Cultivo orgânico de meloeiro com aplicação de biofertilizantes e doses de substância húmica via fertirrigação.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: PINTO, J. M.
Data de Publicação: 2008
Outros Autores: GAVA, C. A. T., LIMA, M. A. C. de, SILVA, A. F., RESENDE, G. M. de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
Texto Completo: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/161713
Resumo: Realizou-se no distrito de irrigação Senador Nilo Coelho, Petrolina, PE, um estudo com o objetivo de avaliar o efeito da aplicação de biofertilizantes e substâncias húmicas via fertirrigação no cultivo orgânico de meloeiro, no período de setembro a novembro de 2005. O delineamento experimental foi blocos completos casualizados, com 10 tratamentos arranjados em esquema fatorial 3 x 3 +1, sendo três tipos de biofertilizantes (Agrobom, Vairo e Fermentado de Rumem), três doses de substância húmica (15, 30 e 50 L ha-1) e um tratamento adicional com adubação química convencional. Avaliaramse as produtividades, o teor de sólidos solúveis totais, a acidez total e o pH. As maiores produtividades de frutos comerciais foram obtidas nos tratamentos com adubação convencional com as doses de 30 e 50 L ha-1 de substância húmica. Os biofertilizantes que proporcionaram maiores produtividades foram Vairo e Agrobom. Não houve efeitos significativos de aplicações de biofertilizantes e de doses de substância húmica nas características químicas dos frutos do melão, como pH, acidez total e teor de sólidos solúveis. O manejo orgânico influenciou a perda de massa e a firmeza da polpa durante o armazenamento, sendo as respostas atribuídas às doses de substância húmica. Os melhores resultados foram obtidos com a aplicação de 50 L ha-1, que limitou a perda de massa e o amaciamento da polpa.
id EMBR_80def9ad3cef4941861a90506eb452f1
oai_identifier_str oai:www.alice.cnptia.embrapa.br:doc/161713
network_acronym_str EMBR
network_name_str Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
repository_id_str 2154
spelling Cultivo orgânico de meloeiro com aplicação de biofertilizantes e doses de substância húmica via fertirrigação.Qualidade de frutosMelonMelãoAgricultura OrgânicaCucumis MeloIrrigação por GotejamentoIrrigationRealizou-se no distrito de irrigação Senador Nilo Coelho, Petrolina, PE, um estudo com o objetivo de avaliar o efeito da aplicação de biofertilizantes e substâncias húmicas via fertirrigação no cultivo orgânico de meloeiro, no período de setembro a novembro de 2005. O delineamento experimental foi blocos completos casualizados, com 10 tratamentos arranjados em esquema fatorial 3 x 3 +1, sendo três tipos de biofertilizantes (Agrobom, Vairo e Fermentado de Rumem), três doses de substância húmica (15, 30 e 50 L ha-1) e um tratamento adicional com adubação química convencional. Avaliaramse as produtividades, o teor de sólidos solúveis totais, a acidez total e o pH. As maiores produtividades de frutos comerciais foram obtidas nos tratamentos com adubação convencional com as doses de 30 e 50 L ha-1 de substância húmica. Os biofertilizantes que proporcionaram maiores produtividades foram Vairo e Agrobom. Não houve efeitos significativos de aplicações de biofertilizantes e de doses de substância húmica nas características químicas dos frutos do melão, como pH, acidez total e teor de sólidos solúveis. O manejo orgânico influenciou a perda de massa e a firmeza da polpa durante o armazenamento, sendo as respostas atribuídas às doses de substância húmica. Os melhores resultados foram obtidos com a aplicação de 50 L ha-1, que limitou a perda de massa e o amaciamento da polpa.JOSE MARIA PINTO, CPATSA; CARLOS ALBERTO TUAO GAVA, CPATSA; MARIA AUXILIADORA COELHO DE LIMA, CPATSA; ALINEAUREA FLORENTINO SILVA, CPATSA; GERALDO MILANEZ DE RESENDE, CPATSA.PINTO, J. M.GAVA, C. A. T.LIMA, M. A. C. deSILVA, A. F.RESENDE, G. M. de2011-04-10T11:11:11Z2011-04-10T11:11:11Z2008-09-1220082017-05-24T11:11:11Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleRevista Ceres, Viçosa, 55, n.4, p. 280-286, 2008http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/161713porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)instname:Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)instacron:EMBRAPA2017-08-16T02:14:20Zoai:www.alice.cnptia.embrapa.br:doc/161713Repositório InstitucionalPUBhttps://www.alice.cnptia.embrapa.br/oai/requestopendoar:21542017-08-16T02:14:20falseRepositório InstitucionalPUBhttps://www.alice.cnptia.embrapa.br/oai/requestcg-riaa@embrapa.bropendoar:21542017-08-16T02:14:20Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice) - Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)false
dc.title.none.fl_str_mv Cultivo orgânico de meloeiro com aplicação de biofertilizantes e doses de substância húmica via fertirrigação.
title Cultivo orgânico de meloeiro com aplicação de biofertilizantes e doses de substância húmica via fertirrigação.
spellingShingle Cultivo orgânico de meloeiro com aplicação de biofertilizantes e doses de substância húmica via fertirrigação.
