Aclimatização de mudas micropropagadas de Coffea canephora.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: SANTOS, M. R. A. dos
Data de Publicação: 2014
Outros Autores: LIMA, R. A., FERREIRA, M. das G. R., ROCHA, R. F., ESPINDULA, M. C., ALVES, E. A.
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
Texto Completo: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/985934
Resumo: A aclimatização compreende um conjunto de técnicas e procedimentos que têm por objetivo adaptar mudas micropropagadas às condições de campo, da condição heterotrófica para autotrófica. Por meio deste trabalho, objetivou-se avaliar condições de aclimatização de mudas micropropagadas de C. canephora, em relação aos estádios de desenvolvimento inicial das plântulas, níveis de sombreamento e período de aclimatização. No primeiro experimento, utilizou-se três estádios de plantas micropropagadas: ?torpedos?; ?germinadas? e ?plântulas?; e dois níveis de sombreamento, 30 e 50%, em fatorial 3 x 2. As plantas foram pesadas e acondicionadas individualmente em células de bandejas contendo o substrato Plantmax ® . Após 30 dias, determinou-se a sobrevivência, o comprimento das plantas, o número de folhas e o peso fresco. No segundo experimento, avaliou-se três períodos de aclimatização, 30, 45 e 60 dias, após os quais as plântulas foram transferidas para condições de campo, em sacolas de plástico. Após 90 dias da implantação do experimento, observou-se sobrevivência, comprimento das plantas, número de folhas e razão entre peso inicial e final das mudas obtidas. O estádio de desenvolvimento ?plântula? resultou em maior sobrevivência e desenvolvimento vegetal em relação aos estádios ?torpedo? e ?germinada?. O sombreamento de 50% resultou em maior sobrevivência e desenvolvimento vegetal que 30%. O período de aclimatização de 30 dias não diferiu significativamente dos períodos de 45 e 60 dias, sendo o mais indicado neste caso.
id EMBR_68eb1e66b887feb119045b958d15f84b
oai_identifier_str oai:www.alice.cnptia.embrapa.br:doc/985934
network_acronym_str EMBR
network_name_str Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
repository_id_str 2154
spelling Aclimatização de mudas micropropagadas de Coffea canephora.Coffea canéforaCultura de tecidos vegetaisEmbriogênese somáticaPlant tissue culturemicropropagationA aclimatização compreende um conjunto de técnicas e procedimentos que têm por objetivo adaptar mudas micropropagadas às condições de campo, da condição heterotrófica para autotrófica. Por meio deste trabalho, objetivou-se avaliar condições de aclimatização de mudas micropropagadas de C. canephora, em relação aos estádios de desenvolvimento inicial das plântulas, níveis de sombreamento e período de aclimatização. No primeiro experimento, utilizou-se três estádios de plantas micropropagadas: ?torpedos?; ?germinadas? e ?plântulas?; e dois níveis de sombreamento, 30 e 50%, em fatorial 3 x 2. As plantas foram pesadas e acondicionadas individualmente em células de bandejas contendo o substrato Plantmax ® . Após 30 dias, determinou-se a sobrevivência, o comprimento das plantas, o número de folhas e o peso fresco. No segundo experimento, avaliou-se três períodos de aclimatização, 30, 45 e 60 dias, após os quais as plântulas foram transferidas para condições de campo, em sacolas de plástico. Após 90 dias da implantação do experimento, observou-se sobrevivência, comprimento das plantas, número de folhas e razão entre peso inicial e final das mudas obtidas. O estádio de desenvolvimento ?plântula? resultou em maior sobrevivência e desenvolvimento vegetal em relação aos estádios ?torpedo? e ?germinada?. O sombreamento de 50% resultou em maior sobrevivência e desenvolvimento vegetal que 30%. O período de aclimatização de 30 dias não diferiu significativamente dos períodos de 45 e 60 dias, sendo o mais indicado neste caso.MAURICIO REGINALDO ALVES DOS SANTOS, CPAF-RO; Renato Abreu Lima, UNIR; MARIA DAS GRACAS RODRIGUES FERREIRA, CPACP; Josilene Félix Rocha; MARCELO CURITIBA ESPINDULA, CPAF-RO; ENRIQUE ANASTACIO ALVES, CPAF-RO.SANTOS, M. R. A. dosLIMA, R. A.FERREIRA, M. das G. R.ROCHA, R. F.ESPINDULA, M. C.ALVES, E. A.2014-05-12T11:11:11Z2014-05-12T11:11:11Z2014-05-1220142014-05-12T11:11:11Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleJournal of Biotechnology and Biodiversity, Gurupi, v. 5, n.1: p. 12-19, Fev. 2014.http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/985934porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)instname:Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)instacron:EMBRAPA2017-08-16T00:16:40Zoai:www.alice.cnptia.embrapa.br:doc/985934Repositório InstitucionalPUBhttps://www.alice.cnptia.embrapa.br/oai/requestopendoar:21542017-08-16T00:16:40falseRepositório InstitucionalPUBhttps://www.alice.cnptia.embrapa.br/oai/requestcg-riaa@embrapa.bropendoar:21542017-08-16T00:16:40Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice) - Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)false
dc.title.none.fl_str_mv Aclimatização de mudas micropropagadas de Coffea canephora.
title Aclimatização de mudas micropropagadas de Coffea canephora.
spellingShingle Aclimatização de mudas micropropagadas de Coffea canephora.
