Efeito das Glumas na Qualidade Fisiológica de Sementes de Sorgo Sacarino Durante o Processo de Maturação.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: TILLMANN, M. A. A.
Data de Publicação: 1991
Outros Autores: SANTOS, D. S. B., PETERS, J. A.
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
Texto Completo: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/105862
Resumo: Objetivando verificar o efeito das glurnas na qualidade fisiológica das sementes de sorgo sacarino (Sorgítum bicolor Moench), no decorrer do processo de maturação, a pesquisa foi conduzida por três anos, e em cada ano as sementes foram colhidas em diferentes épocas até a maturação fisiológica. Os parâmetros avaliados foram: Teor de umidade, peso seco, germinação, pré-secagem. e pré-friagem, em cada época de colheita. Nos dois últimos anos, a germinação foi realizada em sementes recém-colhidas e após quatorze dias de armazenamento no ambiente. Os testes de germinação, pré-friagem e pré-secagem foram realizados utilizando-se sementes, com glumas, sem glumas e mistura. Dos resultados obtidos podese concluir que: a. As sementes imaturas de sorgo, sem glumas, apresentam maior percentagem de germinação, evidenciando a presença de substâncias inibitórias nestas estruturas; b. Sementes de sorgo colhidas imaturas e mantidas em condições ambientais por quartoze dias aumentam a percentagem de germinação; c. A alta percentagem de germinação (acima de 80%), encontrada durante os três anos de pesquisa, evidenciam que na época da maturação fisiológica as sementes não apresentam dorinência. .
id EMBR_5fb175a48eda8e0b0faa282d20f2d2fb
oai_identifier_str oai:www.alice.cnptia.embrapa.br:doc/105862
network_acronym_str EMBR
network_name_str Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
repository_id_str 2154
spelling Efeito das Glumas na Qualidade Fisiológica de Sementes de Sorgo Sacarino Durante o Processo de Maturação.friagemmaturação fisiológica colheitaGerminaçãoSecagemTeor de UmidadeObjetivando verificar o efeito das glurnas na qualidade fisiológica das sementes de sorgo sacarino (Sorgítum bicolor Moench), no decorrer do processo de maturação, a pesquisa foi conduzida por três anos, e em cada ano as sementes foram colhidas em diferentes épocas até a maturação fisiológica. Os parâmetros avaliados foram: Teor de umidade, peso seco, germinação, pré-secagem. e pré-friagem, em cada época de colheita. Nos dois últimos anos, a germinação foi realizada em sementes recém-colhidas e após quatorze dias de armazenamento no ambiente. Os testes de germinação, pré-friagem e pré-secagem foram realizados utilizando-se sementes, com glumas, sem glumas e mistura. Dos resultados obtidos podese concluir que: a. As sementes imaturas de sorgo, sem glumas, apresentam maior percentagem de germinação, evidenciando a presença de substâncias inibitórias nestas estruturas; b. Sementes de sorgo colhidas imaturas e mantidas em condições ambientais por quartoze dias aumentam a percentagem de germinação; c. A alta percentagem de germinação (acima de 80%), encontrada durante os três anos de pesquisa, evidenciam que na época da maturação fisiológica as sementes não apresentam dorinência. .2011-04-09T12:19:59Z2011-04-09T12:19:59Z2001-12-1919912011-04-10T11:11:11Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articlePesquisa Agropecuária Brasileira, Brasília, v.26, n. 7, p. 967-973, jul. 1991http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/105862porTILLMANN, M. A. A.SANTOS, D. S. B.PETERS, J. A.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)instname:Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)instacron:EMBRAPA2017-08-15T21:25:40Zoai:www.alice.cnptia.embrapa.br:doc/105862Repositório InstitucionalPUBhttps://www.alice.cnptia.embrapa.br/oai/requestopendoar:21542017-08-15T21:25:40falseRepositório InstitucionalPUBhttps://www.alice.cnptia.embrapa.br/oai/requestcg-riaa@embrapa.bropendoar:21542017-08-15T21:25:40Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice) - Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)false
dc.title.none.fl_str_mv Efeito das Glumas na Qualidade Fisiológica de Sementes de Sorgo Sacarino Durante o Processo de Maturação.
title Efeito das Glumas na Qualidade Fisiológica de Sementes de Sorgo Sacarino Durante o Processo de Maturação.
spellingShingle Efeito das Glumas na Qualidade Fisiológica de Sementes de Sorgo Sacarino Durante o Processo de Maturação.
