Evolução das características sensoriais de espumantes moscatéis durante o armazenamento.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: MARCON, A. R.
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: SCHWARTS, L. V., TAFFAREL, J. C., ZANUS, M. C., DELAMARE, A. P. L., ECHEVERRIGARAY, S.
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
Texto Completo: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1096616
Resumo: A Região de Farroupilha tem mostrado uma grande aptidão para a produção de uvas e espumantes moscatéis, principalmente devido às características de aroma e frescor que tais uvas proporcionam ao espumante. O espumante moscatel é elaborado a partir das variedades Vitis vinifera com sabor e aromas moscatéis. Entre as principais variedades estão a Moscato Branco, Moscato Giallo, Moscato R2 e Malvasias. As características sensoriais dos moscatéis são fatores determinantes da sua qualidade e sucesso frente ao mercado. Este trabalho teve como objetivo avaliar a evolução sensorial de espumantes moscatéis ao longo do armazenamento por seis anos. Foram avaliados espumantes da região de Farroupilha (safras 2010 a 2015) de uma mesma vinícola, utilizando uma ficha de análise sensorial descritiva, desenvolvida ao longo do trabalho para um melhor entendimento, caracterização e avaliação dos espumantes moscatéis. Os resultados mostram que, durante o armazenamento em garrafas, os espumantes moscatéis sofrem importantes modificações nas características sensoriais, principalmente diminuição na qualidade dos aromas e aumento na intensidade de cor. A ficha de degustação descritiva desenvolvida e adotada neste trabalho é eficiente e adequada para a análise sensorial dos espumantes moscatéis. Palavras-chave: espumante moscatel, análise sensorial, armazenamento, ficha de degustação.
id EMBR_4b8043388e2867c898e609aadd31afb2
oai_identifier_str oai:www.alice.cnptia.embrapa.br:doc/1096616
network_acronym_str EMBR
network_name_str Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
repository_id_str 2154
spelling Evolução das características sensoriais de espumantes moscatéis durante o armazenamento.Espumante moscatelAnálise sensorialFicha de degustaçãoArmazenamentoA Região de Farroupilha tem mostrado uma grande aptidão para a produção de uvas e espumantes moscatéis, principalmente devido às características de aroma e frescor que tais uvas proporcionam ao espumante. O espumante moscatel é elaborado a partir das variedades Vitis vinifera com sabor e aromas moscatéis. Entre as principais variedades estão a Moscato Branco, Moscato Giallo, Moscato R2 e Malvasias. As características sensoriais dos moscatéis são fatores determinantes da sua qualidade e sucesso frente ao mercado. Este trabalho teve como objetivo avaliar a evolução sensorial de espumantes moscatéis ao longo do armazenamento por seis anos. Foram avaliados espumantes da região de Farroupilha (safras 2010 a 2015) de uma mesma vinícola, utilizando uma ficha de análise sensorial descritiva, desenvolvida ao longo do trabalho para um melhor entendimento, caracterização e avaliação dos espumantes moscatéis. Os resultados mostram que, durante o armazenamento em garrafas, os espumantes moscatéis sofrem importantes modificações nas características sensoriais, principalmente diminuição na qualidade dos aromas e aumento na intensidade de cor. A ficha de degustação descritiva desenvolvida e adotada neste trabalho é eficiente e adequada para a análise sensorial dos espumantes moscatéis. Palavras-chave: espumante moscatel, análise sensorial, armazenamento, ficha de degustação.Ângela Rossi Marcon, UCS - Caxias do Sul; Luiza Vivian Schwarts, UCS - Caxias do Sul; JOAO CARLOS TAFFAREL, CNPUV; MAURO CELSO ZANUS, CNPUV; Ana Paula Longaray Delamare, UCS - Caxias; Sergio Echeverrigaray, UCS - Caxias.MARCON, A. R.SCHWARTS, L. V.TAFFAREL, J. C.ZANUS, M. C.DELAMARE, A. P. L.ECHEVERRIGARAY, S.2019-05-01T00:45:07Z2019-05-01T00:45:07Z2018-10-0120182019-05-01T00:45:07Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleRevista Brasileira de Viticultura e Enologia, v. 10, n. 10, p. 86-93, set. 2018.http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1096616porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)instname:Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)instacron:EMBRAPA2019-05-01T00:45:16Zoai:www.alice.cnptia.embrapa.br:doc/1096616Repositório InstitucionalPUBhttps://www.alice.cnptia.embrapa.br/oai/requestopendoar:21542019-05-01T00:45:16falseRepositório InstitucionalPUBhttps://www.alice.cnptia.embrapa.br/oai/requestcg-riaa@embrapa.bropendoar:21542019-05-01T00:45:16Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice) - Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)false
dc.title.none.fl_str_mv Evolução das características sensoriais de espumantes moscatéis durante o armazenamento.
title Evolução das características sensoriais de espumantes moscatéis durante o armazenamento.
spellingShingle Evolução das características sensoriais de espumantes moscatéis durante o armazenamento.
