Comparação de técnicas para restauração da vegetação lenhosa de Cerrado em pastagens abandonadas.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: CAVA, M. G. de B.
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: ISERNHAGEN, I., MENDONÇA, A. H. de, DURIGAN, G.
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
Texto Completo: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1059719
Resumo: Restaurar o Cerrado é um desafio para a ciência e a prática, que depende de experimentação. Comparamos, pela eficácia ecológica e custos, a semeadura direta em linhas ou a lanço, plantio de mudas e regeneração natural assistida ou passiva, para restaurar a vegetação de Cerrado em pastos abandonados em Canarana, MT. Após 22 meses, registramos 112 espécies lenhosas na área experimental como um todo, 16 das quais foram plantadas, evidenciando alta resiliência do Cerrado em pastos abandonados. A riqueza não diferiu entre tratamentos, mas a semeadura direta resultou em alta dominância de uma única espécie e baixa diversidade. Por outro lado, a semeadura direta em linhas proporcionou densidade superior aos outros tratamentos. O plantio de mudas, que apresentou custos mais elevados, não resultou em densidade ou riqueza superiores aos outros tratamentos. Resiliência, custos e metas (recobertura, exploração econômica ou biodiversidade) conduzem a diferentes decisões entre técnicas para a restauração do Cerrado.
id EMBR_48a5f8a432e2d9668aab60b9844a545a
oai_identifier_str oai:www.alice.cnptia.embrapa.br:doc/1059719
network_acronym_str EMBR
network_name_str Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
repository_id_str 2154
spelling Comparação de técnicas para restauração da vegetação lenhosa de Cerrado em pastagens abandonadas.Custo de restauracaoSavanaRegeneracao naturalCerradoSemeaduraRestaurar o Cerrado é um desafio para a ciência e a prática, que depende de experimentação. Comparamos, pela eficácia ecológica e custos, a semeadura direta em linhas ou a lanço, plantio de mudas e regeneração natural assistida ou passiva, para restaurar a vegetação de Cerrado em pastos abandonados em Canarana, MT. Após 22 meses, registramos 112 espécies lenhosas na área experimental como um todo, 16 das quais foram plantadas, evidenciando alta resiliência do Cerrado em pastos abandonados. A riqueza não diferiu entre tratamentos, mas a semeadura direta resultou em alta dominância de uma única espécie e baixa diversidade. Por outro lado, a semeadura direta em linhas proporcionou densidade superior aos outros tratamentos. O plantio de mudas, que apresentou custos mais elevados, não resultou em densidade ou riqueza superiores aos outros tratamentos. Resiliência, custos e metas (recobertura, exploração econômica ou biodiversidade) conduzem a diferentes decisões entre técnicas para a restauração do Cerrado.MÁRIO GUILHERME DE BIAGI CAVA, UNESP-BOTUCATU; INGO ISERNHAGEN, CPAMT; AUGUSTO HASHIMOTO DE MENDONÇA, USP-SAO CARLOS; GISELDA DURIGAN, INSTITUTO FLORESTAL-ASSIS.CAVA, M. G. de B.ISERNHAGEN, I.MENDONÇA, A. H. deDURIGAN, G.2016-12-30T11:11:11Z2016-12-30T11:11:11Z2016-12-3020162016-12-30T11:11:11Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleHoehnea, v. 43, n. 2, p. 301-315, 2016.http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1059719porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)instname:Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)instacron:EMBRAPA2017-08-16T04:00:20Zoai:www.alice.cnptia.embrapa.br:doc/1059719Repositório InstitucionalPUBhttps://www.alice.cnptia.embrapa.br/oai/requestopendoar:21542017-08-16T04:00:20falseRepositório InstitucionalPUBhttps://www.alice.cnptia.embrapa.br/oai/requestcg-riaa@embrapa.bropendoar:21542017-08-16T04:00:20Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice) - Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)false
dc.title.none.fl_str_mv Comparação de técnicas para restauração da vegetação lenhosa de Cerrado em pastagens abandonadas.
title Comparação de técnicas para restauração da vegetação lenhosa de Cerrado em pastagens abandonadas.
spellingShingle Comparação de técnicas para restauração da vegetação lenhosa de Cerrado em pastagens abandonadas.
CAVA, M. G. de B.
Custo de restauracao
Savana
Regeneracao natural
Cerrado
Semeadura
title_short Comparação de técnicas para restauração da vegetação lenhosa de Cerrado em pastagens abandonadas.
title_full Comparação de técnicas para restauração da vegetação lenhosa de Cerrado em pastagens abandonadas.
title_fullStr Comparação de técnicas para restauração da vegetação lenhosa de Cerrado em pastagens abandonadas.
title_full_unstemmed Comparação de técnicas para restauração da vegetação lenhosa de Cerrado em pastagens abandonadas.
title_sort Comparação de técnicas para restauração da vegetação lenhosa de Cerrado em pastagens abandonadas.
author CAVA, M. G. de B.
author_facet CAVA, M. G. de B.
ISERNHAGEN, I.
MENDONÇA, A. H. de
DURIGAN, G.
author_role author
author2 ISERNHAGEN, I.
MENDONÇA, A. H. de
DURIGAN, G.
author2_role author
author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv MÁRIO GUILHERME DE BIAGI CAVA, UNESP-BOTUCATU; INGO ISERNHAGEN, CPAMT; AUGUSTO HASHIMOTO DE MENDONÇA, USP-SAO CARLOS; GISELDA DURIGAN, INSTITUTO FLORESTAL-ASSIS.
dc.contributor.author.fl_str_mv CAVA, M. G. de B.
ISERNHAGEN, I.
MENDONÇA, A. H. de
DURIGAN, G.
dc.subject.por.fl_str_mv Custo de restauracao
Savana
Regeneracao natural
Cerrado
Semeadura
topic Custo de restauracao
Savana
Regeneracao natural
Cerrado
Semeadura
description Restaurar o Cerrado é um desafio para a ciência e a prática, que depende de experimentação. Comparamos, pela eficácia ecológica e custos, a semeadura direta em linhas ou a lanço, plantio de mudas e regeneração natural assistida ou passiva, para restaurar a vegetação de Cerrado em pastos abandonados em Canarana, MT. Após 22 meses, registramos 112 espécies lenhosas na área experimental como um todo, 16 das quais foram plantadas, evidenciando alta resiliência do Cerrado em pastos abandonados. A riqueza não diferiu entre tratamentos, mas a semeadura direta resultou em alta dominância de uma única espécie e baixa diversidade. Por outro lado, a semeadura direta em linhas proporcionou densidade superior aos outros tratamentos. O plantio de mudas, que apresentou custos mais elevados, não resultou em densidade ou riqueza superiores aos outros tratamentos. Resiliência, custos e metas (recobertura, exploração econômica ou biodiversidade) conduzem a diferentes decisões entre técnicas para a restauração do Cerrado.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-12-30T11:11:11Z
2016-12-30T11:11:11Z
2016-12-30
2016
2016-12-30T11:11:11Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv Hoehnea, v. 43, n. 2, p. 301-315, 2016.
http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1059719
identifier_str_mv Hoehnea, v. 43, n. 2, p. 301-315, 2016.
url http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1059719
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
instname:Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
instacron:EMBRAPA
instname_str Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
instacron_str EMBRAPA
institution EMBRAPA
reponame_str Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
collection Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice) - Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
repository.mail.fl_str_mv cg-riaa@embrapa.br
_version_ 1794503430199312384