TILLMANN, M. A. A.
friagem
maturação fisiológica colheita
Germinação
Secagem
Teor de Umidade
title_short Efeito das Glumas na Qualidade Fisiológica de Sementes de Sorgo Sacarino Durante o Processo de Maturação.
title_full Efeito das Glumas na Qualidade Fisiológica de Sementes de Sorgo Sacarino Durante o Processo de Maturação.
title_fullStr Efeito das Glumas na Qualidade Fisiológica de Sementes de Sorgo Sacarino Durante o Processo de Maturação.
title_full_unstemmed Efeito das Glumas na Qualidade Fisiológica de Sementes de Sorgo Sacarino Durante o Processo de Maturação.
title_sort Efeito das Glumas na Qualidade Fisiológica de Sementes de Sorgo Sacarino Durante o Processo de Maturação.
author TILLMANN, M. A. A.
author_facet TILLMANN, M. A. A.
SANTOS, D. S. B.
PETERS, J. A.
author_role author
author2 SANTOS, D. S. B.
PETERS, J. A.
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv TILLMANN, M. A. A.
SANTOS, D. S. B.
PETERS, J. A.
dc.subject.por.fl_str_mv friagem
maturação fisiológica colheita
Germinação
Secagem
Teor de Umidade
topic friagem
maturação fisiológica colheita
Germinação
Secagem
Teor de Umidade
description Objetivando verificar o efeito das glurnas na qualidade fisiológica das sementes de sorgo sacarino (Sorgítum bicolor Moench), no decorrer do processo de maturação, a pesquisa foi conduzida por três anos, e em cada ano as sementes foram colhidas em diferentes épocas até a maturação fisiológica. Os parâmetros avaliados foram: Teor de umidade, peso seco, germinação, pré-secagem. e pré-friagem, em cada época de colheita. Nos dois últimos anos, a germinação foi realizada em sementes recém-colhidas e após quatorze dias de armazenamento no ambiente. Os testes de germinação, pré-friagem e pré-secagem foram realizados utilizando-se sementes, com glumas, sem glumas e mistura. Dos resultados obtidos podese concluir que: a. As sementes imaturas de sorgo, sem glumas, apresentam maior percentagem de germinação, evidenciando a presença de substâncias inibitórias nestas estruturas; b. Sementes de sorgo colhidas imaturas e mantidas em condições ambientais por quartoze dias aumentam a percentagem de germinação; c. A alta percentagem de germinação (acima de 80%), encontrada durante os três anos de pesquisa, evidenciam que na época da maturação fisiológica as sementes não apresentam dorinência. .
publishDate 1991
dc.date.none.fl_str_mv 1991
2001-12-19
2011-04-09T12:19:59Z
2011-04-09T12:19:59Z
2011-04-10T11:11:11Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv Pesquisa Agropecuária Brasileira, Brasília, v.26, n. 7, p. 967-973, jul. 1991
http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/105862
identifier_str_mv Pesquisa Agropecuária Brasileira, Brasília, v.26, n. 7, p. 967-973, jul. 1991
url http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/105862
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
instname:Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
instacron:EMBRAPA
instname_str Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
instacron_str EMBRAPA
institution EMBRAPA
reponame_str Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
collection Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice) - Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
repository.mail.fl_str_mv cg-riaa@embrapa.br
_version_ 1794503317195325440