Influência do estádio da maturação da uva no teor de compostos fenólicos e capacidade antioxidante do vinho tinto touriga nacional do Vale do São Francisco.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: CARVALHO, E. S. S. de
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: BIASOTO, A. C. T., CORREA, L. C., NASCIMENTO, D. C. do, LIMA, M. A. C. de, DRUZIAN, J. I.
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
Texto Completo: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1103628
Resumo: Este trabalho avaliou a influência do estádio da maturação da uva sob o conteúdo de compostos fenólicos e capacidade antioxidante do vinho tinto ?Touriga Nacional? produzido no Submédio do Vale do São Francisco. Os tratamentos corresponderam a elaboração de vinhos de uvas colhidas em três estádios de maturação, com intervalos de colheita de sete dias entre eles, quando as bagas atingiram teor de sólidos solúveis de 20,5°Brix (tratamentoT1), 23,9°Brix (tratamentoT2) e 26,3°Brix (tratamentoT3 - sobrematuração). Os vinhos foram elaborados experimentalmente pelo método tradicional para vinhos tintos. A capacidade antioxidante foi avaliada pelo método DPPH e 26 compostos fenólicos foram quantificados por cromatografia líquida de alta eficiência utilizando os detectores de arranjo de diodo e fluorescência (HPLC-DAD-FD). Os resultados mostraram que para aprimorar a qualidade nutricional do vinho ?Touriga Nacional?, a uva deve ser colhida em obrematuração fisiológica, visto que o vinho do tratamento T3 destacou-se em capacidade antioxidante e apresentou concentrações significativamente mais elevadas que os demais de (-) epigalatocatequina galato, ácidos caféico e p-cumárico, trans-resveratrol, cempferol-3-O-glucosideo, isorhamnetina-3-Oglucosídeo, miricetina e peonidina-3-O-glucosídeo. Apenas o conteúdo de ácido caftárico e cianidina-3-O-glucosídeo foram reduzidos quando foram utilizadas uvas com maior grau de maturação, referentes aos tratamentos T2 e T3.
id EMBR_78e4b0977cc2d649fbf425dcab14acc0
oai_identifier_str oai:www.alice.cnptia.embrapa.br:doc/1103628
network_acronym_str EMBR
network_name_str Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
repository_id_str 2154
spelling Influência do estádio da maturação da uva no teor de compostos fenólicos e capacidade antioxidante do vinho tinto touriga nacional do Vale do São Francisco.Vinho tropicalDPPHVale do São FranciscoVinhoEnologiaMaturaçãoComposto FenólicoVinesWinesResearchEste trabalho avaliou a influência do estádio da maturação da uva sob o conteúdo de compostos fenólicos e capacidade antioxidante do vinho tinto ?Touriga Nacional? produzido no Submédio do Vale do São Francisco. Os tratamentos corresponderam a elaboração de vinhos de uvas colhidas em três estádios de maturação, com intervalos de colheita de sete dias entre eles, quando as bagas atingiram teor de sólidos solúveis de 20,5°Brix (tratamentoT1), 23,9°Brix (tratamentoT2) e 26,3°Brix (tratamentoT3 - sobrematuração). Os vinhos foram elaborados experimentalmente pelo método tradicional para vinhos tintos. A capacidade antioxidante foi avaliada pelo método DPPH e 26 compostos fenólicos foram quantificados por cromatografia líquida de alta eficiência utilizando os detectores de arranjo de diodo e fluorescência (HPLC-DAD-FD). Os resultados mostraram que para aprimorar a qualidade nutricional do vinho ?Touriga Nacional?, a uva deve ser colhida em obrematuração fisiológica, visto que o vinho do tratamento T3 destacou-se em capacidade antioxidante e apresentou concentrações significativamente mais elevadas que os demais de (-) epigalatocatequina galato, ácidos caféico e p-cumárico, trans-resveratrol, cempferol-3-O-glucosideo, isorhamnetina-3-Oglucosídeo, miricetina e peonidina-3-O-glucosídeo. Apenas o conteúdo de ácido caftárico e cianidina-3-O-glucosídeo foram reduzidos quando foram utilizadas uvas com maior grau de maturação, referentes aos tratamentos T2 e T3.ERIKA SAMANTHA SANTOS DE CARVALHOALINE TELLES BIASOTO MARQUES, CPATSALUIZ CLAUDIO CORREA, CPATSADANILO CARDOSO DO NASCIMENTOMARIA AUXILIADORA COELHO DE LIMA, CPATSAJANICE ISABEL DRUZIAN.CARVALHO, E. S. S. deBIASOTO, A. C. T.CORREA, L. C.NASCIMENTO, D. C. doLIMA, M. A. C. deDRUZIAN, J. I.2019-01-12T23:31:10Z2019-01-12T23:31:10Z2019-01-1120182019-02-04T11:11:11ZArtigo em anais e proceedingsinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionIn: ENCONTRO NACIONAL DA AGROINDÚSTRIA, 4., 2018, Bananeiras. Anais... Bananeiras: UFPB: CABA, 2018.http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1103628porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)instname:Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)instacron:EMBRAPA2019-01-12T23:31:15Zoai:www.alice.cnptia.embrapa.br:doc/1103628Repositório InstitucionalPUBhttps://www.alice.cnptia.embrapa.br/oai/requestcg-riaa@embrapa.bropendoar:21542019-01-12T23:31:15Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice) - Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)false
dc.title.none.fl_str_mv Influência do estádio da maturação da uva no teor de compostos fenólicos e capacidade antioxidante do vinho tinto touriga nacional do Vale do São Francisco.
title Influência do estádio da maturação da uva no teor de compostos fenólicos e capacidade antioxidante do vinho tinto touriga nacional do Vale do São Francisco.
spellingShingle Influência do estádio da maturação da uva no teor de compostos fenólicos e capacidade antioxidante do vinho tinto touriga nacional do Vale do São Francisco.
