Comportamento de variedades de aipim no Estado de Sergipe.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: CARVALHO, H. W. L. de
Data de Publicação: 2009
Outros Autores: FUKUDA, W. M. G., RIBEIRO, F. E., OLIVEIRA, I. R. de, OLIVEIRA, V. D. de, RIBEIRO, S. S.
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
Texto Completo: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/656491
Resumo: Diversas variedades de aipim foram avaliadas quanto à produção de parte aérea, de raízes e teores de matéria seca e de amido, em diferentes épocas de colheita, em três microrregiões do Estado de Sergipe, no período de 2004 a 2006, visando à recomendação daquelas mais promissoras para cultivo nessas regiões. O delineamento experimental utilizado foi de blocos ao acaso com três repetições e a área útil de cada parcela foi de 12 m². As produtividades de parte aérea, de raízes e os teores de matéria seca e de amido, variaram entre as variedades e entre as épocas de colheita, à exceção do teor de matéria seca, no município de Nossa Senhora das Dores, onde as cultivares mostraram o mesmo comportamento. A terceira época de colheita, dentro de cada microrregião, foi a que apresentou, em média, maiores rendimentos de raiz e de parte aérea, o que pode ser atribuído ao maior ciclo das variedades. Os teores de matéria seca e de amido permaneceram constantes nas três épocas de colheita realizadas na microrregião de Nossa Senhora das Dores; na microrregião do Agreste de Lagarto, mostraram acréscimos com o decorrer das colheitas, enquanto que, na microrregião de Boquim, os valores mais elevados para esses caracteres foram observados na primeira colheita (8 meses após o plantio). As variedades Saracura e Rosa Branca mostraram melhor performance produtiva na microrregião de Nossa Senhora das Dores; na microrregião de Lagarto mereceram destaque as variedades Dona Diva e Saracura, sobressaindo na microrregião de Boquim a variedade Dona Diva.
id EMBR_728833c9b20e076d2c68521a88c789c4
oai_identifier_str oai:www.alice.cnptia.embrapa.br:doc/656491
network_acronym_str EMBR
network_name_str Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
repository_id_str 2154
spelling Comportamento de variedades de aipim no Estado de Sergipe.Manihot esculenta CrantzCultivarColheitaMandioca MansacassavaDiversas variedades de aipim foram avaliadas quanto à produção de parte aérea, de raízes e teores de matéria seca e de amido, em diferentes épocas de colheita, em três microrregiões do Estado de Sergipe, no período de 2004 a 2006, visando à recomendação daquelas mais promissoras para cultivo nessas regiões. O delineamento experimental utilizado foi de blocos ao acaso com três repetições e a área útil de cada parcela foi de 12 m². As produtividades de parte aérea, de raízes e os teores de matéria seca e de amido, variaram entre as variedades e entre as épocas de colheita, à exceção do teor de matéria seca, no município de Nossa Senhora das Dores, onde as cultivares mostraram o mesmo comportamento. A terceira época de colheita, dentro de cada microrregião, foi a que apresentou, em média, maiores rendimentos de raiz e de parte aérea, o que pode ser atribuído ao maior ciclo das variedades. Os teores de matéria seca e de amido permaneceram constantes nas três épocas de colheita realizadas na microrregião de Nossa Senhora das Dores; na microrregião do Agreste de Lagarto, mostraram acréscimos com o decorrer das colheitas, enquanto que, na microrregião de Boquim, os valores mais elevados para esses caracteres foram observados na primeira colheita (8 meses após o plantio). As variedades Saracura e Rosa Branca mostraram melhor performance produtiva na microrregião de Nossa Senhora das Dores; na microrregião de Lagarto mereceram destaque as variedades Dona Diva e Saracura, sobressaindo na microrregião de Boquim a variedade Dona Diva.Hélio Wilson Lemos de Carvalho, CPATC; WANIA MARIA GONCALVES FUKUDA, CNPMF; Francisco Elias Ribeiro, CPATC; Ivênio Rubens de Oliveira, CPATC; Vanice Dias de Oliveira, CNPq; Sandra Santos Ribeiro, CPACT.CARVALHO, H. W. L. deFUKUDA, W. M. G.RIBEIRO, F. E.OLIVEIRA, I. R. deOLIVEIRA, V. D. deRIBEIRO, S. S.2023-03-24T14:50:44Z2023-03-24T14:50:44Z2009-12-232009info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleAgrotrópica, Ilhéus, v. 21, n. 1, p. 5 - 14, jan./abr. 2009.0103-3816http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/656491porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)instname:Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)instacron:EMBRAPA2023-03-24T14:50:44Zoai:www.alice.cnptia.embrapa.br:doc/656491Repositório InstitucionalPUBhttps://www.alice.cnptia.embrapa.br/oai/requestopendoar:21542023-03-24T14:50:44falseRepositório InstitucionalPUBhttps://www.alice.cnptia.embrapa.br/oai/requestcg-riaa@embrapa.bropendoar:21542023-03-24T14:50:44Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice) - Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)false
dc.title.none.fl_str_mv Comportamento de variedades de aipim no Estado de Sergipe.
title Comportamento de variedades de aipim no Estado de Sergipe.
spellingShingle Comportamento de variedades de aipim no Estado de Sergipe.
