Monitoramento da aquicultura em reservatórios continentais por meio do índice de estado trófico.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: ROSANOVA, C.
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: PINHO, E. S., MATOS, F. T., AKAMA, A., BUENO, G. W., MACEDO, D. B.
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
Texto Completo: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1118194
Resumo: A aquicultura é a atividade que mais cresce dentre os setores de produção de alimentos, porém, sua prática pode causar impactos ambientais no ambiente aquático, caso não haja um plano de monitoramento eficiente. O objetivo do presente trabalho foi avaliar o grau de trofia do ambiente utilizando o Índice de Estado Trófico (IET) em uma atividade aquícola de sistema de produção em tanques-rede no reservatório do Lajeado, Palmas, Tocantins na estação seca do ano. O monitoramento foi realizado no período de maio/2017 a agosto/2017 e envolveu a coleta de amostras para análises dos seguintes parâmetros de qualidade de água: fósforo total e clorofila-a. Paralelamente, houve a realização de coleta de dados de temperatura, turbidez, oxigênio dissolvido, condutividade, pH e sólidos totais dissolvidos. Os resultados do cálculo do Índice de Estado Trófico (IET) mostraram que a área em estudo durante os meses de maio e agosto apresentou-se predominantemente em graus eutrófico e hipereutrófico. O ponto controle também apresentou alto grau de trofia, indicando que o estado trófico do lago nas proximidades da área aquícola sofre forte influência de atividades antrópicas externas. Assim, os efeitos desta atividade a médio e longo prazo são difíceis de serem previstos, havendo a necessidade constante do monitoramento e controle da qualidade da água.
id EMBR_573723e6a8d9d4339ed2aed62c84d5f2
oai_identifier_str oai:www.alice.cnptia.embrapa.br:doc/1118194
network_acronym_str EMBR
network_name_str Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
repository_id_str 2154
spelling Monitoramento da aquicultura em reservatórios continentais por meio do índice de estado trófico.TanqueRedePoluição da ÁguaEutrofizaçãoAquiculturaImpacto AmbientalEnvironmental impactFish cagesAquacultureEutrophicationPollutionA aquicultura é a atividade que mais cresce dentre os setores de produção de alimentos, porém, sua prática pode causar impactos ambientais no ambiente aquático, caso não haja um plano de monitoramento eficiente. O objetivo do presente trabalho foi avaliar o grau de trofia do ambiente utilizando o Índice de Estado Trófico (IET) em uma atividade aquícola de sistema de produção em tanques-rede no reservatório do Lajeado, Palmas, Tocantins na estação seca do ano. O monitoramento foi realizado no período de maio/2017 a agosto/2017 e envolveu a coleta de amostras para análises dos seguintes parâmetros de qualidade de água: fósforo total e clorofila-a. Paralelamente, houve a realização de coleta de dados de temperatura, turbidez, oxigênio dissolvido, condutividade, pH e sólidos totais dissolvidos. Os resultados do cálculo do Índice de Estado Trófico (IET) mostraram que a área em estudo durante os meses de maio e agosto apresentou-se predominantemente em graus eutrófico e hipereutrófico. O ponto controle também apresentou alto grau de trofia, indicando que o estado trófico do lago nas proximidades da área aquícola sofre forte influência de atividades antrópicas externas. Assim, os efeitos desta atividade a médio e longo prazo são difíceis de serem previstos, havendo a necessidade constante do monitoramento e controle da qualidade da água.CLAUBER ROSANOVA, INSTITUTO FEDERAL DO TOCANTINS; EMILIO SOUSA PINHO; FLAVIA TAVARES DE MATOS, CNPASA; ALBERTO AKAMA, MUSEU PARAENSE EMILIO GOELDI, Belém-PA; GUILHERME WOLF BUENO, UNESP, Registro-SP; DANIELA BARBOSA MACEDO, INSTITUTO FEDERAL DO TOCANTINS.ROSANOVA, C.PINHO, E. S.MATOS, F. T.AKAMA, A.BUENO, G. W.MACEDO, D. B.2020-01-06T18:26:43Z2020-01-06T18:26:43Z2020-01-0620192020-02-14T11:11:11Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleNativa, v. 7, n. 3, p. 262-267, maio/jun. 2019.2318-7670http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1118194porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)instname:Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)instacron:EMBRAPA2020-01-06T18:26:50Zoai:www.alice.cnptia.embrapa.br:doc/1118194Repositório InstitucionalPUBhttps://www.alice.cnptia.embrapa.br/oai/requestopendoar:21542020-01-06T18:26:50falseRepositório InstitucionalPUBhttps://www.alice.cnptia.embrapa.br/oai/requestcg-riaa@embrapa.bropendoar:21542020-01-06T18:26:50Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice) - Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)false
dc.title.none.fl_str_mv Monitoramento da aquicultura em reservatórios continentais por meio do índice de estado trófico.
title Monitoramento da aquicultura em reservatórios continentais por meio do índice de estado trófico.
spellingShingle Monitoramento da aquicultura em reservatórios continentais por meio do índice de estado trófico.