CARVALHO, E. S. S. de
Vinho tropical
DPPH
Vale do São Francisco
Vinho
Enologia
Maturação
Composto Fenólico
Vines
Wines
Research
title_short Influência do estádio da maturação da uva no teor de compostos fenólicos e capacidade antioxidante do vinho tinto touriga nacional do Vale do São Francisco.
title_full Influência do estádio da maturação da uva no teor de compostos fenólicos e capacidade antioxidante do vinho tinto touriga nacional do Vale do São Francisco.
title_fullStr Influência do estádio da maturação da uva no teor de compostos fenólicos e capacidade antioxidante do vinho tinto touriga nacional do Vale do São Francisco.
title_full_unstemmed Influência do estádio da maturação da uva no teor de compostos fenólicos e capacidade antioxidante do vinho tinto touriga nacional do Vale do São Francisco.
title_sort Influência do estádio da maturação da uva no teor de compostos fenólicos e capacidade antioxidante do vinho tinto touriga nacional do Vale do São Francisco.
author CARVALHO, E. S. S. de
author_facet CARVALHO, E. S. S. de
BIASOTO, A. C. T.
CORREA, L. C.
NASCIMENTO, D. C. do
LIMA, M. A. C. de
DRUZIAN, J. I.
author_role author
author2 BIASOTO, A. C. T.
CORREA, L. C.
NASCIMENTO, D. C. do
LIMA, M. A. C. de
DRUZIAN, J. I.
author2_role author
author
author
author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv ERIKA SAMANTHA SANTOS DE CARVALHO
ALINE TELLES BIASOTO MARQUES, CPATSA
LUIZ CLAUDIO CORREA, CPATSA
DANILO CARDOSO DO NASCIMENTO
MARIA AUXILIADORA COELHO DE LIMA, CPATSA
JANICE ISABEL DRUZIAN.
dc.contributor.author.fl_str_mv CARVALHO, E. S. S. de
BIASOTO, A. C. T.
CORREA, L. C.
NASCIMENTO, D. C. do
LIMA, M. A. C. de
DRUZIAN, J. I.
dc.subject.por.fl_str_mv Vinho tropical
DPPH
Vale do São Francisco
Vinho
Enologia
Maturação
Composto Fenólico
Vines
Wines
Research
topic Vinho tropical
DPPH
Vale do São Francisco
Vinho
Enologia
Maturação
Composto Fenólico
Vines
Wines
Research
description Este trabalho avaliou a influência do estádio da maturação da uva sob o conteúdo de compostos fenólicos e capacidade antioxidante do vinho tinto ?Touriga Nacional? produzido no Submédio do Vale do São Francisco. Os tratamentos corresponderam a elaboração de vinhos de uvas colhidas em três estádios de maturação, com intervalos de colheita de sete dias entre eles, quando as bagas atingiram teor de sólidos solúveis de 20,5°Brix (tratamentoT1), 23,9°Brix (tratamentoT2) e 26,3°Brix (tratamentoT3 - sobrematuração). Os vinhos foram elaborados experimentalmente pelo método tradicional para vinhos tintos. A capacidade antioxidante foi avaliada pelo método DPPH e 26 compostos fenólicos foram quantificados por cromatografia líquida de alta eficiência utilizando os detectores de arranjo de diodo e fluorescência (HPLC-DAD-FD). Os resultados mostraram que para aprimorar a qualidade nutricional do vinho ?Touriga Nacional?, a uva deve ser colhida em obrematuração fisiológica, visto que o vinho do tratamento T3 destacou-se em capacidade antioxidante e apresentou concentrações significativamente mais elevadas que os demais de (-) epigalatocatequina galato, ácidos caféico e p-cumárico, trans-resveratrol, cempferol-3-O-glucosideo, isorhamnetina-3-Oglucosídeo, miricetina e peonidina-3-O-glucosídeo. Apenas o conteúdo de ácido caftárico e cianidina-3-O-glucosídeo foram reduzidos quando foram utilizadas uvas com maior grau de maturação, referentes aos tratamentos T2 e T3.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018
2019-01-12T23:31:10Z
2019-01-12T23:31:10Z
2019-01-11
2019-02-04T11:11:11Z
dc.type.driver.fl_str_mv Artigo em anais e proceedings
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv In: ENCONTRO NACIONAL DA AGROINDÚSTRIA, 4., 2018, Bananeiras. Anais... Bananeiras: UFPB: CABA, 2018.
http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1103628
identifier_str_mv In: ENCONTRO NACIONAL DA AGROINDÚSTRIA, 4., 2018, Bananeiras. Anais... Bananeiras: UFPB: CABA, 2018.
url http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1103628
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
instname:Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
instacron:EMBRAPA
instname_str Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
instacron_str EMBRAPA
institution EMBRAPA
reponame_str Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
collection Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice) - Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
repository.mail.fl_str_mv cg-riaa@embrapa.br
_version_ 1817695541749874688