Efeito do tratamento ácido no amido de pinhão (Araucaria angustifolia).

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: SIQUEIRA, G. L. de A. de
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: LAZZAROTTO, M., LAZZAROTTO, S. R. da S., HORNUNG, P. S., GODOY, R. C. B. de
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
Texto Completo: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1080691
Resumo: O amido é um dos polissacarídeos mais abundantes das plantas, composto por amilose e amilopectina. As sementes de pinhão são ricas em amido, mas na sua forma natural podem apresentar limitações. Uma das alternativas é a hidrólise ácida que tem o intuito de alterar as suas propriedades físico-químicas. O objetivo foi avaliar os efeitos da modificação ácida de amidos de pinhão (A. angustifolia) usando TG-DTA em atmosferas de nitrogênio e ar sintético. As amostras de amido foram tratadas com concentrações de HCl de 0,1 mol L-1 (C1) e 0,5 mol L-1 (C2), ambas em meio aquoso. Uma amostra (C0) foi separada como amostra nativa. Nas curvas TG-DTA em ar sintético foram observadas três perdas de massa. Na análise de DTA foi possível observar diferença entre o amido nativo e os tratados. Nas curvas TG-DTA em nitrogênio foram observadas duas perdas de massa. As amostras tratadas apresentaram semelhança na DTA e as temperaturas finais não foram alteradas devido à atmosfera inerte. Estes resultados mostram que as modificações dos amidos proporcionaram características térmicas diferentes, quando analisadas em atmosfera de ar sintético. Este tratamento químico pode ampliar o uso do amido de pinhão na indústria.
id EMBR_3f1adae6f440f00b3896f8478fac21f4
oai_identifier_str oai:www.alice.cnptia.embrapa.br:doc/1080691
network_acronym_str EMBR
network_name_str Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
repository_id_str 2154
spelling Efeito do tratamento ácido no amido de pinhão (Araucaria angustifolia).Modificação ácidaAmido modificadoAraucaria angustifoliaPinheiro do ParanáPinhãoEspécie nativaO amido é um dos polissacarídeos mais abundantes das plantas, composto por amilose e amilopectina. As sementes de pinhão são ricas em amido, mas na sua forma natural podem apresentar limitações. Uma das alternativas é a hidrólise ácida que tem o intuito de alterar as suas propriedades físico-químicas. O objetivo foi avaliar os efeitos da modificação ácida de amidos de pinhão (A. angustifolia) usando TG-DTA em atmosferas de nitrogênio e ar sintético. As amostras de amido foram tratadas com concentrações de HCl de 0,1 mol L-1 (C1) e 0,5 mol L-1 (C2), ambas em meio aquoso. Uma amostra (C0) foi separada como amostra nativa. Nas curvas TG-DTA em ar sintético foram observadas três perdas de massa. Na análise de DTA foi possível observar diferença entre o amido nativo e os tratados. Nas curvas TG-DTA em nitrogênio foram observadas duas perdas de massa. As amostras tratadas apresentaram semelhança na DTA e as temperaturas finais não foram alteradas devido à atmosfera inerte. Estes resultados mostram que as modificações dos amidos proporcionaram características térmicas diferentes, quando analisadas em atmosfera de ar sintético. Este tratamento químico pode ampliar o uso do amido de pinhão na indústria.Geisa Liandra de Andrade de Siqueira, Pós-graduanda da UEPG; MARCELO LAZZAROTTO, CNPF; Simone Rosa da Silveira Lazzarotto, Pós-graduanda da UEPG; Polyanna Silveira Hornung, UFPR; ROSSANA CATIE BUENO DE GODOY, CNPF.SIQUEIRA, G. L. de A. deLAZZAROTTO, M.LAZZAROTTO, S. R. da S.HORNUNG, P. S.GODOY, R. C. B. de2017-11-24T23:22:44Z2017-11-24T23:22:44Z2017-11-2420172017-11-24T23:22:44ZArtigo em anais e proceedingsinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionp. 164-167.In: SIMPÓSIO DE ANÁLISE TÉRMICA, 8., 2017, Ponta Grossa. Livro de resumos. [Ponta Grossa: UEPG, 2017].http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1080691porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)instname:Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)instacron:EMBRAPA2017-11-24T23:22:50Zoai:www.alice.cnptia.embrapa.br:doc/1080691Repositório InstitucionalPUBhttps://www.alice.cnptia.embrapa.br/oai/requestcg-riaa@embrapa.bropendoar:21542017-11-24T23:22:50Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice) - Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)false
dc.title.none.fl_str_mv Efeito do tratamento ácido no amido de pinhão (Araucaria angustifolia).
title Efeito do tratamento ácido no amido de pinhão (Araucaria angustifolia).
spellingShingle Efeito do tratamento ácido no amido de pinhão (Araucaria angustifolia).
