organização do Quadro Social como instrumento da educação cooperativista. A pesquisa é de caráter quali-quantitativa. Obteve-se a participação de 51cooperativas agrárias do Estado de Minas Gerais que responderam ao questionário. Entre os resultados, postula-se que as cooperativas agrárias contam com o instrumento de Organização do Quadro Social para viabilizar a educação cooperativista, no entanto nem todas utilizam deste recurso para informar, comunicar e capacitar os associados e seus públicos de interesse. |
id |
EMBR_212014cfdb90e0ef5107d8fb60bc585c |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.alice.cnptia.embrapa.br:doc/1157982 |
network_acronym_str |
EMBR |
network_name_str |
Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice) |
repository_id_str |
2154 |
spelling |
A organização do quadro social como instrumento da educação cooperativista.Comitê educativoCooperativa de ProdutoresEnsinoAprendizagemCapacitaçãoA Organização do Quadro Social (OQS) emerge como prática educativa reconhecida pelos interlocutores das cooperativas e por órgãos representativos do cooperativismo por ser primordial no desenvolvimento de trabalho educativo de capacitação e para o avanço da participação dos membros associados nas instâncias de decisão. Neste intento, o objetivo deste artigo é analisar as potencialidades da Organização do Quadro Social como instrumento da educação cooperativista. A pesquisa é de caráter quali-quantitativa. Obteve-se a participação de 51cooperativas agrárias do Estado de Minas Gerais que responderam ao questionário. Entre os resultados, postula-se que as cooperativas agrárias contam com o instrumento de Organização do Quadro Social para viabilizar a educação cooperativista, no entanto nem todas utilizam deste recurso para informar, comunicar e capacitar os associados e seus públicos de interesse.DIEGO NEVES DE SOUSA, CNPASA; PALLOMA ROSA FERREIRA, UNIVERSIDADE FEDERAL DE VIÇOSA.SOUSA, D. N. deFERREIRA, P. R.2023-11-08T14:45:36Z2023-11-08T14:45:36Z2023-11-082021info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleArgumentos, v. 18, n. 1, p. 224-237, jan./jun. 2021.2527-2551http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1157982porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)instname:Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)instacron:EMBRAPA2023-11-08T14:45:36Zoai:www.alice.cnptia.embrapa.br:doc/1157982Repositório InstitucionalPUBhttps://www.alice.cnptia.embrapa.br/oai/requestopendoar:21542023-11-08T14:45:36falseRepositório InstitucionalPUBhttps://www.alice.cnptia.embrapa.br/oai/requestcg-riaa@embrapa.bropendoar:21542023-11-08T14:45:36Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice) - Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A organização do quadro social como instrumento da educação cooperativista. |
title |
A organização do quadro social como instrumento da educação cooperativista. |
spellingShingle |
A organização do quadro social como instrumento da educação cooperativista. SOUSA, D. N. de Comitê educativo Cooperativa de Produtores Ensino Aprendizagem Capacitação |
title_short |
A organização do quadro social como instrumento da educação cooperativista. |
title_full |
A organização do quadro social como instrumento da educação cooperativista. |
title_fullStr |
A organização do quadro social como instrumento da educação cooperativista. |
title_full_unstemmed |
A organização do quadro social como instrumento da educação cooperativista. |
title_sort |
A organização do quadro social como instrumento da educação cooperativista. |
author |
SOUSA, D. N. de |
author_facet |
SOUSA, D. N. de FERREIRA, P. R. |
author_role |
author |
author2 |
FERREIRA, P. R. |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
DIEGO NEVES DE SOUSA, CNPASA; PALLOMA ROSA FERREIRA, UNIVERSIDADE FEDERAL DE VIÇOSA. |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
SOUSA, D. N. de FERREIRA, P. R. |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Comitê educativo Cooperativa de Produtores Ensino Aprendizagem Capacitação |
topic |
Comitê educativo Cooperativa de Produtores Ensino Aprendizagem Capacitação |
description |
A Organização do Quadro Social (OQS) emerge como prática educativa reconhecida pelos interlocutores das cooperativas e por órgãos representativos do cooperativismo por ser primordial no desenvolvimento de trabalho educativo de capacitação e para o avanço da participação dos membros associados nas instâncias de decisão. Neste intento, o objetivo deste artigo é analisar as potencialidades da Organização do Quadro Social como instrumento da educação cooperativista. A pesquisa é de caráter quali-quantitativa. Obteve-se a participação de 51cooperativas agrárias do Estado de Minas Gerais que responderam ao questionário. Entre os resultados, postula-se que as cooperativas agrárias contam com o instrumento de Organização do Quadro Social para viabilizar a educação cooperativista, no entanto nem todas utilizam deste recurso para informar, comunicar e capacitar os associados e seus públicos de interesse. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021 2023-11-08T14:45:36Z 2023-11-08T14:45:36Z 2023-11-08 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
Argumentos, v. 18, n. 1, p. 224-237, jan./jun. 2021. 2527-2551 http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1157982 |
identifier_str_mv |
Argumentos, v. 18, n. 1, p. 224-237, jan./jun. 2021. 2527-2551 |
url |
http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1157982 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice) instname:Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) instacron:EMBRAPA |
instname_str |
Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) |
instacron_str |
EMBRAPA |
institution |
EMBRAPA |
reponame_str |
Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice) |
collection |
Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice) - Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) |
repository.mail.fl_str_mv |
cg-riaa@embrapa.br |
_version_ |
1794503551883411456 |