Fontes de renda dos pequenos agricultores no semi-árido do Nordeste brasileiro.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: CAVALCANTI, N. de B.
Data de Publicação: 2000
Outros Autores: RESENDE, G. M. de, ARAUJO, F. P. de, REIS, E. M., BRITO, L. T. de L., OLIVEIRA, C. A. V.
Tipo de documento: Capítulo de livro
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
Texto Completo: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/160903
Resumo: Na região semi-árida do Nordeste brasileiro, as fontes de renda das quais dependem a maioria dos pequenos agricultores, está fundamentada na produção agrícola e na pecuária. A agricultura é constituída, basicamente do cultivo de feijão e milho, destinados em sua maior parte para à subsistência das famílias rurais e a pecuáriaBé caracterizada, principalmente, pela criação de bovinos, caprinos e ovinos em sistemas de pastejo ultra-extensivos, na caatinga, sem práticas zootécnicas ou sanitárias. Esses métodos de cultivo e de exploração utilizados pelos agricultores, não têm contribuído para o aumento da produtividade e, consequentemente, para melhoria das condições de vida desses agricultores. O objetivo deste estudo foi identificar as principais fontes de renda dos pequenos de duas comunidades do semi-árido do Nordeste brasileiro. O trabalho foi realizado nas comunidades de Lagoa do Rancho e Fazenda Saco, localizadas nos municípios de Uauá e Jaguarari (BA) no ano de 1998. As variáveis analisadas foram as seguintes: a) renda obtida com a venda de imbu; b) renda da agricultura; c) renda da pecuária; d) renda da venda de mão-de-obra; e) renda total dos agricultores. Os resultados obtidos demonstraram que a renda proveniente da venda do imbu e da venda de mão-de-obra, são as mais significativa na composição da renda familiar no semi-árido do Nordeste brasileiro.
id EMBR_21fac83ce9b312d01302d732f1b2cfb6
oai_identifier_str oai:www.alice.cnptia.embrapa.br:doc/160903
network_acronym_str EMBR
network_name_str Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
repository_id_str 2154
spelling Fontes de renda dos pequenos agricultores no semi-árido do Nordeste brasileiro.ImbuzeiroExtrativismoPequenos agricultorUmbuAgricultura FamiliarRendaNa região semi-árida do Nordeste brasileiro, as fontes de renda das quais dependem a maioria dos pequenos agricultores, está fundamentada na produção agrícola e na pecuária. A agricultura é constituída, basicamente do cultivo de feijão e milho, destinados em sua maior parte para à subsistência das famílias rurais e a pecuáriaBé caracterizada, principalmente, pela criação de bovinos, caprinos e ovinos em sistemas de pastejo ultra-extensivos, na caatinga, sem práticas zootécnicas ou sanitárias. Esses métodos de cultivo e de exploração utilizados pelos agricultores, não têm contribuído para o aumento da produtividade e, consequentemente, para melhoria das condições de vida desses agricultores. O objetivo deste estudo foi identificar as principais fontes de renda dos pequenos de duas comunidades do semi-árido do Nordeste brasileiro. O trabalho foi realizado nas comunidades de Lagoa do Rancho e Fazenda Saco, localizadas nos municípios de Uauá e Jaguarari (BA) no ano de 1998. As variáveis analisadas foram as seguintes: a) renda obtida com a venda de imbu; b) renda da agricultura; c) renda da pecuária; d) renda da venda de mão-de-obra; e) renda total dos agricultores. Os resultados obtidos demonstraram que a renda proveniente da venda do imbu e da venda de mão-de-obra, são as mais significativa na composição da renda familiar no semi-árido do Nordeste brasileiro.NILTON DE BRITO CAVALCANTI, CPATSA; GERALDO MILANEZ DE RESENDE, CPATSA; FRANCISCO PINHEIRO DE ARAUJO, CPATSA; ELIAS MOURA REIS, CPATSA; LUIZA TEIXEIRA DE LIMA BRITO, CPATSA; CARLOS ALBERTO VASCONCELOS OLIVEIRA, CPATSA.CAVALCANTI, N. de B.RESENDE, G. M. deARAUJO, F. P. deREIS, E. M.BRITO, L. T. de L.OLIVEIRA, C. A. V.2011-04-10T11:11:11Z2011-04-10T11:11:11Z2008-03-1720002017-07-07T11:11:11Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bookPart1 CD-ROM.In: CONGRESSO MUNDIAL DE SOCIOLOGIA RURAL, 10.; CONGRESSO BRASILEIRO DE ECONOMIA E SOCIOLOGIA RURAL, 38., 2000, Rio de Janeiro, RJ. Anais... Campinas: UNICAMP; Auburn: IRSA; BrasÍIia, DF: SOBER, 2000.http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/160903porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)instname:Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)instacron:EMBRAPA2017-08-15T22:34:48Zoai:www.alice.cnptia.embrapa.br:doc/160903Repositório InstitucionalPUBhttps://www.alice.cnptia.embrapa.br/oai/requestopendoar:21542017-08-15T22:34:48falseRepositório InstitucionalPUBhttps://www.alice.cnptia.embrapa.br/oai/requestcg-riaa@embrapa.bropendoar:21542017-08-15T22:34:48Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice) - Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)false
dc.title.none.fl_str_mv Fontes de renda dos pequenos agricultores no semi-árido do Nordeste brasileiro.
title Fontes de renda dos pequenos agricultores no semi-árido do Nordeste brasileiro.
spellingShingle Fontes de renda dos pequenos agricultores no semi-árido do Nordeste brasileiro.
