Avaliação de cultivares de mandioca em duas microrregiões do Estado de Sergipe.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: CARVALHO, H. W. L. de
Data de Publicação: 2009
Outros Autores: FUKUDA, W. M. G., RIBEIRO, F. E., OLIVEIRA, I. R. de, MOREIRA, M. A. B., SANTOS, V. S., LIMA, N. R. S., OLIVEIRA, V. D. de, RIBEIRO, S. S.
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
Texto Completo: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/656494
Resumo: Diversas variedades e híbridos de mandioca foram avaliados em duas microrregiões do Estado de Sergipe, em diferentes épocas de colheita, no período de 2005-2006, visando conhecer o comportamento desses genótipos quanto à produção da parte aérea e de raízes tuberosas, índices de colheita (IC) e teores de matéria seca de raiz e de amido. Os ensaios foram instalados em blocos ao acaso com três repetições, praticando-se três épocas de colheita nos ensaios realizados na microrregião do agreste de Lagarto, e cinco épocas, na microrregião de Boquim. Constataram-se, nas análises de variâncias conjuntas, diferenças entre os genótipos e as épocas de colheita e inconsistência no comportamento desses genótipos nas diferentes épocas de colheita realizadas. Na microrregião do agreste de Lagarto, os genótipos evidenciaram boa adaptação para todas as características avaliadas, sobressaindo, as variedades Mestiça, Amansa Burro e Lagoão e os híbridos 8711/03 e 8735/01, com melhores produtividades de raízes na colheita efetuada aos 16 meses após o plantio. Em Umbaúba foram observadas maiores produtividades de raízes entre as colheitas efetuadas dos 14 aos 18 meses após o plantio, destacando-se com maiores produtividades os híbridos 8711/03 e 8735/01 e as variedades Lagoão e Caravela, os quais tornam-se de grande importância para agricultura regional.
id EMBR_820de6b5c5e32849893eb23afaf000e4
oai_identifier_str oai:www.alice.cnptia.embrapa.br:doc/656494
network_acronym_str EMBR
network_name_str Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
repository_id_str 2154
spelling Avaliação de cultivares de mandioca em duas microrregiões do Estado de Sergipe.Manihot esculenta CrantzColheitaHibridoMandiocaVariedadecassavaDiversas variedades e híbridos de mandioca foram avaliados em duas microrregiões do Estado de Sergipe, em diferentes épocas de colheita, no período de 2005-2006, visando conhecer o comportamento desses genótipos quanto à produção da parte aérea e de raízes tuberosas, índices de colheita (IC) e teores de matéria seca de raiz e de amido. Os ensaios foram instalados em blocos ao acaso com três repetições, praticando-se três épocas de colheita nos ensaios realizados na microrregião do agreste de Lagarto, e cinco épocas, na microrregião de Boquim. Constataram-se, nas análises de variâncias conjuntas, diferenças entre os genótipos e as épocas de colheita e inconsistência no comportamento desses genótipos nas diferentes épocas de colheita realizadas. Na microrregião do agreste de Lagarto, os genótipos evidenciaram boa adaptação para todas as características avaliadas, sobressaindo, as variedades Mestiça, Amansa Burro e Lagoão e os híbridos 8711/03 e 8735/01, com melhores produtividades de raízes na colheita efetuada aos 16 meses após o plantio. Em Umbaúba foram observadas maiores produtividades de raízes entre as colheitas efetuadas dos 14 aos 18 meses após o plantio, destacando-se com maiores produtividades os híbridos 8711/03 e 8735/01 e as variedades Lagoão e Caravela, os quais tornam-se de grande importância para agricultura regional.Hélio Wilson Lemos de Carvalho, CPATC; Wânia Maria Gonçalves Fukuda, CNPMF; Francisco Elias Ribeiro, CPATC; Ivênio Rubens de Oliveira, CPATC; Marcos Antônio Barbosa Moreira, CPATC; Vanderlei Silva Santos, CNPMF; Neusa Rosani Stahlschmidt Lima, DESAGRO-SE; Vanice Dias de Oliveira, DTI-G/CNPq; Sandra Santos Ribeiro, UFS.CARVALHO, H. W. L. deFUKUDA, W. M. G.RIBEIRO, F. E.OLIVEIRA, I. R. deMOREIRA, M. A. B.SANTOS, V. S.LIMA, N. R. S.OLIVEIRA, V. D. deRIBEIRO, S. S.2023-03-24T14:50:51Z2023-03-24T14:50:51Z2009-12-282009info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleAgrotrópica, Ilhéus, v. 21, n. 1, p. 15 - 24, jan./abr. 2009.0103-3816http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/656494porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)instname:Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)instacron:EMBRAPA2023-03-24T14:50:51Zoai:www.alice.cnptia.embrapa.br:doc/656494Repositório InstitucionalPUBhttps://www.alice.cnptia.embrapa.br/oai/requestopendoar:21542023-03-24T14:50:51falseRepositório InstitucionalPUBhttps://www.alice.cnptia.embrapa.br/oai/requestcg-riaa@embrapa.bropendoar:21542023-03-24T14:50:51Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice) - Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)false
dc.title.none.fl_str_mv Avaliação de cultivares de mandioca em duas microrregiões do Estado de Sergipe.
title Avaliação de cultivares de mandioca em duas microrregiões do Estado de Sergipe.
spellingShingle Avaliação de cultivares de mandioca em duas microrregiões do Estado de Sergipe.
