Geleia de manga Tommy Atkins adicionada de fibras: aceitação sensorial.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: RYBKA, A. C. P.
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: LIMA, A. de S., CASTRO, C. D. P. da C.
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
Texto Completo: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1098247
Resumo: A mangicultura na região semiárida se destaca no cenário nacional pela possibilidade de escalonamento da produção durante o ano, devido às condições climáticas e às tecnologias para o manejo da floração, com irrigação, podas e retardantes vegetais. A existência de matéria-prima na região, resultado de perdas no agronegócio da manga, aparece como uma vantagem competitiva para uma indústria de processamento. O objetivo deste trabalho foi a elaboração de geleia de manga com diferentes porcentagens de substituição da sacarose por frutooligossacarídeos comerciais (FOS), que possuem conhecida ação funcional e poder adoçante. O experimento foi conduzido no Laboratório de Processamento de Alimentos da Embrapa Semiárido através do delineamento composto central rotacional. As etapas utilizadas na elaboração da geleia foram: seleção, lavagem e sanitização, descascamento, extração da polpa, formulação, concentração, envase e análise sensorial por meio de teste de aceitação. As formulações mais bem aceitas foram as com maior teor de sacarose e menor de FOS ou com menos sacarose e maior teor de FOS. A formulação com zero adição de sacarose obteve baixa aceitação do atributo ?Aparência?.
id EMBR_83125de2074d8c5b803133895655c2f1
oai_identifier_str oai:www.alice.cnptia.embrapa.br:doc/1098247
network_acronym_str EMBR
network_name_str Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
repository_id_str 2154
spelling Geleia de manga Tommy Atkins adicionada de fibras: aceitação sensorial.FrutooligossacarídeosGeleia de mangaAgroindústriaAceitaçãoPlanejamento experimentalMangaGeléiaMangoesA mangicultura na região semiárida se destaca no cenário nacional pela possibilidade de escalonamento da produção durante o ano, devido às condições climáticas e às tecnologias para o manejo da floração, com irrigação, podas e retardantes vegetais. A existência de matéria-prima na região, resultado de perdas no agronegócio da manga, aparece como uma vantagem competitiva para uma indústria de processamento. O objetivo deste trabalho foi a elaboração de geleia de manga com diferentes porcentagens de substituição da sacarose por frutooligossacarídeos comerciais (FOS), que possuem conhecida ação funcional e poder adoçante. O experimento foi conduzido no Laboratório de Processamento de Alimentos da Embrapa Semiárido através do delineamento composto central rotacional. As etapas utilizadas na elaboração da geleia foram: seleção, lavagem e sanitização, descascamento, extração da polpa, formulação, concentração, envase e análise sensorial por meio de teste de aceitação. As formulações mais bem aceitas foram as com maior teor de sacarose e menor de FOS ou com menos sacarose e maior teor de FOS. A formulação com zero adição de sacarose obteve baixa aceitação do atributo ?Aparência?.ANA CECILIA POLONI RYBKA, CPATSA; ARLETE DE SOUSA LIMA, Instituto Federal do Sertão Pernambucano (IF Sertão), Tecnologia em Alimentos, Petrolina; CLIVIA DANUBIA PINHO DA C CASTRO, CPATSA.RYBKA, A. C. P.LIMA, A. de S.CASTRO, C. D. P. da C.2018-10-26T01:43:32Z2018-10-26T01:43:32Z2018-10-2520182018-10-26T11:11:11ZArtigo em anais e proceedingsinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionIn: CONGRESSO BRASILEIRO DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE ALIMENTOS, 26., 2018, Belém, PA. O uso consciente da biodiversidade: perspectivas para o avanço da ciência e tecnologia de alimentos. Belém, PA: SBCTA:UFPA, 2018.http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1098247porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)instname:Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)instacron:EMBRAPA2018-10-26T01:43:38Zoai:www.alice.cnptia.embrapa.br:doc/1098247Repositório InstitucionalPUBhttps://www.alice.cnptia.embrapa.br/oai/requestcg-riaa@embrapa.bropendoar:21542018-10-26T01:43:38Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice) - Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)false
dc.title.none.fl_str_mv Geleia de manga Tommy Atkins adicionada de fibras: aceitação sensorial.
title Geleia de manga Tommy Atkins adicionada de fibras: aceitação sensorial.
spellingShingle Geleia de manga Tommy Atkins adicionada de fibras: aceitação sensorial.
