Os desafios da atuação dos mediadores sociais na ATER para inovação e inclusão produtiva de agricultores familiares no Estado do Tocantins.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: SOUSA, D. N. de
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: PÔRTO JÚNIOR, F. G. R.
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
Texto Completo: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1147227
https://doi.org/10.20435/inter.v23i2.3301
Resumo: O fato de as políticas públicas de inclusão produtiva serem orientadas por diferentes referenciais força os mediadores sociais a articulá-las e torná-las coerentes para o público beneficiário, o que se torna uma tarefa que eles nem sempre estão aptos a realizar. Ademais, dentre os próprios mediadores, também não existe uma concepção única do que se entende por inclusão produtiva. Neste sentido, a partir de um diálogo com a abordagem da sociologia da tradução (CALLON, 1981; 1986; LATOUR, 2000), tem-se como objetivo analisar o papel dos mediadores sociais nos processos de inovação e inclusão produtiva de agricultores familiares no contexto da extensão rural do estado do Tocantins. O estudo é qualitativo com o uso da técnica de entrevista. Conclui-se que o serviço de extensão rural tem papel estratégico em promover a inclusão produtiva de agricultores familiares ao fomentar a inovação e facilitar o acesso às políticas públicas específicas que contemplem a realidade deles. Para isso, os mediadores precisam se posicionar no processo de tradução mais como 'comunicadores' do que 'transmissores', para que possam avançar na definição de referenciais mais específicos de sua atuação em consonância à diversidade de segmentos sociais da agricultura familiar e também na unificação de discursos e ações entre os atores participes do processo intervencionista.
id EMBR_43bedd177d31c51bc51e150fbaf938b3
oai_identifier_str oai:www.alice.cnptia.embrapa.br:doc/1147227
network_acronym_str EMBR
network_name_str Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
repository_id_str 2154
spelling Os desafios da atuação dos mediadores sociais na ATER para inovação e inclusão produtiva de agricultores familiares no Estado do Tocantins.Rede sociotécnicaInclusão socialTocantinsDesenvolvimento RuralPolíticas PúblicasAgricultura FamiliarExtensão RuralRural developmentExtension educationSocial sustainabilityFarm familiesO fato de as políticas públicas de inclusão produtiva serem orientadas por diferentes referenciais força os mediadores sociais a articulá-las e torná-las coerentes para o público beneficiário, o que se torna uma tarefa que eles nem sempre estão aptos a realizar. Ademais, dentre os próprios mediadores, também não existe uma concepção única do que se entende por inclusão produtiva. Neste sentido, a partir de um diálogo com a abordagem da sociologia da tradução (CALLON, 1981; 1986; LATOUR, 2000), tem-se como objetivo analisar o papel dos mediadores sociais nos processos de inovação e inclusão produtiva de agricultores familiares no contexto da extensão rural do estado do Tocantins. O estudo é qualitativo com o uso da técnica de entrevista. Conclui-se que o serviço de extensão rural tem papel estratégico em promover a inclusão produtiva de agricultores familiares ao fomentar a inovação e facilitar o acesso às políticas públicas específicas que contemplem a realidade deles. Para isso, os mediadores precisam se posicionar no processo de tradução mais como 'comunicadores' do que 'transmissores', para que possam avançar na definição de referenciais mais específicos de sua atuação em consonância à diversidade de segmentos sociais da agricultura familiar e também na unificação de discursos e ações entre os atores participes do processo intervencionista.DIEGO NEVES DE SOUSA, CNPASA; FRANCISCO GILSON REBOUÇAS PÔRTO JÚNIOR, UNIVERSIDADE FEDERAL DO TOCANTINS.SOUSA, D. N. dePÔRTO JÚNIOR, F. G. R.2022-10-09T06:12:00Z2022-10-09T06:12:00Z2022-10-082022info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleInterações, v. 23, n. 2, p. 539-553, abr./jun. 2022.1518-7012http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1147227https://doi.org/10.20435/inter.v23i2.3301porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)instname:Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)instacron:EMBRAPA2022-10-09T06:12:12Zoai:www.alice.cnptia.embrapa.br:doc/1147227Repositório InstitucionalPUBhttps://www.alice.cnptia.embrapa.br/oai/requestcg-riaa@embrapa.bropendoar:21542022-10-09T06:12:12Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice) - Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)false
dc.title.none.fl_str_mv Os desafios da atuação dos mediadores sociais na ATER para inovação e inclusão produtiva de agricultores familiares no Estado do Tocantins.
title Os desafios da atuação dos mediadores sociais na ATER para inovação e inclusão produtiva de agricultores familiares no Estado do Tocantins.
spellingShingle Os desafios da atuação dos mediadores sociais na ATER para inovação e inclusão produtiva de agricultores familiares no Estado do Tocantins.
