Mineração de dados aplicada à modelagem da incidência da Anemia Infecciosa Equina (AIE), no Pantanal sul-matogrossense.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: LIMA, H. P. de
Data de Publicação: 2013
Outros Autores: ABREU, U. G. P. de, OLIVEIRA, S. R. de M., MASSRUHÁ, S. M. F. S.
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
Texto Completo: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/971803
Resumo: Resumo.A Embrapa Pantanal conduziu um programa de controle da AIE, que envolveu 28 fazendas formando um conjunto de dados de 3.285 equídeos. Objetivou-se neste trabalho, modelar o problema da AIE utilizando a técnica de indução de árvores de decisão. Foi realizada uma etapa de pré-processamento dos dados do experimento e três modelos de árvore de decisão foram induzidos, considerando níveis de poda diferentes. A acurácia geral dos modelos girou em torno de 85%, enquanto a precisão para a classe alvo foi de 80%. A quantidade de exames foi o atributo que mais se destacou, revelando uma relação direta com o correto acompanhamento do programa.
id EMBR_457b3992c1507f144cacad2a1c144896
oai_identifier_str oai:www.alice.cnptia.embrapa.br:doc/971803
network_acronym_str EMBR
network_name_str Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
repository_id_str 2154
spelling Mineração de dados aplicada à modelagem da incidência da Anemia Infecciosa Equina (AIE), no Pantanal sul-matogrossense.Mineração de dadosÁrvore de decisãoAnemia infecciosa equinaData miningDecision treeResumo.A Embrapa Pantanal conduziu um programa de controle da AIE, que envolveu 28 fazendas formando um conjunto de dados de 3.285 equídeos. Objetivou-se neste trabalho, modelar o problema da AIE utilizando a técnica de indução de árvores de decisão. Foi realizada uma etapa de pré-processamento dos dados do experimento e três modelos de árvore de decisão foram induzidos, considerando níveis de poda diferentes. A acurácia geral dos modelos girou em torno de 85%, enquanto a precisão para a classe alvo foi de 80%. A quantidade de exames foi o atributo que mais se destacou, revelando uma relação direta com o correto acompanhamento do programa.SBIAgro 2013.HELANO POVOAS DE LIMA, CNPTIA; URBANO GOMES PINTO DE ABREU, CPAP; STANLEY ROBSON DE MEDEIROS OLIVEIRA, CNPTIA; SILVIA MARIA FONSECA SILVEIRA MASSRUHÁ, CNPTIA.LIMA, H. P. deABREU, U. G. P. deOLIVEIRA, S. R. de M.MASSRUHÁ, S. M. F. S.2013-11-21T11:11:11Z2013-11-21T11:11:11Z2013-11-2120132020-01-22T11:11:11ZArtigo em anais e proceedingsinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionNão paginado.In: CONGRESSO BRASILEIRO DE AGROINFORMÁTICA, 9., 2013, Cuiabá. Agroinformática: inovação para a sustentabilidade do agronegócio brasileiro: anais. Cuiabá: Universidade Federal de Mato Grosso, 2013.http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/971803porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)instname:Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)instacron:EMBRAPA2017-08-15T23:57:21Zoai:www.alice.cnptia.embrapa.br:doc/971803Repositório InstitucionalPUBhttps://www.alice.cnptia.embrapa.br/oai/requestcg-riaa@embrapa.bropendoar:21542017-08-15T23:57:21Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice) - Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)false
dc.title.none.fl_str_mv Mineração de dados aplicada à modelagem da incidência da Anemia Infecciosa Equina (AIE), no Pantanal sul-matogrossense.
title Mineração de dados aplicada à modelagem da incidência da Anemia Infecciosa Equina (AIE), no Pantanal sul-matogrossense.
spellingShingle Mineração de dados aplicada à modelagem da incidência da Anemia Infecciosa Equina (AIE), no Pantanal sul-matogrossense.
LIMA, H. P. de
Mineração de dados
Árvore de decisão
Anemia infecciosa equina
Data mining
Decision tree
title_short Mineração de dados aplicada à modelagem da incidência da Anemia Infecciosa Equina (AIE), no Pantanal sul-matogrossense.
title_full Mineração de dados aplicada à modelagem da incidência da Anemia Infecciosa Equina (AIE), no Pantanal sul-matogrossense.
title_fullStr Mineração de dados aplicada à modelagem da incidência da Anemia Infecciosa Equina (AIE), no Pantanal sul-matogrossense.
title_full_unstemmed Mineração de dados aplicada à modelagem da incidência da Anemia Infecciosa Equina (AIE), no Pantanal sul-matogrossense.
title_sort Mineração de dados aplicada à modelagem da incidência da Anemia Infecciosa Equina (AIE), no Pantanal sul-matogrossense.
author LIMA, H. P. de
author_facet LIMA, H. P. de
ABREU, U. G. P. de
OLIVEIRA, S. R. de M.
MASSRUHÁ, S. M. F. S.
author_role author
author2 ABREU, U. G. P. de
OLIVEIRA, S. R. de M.
MASSRUHÁ, S. M. F. S.
author2_role author
author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv HELANO POVOAS DE LIMA, CNPTIA; URBANO GOMES PINTO DE ABREU, CPAP; STANLEY ROBSON DE MEDEIROS OLIVEIRA, CNPTIA; SILVIA MARIA FONSECA SILVEIRA MASSRUHÁ, CNPTIA.
dc.contributor.author.fl_str_mv LIMA, H. P. de
ABREU, U. G. P. de
OLIVEIRA, S. R. de M.
MASSRUHÁ, S. M. F. S.
dc.subject.por.fl_str_mv Mineração de dados
Árvore de decisão
Anemia infecciosa equina
Data mining
Decision tree
topic Mineração de dados
Árvore de decisão
Anemia infecciosa equina
Data mining
Decision tree
description Resumo.A Embrapa Pantanal conduziu um programa de controle da AIE, que envolveu 28 fazendas formando um conjunto de dados de 3.285 equídeos. Objetivou-se neste trabalho, modelar o problema da AIE utilizando a técnica de indução de árvores de decisão. Foi realizada uma etapa de pré-processamento dos dados do experimento e três modelos de árvore de decisão foram induzidos, considerando níveis de poda diferentes. A acurácia geral dos modelos girou em torno de 85%, enquanto a precisão para a classe alvo foi de 80%. A quantidade de exames foi o atributo que mais se destacou, revelando uma relação direta com o correto acompanhamento do programa.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-11-21T11:11:11Z
2013-11-21T11:11:11Z
2013-11-21
2013
2020-01-22T11:11:11Z
dc.type.driver.fl_str_mv Artigo em anais e proceedings
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv In: CONGRESSO BRASILEIRO DE AGROINFORMÁTICA, 9., 2013, Cuiabá. Agroinformática: inovação para a sustentabilidade do agronegócio brasileiro: anais. Cuiabá: Universidade Federal de Mato Grosso, 2013.
http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/971803
identifier_str_mv In: CONGRESSO BRASILEIRO DE AGROINFORMÁTICA, 9., 2013, Cuiabá. Agroinformática: inovação para a sustentabilidade do agronegócio brasileiro: anais. Cuiabá: Universidade Federal de Mato Grosso, 2013.
url http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/971803
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv Não paginado.
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
instname:Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
instacron:EMBRAPA
instname_str Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
instacron_str EMBRAPA
institution EMBRAPA
reponame_str Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
collection Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice) - Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
repository.mail.fl_str_mv cg-riaa@embrapa.br
_version_ 1822720986932314112