MARCON, A. R.
Espumante moscatel
Análise sensorial
Ficha de degustação
Armazenamento
title_short Evolução das características sensoriais de espumantes moscatéis durante o armazenamento.
title_full Evolução das características sensoriais de espumantes moscatéis durante o armazenamento.
title_fullStr Evolução das características sensoriais de espumantes moscatéis durante o armazenamento.
title_full_unstemmed Evolução das características sensoriais de espumantes moscatéis durante o armazenamento.
title_sort Evolução das características sensoriais de espumantes moscatéis durante o armazenamento.
author MARCON, A. R.
author_facet MARCON, A. R.
SCHWARTS, L. V.
TAFFAREL, J. C.
ZANUS, M. C.
DELAMARE, A. P. L.
ECHEVERRIGARAY, S.
author_role author
author2 SCHWARTS, L. V.
TAFFAREL, J. C.
ZANUS, M. C.
DELAMARE, A. P. L.
ECHEVERRIGARAY, S.
author2_role author
author
author
author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv Ângela Rossi Marcon, UCS - Caxias do Sul; Luiza Vivian Schwarts, UCS - Caxias do Sul; JOAO CARLOS TAFFAREL, CNPUV; MAURO CELSO ZANUS, CNPUV; Ana Paula Longaray Delamare, UCS - Caxias; Sergio Echeverrigaray, UCS - Caxias.
dc.contributor.author.fl_str_mv MARCON, A. R.
SCHWARTS, L. V.
TAFFAREL, J. C.
ZANUS, M. C.
DELAMARE, A. P. L.
ECHEVERRIGARAY, S.
dc.subject.por.fl_str_mv Espumante moscatel
Análise sensorial
Ficha de degustação
Armazenamento
topic Espumante moscatel
Análise sensorial
Ficha de degustação
Armazenamento
description A Região de Farroupilha tem mostrado uma grande aptidão para a produção de uvas e espumantes moscatéis, principalmente devido às características de aroma e frescor que tais uvas proporcionam ao espumante. O espumante moscatel é elaborado a partir das variedades Vitis vinifera com sabor e aromas moscatéis. Entre as principais variedades estão a Moscato Branco, Moscato Giallo, Moscato R2 e Malvasias. As características sensoriais dos moscatéis são fatores determinantes da sua qualidade e sucesso frente ao mercado. Este trabalho teve como objetivo avaliar a evolução sensorial de espumantes moscatéis ao longo do armazenamento por seis anos. Foram avaliados espumantes da região de Farroupilha (safras 2010 a 2015) de uma mesma vinícola, utilizando uma ficha de análise sensorial descritiva, desenvolvida ao longo do trabalho para um melhor entendimento, caracterização e avaliação dos espumantes moscatéis. Os resultados mostram que, durante o armazenamento em garrafas, os espumantes moscatéis sofrem importantes modificações nas características sensoriais, principalmente diminuição na qualidade dos aromas e aumento na intensidade de cor. A ficha de degustação descritiva desenvolvida e adotada neste trabalho é eficiente e adequada para a análise sensorial dos espumantes moscatéis. Palavras-chave: espumante moscatel, análise sensorial, armazenamento, ficha de degustação.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-10-01
2018
2019-05-01T00:45:07Z
2019-05-01T00:45:07Z
2019-05-01T00:45:07Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv Revista Brasileira de Viticultura e Enologia, v. 10, n. 10, p. 86-93, set. 2018.
http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1096616
identifier_str_mv Revista Brasileira de Viticultura e Enologia, v. 10, n. 10, p. 86-93, set. 2018.
url http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1096616
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
instname:Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
instacron:EMBRAPA
instname_str Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
instacron_str EMBRAPA
institution EMBRAPA
reponame_str Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
collection Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice) - Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
repository.mail.fl_str_mv cg-riaa@embrapa.br
_version_ 1794503474941001728