CARVALHO, H. W. L. de
Manihot esculenta Crantz
Colheita
Hibrido
Mandioca
Variedade
cassava
title_short Avaliação de cultivares de mandioca em duas microrregiões do Estado de Sergipe.
title_full Avaliação de cultivares de mandioca em duas microrregiões do Estado de Sergipe.
title_fullStr Avaliação de cultivares de mandioca em duas microrregiões do Estado de Sergipe.
title_full_unstemmed Avaliação de cultivares de mandioca em duas microrregiões do Estado de Sergipe.
title_sort Avaliação de cultivares de mandioca em duas microrregiões do Estado de Sergipe.
author CARVALHO, H. W. L. de
author_facet CARVALHO, H. W. L. de
FUKUDA, W. M. G.
RIBEIRO, F. E.
OLIVEIRA, I. R. de
MOREIRA, M. A. B.
SANTOS, V. S.
LIMA, N. R. S.
OLIVEIRA, V. D. de
RIBEIRO, S. S.
author_role author
author2 FUKUDA, W. M. G.
RIBEIRO, F. E.
OLIVEIRA, I. R. de
MOREIRA, M. A. B.
SANTOS, V. S.
LIMA, N. R. S.
OLIVEIRA, V. D. de
RIBEIRO, S. S.
author2_role author
author
author
author
author
author
author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv Hélio Wilson Lemos de Carvalho, CPATC; Wânia Maria Gonçalves Fukuda, CNPMF; Francisco Elias Ribeiro, CPATC; Ivênio Rubens de Oliveira, CPATC; Marcos Antônio Barbosa Moreira, CPATC; Vanderlei Silva Santos, CNPMF; Neusa Rosani Stahlschmidt Lima, DESAGRO-SE; Vanice Dias de Oliveira, DTI-G/CNPq; Sandra Santos Ribeiro, UFS.
dc.contributor.author.fl_str_mv CARVALHO, H. W. L. de
FUKUDA, W. M. G.
RIBEIRO, F. E.
OLIVEIRA, I. R. de
MOREIRA, M. A. B.
SANTOS, V. S.
LIMA, N. R. S.
OLIVEIRA, V. D. de
RIBEIRO, S. S.
dc.subject.por.fl_str_mv Manihot esculenta Crantz
Colheita
Hibrido
Mandioca
Variedade
cassava
topic Manihot esculenta Crantz
Colheita
Hibrido
Mandioca
Variedade
cassava
description Diversas variedades e híbridos de mandioca foram avaliados em duas microrregiões do Estado de Sergipe, em diferentes épocas de colheita, no período de 2005-2006, visando conhecer o comportamento desses genótipos quanto à produção da parte aérea e de raízes tuberosas, índices de colheita (IC) e teores de matéria seca de raiz e de amido. Os ensaios foram instalados em blocos ao acaso com três repetições, praticando-se três épocas de colheita nos ensaios realizados na microrregião do agreste de Lagarto, e cinco épocas, na microrregião de Boquim. Constataram-se, nas análises de variâncias conjuntas, diferenças entre os genótipos e as épocas de colheita e inconsistência no comportamento desses genótipos nas diferentes épocas de colheita realizadas. Na microrregião do agreste de Lagarto, os genótipos evidenciaram boa adaptação para todas as características avaliadas, sobressaindo, as variedades Mestiça, Amansa Burro e Lagoão e os híbridos 8711/03 e 8735/01, com melhores produtividades de raízes na colheita efetuada aos 16 meses após o plantio. Em Umbaúba foram observadas maiores produtividades de raízes entre as colheitas efetuadas dos 14 aos 18 meses após o plantio, destacando-se com maiores produtividades os híbridos 8711/03 e 8735/01 e as variedades Lagoão e Caravela, os quais tornam-se de grande importância para agricultura regional.
publishDate 2009
dc.date.none.fl_str_mv 2009-12-28
2009
2023-03-24T14:50:51Z
2023-03-24T14:50:51Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv Agrotrópica, Ilhéus, v. 21, n. 1, p. 15 - 24, jan./abr. 2009.
0103-3816
http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/656494
identifier_str_mv Agrotrópica, Ilhéus, v. 21, n. 1, p. 15 - 24, jan./abr. 2009.
0103-3816
url http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/656494
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
instname:Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
instacron:EMBRAPA
instname_str Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
instacron_str EMBRAPA
institution EMBRAPA
reponame_str Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
collection Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice) - Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
repository.mail.fl_str_mv cg-riaa@embrapa.br
_version_ 1794503542240706560