ROSANOVA, C.
Tanque
Rede
Poluição da Água
Eutrofização
Aquicultura
Impacto Ambiental
Environmental impact
Fish cages
Aquaculture
Eutrophication
Pollution
title_short Monitoramento da aquicultura em reservatórios continentais por meio do índice de estado trófico.
title_full Monitoramento da aquicultura em reservatórios continentais por meio do índice de estado trófico.
title_fullStr Monitoramento da aquicultura em reservatórios continentais por meio do índice de estado trófico.
title_full_unstemmed Monitoramento da aquicultura em reservatórios continentais por meio do índice de estado trófico.
title_sort Monitoramento da aquicultura em reservatórios continentais por meio do índice de estado trófico.
author ROSANOVA, C.
author_facet ROSANOVA, C.
PINHO, E. S.
MATOS, F. T.
AKAMA, A.
BUENO, G. W.
MACEDO, D. B.
author_role author
author2 PINHO, E. S.
MATOS, F. T.
AKAMA, A.
BUENO, G. W.
MACEDO, D. B.
author2_role author
author
author
author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv CLAUBER ROSANOVA, INSTITUTO FEDERAL DO TOCANTINS; EMILIO SOUSA PINHO; FLAVIA TAVARES DE MATOS, CNPASA; ALBERTO AKAMA, MUSEU PARAENSE EMILIO GOELDI, Belém-PA; GUILHERME WOLF BUENO, UNESP, Registro-SP; DANIELA BARBOSA MACEDO, INSTITUTO FEDERAL DO TOCANTINS.
dc.contributor.author.fl_str_mv ROSANOVA, C.
PINHO, E. S.
MATOS, F. T.
AKAMA, A.
BUENO, G. W.
MACEDO, D. B.
dc.subject.por.fl_str_mv Tanque
Rede
Poluição da Água
Eutrofização
Aquicultura
Impacto Ambiental
Environmental impact
Fish cages
Aquaculture
Eutrophication
Pollution
topic Tanque
Rede
Poluição da Água
Eutrofização
Aquicultura
Impacto Ambiental
Environmental impact
Fish cages
Aquaculture
Eutrophication
Pollution
description A aquicultura é a atividade que mais cresce dentre os setores de produção de alimentos, porém, sua prática pode causar impactos ambientais no ambiente aquático, caso não haja um plano de monitoramento eficiente. O objetivo do presente trabalho foi avaliar o grau de trofia do ambiente utilizando o Índice de Estado Trófico (IET) em uma atividade aquícola de sistema de produção em tanques-rede no reservatório do Lajeado, Palmas, Tocantins na estação seca do ano. O monitoramento foi realizado no período de maio/2017 a agosto/2017 e envolveu a coleta de amostras para análises dos seguintes parâmetros de qualidade de água: fósforo total e clorofila-a. Paralelamente, houve a realização de coleta de dados de temperatura, turbidez, oxigênio dissolvido, condutividade, pH e sólidos totais dissolvidos. Os resultados do cálculo do Índice de Estado Trófico (IET) mostraram que a área em estudo durante os meses de maio e agosto apresentou-se predominantemente em graus eutrófico e hipereutrófico. O ponto controle também apresentou alto grau de trofia, indicando que o estado trófico do lago nas proximidades da área aquícola sofre forte influência de atividades antrópicas externas. Assim, os efeitos desta atividade a médio e longo prazo são difíceis de serem previstos, havendo a necessidade constante do monitoramento e controle da qualidade da água.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019
2020-01-06T18:26:43Z
2020-01-06T18:26:43Z
2020-01-06
2020-02-14T11:11:11Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv Nativa, v. 7, n. 3, p. 262-267, maio/jun. 2019.
2318-7670
http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1118194
identifier_str_mv Nativa, v. 7, n. 3, p. 262-267, maio/jun. 2019.
2318-7670
url http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1118194
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
instname:Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
instacron:EMBRAPA
instname_str Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
instacron_str EMBRAPA
institution EMBRAPA
reponame_str Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
collection Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice) - Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
repository.mail.fl_str_mv cg-riaa@embrapa.br
_version_ 1794503487228215296