Isolamento de fungos filamentosos seção Nigri produtores de ocratoxina A em uvas tintas.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: SILVA, D. M. da
Data de Publicação: 2010
Outros Autores: BATISTA, L. R., PEREIRA, G. E.
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
Texto Completo: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/877920
Resumo: A colonização dos Aspergillusda Seção Nigri nas uvas durante o cultivo é a principal fonte de ocratoxina A (OTA) em uvas e seus derivados. Este estudo teve como objetivo avaliar a presença de espécies de Aspergillus Seção Nigri produtores de ocratoxina A em três variedades de uvas tintas utilizadas para a elaboração de vinho tinto e suco de uva, coletadas na região vitivinícola do Vale Submédio São Francisco em parceria com o setor de Enologia da Embrapa Semi-Árido localizada em Petrolina (PE). Dentre as variedades de uvas analisadas, Petit verdot apresentou maior nível de contaminação por Aspergillus Seção Nigri. A produção de ocratoxina A foi confirmada nas espécies Aspergillus carbonarius e Aspergillus niger. Palavras-chaves: Uvas Tintas, Aspergillus, Seção Nigri, Ocratoxina A.
id EMBR_5ba8c0bfe780200665272d3a26578880
oai_identifier_str oai:www.alice.cnptia.embrapa.br:doc/877920
network_acronym_str EMBR
network_name_str Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
repository_id_str 2154
spelling Isolamento de fungos filamentosos seção Nigri produtores de ocratoxina A em uvas tintas.Ocratoxina ASeção NigriViticulturaUvaFungoContaminaçãoMicotoxinaAspergillusA colonização dos Aspergillusda Seção Nigri nas uvas durante o cultivo é a principal fonte de ocratoxina A (OTA) em uvas e seus derivados. Este estudo teve como objetivo avaliar a presença de espécies de Aspergillus Seção Nigri produtores de ocratoxina A em três variedades de uvas tintas utilizadas para a elaboração de vinho tinto e suco de uva, coletadas na região vitivinícola do Vale Submédio São Francisco em parceria com o setor de Enologia da Embrapa Semi-Árido localizada em Petrolina (PE). Dentre as variedades de uvas analisadas, Petit verdot apresentou maior nível de contaminação por Aspergillus Seção Nigri. A produção de ocratoxina A foi confirmada nas espécies Aspergillus carbonarius e Aspergillus niger. Palavras-chaves: Uvas Tintas, Aspergillus, Seção Nigri, Ocratoxina A.DAIANI MARIA DA SILVA, UFLA; LUÍS ROBERTO BATISTA, UFLA; GIULIANO ELIAS PEREIRA, CNPUV.SILVA, D. M. daBATISTA, L. R.PEREIRA, G. E.2019-04-26T00:44:46Z2019-04-26T00:44:46Z2011-02-1820102019-10-31T11:11:11ZArtigo em anais e proceedingsinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionNão paginado.In: CONGRESSO DE PÓS-GRADUAÇÃO DA UFLA, 19., 2010, Lavras. Resumos de comunicações livres. [S.l.]: SBPC, 2010.http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/877920porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)instname:Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)instacron:EMBRAPA2019-04-26T00:44:52Zoai:www.alice.cnptia.embrapa.br:doc/877920Repositório InstitucionalPUBhttps://www.alice.cnptia.embrapa.br/oai/requestcg-riaa@embrapa.bropendoar:21542019-04-26T00:44:52Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice) - Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)false
dc.title.none.fl_str_mv Isolamento de fungos filamentosos seção Nigri produtores de ocratoxina A em uvas tintas.
title Isolamento de fungos filamentosos seção Nigri produtores de ocratoxina A em uvas tintas.
spellingShingle Isolamento de fungos filamentosos seção Nigri produtores de ocratoxina A em uvas tintas.
SILVA, D. M. da
Ocratoxina A
Seção Nigri
Viticultura
Uva
Fungo
Contaminação
Micotoxina
Aspergillus
title_short Isolamento de fungos filamentosos seção Nigri produtores de ocratoxina A em uvas tintas.
title_full Isolamento de fungos filamentosos seção Nigri produtores de ocratoxina A em uvas tintas.
title_fullStr Isolamento de fungos filamentosos seção Nigri produtores de ocratoxina A em uvas tintas.
title_full_unstemmed Isolamento de fungos filamentosos seção Nigri produtores de ocratoxina A em uvas tintas.
title_sort Isolamento de fungos filamentosos seção Nigri produtores de ocratoxina A em uvas tintas.
author SILVA, D. M. da
author_facet SILVA, D. M. da
BATISTA, L. R.
PEREIRA, G. E.
author_role author
author2 BATISTA, L. R.
PEREIRA, G. E.
author2_role author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv DAIANI MARIA DA SILVA, UFLA; LUÍS ROBERTO BATISTA, UFLA; GIULIANO ELIAS PEREIRA, CNPUV.
dc.contributor.author.fl_str_mv SILVA, D. M. da
BATISTA, L. R.
PEREIRA, G. E.
dc.subject.por.fl_str_mv Ocratoxina A
Seção Nigri
Viticultura
Uva
Fungo
Contaminação
Micotoxina
Aspergillus
topic Ocratoxina A
Seção Nigri
Viticultura
Uva
Fungo
Contaminação
Micotoxina
Aspergillus
description A colonização dos Aspergillusda Seção Nigri nas uvas durante o cultivo é a principal fonte de ocratoxina A (OTA) em uvas e seus derivados. Este estudo teve como objetivo avaliar a presença de espécies de Aspergillus Seção Nigri produtores de ocratoxina A em três variedades de uvas tintas utilizadas para a elaboração de vinho tinto e suco de uva, coletadas na região vitivinícola do Vale Submédio São Francisco em parceria com o setor de Enologia da Embrapa Semi-Árido localizada em Petrolina (PE). Dentre as variedades de uvas analisadas, Petit verdot apresentou maior nível de contaminação por Aspergillus Seção Nigri. A produção de ocratoxina A foi confirmada nas espécies Aspergillus carbonarius e Aspergillus niger. Palavras-chaves: Uvas Tintas, Aspergillus, Seção Nigri, Ocratoxina A.
publishDate 2010
dc.date.none.fl_str_mv 2010
2011-02-18
2019-04-26T00:44:46Z
2019-04-26T00:44:46Z
2019-10-31T11:11:11Z
dc.type.driver.fl_str_mv Artigo em anais e proceedings
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv In: CONGRESSO DE PÓS-GRADUAÇÃO DA UFLA, 19., 2010, Lavras. Resumos de comunicações livres. [S.l.]: SBPC, 2010.
http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/877920
identifier_str_mv In: CONGRESSO DE PÓS-GRADUAÇÃO DA UFLA, 19., 2010, Lavras. Resumos de comunicações livres. [S.l.]: SBPC, 2010.
url http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/877920
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv Não paginado.
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
instname:Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
instacron:EMBRAPA
instname_str Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
instacron_str EMBRAPA
institution EMBRAPA
reponame_str Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
collection Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice) - Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
repository.mail.fl_str_mv cg-riaa@embrapa.br
_version_ 1817695554232123392