PINTO, J. M.
Qualidade de frutos
Melon
Melão
Agricultura Orgânica
Cucumis Melo
Irrigação por Gotejamento
Irrigation
title_short Cultivo orgânico de meloeiro com aplicação de biofertilizantes e doses de substância húmica via fertirrigação.
title_full Cultivo orgânico de meloeiro com aplicação de biofertilizantes e doses de substância húmica via fertirrigação.
title_fullStr Cultivo orgânico de meloeiro com aplicação de biofertilizantes e doses de substância húmica via fertirrigação.
title_full_unstemmed Cultivo orgânico de meloeiro com aplicação de biofertilizantes e doses de substância húmica via fertirrigação.
title_sort Cultivo orgânico de meloeiro com aplicação de biofertilizantes e doses de substância húmica via fertirrigação.
author PINTO, J. M.
author_facet PINTO, J. M.
GAVA, C. A. T.
LIMA, M. A. C. de
SILVA, A. F.
RESENDE, G. M. de
author_role author
author2 GAVA, C. A. T.
LIMA, M. A. C. de
SILVA, A. F.
RESENDE, G. M. de
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv JOSE MARIA PINTO, CPATSA; CARLOS ALBERTO TUAO GAVA, CPATSA; MARIA AUXILIADORA COELHO DE LIMA, CPATSA; ALINEAUREA FLORENTINO SILVA, CPATSA; GERALDO MILANEZ DE RESENDE, CPATSA.
dc.contributor.author.fl_str_mv PINTO, J. M.
GAVA, C. A. T.
LIMA, M. A. C. de
SILVA, A. F.
RESENDE, G. M. de
dc.subject.por.fl_str_mv Qualidade de frutos
Melon
Melão
Agricultura Orgânica
Cucumis Melo
Irrigação por Gotejamento
Irrigation
topic Qualidade de frutos
Melon
Melão
Agricultura Orgânica
Cucumis Melo
Irrigação por Gotejamento
Irrigation
description Realizou-se no distrito de irrigação Senador Nilo Coelho, Petrolina, PE, um estudo com o objetivo de avaliar o efeito da aplicação de biofertilizantes e substâncias húmicas via fertirrigação no cultivo orgânico de meloeiro, no período de setembro a novembro de 2005. O delineamento experimental foi blocos completos casualizados, com 10 tratamentos arranjados em esquema fatorial 3 x 3 +1, sendo três tipos de biofertilizantes (Agrobom, Vairo e Fermentado de Rumem), três doses de substância húmica (15, 30 e 50 L ha-1) e um tratamento adicional com adubação química convencional. Avaliaramse as produtividades, o teor de sólidos solúveis totais, a acidez total e o pH. As maiores produtividades de frutos comerciais foram obtidas nos tratamentos com adubação convencional com as doses de 30 e 50 L ha-1 de substância húmica. Os biofertilizantes que proporcionaram maiores produtividades foram Vairo e Agrobom. Não houve efeitos significativos de aplicações de biofertilizantes e de doses de substância húmica nas características químicas dos frutos do melão, como pH, acidez total e teor de sólidos solúveis. O manejo orgânico influenciou a perda de massa e a firmeza da polpa durante o armazenamento, sendo as respostas atribuídas às doses de substância húmica. Os melhores resultados foram obtidos com a aplicação de 50 L ha-1, que limitou a perda de massa e o amaciamento da polpa.
publishDate 2008
dc.date.none.fl_str_mv 2008-09-12
2008
2011-04-10T11:11:11Z
2011-04-10T11:11:11Z
2017-05-24T11:11:11Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv Revista Ceres, Viçosa, 55, n.4, p. 280-286, 2008
http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/161713
identifier_str_mv Revista Ceres, Viçosa, 55, n.4, p. 280-286, 2008
url http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/161713
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
instname:Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
instacron:EMBRAPA
instname_str Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
instacron_str EMBRAPA
institution EMBRAPA
reponame_str Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
collection Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice) - Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
repository.mail.fl_str_mv cg-riaa@embrapa.br
_version_ 1794503334865928192