SANTOS, M. R. A. dos
Coffea canéfora
Cultura de tecidos vegetais
Embriogênese somática
Plant tissue culture
micropropagation
title_short Aclimatização de mudas micropropagadas de Coffea canephora.
title_full Aclimatização de mudas micropropagadas de Coffea canephora.
title_fullStr Aclimatização de mudas micropropagadas de Coffea canephora.
title_full_unstemmed Aclimatização de mudas micropropagadas de Coffea canephora.
title_sort Aclimatização de mudas micropropagadas de Coffea canephora.
author SANTOS, M. R. A. dos
author_facet SANTOS, M. R. A. dos
LIMA, R. A.
FERREIRA, M. das G. R.
ROCHA, R. F.
ESPINDULA, M. C.
ALVES, E. A.
author_role author
author2 LIMA, R. A.
FERREIRA, M. das G. R.
ROCHA, R. F.
ESPINDULA, M. C.
ALVES, E. A.
author2_role author
author
author
author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv MAURICIO REGINALDO ALVES DOS SANTOS, CPAF-RO; Renato Abreu Lima, UNIR; MARIA DAS GRACAS RODRIGUES FERREIRA, CPACP; Josilene Félix Rocha; MARCELO CURITIBA ESPINDULA, CPAF-RO; ENRIQUE ANASTACIO ALVES, CPAF-RO.
dc.contributor.author.fl_str_mv SANTOS, M. R. A. dos
LIMA, R. A.
FERREIRA, M. das G. R.
ROCHA, R. F.
ESPINDULA, M. C.
ALVES, E. A.
dc.subject.por.fl_str_mv Coffea canéfora
Cultura de tecidos vegetais
Embriogênese somática
Plant tissue culture
micropropagation
topic Coffea canéfora
Cultura de tecidos vegetais
Embriogênese somática
Plant tissue culture
micropropagation
description A aclimatização compreende um conjunto de técnicas e procedimentos que têm por objetivo adaptar mudas micropropagadas às condições de campo, da condição heterotrófica para autotrófica. Por meio deste trabalho, objetivou-se avaliar condições de aclimatização de mudas micropropagadas de C. canephora, em relação aos estádios de desenvolvimento inicial das plântulas, níveis de sombreamento e período de aclimatização. No primeiro experimento, utilizou-se três estádios de plantas micropropagadas: ?torpedos?; ?germinadas? e ?plântulas?; e dois níveis de sombreamento, 30 e 50%, em fatorial 3 x 2. As plantas foram pesadas e acondicionadas individualmente em células de bandejas contendo o substrato Plantmax ® . Após 30 dias, determinou-se a sobrevivência, o comprimento das plantas, o número de folhas e o peso fresco. No segundo experimento, avaliou-se três períodos de aclimatização, 30, 45 e 60 dias, após os quais as plântulas foram transferidas para condições de campo, em sacolas de plástico. Após 90 dias da implantação do experimento, observou-se sobrevivência, comprimento das plantas, número de folhas e razão entre peso inicial e final das mudas obtidas. O estádio de desenvolvimento ?plântula? resultou em maior sobrevivência e desenvolvimento vegetal em relação aos estádios ?torpedo? e ?germinada?. O sombreamento de 50% resultou em maior sobrevivência e desenvolvimento vegetal que 30%. O período de aclimatização de 30 dias não diferiu significativamente dos períodos de 45 e 60 dias, sendo o mais indicado neste caso.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-05-12T11:11:11Z
2014-05-12T11:11:11Z
2014-05-12
2014
2014-05-12T11:11:11Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv Journal of Biotechnology and Biodiversity, Gurupi, v. 5, n.1: p. 12-19, Fev. 2014.
http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/985934
identifier_str_mv Journal of Biotechnology and Biodiversity, Gurupi, v. 5, n.1: p. 12-19, Fev. 2014.
url http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/985934
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
instname:Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
instacron:EMBRAPA
instname_str Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
instacron_str EMBRAPA
institution EMBRAPA
reponame_str Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
collection Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice) - Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
repository.mail.fl_str_mv cg-riaa@embrapa.br
_version_ 1794503390099668992