CARVALHO, H. W. L. de
Manihot esculenta Crantz
Cultivar
Colheita
Mandioca Mansa
cassava
title_short Comportamento de variedades de aipim no Estado de Sergipe.
title_full Comportamento de variedades de aipim no Estado de Sergipe.
title_fullStr Comportamento de variedades de aipim no Estado de Sergipe.
title_full_unstemmed Comportamento de variedades de aipim no Estado de Sergipe.
title_sort Comportamento de variedades de aipim no Estado de Sergipe.
author CARVALHO, H. W. L. de
author_facet CARVALHO, H. W. L. de
FUKUDA, W. M. G.
RIBEIRO, F. E.
OLIVEIRA, I. R. de
OLIVEIRA, V. D. de
RIBEIRO, S. S.
author_role author
author2 FUKUDA, W. M. G.
RIBEIRO, F. E.
OLIVEIRA, I. R. de
OLIVEIRA, V. D. de
RIBEIRO, S. S.
author2_role author
author
author
author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv Hélio Wilson Lemos de Carvalho, CPATC; WANIA MARIA GONCALVES FUKUDA, CNPMF; Francisco Elias Ribeiro, CPATC; Ivênio Rubens de Oliveira, CPATC; Vanice Dias de Oliveira, CNPq; Sandra Santos Ribeiro, CPACT.
dc.contributor.author.fl_str_mv CARVALHO, H. W. L. de
FUKUDA, W. M. G.
RIBEIRO, F. E.
OLIVEIRA, I. R. de
OLIVEIRA, V. D. de
RIBEIRO, S. S.
dc.subject.por.fl_str_mv Manihot esculenta Crantz
Cultivar
Colheita
Mandioca Mansa
cassava
topic Manihot esculenta Crantz
Cultivar
Colheita
Mandioca Mansa
cassava
description Diversas variedades de aipim foram avaliadas quanto à produção de parte aérea, de raízes e teores de matéria seca e de amido, em diferentes épocas de colheita, em três microrregiões do Estado de Sergipe, no período de 2004 a 2006, visando à recomendação daquelas mais promissoras para cultivo nessas regiões. O delineamento experimental utilizado foi de blocos ao acaso com três repetições e a área útil de cada parcela foi de 12 m². As produtividades de parte aérea, de raízes e os teores de matéria seca e de amido, variaram entre as variedades e entre as épocas de colheita, à exceção do teor de matéria seca, no município de Nossa Senhora das Dores, onde as cultivares mostraram o mesmo comportamento. A terceira época de colheita, dentro de cada microrregião, foi a que apresentou, em média, maiores rendimentos de raiz e de parte aérea, o que pode ser atribuído ao maior ciclo das variedades. Os teores de matéria seca e de amido permaneceram constantes nas três épocas de colheita realizadas na microrregião de Nossa Senhora das Dores; na microrregião do Agreste de Lagarto, mostraram acréscimos com o decorrer das colheitas, enquanto que, na microrregião de Boquim, os valores mais elevados para esses caracteres foram observados na primeira colheita (8 meses após o plantio). As variedades Saracura e Rosa Branca mostraram melhor performance produtiva na microrregião de Nossa Senhora das Dores; na microrregião de Lagarto mereceram destaque as variedades Dona Diva e Saracura, sobressaindo na microrregião de Boquim a variedade Dona Diva.
publishDate 2009
dc.date.none.fl_str_mv 2009-12-23
2009
2023-03-24T14:50:44Z
2023-03-24T14:50:44Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv Agrotrópica, Ilhéus, v. 21, n. 1, p. 5 - 14, jan./abr. 2009.
0103-3816
http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/656491
identifier_str_mv Agrotrópica, Ilhéus, v. 21, n. 1, p. 5 - 14, jan./abr. 2009.
0103-3816
url http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/656491
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
instname:Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
instacron:EMBRAPA
instname_str Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
instacron_str EMBRAPA
institution EMBRAPA
reponame_str Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
collection Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice) - Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
repository.mail.fl_str_mv cg-riaa@embrapa.br
_version_ 1794503542238609408