SOUSA, D. N. de
Rede sociotécnica
Inclusão social
Tocantins
Desenvolvimento Rural
Políticas Públicas
Agricultura Familiar
Extensão Rural
Rural development
Extension education
Social sustainability
Farm families
title_short Os desafios da atuação dos mediadores sociais na ATER para inovação e inclusão produtiva de agricultores familiares no Estado do Tocantins.
title_full Os desafios da atuação dos mediadores sociais na ATER para inovação e inclusão produtiva de agricultores familiares no Estado do Tocantins.
title_fullStr Os desafios da atuação dos mediadores sociais na ATER para inovação e inclusão produtiva de agricultores familiares no Estado do Tocantins.
title_full_unstemmed Os desafios da atuação dos mediadores sociais na ATER para inovação e inclusão produtiva de agricultores familiares no Estado do Tocantins.
title_sort Os desafios da atuação dos mediadores sociais na ATER para inovação e inclusão produtiva de agricultores familiares no Estado do Tocantins.
author SOUSA, D. N. de
author_facet SOUSA, D. N. de
PÔRTO JÚNIOR, F. G. R.
author_role author
author2 PÔRTO JÚNIOR, F. G. R.
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv DIEGO NEVES DE SOUSA, CNPASA; FRANCISCO GILSON REBOUÇAS PÔRTO JÚNIOR, UNIVERSIDADE FEDERAL DO TOCANTINS.
dc.contributor.author.fl_str_mv SOUSA, D. N. de
PÔRTO JÚNIOR, F. G. R.
dc.subject.por.fl_str_mv Rede sociotécnica
Inclusão social
Tocantins
Desenvolvimento Rural
Políticas Públicas
Agricultura Familiar
Extensão Rural
Rural development
Extension education
Social sustainability
Farm families
topic Rede sociotécnica
Inclusão social
Tocantins
Desenvolvimento Rural
Políticas Públicas
Agricultura Familiar
Extensão Rural
Rural development
Extension education
Social sustainability
Farm families
description O fato de as políticas públicas de inclusão produtiva serem orientadas por diferentes referenciais força os mediadores sociais a articulá-las e torná-las coerentes para o público beneficiário, o que se torna uma tarefa que eles nem sempre estão aptos a realizar. Ademais, dentre os próprios mediadores, também não existe uma concepção única do que se entende por inclusão produtiva. Neste sentido, a partir de um diálogo com a abordagem da sociologia da tradução (CALLON, 1981; 1986; LATOUR, 2000), tem-se como objetivo analisar o papel dos mediadores sociais nos processos de inovação e inclusão produtiva de agricultores familiares no contexto da extensão rural do estado do Tocantins. O estudo é qualitativo com o uso da técnica de entrevista. Conclui-se que o serviço de extensão rural tem papel estratégico em promover a inclusão produtiva de agricultores familiares ao fomentar a inovação e facilitar o acesso às políticas públicas específicas que contemplem a realidade deles. Para isso, os mediadores precisam se posicionar no processo de tradução mais como 'comunicadores' do que 'transmissores', para que possam avançar na definição de referenciais mais específicos de sua atuação em consonância à diversidade de segmentos sociais da agricultura familiar e também na unificação de discursos e ações entre os atores participes do processo intervencionista.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-10-09T06:12:00Z
2022-10-09T06:12:00Z
2022-10-08
2022
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv Interações, v. 23, n. 2, p. 539-553, abr./jun. 2022.
1518-7012
http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1147227
https://doi.org/10.20435/inter.v23i2.3301
identifier_str_mv Interações, v. 23, n. 2, p. 539-553, abr./jun. 2022.
1518-7012
url http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1147227
https://doi.org/10.20435/inter.v23i2.3301
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
instname:Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
instacron:EMBRAPA
instname_str Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
instacron_str EMBRAPA
institution EMBRAPA
reponame_str Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
collection Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice) - Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
repository.mail.fl_str_mv cg-riaa@embrapa.br
_version_ 1817695653085577216