SIQUEIRA, G. L. de A. de
Modificação ácida
Amido modificado
Araucaria angustifolia
Pinheiro do Paraná
Pinhão
Espécie nativa
title_short Efeito do tratamento ácido no amido de pinhão (Araucaria angustifolia).
title_full Efeito do tratamento ácido no amido de pinhão (Araucaria angustifolia).
title_fullStr Efeito do tratamento ácido no amido de pinhão (Araucaria angustifolia).
title_full_unstemmed Efeito do tratamento ácido no amido de pinhão (Araucaria angustifolia).
title_sort Efeito do tratamento ácido no amido de pinhão (Araucaria angustifolia).
author SIQUEIRA, G. L. de A. de
author_facet SIQUEIRA, G. L. de A. de
LAZZAROTTO, M.
LAZZAROTTO, S. R. da S.
HORNUNG, P. S.
GODOY, R. C. B. de
author_role author
author2 LAZZAROTTO, M.
LAZZAROTTO, S. R. da S.
HORNUNG, P. S.
GODOY, R. C. B. de
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv Geisa Liandra de Andrade de Siqueira, Pós-graduanda da UEPG; MARCELO LAZZAROTTO, CNPF; Simone Rosa da Silveira Lazzarotto, Pós-graduanda da UEPG; Polyanna Silveira Hornung, UFPR; ROSSANA CATIE BUENO DE GODOY, CNPF.
dc.contributor.author.fl_str_mv SIQUEIRA, G. L. de A. de
LAZZAROTTO, M.
LAZZAROTTO, S. R. da S.
HORNUNG, P. S.
GODOY, R. C. B. de
dc.subject.por.fl_str_mv Modificação ácida
Amido modificado
Araucaria angustifolia
Pinheiro do Paraná
Pinhão
Espécie nativa
topic Modificação ácida
Amido modificado
Araucaria angustifolia
Pinheiro do Paraná
Pinhão
Espécie nativa
description O amido é um dos polissacarídeos mais abundantes das plantas, composto por amilose e amilopectina. As sementes de pinhão são ricas em amido, mas na sua forma natural podem apresentar limitações. Uma das alternativas é a hidrólise ácida que tem o intuito de alterar as suas propriedades físico-químicas. O objetivo foi avaliar os efeitos da modificação ácida de amidos de pinhão (A. angustifolia) usando TG-DTA em atmosferas de nitrogênio e ar sintético. As amostras de amido foram tratadas com concentrações de HCl de 0,1 mol L-1 (C1) e 0,5 mol L-1 (C2), ambas em meio aquoso. Uma amostra (C0) foi separada como amostra nativa. Nas curvas TG-DTA em ar sintético foram observadas três perdas de massa. Na análise de DTA foi possível observar diferença entre o amido nativo e os tratados. Nas curvas TG-DTA em nitrogênio foram observadas duas perdas de massa. As amostras tratadas apresentaram semelhança na DTA e as temperaturas finais não foram alteradas devido à atmosfera inerte. Estes resultados mostram que as modificações dos amidos proporcionaram características térmicas diferentes, quando analisadas em atmosfera de ar sintético. Este tratamento químico pode ampliar o uso do amido de pinhão na indústria.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-11-24T23:22:44Z
2017-11-24T23:22:44Z
2017-11-24
2017
2017-11-24T23:22:44Z
dc.type.driver.fl_str_mv Artigo em anais e proceedings
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv In: SIMPÓSIO DE ANÁLISE TÉRMICA, 8., 2017, Ponta Grossa. Livro de resumos. [Ponta Grossa: UEPG, 2017].
http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1080691
identifier_str_mv In: SIMPÓSIO DE ANÁLISE TÉRMICA, 8., 2017, Ponta Grossa. Livro de resumos. [Ponta Grossa: UEPG, 2017].
url http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1080691
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv p. 164-167.
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
instname:Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
instacron:EMBRAPA
instname_str Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
instacron_str EMBRAPA
institution EMBRAPA
reponame_str Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
collection Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice) - Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
repository.mail.fl_str_mv cg-riaa@embrapa.br
_version_ 1817695489400766464