CAVALCANTI, N. de B.
Imbuzeiro
Extrativismo
Pequenos agricultor
Umbu
Agricultura Familiar
Renda
title_short Fontes de renda dos pequenos agricultores no semi-árido do Nordeste brasileiro.
title_full Fontes de renda dos pequenos agricultores no semi-árido do Nordeste brasileiro.
title_fullStr Fontes de renda dos pequenos agricultores no semi-árido do Nordeste brasileiro.
title_full_unstemmed Fontes de renda dos pequenos agricultores no semi-árido do Nordeste brasileiro.
title_sort Fontes de renda dos pequenos agricultores no semi-árido do Nordeste brasileiro.
author CAVALCANTI, N. de B.
author_facet CAVALCANTI, N. de B.
RESENDE, G. M. de
ARAUJO, F. P. de
REIS, E. M.
BRITO, L. T. de L.
OLIVEIRA, C. A. V.
author_role author
author2 RESENDE, G. M. de
ARAUJO, F. P. de
REIS, E. M.
BRITO, L. T. de L.
OLIVEIRA, C. A. V.
author2_role author
author
author
author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv NILTON DE BRITO CAVALCANTI, CPATSA; GERALDO MILANEZ DE RESENDE, CPATSA; FRANCISCO PINHEIRO DE ARAUJO, CPATSA; ELIAS MOURA REIS, CPATSA; LUIZA TEIXEIRA DE LIMA BRITO, CPATSA; CARLOS ALBERTO VASCONCELOS OLIVEIRA, CPATSA.
dc.contributor.author.fl_str_mv CAVALCANTI, N. de B.
RESENDE, G. M. de
ARAUJO, F. P. de
REIS, E. M.
BRITO, L. T. de L.
OLIVEIRA, C. A. V.
dc.subject.por.fl_str_mv Imbuzeiro
Extrativismo
Pequenos agricultor
Umbu
Agricultura Familiar
Renda
topic Imbuzeiro
Extrativismo
Pequenos agricultor
Umbu
Agricultura Familiar
Renda
description Na região semi-árida do Nordeste brasileiro, as fontes de renda das quais dependem a maioria dos pequenos agricultores, está fundamentada na produção agrícola e na pecuária. A agricultura é constituída, basicamente do cultivo de feijão e milho, destinados em sua maior parte para à subsistência das famílias rurais e a pecuáriaBé caracterizada, principalmente, pela criação de bovinos, caprinos e ovinos em sistemas de pastejo ultra-extensivos, na caatinga, sem práticas zootécnicas ou sanitárias. Esses métodos de cultivo e de exploração utilizados pelos agricultores, não têm contribuído para o aumento da produtividade e, consequentemente, para melhoria das condições de vida desses agricultores. O objetivo deste estudo foi identificar as principais fontes de renda dos pequenos de duas comunidades do semi-árido do Nordeste brasileiro. O trabalho foi realizado nas comunidades de Lagoa do Rancho e Fazenda Saco, localizadas nos municípios de Uauá e Jaguarari (BA) no ano de 1998. As variáveis analisadas foram as seguintes: a) renda obtida com a venda de imbu; b) renda da agricultura; c) renda da pecuária; d) renda da venda de mão-de-obra; e) renda total dos agricultores. Os resultados obtidos demonstraram que a renda proveniente da venda do imbu e da venda de mão-de-obra, são as mais significativa na composição da renda familiar no semi-árido do Nordeste brasileiro.
publishDate 2000
dc.date.none.fl_str_mv 2000
2008-03-17
2011-04-10T11:11:11Z
2011-04-10T11:11:11Z
2017-07-07T11:11:11Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
info:eu-repo/semantics/bookPart
format bookPart
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv In: CONGRESSO MUNDIAL DE SOCIOLOGIA RURAL, 10.; CONGRESSO BRASILEIRO DE ECONOMIA E SOCIOLOGIA RURAL, 38., 2000, Rio de Janeiro, RJ. Anais... Campinas: UNICAMP; Auburn: IRSA; BrasÍIia, DF: SOBER, 2000.
http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/160903
identifier_str_mv In: CONGRESSO MUNDIAL DE SOCIOLOGIA RURAL, 10.; CONGRESSO BRASILEIRO DE ECONOMIA E SOCIOLOGIA RURAL, 38., 2000, Rio de Janeiro, RJ. Anais... Campinas: UNICAMP; Auburn: IRSA; BrasÍIia, DF: SOBER, 2000.
url http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/160903
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 1 CD-ROM.
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
instname:Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
instacron:EMBRAPA
instname_str Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
instacron_str EMBRAPA
institution EMBRAPA
reponame_str Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
collection Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice) - Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
repository.mail.fl_str_mv cg-riaa@embrapa.br
_version_ 1794503334283968512