RYBKA, A. C. P.
Frutooligossacarídeos
Geleia de manga
Agroindústria
Aceitação
Planejamento experimental
Manga
Geléia
Mangoes
title_short Geleia de manga Tommy Atkins adicionada de fibras: aceitação sensorial.
title_full Geleia de manga Tommy Atkins adicionada de fibras: aceitação sensorial.
title_fullStr Geleia de manga Tommy Atkins adicionada de fibras: aceitação sensorial.
title_full_unstemmed Geleia de manga Tommy Atkins adicionada de fibras: aceitação sensorial.
title_sort Geleia de manga Tommy Atkins adicionada de fibras: aceitação sensorial.
author RYBKA, A. C. P.
author_facet RYBKA, A. C. P.
LIMA, A. de S.
CASTRO, C. D. P. da C.
author_role author
author2 LIMA, A. de S.
CASTRO, C. D. P. da C.
author2_role author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv ANA CECILIA POLONI RYBKA, CPATSA; ARLETE DE SOUSA LIMA, Instituto Federal do Sertão Pernambucano (IF Sertão), Tecnologia em Alimentos, Petrolina; CLIVIA DANUBIA PINHO DA C CASTRO, CPATSA.
dc.contributor.author.fl_str_mv RYBKA, A. C. P.
LIMA, A. de S.
CASTRO, C. D. P. da C.
dc.subject.por.fl_str_mv Frutooligossacarídeos
Geleia de manga
Agroindústria
Aceitação
Planejamento experimental
Manga
Geléia
Mangoes
topic Frutooligossacarídeos
Geleia de manga
Agroindústria
Aceitação
Planejamento experimental
Manga
Geléia
Mangoes
description A mangicultura na região semiárida se destaca no cenário nacional pela possibilidade de escalonamento da produção durante o ano, devido às condições climáticas e às tecnologias para o manejo da floração, com irrigação, podas e retardantes vegetais. A existência de matéria-prima na região, resultado de perdas no agronegócio da manga, aparece como uma vantagem competitiva para uma indústria de processamento. O objetivo deste trabalho foi a elaboração de geleia de manga com diferentes porcentagens de substituição da sacarose por frutooligossacarídeos comerciais (FOS), que possuem conhecida ação funcional e poder adoçante. O experimento foi conduzido no Laboratório de Processamento de Alimentos da Embrapa Semiárido através do delineamento composto central rotacional. As etapas utilizadas na elaboração da geleia foram: seleção, lavagem e sanitização, descascamento, extração da polpa, formulação, concentração, envase e análise sensorial por meio de teste de aceitação. As formulações mais bem aceitas foram as com maior teor de sacarose e menor de FOS ou com menos sacarose e maior teor de FOS. A formulação com zero adição de sacarose obteve baixa aceitação do atributo ?Aparência?.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-10-26T01:43:32Z
2018-10-26T01:43:32Z
2018-10-25
2018
2018-10-26T11:11:11Z
dc.type.driver.fl_str_mv Artigo em anais e proceedings
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv In: CONGRESSO BRASILEIRO DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE ALIMENTOS, 26., 2018, Belém, PA. O uso consciente da biodiversidade: perspectivas para o avanço da ciência e tecnologia de alimentos. Belém, PA: SBCTA:UFPA, 2018.
http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1098247
identifier_str_mv In: CONGRESSO BRASILEIRO DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE ALIMENTOS, 26., 2018, Belém, PA. O uso consciente da biodiversidade: perspectivas para o avanço da ciência e tecnologia de alimentos. Belém, PA: SBCTA:UFPA, 2018.
url http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1098247
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
instname:Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
instacron:EMBRAPA
instname_str Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
instacron_str EMBRAPA
institution EMBRAPA
reponame_str Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
collection Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice) - Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
repository.mail.fl_str_mv cg-riaa@embrapa.br
_version_ 1817695529733193728